Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Fernanda 13/04/2023

Há sentido no sofrimento?
Incrível como o autor conseguiu encontrar sentido na vida em meio a dor de ter sua família separada pelos campos de concentração e de receber o tratamento brutal dos nazistas dos campos. Ao ser liberado, ao fim da guerra, soube que seus pais, esposa (que estava grávida quando foi enviada ao campo) e irmão não estavam mais vivos.
A descrição de suas vivências no campo até a metade do livro é de extrema importância para a compreensão da Logoterapia e sua forma de abordagem no tratamento de pessoas que perderam ou não encontram sentido na vida.
A leitura não é densa, é de fácil compreensão e provoca diversas reflexões. Ainda preciso reler minhas anotações sobre o livro e digeri-lo um pouco mais.
Deixo aqui alguns trechos que me marcaram.

?Quem não vivenciou pessoalmente a situação reinante num campo de concentração não faz a menor idéia da radical insignificância a que se reduz o valor da vida do indivíduo ali internado.?

?Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como.?, Nietzsche

?O ser humano é capaz de mudar o mundo para melhor se possível, e de mudar a si mesmo para melhor se necessário.?

?O amor pouco tem a ver com a existência física da pessoa.?

?Confundir a dignidade do ser humano com mera utilidade surge de uma confusão conceptual que, por sua vez, pode ser atribuída em suas origens ao neolismo contemporâneo transmitido em muitas universidades e psicanálises.?

?Porque o mundo está numa situação ruim. Porém tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que pode.?

Michelle 09/04/2023

Em busca de sentido
Que livro!
Excelente e com muito conhecimento pra vida, para refletirmos, e oportunidade de mudanças de olhares e comportamentos.

Sergio139 07/04/2023

Liberdade e responsabilidade
Uma história inspiradora, onde damos valor a vida, a liberdade e a responsabilidade individual, não achando desculpas, mas respostas sinceras e observações verdadeiras, sem julgamentos precipitados. Em busca de sentido é leitura obrigatória para quem quer se tornar forte, diante de um mundo cada vez mais frágil. Boa leitura a todos que aceitarem esse desafio.

alibookks 05/04/2023

Essencial!!!!
É um livro voltada para uma das linhas da psicoterapia: a logoterapia, Victor Frankl( "Pai da logoterapia") trouxe uma vertente na qual trás questionamento e sentido sobre um propósito de vida e como desenvolvimento, ele trouxe contando sobre sua história como judeu em 4 campos de concentração, pra mim foi inédito e interessante, porém, chegou na segunda parte do livro que trata-se da tese e desenvolvimento da logoterapia, e achei arrastada.( p.s: eu contando com esse, estava lendo 3 livros ao mesmo tempo, então não sei se ajudou). E para aqueles que estudam psicologia ou que gostam da área, leiam!!!!!

Arthur Bernard 05/04/2023

Uma leitura de amadurecimento e clareza
Diante de uma sociedade que gosta de culpar terceiros por causa de suas dificuldades pessoais e que gosta de potencializar seus traumas para justificar seus fracassos, esse livro é um saudável banho de água fria.

Para aqueles que não vivem nessa condição de projetar suas limitações no outro, é um renovo é uma aula de como lidar com a sociedade covarde e apática em que vivemos.

Paty AZ 03/04/2023

Reflexões sobre o sentido da vida
Acredito que a obra traz reflexões importantes sobre o sentido do sofrimento, analisando, em conjunto, questões como liberdade e responsabilidade.
Não se trata de uma reflexão rasa sobre adaptação a uma situação corriqueira e sim sobre sofrimentos extremos dos quais o autor foi vítima e testemunha e de como pessoas se tornaram algozes de outras.
A frase "o que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é." é marcante e profunda. Como psicóloga, me sinto desafiada a pensar a subjetividade humana como atravessada pela sociedade, pela cultura e por fatores biológicos. O livro ajuda a refletir sobre outros fatores: o intrínseco, a dignidade e o poder de decisão.

Maria13125 02/04/2023

Maravilhoso!
?O que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás; mas é também aquele ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios?

?Quem tem porque viver, suporta quase qualquer como.?

Livro maravilhoso, cheio de reflexões!

Tiago Bessa 01/04/2023

Viktor Frankl foi um psiquiatra austríaco que sobreviveu ao Holocausto e fundou a logoterapia, uma abordagem psicoterapêutica que se baseia na busca pelo sentido da vida. Em seu livro Em Busca de Sentido, ele relata sua experiência nos campos de concentração nazistas e como encontrou um propósito para viver mesmo nas condições mais desumanas.
Frankl sustenta que o significado da vida não é um dado, mas sim algo que cada um deve descobrir por si mesmo, através de seus projetos, valores e relacionamentos. Ele defende que o ser humano tem uma vontade de sentido, ou seja, uma motivação intrínseca para encontrar um significado para sua existência. Ele também propõe que o sofrimento não é um obstáculo, mas uma oportunidade para o crescimento pessoal, desde que se tenha uma atitude positiva e se encontre um sentido no sofrimento. Ele exemplifica essas ideias com sua própria história e com a de outros prisioneiros que conseguiram superar as adversidades e manter sua dignidade e esperança.
Apesar de reconhecer o valor e a importância do livro Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl, eu discordo de alguns pontos que o autor defende em sua obra. Uma das ideias é que o sentido da vida seja algo extremamente basilar para a existência de cada um. Eu acredito que essa visão é muito individualista e relativista, e que ignora a possibilidade dos humanos conseguirem, sim, ter uma vivência saudável mesmo sem elaborarem o conceito concreto para a sua existência.

MiriA.Oliveira 31/03/2023

Muito bom!
"Em busca de sentido" de Viktor Frankl fala sobre uma experiência real de um psicólogo que vivenciou os anos mais desafiadores da sua vida, no campo de concentração em Auschwitz.

Em um ambiente deplorável, capaz de submeter o ser humano a condições miseráveis e extremas, ele notou que o sentido da vida, durante o sofrimento, trouxe esperança de um futuro.

O interior do indivíduo sustentava aquilo que exteriormente estava definhando.

Ele mostrou que alguns entregavam os pontos, desistiam da vida. Mas outros encontravam um motivo transcendente que dava sentido para o extremo sofrimento que estavam passando.

A necessidade de sentido é natural do ser humano, mas precisa ir além de si mesmo para encontrar real prazer.

A vida de Jesus nos mostra que o amor dele é o verdadeiro sentido do qual podemos nos apegar sem medo de acabar ou de morrer, vivendo a vocação para a qual nos chamou.

A busca de sentido é a abordagem de Frankl, não só é importante para o momento do sofrimento, mas nos desafia a fazer o melhor uso de cada momento de nossas vidas.

Cris.Santos 27/03/2023

Muito aprendizado e inspiração
Ler sobre a história de um ponto de quem viveu de fato lá, da mesma forma que é impactante é surreal, ainda mais que se "tirou" muitos frutos bons, como diz algum dos trechos, cada qual passa pelo seu sofrimento e analisa o que pode fazer com ele, e Frank disseminou muitos frutos bons

Zé - #lerateondepuder 23/03/2023

Qual o sentido disso tudo, em sua vida?
Estamos neste mundo em busca somente da felicidade ou haverá um significado maior? Se há realmente um papel pré-formatado e a ser desempenhado por cada um em sua jornada terrena, descobrir qual lhe cabe será um dos grandes desafios vivenciados pela maioria.
O Livro “Em busca de Sentido” contribui, sobremaneira, para auxiliar a esclarecer essa grande incógnita e destaca que o ideal de vida não é a felicidade, mas, exatamente, encontrar o sentido real de nossa vida. É uma obra que traz uma reflexão profunda sobre a questão do propósito e como é possível encontrar significado, mesmo em meio às adversidades mais difíceis.
Com uma pegada para lá de comovente e inspiradora, relata a experiência do autor nos campos de concentração nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, além de apresentar sua teoria psicológica baseada na Logoterapia.
Escrito por Viktor Frankl, descreve, de forma realista e detalhada, as condições desumanas em que ele e outros prisioneiros viveram e as terríveis consequências físicas e psicológicas que enfrentaram. No entanto, ele também mostra como, apesar de tudo, muitos deles conseguiram encontrar desígnio para sua existência e, assim, superar as adversidades.
Ao longo do livro, Viktor procura enfatizar a importância de encontrar um intento como forma de enfrentar e superar aquilo que geralmente não aceitamos. Ele argumenta que a busca por sentido deve ser a principal motivação do ser humano, mesmo diante de situações em que julgamos ser impossível de serem superadas.
Exemplificando com maestria e com base em sua própria experiência, mostrando como a busca por um propósito ajudou-o a sobreviver aos campos de concentração, o trecho da obra a seguir, bem permite contextualizar esse aspecto.
"Nós éramos gratos ao destino quando ele nos poupava de sustos, os mínimos que fossem. Já ficávamos contentes quando à noite podíamos catar os piolhos do corpo, antes de nos deitar. Em si, não era uma operação agradável, porque era preciso despir-nos no barracão quase nunca aquecido, em cujo interior, muitas vezes, pendiam do teto estalactites de gelo. Mas nos dávamos por satisfeitos quando, em tal hora, não havia um alarme aéreo que causasse um blecaute e nos impedisse de completar a operação cata-piolho, o que significava metade da noite sem conseguir dormir”.
O livro é dividido em duas partes, constando na primeira, a descrição da malévola rotina nos campos de concentração e como os prisioneiros lutavam para sobreviver em condições desumanas. Presente o relato sobre o requinte de crueldade em que o prisioneiros eram tratados, o que mais se destaca é como alguns, como o autor, conseguiam manter um nível mínimo de sanidade e, até mesmo, encontrar bondade em certas pessoas.
Na segunda parte, Frankl explora sua teoria, a Logoterapia, que se concentra na busca pelo sentido da vida como a chave para superar a dor e o sofrimento. Também conhecida por Análise Existencial, essa abordagem psicoterapêutica defende que a "vontade de sentido" é a maior força motivadora do ser humano. Assim, a técnica auxilia o indivíduo e desvendar sua relação com sua existência e encontrar um intuito motivador.
Viktor Emil Frankl, nascido em Viena em 1905 e falecido em 1997, foi um neuropsiquiatra austríaco e fundador da terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e Análise Existencial. Ficou mundialmente conhecido depois de descrever a sua experiência dramática em quatro campos de concentração nazistas, no livro ora resenhado que ser transformou em best-seller internacional.
Conferencista e professor convidado em dezenas de universidades, incluindo a Harvard University, recebeu vinte e nove títulos de doctor honoris causa (incluindo um título emitido pela Universidade de Brasília); o prêmio Medicus Magnus e a Estrela-de-Ouro Internacional, por serviços prestados à humanidade.
Por fim, “Em busca de Sentido” é um livro de pouco menos de 200 páginas, publicado em 1946, sendo lida para esta resenha a edição da Editora Vozes, de 2012, que esboça, principalmente, as conclusões do autor sobre a existência e a cruel natureza humana. Deixa o fundamental recado de que nossas vidas jamais podem deixar de ter um significado, mesmo diante do mais cruel sofrimento. Como Viktor destaca: "O que realmente importa não é o que nós esperamos da vida, mas antes o que ela espera de nós.

site: https://linktr.ee/prof.josepascoal

Rafael.Rovath 22/03/2023

Esperava mais...
Confesso que esperava mais deste livro, dada sua grande popularidade e pelo fato do autor ser o fundador da Logoterapia (conhecida como terceira escola vienense de psicoterapia).

Não há dúvidas de que Viktor Frankl é uma referência em sua área, e que afetou milhares de vidas positivamente. Mas especificamente sobre o livro, achei bastante repetitivo e raso na maior parte do tempo. Imaginava algo mais denso e impactante.

Claro que há passagens que nos fazem refletir, e compartilho duas delas aqui com vocês:

"Existiam prisioneiros que viviam anos a fio em campos de concentração e eram transferidos de um para outro, passando às vezes por dezenas deles. Dentre eles, em geral, somente conseguiam manter-se com vida aqueles que não tinham escrúpulos nessa luta pela preservação da vida e que não hesitavam em usar métodos violentos ou mesmo roubar dos inimigos. Todos nós que escapamos com vida por milhares e milhares de felizes coincidências ou milagres divinos - seja lá como quisermos chamá-los - sabemos e podemos dizer, sem hesitação, que os melhores não voltaram."

"A maioria dos prisioneiros se preocupava com a questão: "será? que vamos sobreviver ao campo de concentração? Pois caso contrário todo esse sofrimento não tem sentido". Em contraste, a pergunta que me afligia era outra: "Será? que tem sentido todo esse sofrimento, essa morte ao nosso redor? Pois caso contrário, afinal de contas, não faz sentido sobreviver ao campo de concentração." Uma vida cujo sentido depende exclusivamente de se escapar com ela ou não e, portanto, das boas graças de semelhante acaso ? uma vida dessas nem valeria a pena ser vivida."

Rosa123 19/03/2023

"Ser humano, em última análise, se determina a si mesmo"
"Nem mesmo o sonho mais terrível poderia ser tão ruim como a realidade que nos cercava ali no campo" (p.45)

"Situação exterior extremamente difícil que dá a pessoa a oportunidade de crescer interiormente para além de si mesma" (p.96)

"Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez" (p.134)

"Tudo que é grande é tão difícil de compreender quanto de encontrar"