Recomeços

Recomeços Nana Pauvolih

Resenhas - RECOMEÇOS

Rodrigues 29/09/2020

Espetacular
É assim que eu começo a resenha desse livro,dizendo que ele é espetacular.Esse é o 10 primeiro livro que leio da autora e posso dizer que esse foi um dos melhores que já li.
Temos aqui a história de quatro amigos.Livia, Guilherme,Jocasta e Lucien.Amigos completamente diferentes,com personalidades distintas.Mas a vida se encarrega de junta-los e os fazerem viverem as maiores emoções.
Acho que esse é um dos livros mais sérios da Nanah.E mais tensos também.Quando aparecia determinado personagem eu ficava extremamente tensa,angustiada e quando o plot Twister estourou mesmo foi o ápice pra mim.
Lendo várias histórias da Nanah eu pude perceber que além do fato dela ser extremamente talentosa,suas histórias amadureceram muitíssimo.
Fico muito orgulhosa de termos uma escritora tão talentosa como a Nanah Pouvolih.E sobre o livro se eu for escrever muito,posso acabar dando spoiler.
E eu não quero isso,quero vocês leiam essa história maravilhosa e espetacular.Livro incrível.
Talita Helena 29/09/2020minha estante
Lucien e Jocasta, tudo pra mim ?

Rodrigues 29/09/2020minha estante
Sim.Amo Lívia e Zion também

Aline.Avlis 01/05/2023minha estante
Chorei tanto...o melhor livro dela pra mim!

Gabriela2 26/04/2020

Surpreendente
Nunca li algo assim e nem que envolvesse espiritualidade. É um livro onde paramos e pensamos a respeito da nossa vida, do que estamos fazendo na terra e podemos absorver as críticas que ajudarão na nossa vida.

O livro se passa nos anos 90-00, são duas fases que falam sobre a vida de 4 pessoas: Guilherme, Lívia, Jocasta e Lucien. Todos se conhecem aos 6 anos na escola e a partir daí tem as vidas interligadas.

Gui e Lív são apaixonados desde o primeiro olhar, é tão fofo ver esse amor sem malícia, o amor que só cresce ao passar dos anos. São tão amigos e completamente loucos um pelo outro. Jocasta é negra e desde a infância sofre preconceito e a Lív é a única na escola que estende a mão e a defende, assim as duas se tornam melhores amigas. Lucien é um garoto com traumas desde que seu irmão gêmeo morreu afogado e ele foi o único que conseguiu se salvar, tem um pai super abusivo, uma mãe depressiva que desistiu de viver e ele cresce sozinho, sem nenhum amigo e com as crianças da escola fazendo bullying com ele desde pequeno. Aí que entra a Lív, ela é uma menina fofa, amável que irradia felicidade e sempre sorri pro Lucien, assim ele acha que está apaixonado por ela.

As crianças crescem, Lív e Gui começam a namorar aos 15 anos (cena fofíssima do aniversário dela), Jocasta começa a reparar no Lucien e ele tenta se soltar pra tentar conquistar a Lív, porém ela não tem olhos pra ninguém que não seja o Gui. A partir daí Lucien começa a se tornar obsessivo, odeia o Gui apesar dele ser um garoto incrível que todos na cidade gostam. Jocasta se envolve sexualmente com Lucien, Gui e Lív engravidam na primeira vez deles e é aí que algo acontece no livro e muda todo o cenário.

Foi um baque ler o que aconteceu, nunca chorei tanto ao ler um livro e nesse os meus óculos chegaram a ficar embaçados. É tão triste e sentimos impotentes com o acontecimento, porém tudo tem um propósito e vamos descobrir ele na segunda fase do livro.

Zion é um bebê que foi jogado fora pela mãe assim que nasceu e vai morar em um orfanato. DEsde pequeno tem visões com uma casa azul, igreja azul e uma garota linda que sempre sorri pra ele. Ele cresce e aos 18 anos decide que vai descobrir o que suas visões significam e encontra a cidade pequena em Minas onde Lív e o restante mora. Sobre a Jo com o Lucien é um casal super problemático, não conseguem conversar e só convivem por causa das filhas. Ela inclusive foi uma decepção pra mim, senti que ela sentia inveja da Lív e não soube lidar com algumas coisas. A partir daí é spoiler hahaha e decido parar aqui sobre a história.

Quero deixar registrado que a Nana fez um livro extremamente necessário, diferente de tudo que encontramos no mundo literário. Tem uma visão espiritual incrível e que a cada página sentimos algo bom. É leve a partir dos 40% do livro, nos faz pensar sobre nossa vida e sobre o peso que estamos dando ao mundo.

Recomendo muito a leitura :)
Rodrigues 29/09/2020minha estante
Também tive a impressão que Jocasta tinha inveja da Lívia

Cah. 27/11/2018

O melhor livro da Nana.
Esse livro me enlouqueceu, me viciou de uma forma, inexplicável ... Personagens apaixonantes e como não se encantar com o "meu casal" Gui/Zion e a Lívia. Um amor que começou ainda crianças 6 anos de idade e sobreviveu ao tempo, a morte . Muito lindo. Sem falar nos outros personagens a Jocasta, Lucien (Esse me fez raiva)

A Nana se superou, se eu pudesse eu dava nota100, 1000 ... Esse livro merecia virar um filme, uma novela.

Patrícia 28/11/2018

Maravilhoso e Inesquecível
Um livro provavelmente escrito com a alma...alma e talento de Nana Pauvolih. Um livro tão intenso que nos leva a uma miríade de sentimentos e emoções. Personagens humanos. Aqueles que poderiam ser um de nós, com nossas dúvidas, medos, angústias, tristezas, alegrias; vivendo situações das quais qualquer um de nós estamos sujeitos, levando-nos a viver cada momento e a torcer por um recomeço. Com um enredo extremamente bem construído, tocante, permeado por um lado espiritual, que nos faz questionar que há muito mais entre o céu e a terra, e uma mensagem que levamos para a vida. Recomeços entra não apenas para minha lista de favoritos da autora, mas favoritos da vida.
Ah...que jornada mais linda de Gui, Liv, Zion, Lucien, Jô e Diana. Inesquecível.

Talita Helena 29/11/2018

Amei? Amei!
Queria, em primeiro lugar, agradecer a Nana por esse livro tão lindo!
Confesso que de início, tive certo preconceito com o livro, pelo tema que seria abordado, por questão de não acreditar mesmo, mas depois de muitos comentários (positivos), me joguei de cabeça na leitura, e não me arrependo. Foi uma delícia acompanhar e literalmente surtar com os capítulos e depois surtar de novo esperando pelos próximos.
O que aprendi com esse livro, é que sempre devemos ter fé, e nunca deixar ela esmorecer, que Deus está sempre conosco, mesmo quando parece que o mundo todo está contra nós. Aprendi sobre como ter mais empatia e amor pelo próximo, que nunca sabemos de verdade sobre suas feridas e cicatrizes. E também aprendi o valor do perdão.
Temos 4 personagens, que tem suas vidas ligadas pelo amor e também pela tragédia.
Foi um livro e tanto!
E viva Lucien!!!

Michelle.Raposo 30/11/2018

Amor infinito a Lucien!!!!!!
O melhor livro do ano de 2018! Aborda vários temas da atualidade como empayua, perdão e fé no ser humano!!! A Nana nos presenteou com essa leitura densa e primorosa!!!!! Como ja disse a ela, hei de ver recomeços na televisão. Não podemos deixar essa linda história só no mundo virtual!!!! Obrigada mais uma vez Nana!!!!!!!

Regina.Zucatelli 30/11/2018

Apaixonante
Recomeços foi o livro do ano para mim. Uma história que emociona, que traz lições de vida essenciais como: perdão, esperança, culpas, amor, amizade, dramas, humanidade. 4 protagonistas com histórias intensas, repletas de superações de vida, de conceitos, de visões e crescimento emocional.
Tantos momentos vivenciados através dos personagens, criados pela diva Nana Pauvolin, que como sempre, faz a leitura se tornar viciante, querendo chegar na próxima página ou capítulo para saber o que irá acontecer.
É um livro que com certeza, irei recomendar sempre que puder, pois realmente vale a pena ler e re-ler.

Lizete_Silva 05/12/2018

Emocionante
Nana conseguiu me surpreender com essa história. Foi tão tocante poder acompanhar a trajetória do Gui, e como eu chorei, chorei de soluçar e ficar sem ar, tamanha a emoção, eu senti a dor dele, sem dúvida ela deu conta do recado. Além disso, Lucien, Jocasta, Livia e Zion também emocionaram com todos os seus problemas e incertezas. Recomendo a leitura para todos.

Jaqueline.Carrasqueira 10/12/2018

A surpreendente mudança
Ler este livro primeiro foi um primilégio pois li primeiro pelo wattpad e no mesmo dia que lançou na amazon já peguei para reler.
Um amor que nasceu des de a infância onde Guilherme e Livia se conhecem e passam a viver lado a lado e crescer juntos com os amigos Jocasta e Lucien. Novas descobertas , gravidez e uma mudança gigantesca na história que nos comove e corta o coração.
Intenso
Profundo
Maravilhoso

Lud 10/12/2018

Uma viagem sentimental
Mais um livro da Nana que é um misto de emoções.
Uma confusão em relação aos sentimentos causa uma tragédia.
Um amor de infância brutalmente interrompido. Anos separados e o recomeço vem de forma inusitada. Intenso.
Comecei a leitura e fiquei surpresa e feliz com a temática abordada.
Uma história linda e triste e linda novamente.
Já quero mais sobre os filhos.
Parabéns Nana! Arrasou novamente ????

Pequena Resenha 10/12/2018

Intenso e emocionante
Quando a Nana anunciou que a história do livro foi inspirada num casal que ela viu e que seria algo diferente do que ela já havia escrito, claro fiquei empolgada. Então quando enfim comecei a ler pelo wattpad e descobri que se tratava de reencarnação, confesso desanimei um pouco porque não é algo em que acredito. Mas Nana é Nana, ela consegue nos envolver com a história de uma forma que você não consegue largar até a última página. E mais uma vez eu ameiiiii. Uma história intensa e emocionante que definitivamente todos deveriam ler. Parabéns Nana, mas uma vez me surpreendeu!

Cris 20/03/2024

Que livro!!! ??
Que livro foi esse?
Simplesmente estou emocionada e rendida por essa história, construída com quatro protagonistas que de repente se tornam mais, já que todos são fundamentais para o desenrolar dessa história com um universo tão impossível, porém a Nàna o torna tão real, tão humano, tão possível. Nos apaixonamos por cada personagem, com seus medos, inveja, ódio, rancor e por serem sobreviventes cheios de força, fé e amor.
Uma história que prende do começo ao fim, que aflição é sua companheira até 96% da história. Se algum momento você quiser ler algo fora da curva, nada previsível leia " RECOMEÇOS", uma história cativante e surreal.

Sullemann 11/12/2018

Recomeçar sempre é bom mas poder continuar da onde se parou também é maravilhoso, melhor livro!
Sabe aquela sensação de estar dentro do livro? pois então foi bem essa a sensação que senti a todo momento que li esse livro me prendeu de uma forma que me vi chorado e torcendo por cada um deles eu amei de uma forma sublime esse grupo de amigos, ver o quanto que o amor de verdade realmente pode superar tudo, até mesmo o espaço tempo!

Lari / @palavrasdalari 11/12/2018

Recomeços
Lívia. Guilherme. Jocasta e Lucien. Quando criança, os três primeiros nutriam uma amizade única, o que os tornou inseparáveis. Diferente deles, Lucien sempre quisera se aproximar de Lívia, que sempre o tratou muito bem, mas o seu jeito introvertido e fechado, o atrapalhou. Amigas inseparáveis: Essas eram Lívia e Jocasta. Gui era mais como o namoradinho de lívia, e que alimentava nela, um sentimento puro, que ultrapassava o carinho infantil, e eles sempre tiveram noção disso.

Quando chegaram à adolescência, e enfim, puderam desfrutar do sentimento que os unia, uma tragédia povoa a vida de Lívia e Guilherme.

Ao mesmo tempo, em que, mesmo sem querer, Jocasta vive uma bagunça na vida, e nos sentimentos, quando é abandonada pela mãe, e começa a nutrir fortes sentimentos pelo rapaz esquisito e quieto de Nova Lima - Lucien.

Será que as duas encontrariam uma nova chance de recomeçar, mesmo quando a vida parece ter virado de ponta cabeça?

E quando a morte nem sempre é o fim? Quando ela é apenas o florescimento de algo novo?

A vida adolescente é atravessada até chegar á vida adulta, numa passagem de tempo que vai determinar todo o resto da história.

Após a tragédia que permeia a vida de Lívia e Guilherme, um outro lado da trama nos chama a a atenção para uma das temáticas do livro: a reencarnação ( um dos eixos do espiritsmo, e q mt me fascina)

Recomeços é apaixonante, viciante, quente, e lida com a temática espírita de um jeito sensacional, e isso foi o que me atraiu de imediato.

Como uma tragédia pode trazer algo de bom? Como uma morte pode trazer outra pessoa à vida, e quando essa pessoa está ligada a outra que morreu, talvez, possuindo a mesma essência, ainda que fisicamente diferentes?
Esse é o grande barato dessa história!

Me apaixonei pelo jeito da lívia, por ela ter mantido o seu amor por Gui intacto, ao longo dos anos, como se esperasse por ele. Me apaixonei pelo jeito decidido e guerreiro da Jô, e da sua paixão pelo Lucien, me apaixonei pela Mia e Jade. Pelo Zion ( sem comentários p aquele homem e aquele corpo?
Me apaixonei pelo jeito calado, porém n menos apaixonante do Lucien ( Confesso, sou JOCIEN assumida), e de como ele se apaixona pela Jocasta,e de como... aaaaaaaah, eu amo esse homem!

Recomeços Também trata de se dar segundas chances, de que nem sempre aquilo que a gente acha que quer, é o q o nosso coração quer.

E sobre, enfim, RECOMEÇAR, ainda que muitas vezes os percalços da vida se tornem obstáculos nessa decisão.

Uma história emocionante, que vicia, que encanta, espera por vcs em RECOMEÇOS!

Recomendo muito!

Então amores, o link do ebook está aqui abaixo, e eu espero, que assim como eu, vcs se encantem pela história!

Tata 26/12/2018

O verdadeiro amor é capaz de vencer todas as barreiras!
A história apresenta dramas reais que muitas pessoas já passaram ou ainda passam.
Quatro jovens que se conheceram e tiveram suas vidas ligadas por toda vida, através dos laços de amizade e pelo amor.
Sofreram, erraram, amadureceram e cresceram no meio de tantos desafios e obstáculos que a vida os apresentaram.
Lívia é a doce menina com um coração gigantesco desde muito novinha. Conhece Jocasta que se tornaria sua melhor amiga. Juntas passaram por experienciais dolorosas no auge da adolescência.
Jocasta é uma menina determinada em vencer seus monstros.
Criada sem qualquer tipo de amor por seus familiares, descobre o afeto com a família de sua melhor amiga Lívia. Que a tratam com muito amor e carinho, sem fazer qualquer tipo de diferenciação entre elas.
Guilherme é um garoto amável e querido por todos, desde muito cedo, se apaixonou por Lívia e esperava viver uma vida juntos por toda vida.
Lucien, é o esquisito da turma, o que ele sente somente ele sabe. Viveu dores que marcaram seu intimo desde muito cedo, com as perdas do irmão gêmeo e mãe.
O que ele almeja é somente ser amado e cuidado. Carrega tanto amor guardado em seu coração, sem saber que possui. O que necessita, é ser despertado pela pessoa certa.
Quatro vidas que se aproximaram e viveram intensos conflitos que somente a verdadeira amizade e o amor poderiam proporcionar recomeços para suas vidas.
Ps> a história apresenta tema que não acredito, porém não deixei de resenhar por apresentar aprendizagem como o perdão, amizade, esperança, dúvidas, medos, angústias, tristezas, alegrias e o maior dos sentimentos o amor.