O Homem em Busca de Um Sentido

O Homem em Busca de Um Sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Thalita 11/05/2024

Quanto mais se busca pela felicidade, menos terá
Esse livro é fantástico! Viktor Frankl é um exemplo de ser humano e profissional, que mesmo diante de todas as dificuldades possíveis e desumanas no campo de concentração, conseguiu encontrar sentido naquilo e sobreviveu bravamente.
A busca pelo sentido da vida não é algo simples de ser feito, mas a partir de algumas técnicas que ele mostra na segunda parte do livro, torna mais claro algumas distorções que temos sobre isso.
Os relatos no campo de concentração são muito vívidos e dolorosos, esteja preparado para ver de tudo por lá ?

Tasso 09/05/2024

Alguns contos de reflexão
O livro com a história do Viktor (autor) e o que ele passou no campo de concentração. Porém, mais do que isso, ele faz conexões de porque algumas pessoas sobreviveram e outras não sendo que lá tinham as mesmas condições. Mostra também o poder da mente e do propósito. Além disso, conta algumas partes sobre a Logoterapia.

Clara 07/05/2024

Não é uma resenha
É um livro realmente tocante, explicativo...
me ensinou várias coisas, realmente Frankl era um homem muito sábio

Vitória.lima 03/05/2024

Livro: Em busca de sentido
Muito emocionante cada detalhe da história...
Muito esclarecedor em relação a abordagem da psicologia: logoterapia

Ana Paula Avila 03/05/2024

Fazendo um relato sobre tudo o que passou como prisioneiro judeu nos campos de concentração alemães, Viktor E. Frankl nos faz refletir sobre um ponto crucial da vida: mesmo tendo passado pelas piores situações em que um ser humano seria capaz de aguentar, sempre vai existir algo pelo qual vale a pena viver.

Amanda.Moury 03/05/2024

Sentido
É um livro bem pesado, com detalhes até mórbidos sobre as vivências em um campo de concentração.
Boa parte do livro é dedicado à esses detalhes, mas tudo isso foi necessário para preparar uma base sólida para desenvolver a tese da busca do sentido.
Fez muito sentido para mim, acho que quem está um pouco perdido na vida, precisando de luz ou até mesmo para ampliar os conhecimentos psicológicos, esse livro vai te ajudar bastante.

Angela 28/04/2024

Sentido de buscar em
Buscar sentido nos sentidos? ressignificar, ajudar, buscar, viver, esperança,? quantos aprendizados! Seguimos em busca!

Gabrielli 25/04/2024

Essencial!
Uma leitura necessária para entender os grandes problemas da sociedade pós século XX, que vive em constante "vazio existencial", conforme cunhado por Frankl. Os ensinamentos do livro são inesquecíveis e concordo muito com as opiniões do autor sobre os seres humanos, a culpa coletiva e a necessária busca pelo sentido da vida. Também foi ótimo aprender um pouco mais sobre a psicologia humana.

Mikaely.Menezes 21/04/2024

Um livro inteligente
Achei muito interessante a perspectiva que foi apresentada, as outras obras sobre esse tema tendem a ser mais emocionais, essa é uma obra sensível, mas não emocional, o ponto de vista apresentado é o mais centrado possível, ver uma análise dessas vindo de uma vítima é raro.
Mesmo sendo uma pessoa niilista e o livro ser o oposto, eu gostei muito, mexeu comigo e me fez mudar muitas ideias que eu tinha.

Serginho 21/04/2024

Em busca de sentido
Em busca de sentido mostra um relato real de quem sobreviveu a um campo de concentração. Estou falando do maior de todos. Neste livro o autor fala de forma simples e objetiva os conceitos da logoterapia.

?Logoterapia se caracteriza pela exploração da experiência imediata com base na motivação humana para a liberdade e para o encontro do sentido de vida. Ela inaugura também um novo campo, o qual Frankl define como uma psicoterapia orientada para o espírito.?

Super recomendo.

Raquel.Albuquerque 15/04/2024

Chocantes os relatos do autor. O livro retrata a vida de Viktor durante o tempo que passou no maior campo de concentração criado pelo regime nazista alemã, Auschwitz .

Vemos como a humanidade pode, em meio ao cenário de caos e tanta brutalidade, se reinventar e encontrar sentido pra sua vida. Gosto muito da frase que vira e mexe ele utiliza em seu livro: quem tem pelo "que" viver, suporta quase qualquer "como" Viktor Frankl
Por fim, ele faz um apanhado da sua teoria, Logoterapia, sobre o sentido da vida. E cita alguns exemplos clínicos sobre o assunto.

Maria 14/04/2024

Muito bom!!
É um livro que te faz refletir bastante e se perguntar qual é o sentido da vida.
Ele traz diversos ensinamentos e mostra que estamos no controle e somos nós que decidimos o que vamos fazer ou ser.

Nazrat 14/04/2024

A duras penas
Inimaginável o sofrimento dos judeus em Auschwitz. Mesmo com toda descrição que Frankl passa, ainda parece faltar algo que mostre o quão horrível foi tal contexto. Foi pelo que passou o próprio autor. E, com tal passagem, ele desenvolveu uma abordagem psicoterapêutica em que fala sobre a busca de sentido, a Logoterapia. Busca essa que pode ser realizada em sofrimentos inevitáveis.

Poderosa a forma como ele mostra sua vivência e depois desenvolve um forma de dar suporte a pessoas. Crítico da psicanálise e do niilismo, mostra que a busca do sentido individual é essencial para vida.

RaquelSales17 14/04/2024

Logoterapia
O livro trás a experiência do escritor nos campos de concentração em que, sendo um medido psiquiatra, desenvolveu a tese da Logoterapia a qual corresponde ao tratamento que consiste na busca de sentido, especialmente pelo sentido da vida.
É de se fazer pensar que neste século há pessoas que têm tudo e não querem viver, enquanto pessoas em campos de concentração, que perderam absolutamente tudo, tinham bom humor e desejo ardente pela vida. Eles tinham sentido para a vida, esperança e foco.
Impressionante ???

Jailine 12/04/2024

Um dos melhores livros que já li!
Que experiência indescritível é ler esse livro! Pensar que Viktor Frankl, após 9 dias como liberto dos campos de concentração, escreveu essa obra com toda a experiência que viveu e observou lá. Os detalhes te fazem sentir como se estivesse assistindo a um filme! Junto com isso, a descrição de sua teoria e abordagem terapêutica: a logoterapia!
Minha vida não é mais a mesma depois desse livro, certamente!