Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

mavi47 27/07/2023

Palavras não são suficientes para expressar o quanto eu amei esse livro. ele me tocou muito, a história, os ensinamentos, as palavras, muito muito bom. pesado e certeiro.
trata-se de um tema muito triste, mas o autor executou com maestria, fez de forma didática, sendo de fácil compreensão a teoria.
vai ser um daqueles livros que vou querer deixar como livro de cabeceira para reler no futuro.
eu amei.

gxavier0 26/07/2023

Livro mais que especial
Viktor Frankl relata sobre sua passagem pelos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, abordando questões sobre o sentido da vida em um ambiente de dificuldades e sofrimento.
Relata também sobre os pilares da logoterapia e análise existencial de forma clara e de fácil entendimento.
Gosto bastante de temas relacionados a mente humana e comportamento. Com esse não foi diferente.
Livro necessário.
Recomendo!

Manuela222 23/07/2023

Nhe
Esse eu li pra uma prova de filosofia e como todos os livros de filósofos nao gostei e nao entendi nada
Monick.Vasconcelos 23/07/2023minha estante
Continua em busca de sentido ?

mafesuhadolnick 23/07/2023minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkamiga

Cleia 19/07/2023

Uma luz que nos guia no vale tenebroso.

Esse livro é essencial para quem está deprimido e não vê mais sentido na vida. Recomendo fortemente.

KilviaC 15/07/2023

Viktor Frankl, ex-prisioneiro de quatro campos de concentração durante o governo de Adolf Hitler, compartilha sua experiência de dor e humilhação neste livro. Ele nos mostra como o sofrimento pode nos transformar e nos fazer sobreviver em situações extremas. Apesar de ser uma leitura curta, é profundamente reflexiva, nos levando a ponderar sobre nossa liberdade de escolha ao lidar com adversidades. É uma lição de superação, propósito e responsabilidade pessoal que nos incentiva a reavaliar nossos valores e buscar caminhos alinhados com nossa essência.

Jorge Luiz da Silva 10/07/2023

O fundador da Logoterapia mostra como foi a sua experiência pessoal em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

Lu 03/07/2023

Certamente uma leitura indispensável, entrou para a lista de favoritos.
"A vida é sofrimento, e sobreviver é encontrar significado na dor, se há, de algum modo, um propósito na vida, deve haver também um significado na dor e na morte. Mas pessoa alguma é capaz de dizer o que é este propósito. Cada um deve descobri-lo por si mesmo, e aceitar a responsabilidade que sua resposta implica."
Nietzsche: " Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como."
"Se é que a vida tem sentido, também o sofrimento necessariamente o terá. Afinal de contas o sofrimento faz parte da vida, de alguma forma, do mesmo modo que o destino e a morte."
"Mesmo diante do sofrimento, a pessoa precisa conquistar a consciência de que ela é única e exclusiva em todo o cosmo-centro deste destino sofrido. Ninguém pode assumir dela isso, e ninguém pode substituir a pessoa no sofrimento. Mas na maneira como ela própria suporta este sofrimento está também a possibilidade de uma vitória única e singular."
"Não precisaria envergonhar-se dessas lágrimas. Eram o penhor de ele ter a maior das coragens - a coragem de sofrer."
"Para essas pessoas primitivas, nada mudou a não ser o sinal, de negativo para positivo. Se antes eram objetos do poder, da violência, da arbitrariedade e da injustiça, essas pessoas agora viravam sujeitos dentro das mesmas categorias. Ainda não se desprenderam daquilo por que passaram."
"A logoterapia se concentra mais no futuro, ou seja, nos sentidos a serem realizados pelo paciente em seu futuro. (A logoterapia é, de fato, uma psicoterapia centrada no sentido.)"
"A vontade de sentido também pode ser frustrada; neste caso a logoterapia fala de "frustração existencial"."
"Pode-se ver, assim, que a saúde mental está baseada em certo grau de tensão, tensão entre aquilo que já se alcançou e aquilo que ainda se deveria alcançar, ou o hiato entre o que se é e o que se deveria vir a ser. Essa tensão é inerente ao ser humano e por isso indispensável ao bem-estar mental. Não deveríamos, então, hesitar em desafiar a pessoa com um sentido em potencial a ser por ela cumprido. Somente assim despertaremos do estado latente a sua vontade de sentido."
""Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez, e como se na primeira vez você tivesse agido tão errado como está prestes a agir agora." Parece-me que nada estimula tanto o senso de responsabilidade de uma pessoa como esta máxima, a qual a convida a imaginar primeiro que o presente é passado e, em segundo lugar, que o passado ainda pode ser alterado e corrigido. Semelhante preceito a confronta com a finitude da vida e com o caráter irrevogável (finality) daquilo que ela faz de sua vida e de si mesma."
"Sofrimento de certo modo deixa de ser sofrimento no instante em que encontra um sentido, como o sentido de um sacrifício."
"A logoterapia baseia a sua técnica denominada "intenção paradoxal" no fato duplo de que o medo produz aquilo de que temos medo e de que a intenção excessiva impossibilita o que desejamos."
"Pense num filme que consista em milhares e milhares de fotogramas individuais. Cada um deles vem carregado de sentido e traz um significado, mas o sentido do filme todo não pode ser visto antes que sua última seqüência seja mostrada. Não obstante, não podemos entender todo o filme sem ter compreendido antes cada um dos seus componentes, cada uma das imagens individuais. Não será o mesmo com a vida?"

Braz 01/07/2023

Em busca de sentido
É uma leitura que nos faz refletir sobre a importância de ter um propósito e encontrar sentido em nossas vidas. Uma das principais ideias apresentadas por Frankl é a de que, mesmo em circunstâncias extremas, o indivíduo tem a capacidade de encontrar um sentido para sua vida.
Cleber.Goes 28/08/2023minha estante

Leila 29/06/2023

Em busca de sentido, escrito pelo renomado psiquiatra austríaco Viktor E. Frankl, é uma obra profundamente cativante que nos guia por uma jornada pessoal e filosófica em busca do verdadeiro significado da vida. Este livro é uma leitura impactante e atual, despertando reflexões sobre o propósito e a importância de encontrar sentido mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.

Através de suas próprias experiências vivenciadas nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, Frankl nos leva a explorar os recessos mais sombrios da alma humana e a descobrir como é possível encontrar esperança e sentido mesmo em meio ao sofrimento extremo. Sua teoria central, conhecida como logoterapia, é apresentada de maneira acessível e convincente ao longo da obra.

A logoterapia, diferentemente de outras correntes da psicologia, concentra-se no sentido da vida como uma força motivadora fundamental. Frankl argumenta que, mesmo quando confrontados com situações adversas e desumanas, os indivíduos podem encontrar um propósito que lhes permita suportar e superar o sofrimento. Ele enfatiza a importância de buscar significado nas pequenas coisas do dia a dia, nas relações interpessoais e nas realizações pessoais.

Uma das qualidades mais marcantes deste livro é a habilidade do autor em articular suas ideias complexas por meio de narrativas vívidas e exemplos concretos. Ele compartilha suas experiências e as de outros prisioneiros dos campos de concentração, revelando como alguns indivíduos conseguiram encontrar sentido, enquanto outros sucumbiram à desesperança e ao vazio existencial.

A escrita é perspicaz e envolvente, e sua capacidade de transmitir suas ideias com clareza e humanidade é notável. Sua abordagem é filosófica, mas também fortemente embasada em sua prática clínica como psiquiatra. Ele desafia concepções tradicionais de felicidade e sucesso, argumentando que o verdadeiro significado e propósito vêm da maneira como enfrentamos e respondemos aos desafios da vida.

Além disso, Em busca de sentido oferece uma crítica profunda ao niilismo e à visão reducionista da existência humana. Frankl nos convida a refletir sobre nossos valores, nossas escolhas e nosso papel na sociedade, demonstrando como uma vida com sentido pode gerar transformações individuais e coletivas significativas.

Pessoalmente, gostei muito da leitura. Fiquei fascinada pela abordagem única de Frankl em relação à psicologia e ao propósito da vida. Sua capacidade de transformar experiências traumáticas em lições de vida inspiradoras é notável. Livro mais que recomendado. Livraço!

Isa.fg 27/06/2023

É um bom livro
Por não ser do gênero que eu gosto, não vou falar que amei, mas é um livro muito legal pra quem tem interesse nos acontecimentos do holocausto e gosta também de psicologia. É um livro que nos faz pensar sobre os reais valores da vida.

Jaque Belo 23/06/2023

Liberdade da mente.
Este livro fala sobre a liberdade que o ser humano tem de não ser refém das circunstâncias e que há possibilidade de encontrar sentido, força e fôlego para prosseguir mesmo nos momentos mais difíceis.

Ezra.Hadassa 20/06/2023

Uma vida destituída de sentido não faz sentido
Um incrível registro autobiográfico, o olhar de um médico especialista dentro do campo de concentração se faz de grande valia ao analisarmos as complexidades da mente humana, e nesta análise não somente seus companheiros de sofrimento mas suas questões internas.
A apresentação do conceito de logoterapia é fascinante, uma verdadeira busca pelo sentido, acredito ser um dos maiores problemas atuais, da filosofia ?deixar a vida me levar? a qual posterga os problemas existenciais e destitui de sentido a vida humana, talvez a causa da grande quantidade de pessoas com desequilíbrios emocionais seja exatamente a falta de sentido.
Um dos conceitos que mais me espantou com sua coerência foi na abordagem sobre o condicionamento humano, ?o ser humano não é completamente condicionado e determinado, ele mesmo determina se cede aos condicionantes ou se lhes resiste. Isto é, o ser humano é autodeterminaste, em última análise. Ele não simplesmente existe, mas sempre decide qual será sua existência, o que ele se tornará no momento seguinte?.

Gabimartins7 20/06/2023

Recomendo a todos
Conta a história de um psicólogo que foi sobrevivente do holocausto na segunda guerra. Além disso conta de forma detalhada o dia-a-dia dentro de um campo de concentração, mostra também as diferentes formas que é um ser humano se agarra para continuar vivo. ?