Carol

Carol Patricia Highsmith

Resenhas - Carol

nath 26/06/2021

tanto o livro quanto o filme tiveram influência em quem sou agora, ambos ajudaram a descobrir mais sobre mim. O livro é simplesmente espetacular e muito bem escrito, estou sem palavras pra descrever como ele é bom.

Jhe 22/06/2021

Patricia Highsmith trouxe esperança
Eu costumo começar e terminar uma obra a lendo por completa. Desde de sua sinopse até a apresentação do autor/ sua inspiração para a escrita do livro.
Me deparei com o pós-escrito de Patrícia Highsmith, onde ela não só fala sobre sua inspiração em "Carol", mas no que essa escrita acarretou em sua carreira e impactou a vida de seus leitores. Isso me pegou e me fez chorar!
A forma como até hoje as obras descrevem o fim dos seus personagens LGBTQIA+ e como, eles costumam ter um trágico fim, como um castigo - indireto ou direto - por sua orientação sexual, é um fato que tem que ser mudado.
"Carol", pelo que posso ver e pude ler, foi um passo importante para a mudança desse hábito. E o final cheio de esperança em que Therese e Carol, possam ter um futuro juntas num tempo cheio de dificuldades, me faz ainda acreditar no amor.
É um bom livro!

"Seria Carol, em mil cidades, mil casas, em terras estrangeiras onde poderiam ir juntas, no céu e no inferno."

Seria sempre Carol. Therese sabia. Eu sei.

Gabi 22/06/2021

Esperava mais.
Esperava mais por ser um livro tão aclamado. O livro traz a história de um relacionamento entre duas mulheres e gosto disso por ter sido escrito em 1950. Uma pena que o romance entre Carol e Therese seja tão entediante. ??

VinAcius49 20/06/2021

Aqui nunca é uma resenha, de fato!
É muito bom ler algo vindo do século passado, que possua a homossexualidade no centro da temática e não termine em tragédia/de forma triste. Chega a ser revigorante, nada paga por esse sorriso em meu rosto agora, nada!

Eduarda Café 15/06/2021

Tudo acontecera naquele instante em que vira Carol
Nunca li algo que descrevesse a intensidade e sensibilidade de uma relação entre mulheres de forma verdadeira como esse livro conseguiu. Cada detalhe, cada sentimento, cada encanto do livro é ampliado e te faz entender exatamente o porquê daquelas duas mulheres se conectarem, porque era simplesmente o que deveria acontecer.

A escrita é sensacional e te coloca dentro da história, desde sentir medo de perder alguém a convidar quem lê Carol a também se apaixonar pela mulher. Todos os sentimentos se completam e, de repente, você se pega pensando nelas do mesmo jeito que Therese fala de Carol: encantada por cada palavra que leu e querendo cada vez mais.

Muito além da sexualidade, Carol é um livro incrível sobre o que ele se propõe a falar: Amor. Todo o processo da paixão que começou quando se conheceram acidentalmente e toda a cadeia de sensações impulsivas e incontroláveis que esse encontro causou nas duas, justo na hora que se conectaram pela primeira vez. Porque tudo acontecera naquele instante em que vira Carol.

Van 09/06/2021

Eu te amo Carol chamando Therese de "minha querida", te amo
Esse livro é fantástico de tão perfeito que é, ou é perfeito de tão fantástico. Nos traz uma perspectiva mais ampliada, complexa sobre os personagens, os cenários e todo o enredo. E nos permite aprofundar mais sobre os sentimentos e pensamentos da Therese, sobre sua própria história (que agora fica claro de que se trata da personagem principal). O livro é tão encantador quanto o filme. A vontade que fica é de que ele nunca acabe, mas infelizmente chega ao fim.
Julia.Geovana 09/06/2021minha estante
oi vanessa! tudo bom? to fazendo uma pesquisa para o dia dos namorados, e queria saber de você que leu o livro recentemente e gostou tanto: na sua opinião, se carol e therese fossem celebrar o dia dos namorados nos dias de hoje, o que elas fariam? e por que? (um jantar, um passeio em algum local x, uma declaração, assistiriam um filme juntas, etc)

julia 08/06/2021

Um dos melhores livros que li nesse ano, valeu muito a pena. História bem construída, prende a atenção e desperta curiosidade.

Paty 12/05/2021

Normalmente leio o livro e depois assisto ao filme, dessa vez fiz o contrário e não me arrependo. Os dois são ótimos. O filme mostra cenas e situações que não constam do livro, no entanto alguns diálogos e frases soltas são literais. Ponto para a roteirista que amarrou tudo muito bem. Adorei!

Nani 12/04/2021

Não se apegue ao filme
A forma como é feita a narração pode ser um pouco difícil de se acostumar no começo, mas é satisfatório quando o faz. Por ter assistido ao filme primeiro estranhei pela narração ser feita por Therese, o que contribuiu para eu ter mais simpatia pela personagem e entende-la melhor. De qualquer forma é um livro que possui protagonistas sáficas e final feliz, só por isso já merece as cinco estrelas, mas além disso a história é feita com sensibilidade, sem a apelação para cenas sexuais que existem no audiovisual, leveza e romantismo que um romance entre duas mulheres precisa, a relação e a descoberta dos sentimentos apenas serem o que são.

Lita 10/04/2021

Esperava mais, mas não estou decepcionada
O li depois de assistir ao filme. Enquanto no filme temos toda aquela atmosfera de romance, no livro é um pouco diferente.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 01/04/2021

Enquanto trabalha no departamento de brinquedos de uma loja, a jovem Therese avista a bela Carol adentrando o ambiente. Seus olhares se encontram, Therese a atende, mas naquele momento ela sabe que algo dentro dela vai mudar para sempre.

Li esse romance para o Desafio Leia Mulheres 2021, categoria LGBTQ+, confesso que é uma temática que praticamente não leio, mas aí é que está a graça dos desafios: nos tirar da zona de conforto e fazer com que nos deparemos com boas surpresas.

O romance foi publicado em 1952, uma época em que a homossexualidade era vista como aberração, onde as pessoas tinham que se esconder atrás de máscaras, se anular, se "adequar", ou então, muitas vezes, adoeciam a alma e morriam (por dentro ou literalmente). E em meio a esse cenário, a autora nos apresenta uma história de amor singela e verdadeira, escrita com elegância, narrada com extrema naturalidade, sem ser piegas ou esteriotipada. Imagino que tenha sido um bálsamo para as pessoas que passavam por situações parecidas. E ainda deve ser.

Não espere cenas tórridas e picantes. Com longas divagações sobre a vida e muitas metáforas, esse livro fala de sentimentos, de ser fiel a esses sentimentos e, sobretudo, de ter coragem de assumir e de viver esses sentimentos.
Gustavo.Romero 01/04/2021minha estante
O filme vale a pena assistir - principalmente pelo monumento artístico que é a Cate Blanchet.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 02/04/2021minha estante
Vou procurar depois. Gostei muito da trama.

prinmahnoor 27/03/2021

Alguns livros* mudam sua vida para sempre
Passar por esse livro foi como fazer uma viagem que eu não queria que acabasse de jeito nenhum.

Agora eu estou sem palavras, porque eu sinto que ainda estou vivendo no meio dele, em algum lugar daquela história, e vai demorar um tempo para eu sair de vez.

Fiquei tão apaixonada por essa leitura quanto a Therese era apaixonada pela Carol.

Meu trecho favorito foi esse:

"Só agora ela percebera o que já intuíra antes, que o mundo inteiro estava pronto para ser seu inimigo, e de repente o que havia entre ela e Carol não pareceu mais amor ou felicidade e sim algo monstruoso, que as mantinha agarradas pelos punhos."
Paula.Pereira 16/06/2021minha estante
A profundidade que nos enternece.

Ester.Magalhaes 19/02/2021

O descobrimento e o amadurecimento
Muitas partes desse livro me intrigaram, mas a principal delas foi o diálogo escasso entre as protagonistas, isso afetou muito a relação delas e deixou a leitura um pouco tediosa, mas apesar de alguns defeitos gosto do aspecto que esta história trás, gosto das viagens, das relações dos personagens e gostei de ver o amadurecimento de alguns, gostei do fim do livro, e gosto ainda mais dele por saber em que época foi escrito.