Ninth House

Ninth House Leigh Bardugo

Resenhas - Ninth House

Badu 17/04/2022

Dark Academia: um novo amor
Que livro fantástico! A história foi me conquistando aos poucos, por isso demorei tanto para ler hehehe
Mais uma vez, Leigh Bardugo me surpreende com a seu talento na construção de universos. O que eu mais gosto nesse livro é as conexões com o campus Yale e como podemos trazer nossa imaginação a um lugar que realmente existe.
O começo da história é tão confuso que você fica com tantas dúvidas na cabeça que é frustrante. A escrita também me pareceu bem diferente dos livros do Grishaverse, por isso acho que demorei mais para me prender a história.
Me apego muito fácil aos personagens, então estava sofrendo bastante com o que aconteceu com o Darlington e ele nem é o personagem principal. Mas a Alex é realmente uma caixinha de surpresas e confesso que gostei bastante dela. Ela não se encaixa aos padrões e a sua personalidade ?no bullshit? me ganhou.
Agora estou ansiosa para o lançamento do próximo livro (algo que não acontece há tempos e me faz sofrer) e pronta para as novas aventuras.

Lune 21/03/2022

sentimentos confusos
Eu devo ter demorado uns 60% do livro para realmente entender o que estava acontecendo para no final voltar a ficar levemente confusa com o tanto de plot que tinha. Porém o final do último capítulo me deixou intrigada o suficiente para ler o próximo livro quando sair!!

Henrique 16/01/2022

Refrescos?
Tenho muita coisa para falar sobre esse livro. Ele tem a fórmula que me cativa, é lento, denso, tem a áurea dark academia, mas não sei, senti que faltou alguma coisa! Os plots e o universo eu não tenho o que falar, são maravilhosos, a Alex é uma personagem que me despertou bastante empatia e o parceiro dela também, mas é isso, falta uma coisinha nele para ser 5? + ??.
Entretanto, foi um livro que amei ler, me inspirou muito para continuar escrevendo a duologia de "Damage" e pensando sobre esse projeto.
iscoraline 16/01/2022minha estante
o inglês é difícil???

Henrique 16/01/2022minha estante
um pouquinho, é no estilo de Addie LaRue, é um nível de inglês intermediário-avançado mais ou menos

I. de Rohan @izabelderohan 14/12/2021

O melhor de Bardugo.
É impressionante comparar essa autora com a autora de Shadow and Bone. A segunda é tão inexperiente, utiliza recursos tão infantis e pobres, enquanto essa é impressionante, com convenções tão complexas. O que se mantem em comum é a construção de mundos; enquanto a trilogia Grisha e a duologia de Six of Crows são classificados como alta fantasia, Ninth House é uma fantasia urbana muito bem construída.

O livro é narrado por Alex e Darlington, seu superior e colega, e os capítulos são alternados entre presente e passado, o que eu gostei bastante. Achei que isso fosse ser irritante, pois normalmente preferimos ler o presente, onde toda a ação costuma acontecer, mas a ação se encontra nos dois tempos narrativos e Alex é um mistério tão grande que queremos saber o que aconteceu com ela que a deixou desse jeito: completamente quebrada. Além disso, o passado concede mais informação sobre o universo em que estamos e o que está acontecendo no presente. É um livro bem difícil de começar e o universo é um tanto complexo para uma fantasia urbana (uma fantasia passada no universo que conhecemos, ou seja, o mundo real).

Gostei imensamente de Bardugo trazer uma personagem TÃO real e acabada quanto Alex e vamos descobrindo que os coadjuvantes não são tão equilibrados quanto parecem. Eu passei a amar todos eles e realmente parecem pessoas de verdade. O mundo também é tão complexo e vasto, principalmente para um livro de tamanho médio, a autora conseguiu explicar e exemplificar bastante, mas não o suficiente para não querermos saber mais! As 5 estrelas que eu dei são muito merecidas.

Não há muito romance nesse livro e também não é necessário, mas o que tem é muito bom e a química entre o casal funciona muito bem. Eu só gostaria que [SPOILER] Alex e sua amiga podiam ter sido mais que amigas, tudo no livro dava abertura para tornar a personagem bissexual [FIM DO SPOILER].

Atenção: esse é um livro bem adulto apesar de classificarem como YA. Ele não possui cenas de sexo, mas os sentimentos dos personagens são bem pesados e há várias ações adultas complexas para crianças e adolescentes.

sarah 09/11/2021

eu amo livros com personagem moralmente cinza e a leigh bardugo como sempre conseguiu acertar muito nisso. ela merece um prêmio só por ter criado galaxy stern, esse não é um mérito para qualquer um.

erykasb 05/11/2021

Uma das melhores leituras do ano
ALERTA DE GATILHOS: abuso sexual, drogas, violência e gore.

A Leigh Bardugo sabe escrever história como ninguém ne. Ninth House é o primeiro trabalho dela voltado ao público adulto e foi a leitura perfeita pra essa época de Halloween. O universo fantástico é extremamente bem construído, assim como o background dos personagens.
A dupla perspectiva do livro foi bastante interessante e inesperada para mim, ela ajudou a entender melhor quem é o Darlington e porque ele desapareceu. No geral o livro é excelente, com um plot twist no final maravilhoso. A história segue um mistério principal que é fechado nesse livro, mas também conta uma história maior que creio que veremos durante toda a saga da Alex.

Carol 20/10/2021

Não é ruim, mas pra mim não funcionou
Não sei porque, mas eu não estava dando a mínima pros personagens, não me interessei muito pelo plot e o cenário não me despertou curiosidade. Provavelmente teria abandonado se não fosse o audiobook que eu deixava tocando no dia de faxina.
Acho que o problema é que o livro tem uma vibe de young adult. Os personagens são mais velhos, alguns temas mais sério são usados, mas o tempo todo eu não me sentia lendo um livro pra adulto.

Juliana 01/10/2021

Magia e murder mystery
Comecei a ler esse livro sem saber muito bem o que esperar, e acho que justamente por isso, me surpreendi positivamente! Os personagens são apresentados aos poucos ao longo do livro: cada capítulo e a gente desvendava um pouco de quem eles eram, seus passados, seus problemas e seus medos. Ou seja, quesito nota 10 na construção dos personagens!

A história mistura magia e muitos elementos sobrenaturais (sociedades secretas fazendo rituais de magia em Yale: como não achar isso irresistível?) como pano de fundo para um murder mystery maravilhoso! Na verdade, o mistério se mistura muitíssimo bem ao ambiente dark academia de magias e rituais, um fazendo parte do outro.

O livro me prendeu do começo ao fim! Inclusive, é uma excelente leitura para o mês do Halloween (recomendo!)

Sarah 12/09/2021

He whispered in her ear, "I will serve you 'til the end of days."
"And love me," she said with a laugh, bold in the dream, unafraid.
But all he said was, "It is not the same."

Em primeiro lugar, deixe-me dizer que, quando comprei este livro, tinha certeza de que era um livro único defantasia e dark academia. E agora eu só quero saber como vou conseguir sobreviver sem o livro 2.

Em segundo lugar, este é um dos melhores livros de fantasia que já li. Claro que gosto de féericos e tudo isso, mas um dark academia com fantasmas e rituais? Esse é mais o meu tipo de coisa e Leigh Bardugo fez de tudo criando esse enredo e universo incrível que me deixou sem palavras por 100 páginas (e também o resto do livro) porque eu realmente não sabia onde estava entrando quando comecei a lendo.
A magia não tão do bem? Surpreendente.
As sociedades? Quero saber muito mais sobre.
Os personagens? De tirar o fôlego. Vivo e respiro apenas por Daniel Arlington e Galaxy Stern.
O mistério? Chocante. Eu realmente não esperava essa reviravolta na história.

Esta é uma história espetacular que nos faz querer saber muito mais, e é construída com tanta paciência que manteve o mistério e nos surpreendeu. Absolutamente incrível e concordo com Stephen King, é impossível deixar de lado, a curiosidade consumiu-me tão imensamente que não consegui parar de pensar neste livro durante todo o tempo que o li, e quando o estava terminando, não o fiz e me recusei a terminar.

Definitivamente vou relê-lo em breve, apenas para ter certeza de que não deixei algumas informações importantes para trás e ótimas citações sem marcá-las. Espero que o livro 2 chegue logo e algumas novidades sobre o show também.

lenamendes 12/07/2021

vamos por inferno?!
a escrita da bardugo ao menos nesse livro, e no início é bem lentinha e detalhista na medida certa (não enche muito o saco e é boa).

queria 1 plot ganhei 5, é sobre isso!!! vale TANTO a pena, eu tô - bardugo já tem meu coração

Min 23/06/2021

Veronica Mars encontra Buffy, a caça vampiros - 5 estrelas, favorito
Pois é, esse é meu sexto (6º!!!) livro da Leigh Bardugo e talvez meu favorito(?!) Os crows ainda tem um lugar especial no meu coração...
Enfim, aqui nós vemos uma nova Leigh completamente! Além de estarmos lidando com uma fantasia urbana (olá quem ama uma história contemporâneo!), também se trata de uma fantasia adulta (apesar de eu não ter achado tãaaao adulto assim, talvez um new adult? Sem o sexo rs), estamos vendo a dona Bardugo escrevendo personagens beeeeem diferentes daqueles que quem leu algo do grishaverse esta acostumado.
Vi muitas pessoas falando que não gostaram desse livro e que ele é polemico (tem uma cena polemica na minha opinião, e ainda não sei bem o que pensar sobre aquela cena em específico...), mas em geral eu achei um ótimo livro (talvez meio difícil de pegar o ritmo dependendo do seu estilo de leitura, porém uma vez que pega, funciona bem) e me deu uma vibe muito grande de Veronica Mars encontra Buffy, a caça vampiros hahaha
Estou muito ansiosa pelo próximo volume dessa história e espero que a autora não nos decepcione

emy 12/05/2021

Leigh Bardugo sempre escreve sobre personagens reais...
Por mais que estejam sempre inseridos em um contexto fantástico, é difícil encontrar um autor que sabe construir personagens tão reais, cheios de camadas, cheios de defeitos, cheios de complexidade, quanto a Leigh Bardugo.

Eu já esperava que Nona Casa fosse ser um livro que eu iria adorar — eu amo a Leigh Bardugo e eu amo o gênero Dark Academia — e eu sabia que a autora daria conta do recado. Até porque, antes mesmo de começar a escrever sobre o grishaverso lá em 2012 a Leigh Bardugo já estava matutando a ideia de Nona Casa enquanto ela própria estudava nos corredores de Yale.

A minha opinião pode ser meio dura e polêmica mas honestamente eu sinto que esse livro sofreu um efeito de "vou na onda do que estão falando e já vou esperando isso" (eu não sei surgir com nomes) mas ele ganhou tanta comoção, tanto ódio, tanta militância em cima, tantas pessoas dizendo que foi o livro mais pesado e mais irresponsável que já tinham lido na vida, que eu fiquei imaginando: o que a Leigh Bardugo possivelmente escreveu aqui? E ai, confesso que quando fui ler, até nas cenas mais pesadas e mais gráficas — e sim, tem cenas bem pesadas — eu não fiquei tão impactada e até cheguei a pensar: "é isso?" no polêmico capitulo 7 que é o que falam ser o pico do absurdo do livro (o que chega a ser bem horrível considerando que o que acontece é algo realmente bem pesado e triste) mas do jeito que todo mundo falava, eu já esperava isso, mas intensificado nove vezes mais.

E honestamente, se você pega os avisos de gatilho que todo mundo fala que esse livro tem, gente, são pessoas querendo caçar gatilho em absolutamente t-u-d-o, só que aí só estão cobrando de Nona Casa: quantos livros vocês já não leram com violência física sendo descrita de formas bem gráficas (o próprio Six of Crows da mesma autora) sem ninguém militando em cima? Quantos livros/séries/filmes sobre consumo de drogas já não tiveram por aí sem a galera caindo em cima por ser pesado? (Breaking Bad, Diário de um Adolescente), quantos livros sobre mistério e fantasmas retrata possessão, mortes, depressão, assassinatos e "suicídios" sem ninguém falando nada? (Donnie Darko, Bruxa de Blair, O Chamado, Os Outros, etc.)?

Eu realmente sinto que a galera quis PROCURAR o que não gostar em Nona Casa, sem estar ciente do gênero que estavam pegando pra ler. E falar que os temas pesados foram retratados de forma irresponsável? Eu gostaria de saber o que é então ser tratado de forma responsável, é não mostrar? é isso? por que o que eu mais adoro sempre na escrita da LB é como ela não tem medo de mergulhar o dedo na ferida e cutucar. Ela vai fundo, sem parar, ela não para, ela te deixa desconfortável e é pra deixar mesmo. Sempre detestei quem só dá a pincelada por cima. Tanto homem escrevendo sobre esses assuntos só para o propósito de "chocar" e ninguém fala nada, ai quando vem uma mulher e conversa sobre isso a galera xinga. Qual o sentido disso? Irresponsável é quem coloca a cena sem aviso prévio e que não acrescenta nada na história depois. Mas aqui você consegue ver a alma plotter da LB — tudo, absolutamente TUDO, é causa e consequência. E tudo é aproveitado. Todas as informações que ela te dá, todos os nomes, todos os acontecimentos, t-u-d-o está ali por um propósito. É tanto foreshadowing que você consegue ver como ela realmente tem tudo planejado e está sempre te dando dicas do que vai acontecer.

E sobre ser confuso, "dificil de ler" e lento, honestamente, eu não achei não. Óbvio que não quero invalidar a experiência e leitura de ninguém mas eu não consegui ver diferença no tom de escrita dela daqui para Six of Crows por exemplo (inclusive confesso que primeira vez que li six em 2015 fiquei mais confusa porque realmente tinha sido um choque a evolução de escrita dela da trilogia pra duologia) mas aqui eu consegui ver a MESMA autora que eu admiro tanto com as mesmas técnicas de escrita, mesma maneira de esculpir frases e apresentar o universo, a única diferença é que ela não se limita e tem mais liberdade para escrever mais palavrões ou palavras consideradas mais 'gráficas' para descrever cenas principalmente de conotação sexual, sejam essas cenas pro bem ou pro mal, de maneira mais "libertadora" sem tendo que podar as palavras (e honestamente, só esse tema que eu diferenciaria do "adulto" de Nona Casa para o "YA" de Six of Crows, mas isso é conversa pra outra hora).

E questão de lentidão, KKKK gente eu devorei esse livro. Me prendeu de um jeito que meu deus, fazia tempo que um livro não me prendia assim, o último que isso aconteceu foi lá em fevereiro.

A LB escreveu uma fantasia urbana com um sistema de magia incrível em uma ambientação incrível de dark academia e oferece tudo do gênero aqui no livro, mas além de tudo, é uma história sobre os personagens, sobre sobreviventes, é puro desenvolvimento de suas vidas e seus traumas, e ela conseguiu colocar e abordar problemas tão reais ainda melhor do que livros contemporâneos as vezes tentam fazer. Alex Stern é uma protagonista incrível. Darlington — meu deus, LB como você consegue fazer eu me apaixonar por um bastardo do barril e ao mesmo tempo por um playboy de Yale, eu não sei, mas obrigada — e eu só quero logo o dois POR QUE O JEITO QUE ESSE LIVRO TERMINA PELO AMOR DE DEUS!

É isso, essa foi minha resenha enorme pra Nona Casa.
Que livro, senhoras e senhores.
Que livro.

Danny 29/03/2021

Fantasia urbana Adulta cheia de Dark magic
Alex tem um talento bem estranho, ela consegue ver os mortos e isso a põe em situações bem perigosas. Após um passado turbulento e traumatizante, ela recebe uma proposta de estudar em Yale e fazer parte da Nona Casa. Em Yale há 9 sociedade secretas, antigas e cada uma estuda e faz rituais de magias, cada uma com sua especialidade. A nona casa é tipo uma policia, é responsável por manter as outras na linha. Quando uma garota é assassinada no campus na universidade, Alex decide investigar, seu instinto diz que uma das sociedades é responsável pelo crime e quanto mais ela se aprofunda na investigação, mais perigoso e complexo a investigação se torna.

Esse é o primeiro livro da Leigh Bardugo que eu leio, e eu achei a ideia brilhante. Tem tudo que eu gosto, crime, investigação, sociedade secretas, fantasmas, magia, necromancia e muito mais. Só achei o começo do livro lento, e a historia só ficou realmente interessante na metade e o final foi INCRIVEL, muito melhor do que eu esperava.

Também é difícil de entender no começo do livro, porque ele mescla o passado e presente da Alex, alternando os capítulos. Então até que você se situe e entenda pode levar um tempo.

Livro altamente recomendado para os amantes de fantasia urbana e mal posso esperar pela continuação.

Marina 30/11/2020

Adoro a autora e achei que a escrita dela se adaptou muito bem para uma história mais adulta e sombria.
Muito bom!!