Todas as cores do céu

Todas as cores do céu Amita Trasi

Resenhas - Todas as cores do céu

jefferson226 27/12/2023

*Todas as cores do céu (Amita Trasi)*
Neste romance incrível ambientado em Mumbai na India, a autora Amita Trasi explora as realidades de uma India marcada pela separação de castas. Uma divisão um tanto horrenda principalmente para as mulheres de castas inferiores, que é o caso de Mukta que se vê obrigada desde cedo a seguir uma cultura desoladora de sua família que obriga as mulheres a se prostituirem com homens de castas superiores, tudo em nome de uma divindade alegando ser este o seu papel dentro da sociedade indiana (um dos motivos para o feminismo ser tão importante). Ainda criança uma serie de eventos culmina em sua mudança para a casa de Tara que ao contrario de Mukta vem de uma família com maiores privilégios e condição financeira melhor. O encontro das duas personagens centrais e o desenrolar de suas jornadas são intercaladas durante o livro em uma estratégia bem interessante da autora; alternar capítulos com o ponto de vista ora de Tara ora de Mukta na forma que a narrativa se complementa e retrata as memórias passadas, a vivência do presente ou expectativas futuras.
Uma história bem bacana de se acompanhar, uma oportunidade de conhecer parte da cultura indiana retratada na voz e percepção de uma autora indiana (algo importante no mundo literário) além do envolvimento inevitável com a história de persistência, luta, esperança e porque não a caricatura de resiliência figurada nestas duas personagens. Amita Trasi promete no titulo uma visão do céu e entrega um misto de sentimentos em suas palavras e ao final nos permite entender e até mudar a percepção do olhar sobre as cores vistas no céu.

Fernanda749 17/12/2023

Esse livro me fez pensar em todas as violências sofridas pelas mulheres. O quanto importa onde você nasce para a construção da sua personalidade e me fez colocar os meus problemas em uma perspectiva minúscula em comparação ao que que aconteceu com Muska.
Livro impactante!
Vísceral!

Leia e reveja sua vida.

Tatiane256 15/12/2023

Todas as cores do céu
Eu não sei nem como começar falar desse livro, mas ele foi o mais lindo e forte que li esse ano. Apaixonada e impactada com essa narrativa.

Ana Claudia 29/11/2023

Lindo, triste demais! Favoritado!
Que livro!! Que livro!! Como não chorar leia cada página, como não chorar com a vida de Mukta, com a vida de tantas crianças indianas que são obrigadas a se prostituir-se por fazerem parte da tradição devadasi. Em muitas passagens, foi difícil de ler, senti a dor e desespero de Mukta, a angústia e anseios de Tara.

1986 - Mukta é uma criança de 10 anos, filha de uma prostituta em uma aldeia em Bombaim, na Índia. Seu grande sonho é conhecer seu pai, a quem nunca conheceu. Com idade para ser batizada na tradição Devadasi, onde mulheres se castas inferiores devem dedicar suas filhas à deusa Yellamma, tornando-as ?prostitutas do templo?, e com a sua mãe doente e sem dinheiro dentro de casa, sua tia Sakubai a leva para ser batizada escondido de Amma. No caminho de volta, Mukta é levada para uma casa para sua iniciação na prostituicao para ganhar dinheiro.

Uma senhora vê Mukta e pede para seu filho Ashok Sahib que q leve para um abrigo na cidade grande. Mukta passa a morar temporariamente com ele, a esposa e a filha, Tara. Mukta acaba criando laços de amizade e irmandade com Tara. Apos 5 anos vivendo juntas, em uma noite Mukta é sequestrada no quarto de Tara que, nervosa e com medo, a vê ir embora na escuridão.

2004 - Tara mora nos EUA com seu pai, mas ao descobrir documentos guardados pelo seu pai, ela resolve voltar a Bombaim para procurar Mukta, a quem nunca esqueceu.

Na Índia, Tara conhece e se envolve com ONGs que ajudam mulheres que se prostituíram e passa a conhecer o submundo da prostituição.
Sandra 29/11/2023minha estante
Uma leitura maravilhosa

Ana Claudia 29/11/2023minha estante
Demais ?

manumoura18 18/11/2023

Destaques preferidos
"No entanto, ainda desejo que todos abram os olhos e entendam que a humanidade é mais importante do que as castas ou até mesmo do que a religião. Que todo ser humano tem direitos e que tratar mal os outros é um pecado."

"As vezes, nosso fardo na vida simplesmente se torna pesado demais. Quem pode julgar quando uma pessoa decide que não consegue mais carregá-lo?"

"Os livros são melhores que o mundo em que vivemos."

Fátima Carvalho 17/11/2023

Todas as cores do céu - Amita Trasi
Ando mergulhando em umas leituras, que vou contar para vocês, hein. De CoHo, olhem onde vim parar. Hahah

Mas olhem só, todas as cores do céu é uma história dolorosa, mas que nos toca em diversos cenários e nuances. A escrita da autora é sensacional, você fica preso na narrativa do início ao fim, e olha que são quase 400 pgs, demorei um pouco para finalizar a leitura, pois ando ?atolada? de afazeres que requerem de mim disciplina. Prosseguindo..
As duas personagens são muito bem construídas e o enredo é super autêntico. Esse é um livro que te coloca em contato com muitas realidades da Índia atual, desde questionamentos sobre a sociedade de castas, patriarcado e violência contra as mulheres, como também conhecimento de costumes e aspectos culinários presentes na cultura indiana.

Recortes do livro:
"Mas depois, aos poucos, descobri que há uma coisa que todos temos em comum, independente da casta ou da religião: todos somos feridos ao longo da vida, todos queremos sobreviver e ser felizes, e todos precisamos ser bem tratados.""

"Às vezes, um ato de bravura é melhor do que uma vida inteira vivida como uma covarde, como uma escrava."

Juliana1277 16/11/2023

História triste e bonita sobre amizade
O livro conta a história de Mukta, uma menina que nasce destinada a ser uma prostituta, e Tara, uma amiga que se torna sua irmã e única esperança de felicidade. Ambas passam por perdas irreparáveis, e encontram uma na outra, a âncora para viver. Mas, um acontecimento acaba separando elas, e a busca de Tara por Mukta se inicia. É uma história sensível sobre abuso, escravidão e machismo baseados em uma cultura que deixa as mulheres a mercê de todos os tipos de abuso, com a justificativa de servidão a Deuses.
É muito interessante conhecer a cultura indiana, seu sistema de castas, e o quão devotos são às suas crenças. Também é assustador ver uma realidade que muitas vezes é ignorada, que é a do abuso de crianças, que se tornam escravas sexuais.
A história de Mukta e Tara é muito bonita. O elo que elas possuem, acaba salvando as duas.

Lili 16/11/2023

Um dos livros mais lindos e tristes que ja li, vai ficar na prateleira de livros preferidos no meu cérebro.
É sobre luto, sobre esperança, sobre persistir e sobre ter ao nosso lado, gente que não solta da nossa mão, figurativa e literalmente.

AmandaRabelom 13/11/2023

Esse livro é doido. A importância do tema e a tristeza dele por si só já valem a leitura, que é difícil por causa disso. Mas além disso tem uma escrita mt boa e personagens que são tão reais que vc se apega. Tirei um pouco de nota pq tem alguns acontecimentos/ trechos que para mim soaram muito de novela, cliches e/ou inverossímeis, o que atrapalhou um pouco minha experiência de leitura. Não sei tb se como esse mês foi mt puxado e demorei mt pra terminar de ler isso tb nao acabou influenciando.

Pietra.Lais 10/11/2023

As estrelas.
QUE LIVRO É ESSE!!

Meu novo livro favorito, sem dúvidas. O livro conta com muita ambientação na cultura indiana, mas não só isso, conta com a angústia da vida de qualquer mulher. O livro conta a história de Tara e Mukta, duas meninas que se tornaram irmãs, não por ligação de sangue, mas por ligação de alma. Nós vemos essa relação se formar, e logo ser quebrada pelo tráfico humano, e então nós vemos a angústia de ambas, a angústia de Tara por ter perdido Mukta, e a angústia de Mukta por ter perdido tudo inclusive a Tara.
Livro capaz de fazer os leitores acostumados com as maiores atrocidades já escritas, se desfazerem em lágrimas. O livro é tão bem escrito que você sente a angústia e a dor das personagens na sua pele, assim como você sente a alegria e a leveza também.
Graças a Mukta eu vejo as estrelas, e a brisa que bate nos galhos de uma forma diferente, com mais importância.

Edy 10/11/2023

Realidades
Leitura dolorida, difícil d engolir.. mais difícil é pensar q coisas assim acontecem a todo instante. Mercadoria humana.. Temi mto pelas personagens, e não consigo deixar de ter certo orgulho pelos bons sentimentos q Mukta demonstrou ao longo da história. E a realidade que a gente vive em uma segurança q nem todos podem ter.

Meria Martell 10/11/2023

🤬 #$%!& QUE TRISTEZAAAAAA

Mas que história tocante! O desenrolar dos fatos me deixou alucinadaaaa!a culpa de uma, o sofrimento da outra, e o amor no meio de tudo isso. Nossa, top 5 melhores do ano com toda certeza!

Jessica610 07/11/2023

Foi bom e ao mesmo tempo difícil acompanhar a história de Tara e Mukta. Um livro fictício, mas com tradição real em algumas aldeias nos extremos mais pobres da Índia, onde existem gerações inteiras de mulheres que herdam o título de ?devadasi?: casam-se com uma Deusa e são consagradas aos 8 anos de idade à prostituição nos Templos.
Fala sobre a amizade entre duas garotas de castas diferentes, com vidas e oportunidades diferentes, onde uma delas pertence a uma geração de prostitutas.

Paula 18/10/2023

Incrível
?Foi só então que entendi que os fios da vida nem sempre são tecidos como queremos; às vezes, o padrão ao final é diferente do que imaginamos que seria, e, naquele momento, eu não tinha mais nada a fazer senão estar em paz com o que ficaria no passado.?
Livro sensível, duro, avassalador e INCRÍVEL!