Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Zaqueu 19/06/2023

Em busca de sentido
Uma das melhores leituras que tive a oportunidade de realizar esse ano.
Depois de passar por campos de concentração temos um relato de Victor Franklin mais que comovente e com muito aprendizado sobre como que devemos lidar com nossas vidas diante das dificuldades.

Jolly 19/06/2023

Recomendado

Só Estou aqui refletindo com a paulada que ele deu no Freud no final do livro!

Idealismo x materialismo

Prática é o critério da verdade
Ana Paula 19/06/2023minha estante
Eu tbm achei que ele cutucou o Freud ??

Jolly 22/06/2023minha estante
Aleatoriamente e ironicamente puxei um livro pra ler que também tem a ver com a logoterapia chamado "ikigai"

Ana Paula 22/06/2023minha estante
Interessante. Adicionei ao livros que pretendo ler.

Christiane.Cidral 18/06/2023

Em Busca de Sentido!!
Um médico psiquiatra Viktor Frankl que foi levado para um campo de concentração em Auschwitz, onde passou por situações desumanas.

Dentro de sua experiência no campo cada vez mais ele buscava entender qual o sentido da vida, como muitas pessoas conseguiram sobreviver a tanta crueldade, privação de comida, violência física e psicológica, condições sub humanas, doenças, a busca por algo onde se agarrar para se manter vivo.

Ele foi o fundador da Logoterapia que trata sobre o sentido da vida, buscar uma forma de se curar através de algo que faça sentido, pois o ser humano está sempre em busca de uma razão para acordar pela manhã, é isso que nos motiva a continuar enfrentando os obstáculos na vida e o que nos mantem vivos.

O livro é fantástico ele faz refletir a razão pela qual estamos aqui!! Não há uma vida sem que ela tenha algum sentido para cada um de nós!!!

O livro é história real do psiquiatra Viktor Frankl!!

Karolina0 18/06/2023

Pura psicologia
O livro é bastante interessante para quem gosta e se interessa pelo assunto.
A obra é dividida em 3 partes. A primeira o autor relata a experiência vivida por ele nos Campos de concentração e a percepção do comportamento humano dadas as circunstâncias. Na segunda parte ele aborda sobre os fundamentos da Logoterapia (ramo da psicologia de atuação do autor). E a terceira parte trata sobre o otimismo trágico, ainda dentro da Logoterapia.
Resumindo: na primeira parte do livro você consegue absorver muita coisa para a sua vida. Pensamentos e questões levantadas pelo autor durante a sua vivência em ambiente tão hostil nos faz refletir sobre a nossa existência (parece que estamos fazendo terapia ?). As outras duas partes do livro se tornam um pouco maçantes para quem não tem interesse/gosto pela área. Por esse motivo dei nota 4.

Luciana637 14/06/2023

Resiliência
Esse livro é fantástico. Atualmente estou sendo acompanhada por psiquiatra e psicólogo, o livro realmente faz você refletir acerca do sentido da sua vida e o sentindo do sofrimento que estás ou precisarás passar. É um livro sensível e aborda temas como 2 guerra mundial, campos de concentração e como buscar o sentido da vida estando em condições miseráveis. É uma ótima leitura para quem se encontra em um estado de sofrimento como eu, ou para quem quer refletir o sentido de sua vida como um todo. Obrigada, Victor Franck.

Rodrigo946 10/06/2023

O Ser Humano
Livro escrito por Viktor Frankl, pai da Logoterapia, que passou por um campo de concentração na segunda guerra mundial. O livro é interessantíssimo sob o ponto de vista de aprendizado e entendimento sobre nossos comportamentos e vaidades, contudo precisa ser lido de forma imparcial, pois percebe-se um viés pre-conceituoso do próprio autor que, mesmo tendo passado por momentos terríveis da nossa história, coloca-se em certos posicionamentos duvidosos. Enfim, o ser humano.

Juliana Krapas 09/06/2023

Visão diferente
Nunca teria imaginado como seria a visão de um prisioneiro na segunda guerra mundial. Não temos nada nesta vida além da nossa alma.

Moreira 06/06/2023

A psicologia no campo de concentração
O livro é dividido em duas partes. Na primeira, o autor expõe alguns relatos de suas experiências nos campos de concentração durante a segunda guerra mundial. Na segunda, a partir de suas experiências Viktor Frankl discorre sobre conceitos da logoterapia, uma abordagem clínica neuropsicológica focada na busca pelo sentido da vida.

A leitura da primeira parte é de fácil compreensão, fluida, dividida em tópicos curtos. Na segunda, a leitura fica um pouco mais complexa, mas nada tão complicado. O livro é muito bom, tanto para quem busca por relatos dos horrores praticados pelos nazistas, quanto para aqueles que o interesse esteja no estudo da escola de psicologia de Frankl.

Quando prisioneiro no campo de concentração, o autor buscou, na medida do possível, analisar como um observador externo - fundamental para uma análise clínica - os aspectos psicológicos da chegada, do cotidiano e da libertação dos prisioneiros. Tais relatos ora dão dimensão sobre esse período tão sombrio na história humana, ora nos revelam o que se passava no psicológico das vítimas de tamanha crueldade.

Recomendo a leitura.

Barbara193 06/06/2023

?????
Viktor Frankl fundou uma teoria psicológica, embasada na sua vivência dentro dos campos de concentração.

O livro não narra somente a experiência pessoal, mas descreve acontecimentos/vivências de outros aprisionados, com a perspectiva da psicologia. Inicialmente, faz uso da psicanálise e ao longo de sua experiência desenvolve a logoterapia para tentar explicar/justificar o porquê alguns quebraram o paradigma da morte iminente naquele (des)ambiente.

Para ficar mais claro, busquei mais sobre a logoterapia, ela é formada de uma pirâmide, que tem como base o: livre arbítrio, responsável pela liberdade de podermos encontrar sentido nas nossas experiências e no que fazemos; no meio ?desejo/ânsia? por sentido, que é nossa principal motivação para viver e nosso desejo por encontrar o sentido da vida; e no topo: o sentido da vida, que trata de encontrar sentido sob quaisquer circunstâncias, mesmo em situações de extrema vulnerabilidade.

Viktor Frankl tal qual sua pupila/incentivador de Edith Eger (a quem ler essa resenha, recomendo a Bailarina de Auschwitz, que é a Edith) conseguiu transcender a dor e transformá-la em ciência, conhecimento e nos permite aprender, a não repetir e buscar sentido em cada dia da vida.

?Um dia demora para passar, mas a semana é rápida?. Uma frase do livro que cabe para nos olharmos com mais cuidado e analisarmos o que nos faz sentido.

Perfeito!
?????

Suelen.Hornung 06/06/2023

Não gostei do caminho que o livro tomou. Diferente do que dizem, não acredito que seja uma leitura para quem busca "ver o lado bom da vida". No fim eu estava certa porque nenhum livro sobre o holocausto tem (e deveria ter) esse viés.

Marta__A 03/06/2023

Um livro bom, onde o autor fala sobre o sentido da vida e sua experiência nos campos de concentração nazistas, durante a segunda guerra mundial. Uma narrativa que te faz pensar muito, na beleza e crueldade do ser humano, na sua fé e humanidade.

Kellen.Pianetti 31/05/2023

A liberdade espiritual e luta pela vida
No campo de concentração as coisas não são fáceis. Surtos frequentes e a luta por se manter vivo, traz uma reflexão do que realmente é importante para o ser humano

Micaelly.Santos 30/05/2023

Uma boa leitura, trás boas reflexões para vida e a logoterapia é bem interessante. guardarei muitas coisas para a vida.

Catiarribeiro 28/05/2023

Em busca de sentido
Sabe quando você acaba de ler um livro e sua cabeça não para de fazer questionamentos? É assim que estou.

É possível sim, encontrar sentido nos momentos bons e ruins, tudo depende de como enxergamos.
É aquilo?. ?O copo está meio vazio ou meio cheio?? Vc DECIDE como quer ver.