A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen

Resenhas - A Montanha e o Rio

danny potter 13/04/2024

As 2 montanhas e o rio
Esse livro é um misto de emoções, conseguimos ir de extremamente felizes, para extremamente chocados e tristes com a história. Os personagens são totalmente interligados e por mais longe que um e outro parecessem no começo, conseguimos ver as nuances da vida atingindo ambos e eles sem ao menos perceber entrando um na vida do outro. Essa é a história de 2 irmãos que (spoiler) entram na vida um do outro, viram inimigos, gostam da mesma mulher, querem matar um ao outro mas NUNCA SE ENCONTRAM.
Shento: A parte mais memorável do livro inteiro é o nascimento do shento, a forma que ele nasceu duas vezes, uma quando a mãe grávida estava jogando-se do penhasco e ele nasceu no ar e a outra quando o curandeiro da vila o salvou em cima daquele galho e o cuidou como filho. Ao decorrer dos capítulos o shento sofre tanto que nem ligamos tanto para a vida cheia de riqueza do outro irmão, sofremos junto com ele quando aquela escolinha foi engolida pelo fogo e a forma como ele perdeu seu lar e a confiança que tinha no "seu pai" ao decorrer da história.
Ah meu shento não consigo nem acreditar nem colocar em palavras o quanto o seu crescimento me decepcionou, quando você foi mudando de pensamento e ignorando a vida que o cercava e a forma como eu senti o luto me invadir no momento que você fez o mesmo que os vietnamitas fizeram com a sua vila, com estudantes e pessoas inocentes. Na minha cabeça você morreu no momento em que estava escapando pelo mar depois de fugir do orfanato, depois de ter salvo o amor de sua vida que logo em seguida foi a pessoa que desejou a sua morte, assim como quem leu as barbáries que você cometia também desejou.
Tan: No começo do livro a gente nem se quer ligava para os problemas pequenos do tan, o modo como o nepotismo dele invadia qualquer lugar e dava a ele qualquer poder, recebendo amor em dobro enquanto outros levavam tapa na cara, tinha um lar quentinho e agridoce enquanto outros viam a sua vida cair em chamas e todos que amava morrer e casar-se com as cinzas.
Conhecemos um pouco mais do tan, quando ele perde tudo e experimenta um pouco da dor do mundo, por mais que ele tenha sido um homem errado no momento errado foi por conta disso que vimos oq ele tinha a oferecer.
Tan sempre pensou alto e nunca deixou os seus sonhos e o seu momento atual tomar conta de sua mente, ele tinha um alvo e correu atrás dele até o fim. A única coisa que a gente ainda percebeu foi a forma que a ambição capitalista estava presente nos planos dele, ele queria ser maior que tudo e ultrapassar as nuvens, ser uma montanha.
Sumi-wo: Assim como os irmãos se apaixonaram por ela, nós leitores também ficamos imaginando a beleza que ela representava, a doçura de suas palavras para o seu amado "morto" a forma que suportou DE TUDO por seu filho, e o momento em que o mundo a conheceu, a sumi é concerteza a melhor personagem desse livro, tudo gira em torno dela e ela que deu a palavra final, a melhor decisão que já tomou foi viver a sua vida com o seu filho e deixar os irmãos em solitude.
A montanha e o rio é um livro real.

Bruno.Moura 18/01/2024

Seria ótimo se não virasse palanque político
Da Chen começa seu enredo de forma incrível. Os personagens são bem construídos e a história central prende você de uma forma inexplicável.

No entanto, o autor vai mostrando seu verdadeiro ao decorrer da obra. A narrativa sai da história e dá lugar a uma crítica incisiva ao regime comunista da China.

Não vejo problema no autor glamorizar o capitalismo, mas sim deixar a história de lado e colocar energia no teor político da história.

A consequência disso é um final arrastado e frustrante.

Não recomendo!

Mari Sync 29/12/2023

Que historia emocionante do começo ao fim! shento, sumi e tan que experiência enriquecedora ler sobre suas jornadas, suas escolhas, seus erros, seus amores, seus arrependimentos e seus desfechos.
foram um misto sentimentos nesta jornada que não será esquecida tão facilmente.

Natty 20/12/2023

A primeira leitura da minha vida!
Lembro muito bem quando aluguei esse livro lá em 2012, totalmente no escuro e AMANDO a história! Amei o amadurecimento da prota e o final foi muito real, adorei.

LuFumagalli 20/11/2023

Perfeito
Terminei essa leitura em 3 dias, simesmente porque era impossível parar.
Decididamente um dos meus livros favoritos...
E diferente do que muitos falaram sobre o fim, eu achei perfeito, dolorosamente perfeito.

Déia 05/11/2023

A força do sangue
Leitura muito envolvente. O livro reporta a história de um pai que teve dois filhos, um dentro e outro fora do casamento e, apesar de haverem sido criados em circunstâncias totalmente distintas, ambos em seu amadurecimento e crescimento demonstram uma força, resiliência e liderança ímpares. Muito lindo o livro.

clarita 14/05/2023

?A realidade é muitas vezes a antítese dos nossos sonhos?

primeiro contato com a literatura chinesa, achei o enredo bem elaborado e os personagens bem escritos, bem aquele tipo de livro em que o oprimido vira o opressor

apesar do desenvolvimento rápido e de sentir o final bem corrido, a história me prendeu até o final e achei mt interessante o contexto da revolução

Teê 23/02/2023

Eu amei. O texto tem uma fluidez muito boa, você fica presa dentro da história e não é cansativo. Gosto de como o autor divide os capítulos em personagens como se fossem eles escrevendo tipo um diário. A forma como ele começa contando a história do nascimento de Shento é um dos melhores inícios de livros que eu já li. Acho q a única coisa q não gostei foi o fato de ter pulado muitos anos nos dois últimos capítulos. No final fiquei um pouco """"""decepcionada"""""" pq esperava algo diferente, mas não é ruim, só não atendeu as minhas expectativas românticas kkk

Bruna Canella 09/02/2023

A parte da infância e adolescência do Tan e do Shento é ótima! Super consistente e desenvolvida. Já a parte adulta deixou muito a desejar, fiquei torcendo para melhorar, mas não foi o que aconteceu. A história perdeu o prumo. Essa parte da vida adulta deles é cheia de coisas pouco prováveis, inverossímeis mesmo. Tipo:

SPOILER

O Shento virar presidente como se fosse algo super natural e o Tan organizar uma fuga da prisão com um helicóptero como se fosse Missão impossível.

Sei lá, coisas como essas fizeram o livro perder um pouco a credibilidade. Se essa segunda parte do livro fosse algo mais pé no chão, acho que o desfecho seria bem melhor.

Paty.Moreira 03/12/2022

Que livro
É pra refletir,te chocar em alguns momentos. E ver como a ganância pode atingir e destruir. Eu adorei a leitura. Foi muito informativa. Impactante. Apaixonada pela escrita desse homem.

Natália | @tracandolivros 22/02/2022

A Montanha e o Rio
Passeando pela biblioteca da cidade procurando um livro para ler, olhei para a lombada desse, já desgastada e não conseguia ler seu título, puxei para ver na capa e automaticamente fiquei curiosa.

Virei o livro e li a seguinte frase "apaixonada por dois irmãos", pensei "opa, perai!", comecei a ler por cima a sinopse, que falava de dois irmãos criados separados, mas quando peguei esse livro não esperava nem metade da profundidade que ele trás.

Em A Montanha e o Rio, acompanhamos desde o nascimento, Shento e Tan, os irmãos da história.

Shento foi um filho ilegítimo, que já começou a vida na desgraça, onde sua mãe se suicidou quando estava em trabalho de parto, se jogando de uma montanha, ele ficou preso num galho e o médico da cidade o encontrou e adotou.

Tan foi o filho legítimo e mimado com tudo que poderia ter.

Desde o começo simpatizei muito com o Shento, por sua vida sofrida, e eu não esperava que minha opinião fosse mudar, porém, esse livro dá tantas voltas e mais voltas que é impossível não ficar com o coração na mão lendo.

Aqui vemos muito como os acontecimentos da vida mudam uma pessoa, e como alguns sentimentos não mudam apesar disso.

A parte sobre a moça apaixonada pelos dois só começa realmente lá pela página 200, tem muito mais história antes e depois disso.

Aqui vemos um romance histórico, que trabalha muito na parte cultural e política da China, e que tem um final bem agridoce, já deixo de aviso.

Além disso, quero deixar o AVISO DE GATILHOS: Suicídio, tortura, mortes, sangue, abuso sexual entre outros. Não é um livro que tem em cada página cenas assim, mas elas acontecem e algumas são bem descritivas.

Talvez essa seja minha última leitura do ano, pois não estou realmente esperando terminar mais nenhum livro, mas com certeza essa será uma leitura que vai ficar marcada!

site: https://www.instagram.com/p/CYHBIrsLzsQ/

Val 22/01/2022

A Montanha e o Rio nivelados pela vida.
No melhor estilo Ken Follett, o escritor chinês Da Chen brinda-nos com o maravilhoso romance histórico A Montanha e o Rio, obra nomeada melhor livro de 2006 pelo The Washington Post, San Francisco Chronicle, Miami Herald e Publishers' Weekly. Uma obra escrita num ritmo chinês. Ou num rito chinês. Cadenciada, organizada, porém com muita dinâmica, rico em informações históricas passadas de forma suave em meio a um texto direto, objetivo. Poético quando cabível; brutal quando necessário. Ou os dois, de uma forma literariamente formidável que não nos deixa interromper a leitura.

Fugindo da tragédia totalitarista do comunismo na China, Chen instalou-se no Vale do Rio Hudson, no Estado de americano Nova Iorque em 1983, onde escreveu sobre a vida de dois irmãos no auge da Grande Revolução Cultural Proletária, (um movimento sociopolítico na China a partir de 1966): um pobre, outro poderoso e abastado; um bastardo, outro legítimo.
Um cresce em Beijing, cercado de luxo, carinho e conforto, ao passo que seu irmão é criado nas montanhas por um velho curandeiro e sua esposa, até que a morte do casal o leva a um orfanato onde passa a viver sozinho, assustado e faminto. Separados pela distância e pelas condições de vida, são dois estranhos, que crescem ignorando a existência um do outro.
A Montanha e o Rio narra a saga desses dois irmãos que trilham caminhos distintos, mas cujas vidas se encontram quando se mesclam inevitavelmente aos acontecimentos que marcam a história política e social da China no final do século XX. O texto primoroso leva-nos a “enxergar” os locais e cenários tal a qualidade descritiva de Da Chen, levando-nos a participar mais intensamente da obra.

Numa trama repleta de conspiração, mistério e paixão, esta história envolvente, que levou oito anos para ser concluída, Da Chen - conhecido por suas obras memorialísticas - faz sua primeira incursão pela área da ficção. A marca do autor está por certo presente nesta narrativa que possui também traços do romance histórico e é perpassada pelas milenares tradições do Oriente e suas relações com o mundo ocidental. Não deixa, todavia, de registrar o que foram – e o que é – as barbaridades da velha ditadura chinesa e sua elite, comandada por um partido político único, forte e implacável.

Permito-me não destacar mais detalhes para não incorrer em spoiler e tirar todas as surpresas principais inteligentemente elaboradas pelo autor, com dramaticidade de primeira linha, suspense e muita emoção. Recomendaddíssimo!

Valdemir Martins
15.01.2022

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

Heloisa 01/01/2022

Enredo legal, desenvolvimento nem tanto
A ideia do enredo é bem legal, um filho ilegítimo sofrendo as mazelas de nascer pobre e sem reconhecimento, enquanto seu irmão cresce com todos os recursos que o dinheiro e a fama podem oferecer. Porém, a forma como a história se desenvolve é estranha, muito potente em alguns capítulos e arrastada em outros. Minha principal crítica é: As últimas 20 páginas do livro são totalmente dispensáveis, o final é bem fraco na minha opinião.