Luna and the Lie

Skitpaella 30/07/2020

A C L A M A D O
Mariana Zapata ataca novamente
Que livro maravilhoso
Eu não tava preparada pra isso kk

Raí­za 03/08/2020

Gostei bastante do livro. Não é o trabalho que eu mais gostei da Zapata, mas também não é o que eu menos gostei e devo dizer que o padrão é bem alto em todos os livros dela que li até o momento.
A história tem vários mistérios que vão se resolvendo ao longo do livro. Alguns são mais fáceis de prever que outros, mas isso de forma nenhuma tira a graça de acompanhar a história. Só não gostei de algumas "soluções" para alguns desses mistérios no final do livro que me pareceram forçadas para explicar certos fatos da história, me refiro principalmente à irmã da Luna.
Eu achei a protagonista muito forte e resiliente, apesar de tapada demais as vezes. No caso do Rip... não gostei de muitas atitudes dele e não perdoaria tão fácil...e definitivamente não gostaria de trabalhar com ele.
No geral o livro é muito bom. A história é intrigante e emocionante. Aborda muito questões relativas às escolhas que fazemos na vida, superação pessoal e a família que escolhemos ter.
Eu li ele depois de ter lido "The best thing" e devo dizer que não tive problemas com a ordem da leitura, não atrapalhou em nada o entendimento. Até fiquei bem feliz de conhecer o Grampa Gus (maravilhoso!) tão melhor antes hahaha.

Amanda.Tavares 06/10/2020

Angústia!
A angústia me pegou. Chorei tanto pela Luna nesse livro. Mas amei. É aquele tipo de angústia que dói, mas é ótima, sabe? Gostei mesmo.

Fran 26/10/2020

Luna é uma das personagens mais incríveis que já li. Eu queria ter muito dela em mim.

Mary 17/12/2020

Mais um livrinho dessa autora que eu gosto muito.
Luna and the lie é um livro bom,com personagens que viveram situações atípicas e que guardam segredos,por isso eles são diferentes dos protagonistas mais "mocinhos(as)" dos demais livros, acho que isso é um dos tópicos que torna o livro interessante!

É bom ver que os personagens conseguem evoluir mais e encontrar o amor,mesmo com tantos traumas, segredos para esconder situações que eles viveram em seus passados.

E eu não poderia deixar de exaltar mais uma personagem mulher maravilhosa dessa autora,Luna é simplesmente incrível e achei lindo como ela não se tornou alguém ruim por estar em um ambiente péssimo, também admirável por ela ter buscado ser melhor todos os dias.

Kim 26/07/2021

Mariana Zapata é a rainha dos romances "slow-burn", e eu simplesmente adoro os livros dela. A construção gradual do relacionamento dos personagens faz com que o final seja ainda mais doce e satisfatório.
Gostei bastante do livro, mas não foi o meu favorito da autora. Achei que ela fez a personagem principal sofrer demais, a ponto de fazer o leitor sentir estranheza, além de simpatia. Também achei que os personagens principais não tinham tanta química como os outros casais escritos pela Zapata.
Pontos negativos à parte, a leitura ainda foi boa, e é digna de qualquer um que goste dos outros romances da autora.

ellen 20/01/2021

não é ruim, mas também não é bom

acho que a autora deixou muito a desejar, ela poderia ter desenvolvido muito mais o Ripley, e o romance do mesmo com a Luna

Evie 12/02/2021

É incrível o quanto a autora consegue a cada livro entregar uma história tão boa ou até melhor que o livro anterior. Cada personagem vem de um jeito novo e cheio de história pra contar e a narrativa dela é tão dela mas sem deixar o livro cair na mesmice. Tenho meu amor declarado por Mariana Zapata

MyLittleList | Storm0 10/03/2021

Ai como eu queria dar uma abraço na Luna
Gente, que livro foi esse?
Dentre todos os livros dessa escritora, esse foi o livro em que a personagem feminina foi mais trabalhada, o livro gira em torno da vida da Luna e tudo o que ela sofreu na vida, eu já li diversos livros em que o outor tenta criar um drama enorme na vida da protagonista com o objetivo de invocar sentimentos nos leitores, e muita das vezes isso só vai ladeira abaixo e acaba com o livro, mas esse? ESSE LIVRO ACABOU COMIGO.
Toda a historia da Luna e suas irmãs é de doer o coração, teve tantos momentos que eu tive que pausar a leitura pra poder respirar e ter paciencia pra não entrar no livro e dar na cara de muita gente.
Eu aprendi muito com essa leitura, que nem sempre a vida é do jeito que sonhamos, que nem sempre as coisas acabam como gostariamos e que nem sempre as pessoas - principalmente as mais próximas - são gratas e possuem o mesmo cuidado que você.
Luna, como eu queria te dar um abraço, do inicio ao fim do livro, você é forte e você é incrível, muitas pessoas não teriam a mesma posição que você nas mesmas situações.
E o Rip, ahh eu amo ele ?.

Josie 28/03/2021

Às vezes é melhor deixar ir
Gostei da leitura, nos coloca em frente a uma personagem, a Luna, que após ter problemas na infância resolveu deixar a família pra trás e tentar ser feliz.
A teoria dela de auto ajuda é: Eu escolho ser feliz . Em meio a alguns problemas ela sempre tenta trazer a frase na mente. O que me lembrou que as vezes tudo o que precisamos é fazer essa escolha, pela gente, escolher o ?eu?.
O Ripley, mesmo sendo um personagem da Mariana Zapata que a gente nunca consegue ler o pensamento, tem um passado conturbado após ter andado pelo caminho errado mas que agora decidiu fazer escolhas certas e viver uma nova vida, mesmo sendo reservado percebemos quando as coisas começam a mudar entre eles. E essa mudança é o faz a leitura desenrolar de uma forma leve e fluída pois quando estão juntos existe uma certa cumplicidade e confiança em expor coisas que outras pessoas não sabem sobre eles e sem medo de serem julgados.
A taxa de romance é tipo 15%.
A taxa de amizade é tipo 40%.
Os outros 45% ficam por conta do crescimento dos personagens e algumas lições que foram passadas no decorrer do livro, pois analisando alguns pensamentos e situações da Luna me via entendendo que nem sempre temos que aceitar tudo para sermos amadas ou aceitas. E que é preciso algumas vezes nos colocar em primeiro lugar e escolher ser feliz e ser grato pelo que temos. ?

kauzzara 16/04/2021

Pelo título pensei que a personagem ia se envolver em algo super complicado mas na verdade são várias mentiras pequenas que começam a vir atrás dela, como a família dela estar envolvida com drogas e ela ter fugido. Então, como a Mariana Zapata adora, o par dela é um rabugento que só é legal com ela e eles começam a ter uma amizade que vai ficando confusa até que eles ficam juntos, além de ter referência a Under Locke o que é uma coisa que eu adoro nos livros da Mariana Zapata, os livros estão todos interligados.

Gabi | @ps_gabih 13/05/2021

Me tornei o que eu mais temia. Leitora de uma autora só. Kkkk

Eu já li todos os livros que eu tinha da Zapata, e agora estou no limbo da ressaca, então vou atualizar aqui.

Luna and Lie é mais um livro da Zapata que eu olhei a quantidade de páginas e falei "minha filha, pra quê 500 páginas num romance?"
Nera ela que queria desenvolvimento gnt?! Kkkk

Luna é uma mecânica. Na vdd ela pinta carros e isso deve ter um nome mais específico, mas Luna é mecânica tbm. A única mulher na oficina que ela trabalha, então pra provar que era boa ela sempre teve que se esforçar três vezes mais.

Esse trabalho se tornou o lar dela, e aquelas pessoas a família.
Foi o único lugar que abriu as portas pra ela trabalhar quando ela saiu de casa fugida e menor de idade.

Nada na vida de Luna é fácil, ela trabalhou mto pra conseguir a guarda das irmãs mais novas, sustentar todas elas e ainda ter uma vida.

E ainda assim Luna é feliz. E o sorriso de Luna é o que mais causa estranheza. E quando tudo se torna um caos ela abre um sorriso e pensa que tem uma casa, tem comida, tem um emprego e já passou por coisa pior.

Eu gostei mto da história de Luna, não foi a minha favorita, mas é mto bonita.

Não preciso falar nada do desenvolvimento, porq apesar de ser um livro de romance de 500 páginas, eu não senti uma enrolação da autora. Ela só não tem pressa e atropela os acontecimentos.
Mto bom

Estefany 05/06/2021

Slowburn
A fórmula dos livros da Mariana se tornam cada vez mais claras pra mim (uma profissão, slowburn e age gap), não que isso seja uma coisa ruim já que ela sabe bem trabalhar com o que tem em mãos e entrega slowburns que te prendem do início ao fim.
O livro é muito grande o que eu admiro muito já que é da autora deixar o clímax bem pro final, conseguir prender o leitor por tanto tempo é admirável embora eu acredite que nessa história específica algumas coisas poderiam ter ficado de fora ou serem menos ?enroladas? para acontecerem.
No geral eu gostei bastante mas acabei retirando uma estrela por causa da profissão deles. Acho interessante a escolha da profissão da luna já que é uma profissão tipicamente ligada ao masculino, mas no geral não me interessava tanto as cenas onde eram detalhados o dia a dia na oficina, achava chato e não me prendia nem um pouco, e no começo quase larguei o livro por esse motivo.