Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

KilviaC 15/07/2023

Viktor Frankl, ex-prisioneiro de quatro campos de concentração durante o governo de Adolf Hitler, compartilha sua experiência de dor e humilhação neste livro. Ele nos mostra como o sofrimento pode nos transformar e nos fazer sobreviver em situações extremas. Apesar de ser uma leitura curta, é profundamente reflexiva, nos levando a ponderar sobre nossa liberdade de escolha ao lidar com adversidades. É uma lição de superação, propósito e responsabilidade pessoal que nos incentiva a reavaliar nossos valores e buscar caminhos alinhados com nossa essência.

Jorge Luiz da Silva 10/07/2023

O fundador da Logoterapia mostra como foi a sua experiência pessoal em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Lu 03/07/2023

Certamente uma leitura indispensável, entrou para a lista de favoritos.
"A vida é sofrimento, e sobreviver é encontrar significado na dor, se há, de algum modo, um propósito na vida, deve haver também um significado na dor e na morte. Mas pessoa alguma é capaz de dizer o que é este propósito. Cada um deve descobri-lo por si mesmo, e aceitar a responsabilidade que sua resposta implica."
Nietzsche: " Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como."
"Se é que a vida tem sentido, também o sofrimento necessariamente o terá. Afinal de contas o sofrimento faz parte da vida, de alguma forma, do mesmo modo que o destino e a morte."
"Mesmo diante do sofrimento, a pessoa precisa conquistar a consciência de que ela é única e exclusiva em todo o cosmo-centro deste destino sofrido. Ninguém pode assumir dela isso, e ninguém pode substituir a pessoa no sofrimento. Mas na maneira como ela própria suporta este sofrimento está também a possibilidade de uma vitória única e singular."
"Não precisaria envergonhar-se dessas lágrimas. Eram o penhor de ele ter a maior das coragens - a coragem de sofrer."
"Para essas pessoas primitivas, nada mudou a não ser o sinal, de negativo para positivo. Se antes eram objetos do poder, da violência, da arbitrariedade e da injustiça, essas pessoas agora viravam sujeitos dentro das mesmas categorias. Ainda não se desprenderam daquilo por que passaram."
"A logoterapia se concentra mais no futuro, ou seja, nos sentidos a serem realizados pelo paciente em seu futuro. (A logoterapia é, de fato, uma psicoterapia centrada no sentido.)"
"A vontade de sentido também pode ser frustrada; neste caso a logoterapia fala de "frustração existencial"."
"Pode-se ver, assim, que a saúde mental está baseada em certo grau de tensão, tensão entre aquilo que já se alcançou e aquilo que ainda se deveria alcançar, ou o hiato entre o que se é e o que se deveria vir a ser. Essa tensão é inerente ao ser humano e por isso indispensável ao bem-estar mental. Não deveríamos, então, hesitar em desafiar a pessoa com um sentido em potencial a ser por ela cumprido. Somente assim despertaremos do estado latente a sua vontade de sentido."
""Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez, e como se na primeira vez você tivesse agido tão errado como está prestes a agir agora." Parece-me que nada estimula tanto o senso de responsabilidade de uma pessoa como esta máxima, a qual a convida a imaginar primeiro que o presente é passado e, em segundo lugar, que o passado ainda pode ser alterado e corrigido. Semelhante preceito a confronta com a finitude da vida e com o caráter irrevogável (finality) daquilo que ela faz de sua vida e de si mesma."
"Sofrimento de certo modo deixa de ser sofrimento no instante em que encontra um sentido, como o sentido de um sacrifício."
"A logoterapia baseia a sua técnica denominada "intenção paradoxal" no fato duplo de que o medo produz aquilo de que temos medo e de que a intenção excessiva impossibilita o que desejamos."
"Pense num filme que consista em milhares e milhares de fotogramas individuais. Cada um deles vem carregado de sentido e traz um significado, mas o sentido do filme todo não pode ser visto antes que sua última seqüência seja mostrada. Não obstante, não podemos entender todo o filme sem ter compreendido antes cada um dos seus componentes, cada uma das imagens individuais. Não será o mesmo com a vida?"

Braz 01/07/2023

Em busca de sentido
É uma leitura que nos faz refletir sobre a importância de ter um propósito e encontrar sentido em nossas vidas. Uma das principais ideias apresentadas por Frankl é a de que, mesmo em circunstâncias extremas, o indivíduo tem a capacidade de encontrar um sentido para sua vida.
Cleber.Goes 28/08/2023minha estante

Leila 29/06/2023

Em busca de sentido, escrito pelo renomado psiquiatra austríaco Viktor E. Frankl, é uma obra profundamente cativante que nos guia por uma jornada pessoal e filosófica em busca do verdadeiro significado da vida. Este livro é uma leitura impactante e atual, despertando reflexões sobre o propósito e a importância de encontrar sentido mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.

Através de suas próprias experiências vivenciadas nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, Frankl nos leva a explorar os recessos mais sombrios da alma humana e a descobrir como é possível encontrar esperança e sentido mesmo em meio ao sofrimento extremo. Sua teoria central, conhecida como logoterapia, é apresentada de maneira acessível e convincente ao longo da obra.

A logoterapia, diferentemente de outras correntes da psicologia, concentra-se no sentido da vida como uma força motivadora fundamental. Frankl argumenta que, mesmo quando confrontados com situações adversas e desumanas, os indivíduos podem encontrar um propósito que lhes permita suportar e superar o sofrimento. Ele enfatiza a importância de buscar significado nas pequenas coisas do dia a dia, nas relações interpessoais e nas realizações pessoais.

Uma das qualidades mais marcantes deste livro é a habilidade do autor em articular suas ideias complexas por meio de narrativas vívidas e exemplos concretos. Ele compartilha suas experiências e as de outros prisioneiros dos campos de concentração, revelando como alguns indivíduos conseguiram encontrar sentido, enquanto outros sucumbiram à desesperança e ao vazio existencial.

A escrita é perspicaz e envolvente, e sua capacidade de transmitir suas ideias com clareza e humanidade é notável. Sua abordagem é filosófica, mas também fortemente embasada em sua prática clínica como psiquiatra. Ele desafia concepções tradicionais de felicidade e sucesso, argumentando que o verdadeiro significado e propósito vêm da maneira como enfrentamos e respondemos aos desafios da vida.

Além disso, Em busca de sentido oferece uma crítica profunda ao niilismo e à visão reducionista da existência humana. Frankl nos convida a refletir sobre nossos valores, nossas escolhas e nosso papel na sociedade, demonstrando como uma vida com sentido pode gerar transformações individuais e coletivas significativas.

Pessoalmente, gostei muito da leitura. Fiquei fascinada pela abordagem única de Frankl em relação à psicologia e ao propósito da vida. Sua capacidade de transformar experiências traumáticas em lições de vida inspiradoras é notável. Livro mais que recomendado. Livraço!

Isa.fg 27/06/2023

É um bom livro
Por não ser do gênero que eu gosto, não vou falar que amei, mas é um livro muito legal pra quem tem interesse nos acontecimentos do holocausto e gosta também de psicologia. É um livro que nos faz pensar sobre os reais valores da vida.

Jaque Belo 23/06/2023

Liberdade da mente.
Este livro fala sobre a liberdade que o ser humano tem de não ser refém das circunstâncias e que há possibilidade de encontrar sentido, força e fôlego para prosseguir mesmo nos momentos mais difíceis.

Ezra.Hadassa 20/06/2023

Uma vida destituída de sentido não faz sentido
Um incrível registro autobiográfico, o olhar de um médico especialista dentro do campo de concentração se faz de grande valia ao analisarmos as complexidades da mente humana, e nesta análise não somente seus companheiros de sofrimento mas suas questões internas.
A apresentação do conceito de logoterapia é fascinante, uma verdadeira busca pelo sentido, acredito ser um dos maiores problemas atuais, da filosofia ?deixar a vida me levar? a qual posterga os problemas existenciais e destitui de sentido a vida humana, talvez a causa da grande quantidade de pessoas com desequilíbrios emocionais seja exatamente a falta de sentido.
Um dos conceitos que mais me espantou com sua coerência foi na abordagem sobre o condicionamento humano, ?o ser humano não é completamente condicionado e determinado, ele mesmo determina se cede aos condicionantes ou se lhes resiste. Isto é, o ser humano é autodeterminaste, em última análise. Ele não simplesmente existe, mas sempre decide qual será sua existência, o que ele se tornará no momento seguinte?.

Gabimartins7 20/06/2023

Recomendo a todos
Conta a história de um psicólogo que foi sobrevivente do holocausto na segunda guerra. Além disso conta de forma detalhada o dia-a-dia dentro de um campo de concentração, mostra também as diferentes formas que é um ser humano se agarra para continuar vivo. ?

Zaqueu 19/06/2023

Em busca de sentido
Uma das melhores leituras que tive a oportunidade de realizar esse ano.
Depois de passar por campos de concentração temos um relato de Victor Franklin mais que comovente e com muito aprendizado sobre como que devemos lidar com nossas vidas diante das dificuldades.

Jolly 19/06/2023

Recomendado

Só Estou aqui refletindo com a paulada que ele deu no Freud no final do livro!

Idealismo x materialismo

Prática é o critério da verdade
Ana Paula 19/06/2023minha estante
Eu tbm achei que ele cutucou o Freud ??

Jolly 22/06/2023minha estante
Aleatoriamente e ironicamente puxei um livro pra ler que também tem a ver com a logoterapia chamado "ikigai"

Ana Paula 22/06/2023minha estante
Interessante. Adicionei ao livros que pretendo ler.

Christiane.Cidral 18/06/2023

Em Busca de Sentido!!
Um médico psiquiatra Viktor Frankl que foi levado para um campo de concentração em Auschwitz, onde passou por situações desumanas.

Dentro de sua experiência no campo cada vez mais ele buscava entender qual o sentido da vida, como muitas pessoas conseguiram sobreviver a tanta crueldade, privação de comida, violência física e psicológica, condições sub humanas, doenças, a busca por algo onde se agarrar para se manter vivo.

Ele foi o fundador da Logoterapia que trata sobre o sentido da vida, buscar uma forma de se curar através de algo que faça sentido, pois o ser humano está sempre em busca de uma razão para acordar pela manhã, é isso que nos motiva a continuar enfrentando os obstáculos na vida e o que nos mantem vivos.

O livro é fantástico ele faz refletir a razão pela qual estamos aqui!! Não há uma vida sem que ela tenha algum sentido para cada um de nós!!!

O livro é história real do psiquiatra Viktor Frankl!!

Karolina0 18/06/2023

Pura psicologia
O livro é bastante interessante para quem gosta e se interessa pelo assunto.
A obra é dividida em 3 partes. A primeira o autor relata a experiência vivida por ele nos Campos de concentração e a percepção do comportamento humano dadas as circunstâncias. Na segunda parte ele aborda sobre os fundamentos da Logoterapia (ramo da psicologia de atuação do autor). E a terceira parte trata sobre o otimismo trágico, ainda dentro da Logoterapia.
Resumindo: na primeira parte do livro você consegue absorver muita coisa para a sua vida. Pensamentos e questões levantadas pelo autor durante a sua vivência em ambiente tão hostil nos faz refletir sobre a nossa existência (parece que estamos fazendo terapia ?). As outras duas partes do livro se tornam um pouco maçantes para quem não tem interesse/gosto pela área. Por esse motivo dei nota 4.