Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

MSaverna 27/05/2023

Arrebatador!
Um livro que mexe com a alma da gente. Estou apaixonada por Viktor Frankl. Que ser humano incrível!! A maneira como ele mostra a realidade concreta do campo de concentração e os caminhos que podem ser escolhidos é de nós fazer parar? respirar e pensar: que sentido estamos dando a nossas vidas e que escolhas temos feito?
Excelente livro! Não à toa, está na 42ª edição!

_anagaiao 25/05/2023

Qual o Sentido da vida?
Certo dia, algumas semanas atrás, a pergunta que escolhi como título resolveu me assombrar. Sorrateiramente, nos meus momentos de prazer. A dúvida é benção e maldição, sendo este segundo para os ansiosos o maior dos tormentos.

Era Terça-Feira, a noite, quando não aguentei mais tanto vazio. Sendo assim, vomitei ao meu psicólogo (em palavras) todas as dores da minha atual existência. E foi assim quando felizmente conheci esta obra. Por meio da indicação daquele quem deveria ganhar o dobro para escutar todos os meus tormentos em plena Terça Feira. Obrigada Danilo, gratidão etern pela indicação.

A logoterapia vai trabalhar, justamente, com a busca pelo sentido na vida. E o genial Viktor Frankl, pai da abordagem, utiliza-se da situação mais capaz de provocar o vazio existencial naqueles em si acometidos: o campo de concentração; O qual ele mesmo vivenciou.

Tanto os relatos de sua horrenda prisão, quanto a tese logoterápica em si são fantásticos.

A logoterapia, ao contrário do que muitos pensam, não é a resposta exata de como preencher esse vazio. Mas sim, age como ferramenta para guiar o indivíduo atingir o objetivo. Afinal, o único capaz de enxergar sentido na própria existência é o ser questionando esta.

Recomendo a leitura para aqueles, como eu, em busca do que viver para, os psicotrabalhistas interessados em aprimorar seu trabalho e os curiosos de plantão.

Denso; Trágico; Genial; Lindo.

Obrigada Viktor Frankl.

lucas.pinheiro.5815 24/05/2023

A busca pelo sentido, apesar do sofrimento.
Título: Em busca de sentido
Autor: Viktor Frankl
Ano: 1946
Publicado em 1946 (no ano seguinte ao final da 2ª Guerra Mundial), “Em Busca de Sentido” é um daqueles livros cuja grandeza é inversamente proporcional ao seu tamanho. O livro foi escrito por Viktor Frankl, um psiquiatra austríaco que viveu por 4 anos em diferentes campos de concentração.
Na primeira parte do livro, Frankl fala de situações vivenciadas nos campos de concentração, destacando como funcionava a mente dos prisioneiros ao passar por situação extremas, com privações totais das mais diversas naturezas. Há relatos de mortes por inanição, crueldade entre prisioneiros e até canibalismo. É um livro duro e, ao mesmo tempo, necessário.
Nessa experiência extrema de convivência, Frankl conta como é surpreendente a capacidade de o homem sempre estar numa situação em que ele é capaz de fazer escolhas, responsabilizando-se pelos seus próprios atos. Há muitas frases e passagens marcantes no livro, mas vou escolher duas que estão diretamente ligadas a essa questão do poder de escolha e denotam uma realidade inafastável (mesmo num contexto em que a liberdade de escolha esteja bastante reduzida e se trate de uma situação de muito sofrimento):
“Podem roubar tudo de um homem, salvo uma coisa: a última das liberdades humanas – a escolha da atitude pessoal frente a um conjunto de circunstâncias – para decidir seu próprio caminho.”
“Dostoievski afirmou certa vez: “temos somente uma coisa: não ser dino do meu tormento””

Cintia 17/05/2023

Reflexão interior
A leitura desse livro é simplesmente necessária a cada um. Viktor relata através de uma visão psicológica os horrores que aconteceram nos campos de concentração de judeus da 2° Guerra Mundial - vivenciados na ?pele? pelo próprio autor. O livro te faz refletir muito e em vários momentos me parecia estar vendo um filme e ao mesmo tempo me pegava surpresa (e horrorizada) pelas coisas que tantos assim como Viktor passaram. Há uma segunda parte no livro, a qual o autor expõe um pouco da sua teoria psicoterápica a ?Logoterapia? que resumidamente é o estudo do sentido da vida. Viktor explica como é vital para os indivíduos possuírem um sentido que norteia a vida, pois é justamente isso que mantém e move a vida de cada um - e que foi justamente as pessoas que tinham um sentido na vida que mais tiveram maiores chances de sobrevivência nos campos de concentração. Indico 100% a leitura, principalmente se você gosta de historia e psicologia!

Luiza 10/05/2023

Quem se interessa pelo assunto abordado, vale a pena a leitura. Confesso que é um assunto muito sensível para mim e quase abandonei o livro?
Chorei em muitos relatos e como me interesso por psicologia, foi interessante conhecer a Logoterapia e o autor.

Robs 04/05/2023

Alma evoluida
Encontrou na dor um motivo pra viver. Uma lição de vida pra todos!
O que me marcou é a parte "se vc tá sofrendo por algo que vc pode remover da sua vida, então remova. Isso não é sofrer, isso é sadomasoquismo". Perfeito.

Thais.Gama 01/05/2023

Compreendendo como é possível sobreviver ao sofrimento
O livro relata a experiência do próprio autor nos campos de concentração pelos quais passou e como sua visão de psicanilista faz a leitura desses anos, tantos seus quanto de companheiros, relatando momentos de alegria, de fuga mental para poder aguentar os horrores vistos e vividos diáriamente.

No final apresenta a logoterapia, fundamentada por ele mesmo, que busca levar ao paciente a consciência pelo seu propósito de vida, seu sentido para fazer o que faz, que é sempre individual e pode ser encontrado em 3 esferas: através de um trabalho ou realização de um ato; experimentando algo como a bondade, verdade, beleza, cultura ou encontrando lguem, ou seja, amando verdadeiramente, através do amor poder enxergar potencialidades no outro e capacitá-la; pela atitude que tomamos frente ao sofrimento inevitável, em converter essa dor em uma conquista.

Também relata que a função do terapeuta é sempre entender a realidade do paciente e apresentar as ferramentas dentro do universo dele. Que não existe um propósito de vida coletivo, que o ser humano escolhe esse sentido. Que somos mutáveis, assim como o nosso sentido. Nunca SOMOS e sempre ESTAMOS, o meio não dita nossas ações, ESCOLHEMOS como agir.

Eduardo 27/04/2023

119.104
Eu reli o livro e mudei a nota de 4,5 para
5!

Muito bom! O autor é um sobrevivente!
O livro é excelente! O relato dele sobre os campos de concentração é impressionante!
William Camargo 02/05/2023minha estante
Eu tenho esse, tão logo lerei também!

Susana.Claro 26/04/2023

Em busca de um sentido
Gostei muito de ler. Faz-nos refletir e damos por nós a pensar "é verdade". Uma boa forma de colocar as coisas em perspetiva, e de iniciarmos a nossa própria busca de sentido nesta vida.
"Vive como se estivesses a viver pela segunda vez e tivesses feito tudo mal na primeira vez!"

Dominoni 25/04/2023

Para quem busca a área da psicologia
Ele é um livro bem diferente dos demais sobre sobreviventes, faz toda uma análise como uma pessoa se sente sendo isolada e sofrendo no campo de concentração.

Isadorarofrt 21/04/2023

Quem tem por quê viver, aguenta quase qualquer como.
Essa foi a frase central do livro. Obrigada por ela, Nietzsche. Obrigada por esse livro, Viktor. Obrigada por nos mostrar a essencialidade de ter um propósito na vida, por mostrar como suportar TANTO sofrimento. Não sei se posso classificar esse livro, já que se trata de uma não-ficção, mas retirei 1 ?? porque não gostei muito da parte final do livro onde ele fala sobre a logoterapia, provavelmente estudantes de psicologia irão adorar, eu fiquei um tanto quanto sem paciência?. Mas é um livro e tanto!

Laís 19/04/2023

O sentido da vida
Livro excelente que conta com um relato sensível e ao mesmo tempo embasado na perspectiva de carreira do autor. Possui muitas reflexões interessantes sobre a vida e sobre a morte e, principalmente, sobre o sentido da vida.

manuslibrary 17/04/2023

Profundo.
A história do Frankl é incrivel, ele divide seu livro entre: relato dentro do campo de concentração e a filosofia da Logoterapia. Se você não está tão acostumado a ler livros mais reflexivos e filósoficos, como eu, pode ficar travando em alguns momentos rsrs. Demorei um tempo pra conseguir ler tudo e digerir bem, mas com certeza vale muito a pena.

Julio.Roncato 14/04/2023

Incrível
Simplesmente uma história muito triste só de a realidade dos prisioneiros no campo de concentração. Mas, ao mesmo tempo uma aula de desconstrução das respostas humanas em meio aquele inferno. Além disso, o autor mostra as bases da Logoterapia, sua linha de tratamento psicológica.
Simplesmente uma obra de arte para engrandecer o leitor.