Ninth House

Ninth House Leigh Bardugo

Resenhas - Ninth House

Mel Rodrigues 20/05/2022

Uma protagonista brilhante
Talvez eu me assuste um pouco ao perceber quanto eu me identifiquei com Alex (ou galaxy), a protagonista de Ninth House. É a primeira vez que eu leio uma protagonista (a qual, a propósito, não se acha inteligente) que tem a capacidade de pensar as mentiras certas, de inventar boas histórias para encobrir a verdade e seus segredos. Em todos os livros que eu leio, sempre tem aquela sensação de "era só ter mentido. só ter dito isso e aquilo e pronto" e Ninth House me entregou justamente o contrário.

A história é envolvente, naquele clima bem Dark Academia semelhante a The Secret History. Não se compara a nada que Leigh tenha escrito antes (não por ser melhor ou pior, apenas pelo tom único). Todos os personagens tem seus apelos, a trama é perfeita, tem um pouco de romance, um pouco de mistério, um pouco de terror. Algumas passagens são um pouco mais gráficas, mas na minha opinião ainda se mantem na medida certa, sem passar dos limites do bom tom.

Ansiosa para o segundo volume e muito decepcionada comigo mesma por ter achado que esse era um livro único. Confesso que não teria comprado tão cedo se soubesse que é uma série e que eu precisaria esperar pelas continuações.

Juliana 01/10/2021

Magia e murder mystery
Comecei a ler esse livro sem saber muito bem o que esperar, e acho que justamente por isso, me surpreendi positivamente! Os personagens são apresentados aos poucos ao longo do livro: cada capítulo e a gente desvendava um pouco de quem eles eram, seus passados, seus problemas e seus medos. Ou seja, quesito nota 10 na construção dos personagens!

A história mistura magia e muitos elementos sobrenaturais (sociedades secretas fazendo rituais de magia em Yale: como não achar isso irresistível?) como pano de fundo para um murder mystery maravilhoso! Na verdade, o mistério se mistura muitíssimo bem ao ambiente dark academia de magias e rituais, um fazendo parte do outro.

O livro me prendeu do começo ao fim! Inclusive, é uma excelente leitura para o mês do Halloween (recomendo!)

Sarah 12/09/2021

He whispered in her ear, "I will serve you 'til the end of days."
"And love me," she said with a laugh, bold in the dream, unafraid.
But all he said was, "It is not the same."

Em primeiro lugar, deixe-me dizer que, quando comprei este livro, tinha certeza de que era um livro único defantasia e dark academia. E agora eu só quero saber como vou conseguir sobreviver sem o livro 2.

Em segundo lugar, este é um dos melhores livros de fantasia que já li. Claro que gosto de féericos e tudo isso, mas um dark academia com fantasmas e rituais? Esse é mais o meu tipo de coisa e Leigh Bardugo fez de tudo criando esse enredo e universo incrível que me deixou sem palavras por 100 páginas (e também o resto do livro) porque eu realmente não sabia onde estava entrando quando comecei a lendo.
A magia não tão do bem? Surpreendente.
As sociedades? Quero saber muito mais sobre.
Os personagens? De tirar o fôlego. Vivo e respiro apenas por Daniel Arlington e Galaxy Stern.
O mistério? Chocante. Eu realmente não esperava essa reviravolta na história.

Esta é uma história espetacular que nos faz querer saber muito mais, e é construída com tanta paciência que manteve o mistério e nos surpreendeu. Absolutamente incrível e concordo com Stephen King, é impossível deixar de lado, a curiosidade consumiu-me tão imensamente que não consegui parar de pensar neste livro durante todo o tempo que o li, e quando o estava terminando, não o fiz e me recusei a terminar.

Definitivamente vou relê-lo em breve, apenas para ter certeza de que não deixei algumas informações importantes para trás e ótimas citações sem marcá-las. Espero que o livro 2 chegue logo e algumas novidades sobre o show também.

Natália 08/09/2020

F*ucked me up a little
Que livro!
Perturbador, bizarro e maravilhoso!
Magia, fantasmas, sociedades secretas, mistérios e assassinatos, essa história tem tudo.
Uma leitura de tirar o fôlego e revirar o estômago.

"I came here to write a book that's going to f*ck you up a little."
Leigh Bardugo, sobre Ninth House

júlia 05/06/2022

Eu honestamente esperava mais desse livro, o início foi muito confuso, mas como é um livro de alta fantasia, eu entendi isso e simplesmente continuei, mas realmente, ficou entediante. Gosto MUITO da vibe dark academia, e achei que foi muito bem inserida, e se o livro fosse todo como o meio e o final foi, a minha nota pra ele teria sido maior, mas o começo foi muito cansativo. Apesar disso, tô muito ansiosa pra ler a continuação, sinto que a Leigh Bardugo vai entregar mais agora que já teve a imersão nesse mundo.

maitê 24/01/2023

"Mors irrumat omnia."
Que livro fantástico?? Confesso que ainda prefiro soc e os crows sempre terão um lugar no meu coração, mas ninth house é tão bom quanto.

Aqui vemos uma escrita completamente diferente do grishaverse, uma fantasia urbana bem escrita e desenvolvida. É muuuito evidente o quanto a Leigh cresceu como autora desde s&b, e esse livro é a prova.

Gostei muito dos personagens e de suas histórias, a construção de mundo, os grays, as sociedades secretas, e todo o resto. O livro é sim bem detalhado, tanto que nos primeiros capítulos eu estava perdidinha, mas não deixou de ser muito envolvente e cativante.

Sem falar dos plots bem construídos, que não me chocaram tanto mas gostei mesmo assim. E o final do livro????? Sem palavras, não vejo a hora de ler a sequência, to sentindo que vai ser igualmente incrível!!

Lune 21/03/2022

sentimentos confusos
Eu devo ter demorado uns 60% do livro para realmente entender o que estava acontecendo para no final voltar a ficar levemente confusa com o tanto de plot que tinha. Porém o final do último capítulo me deixou intrigada o suficiente para ler o próximo livro quando sair!!

sarah 09/11/2021

eu amo livros com personagem moralmente cinza e a leigh bardugo como sempre conseguiu acertar muito nisso. ela merece um prêmio só por ter criado galaxy stern, esse não é um mérito para qualquer um.

Amanda 17/03/2023

Gostei ainda mais do livro nessa releitura do que na primeira vez que eu li. A história tem os seus problemas, mas eu acho a atmosfera tão envolvente e eu gosto muito da especulação que existe. Eu gostaria muito que a autora expandisse mais o mundo, espero ver mais disso na continuação.

erykasb 05/11/2021

Uma das melhores leituras do ano
ALERTA DE GATILHOS: abuso sexual, drogas, violência e gore.

A Leigh Bardugo sabe escrever história como ninguém ne. Ninth House é o primeiro trabalho dela voltado ao público adulto e foi a leitura perfeita pra essa época de Halloween. O universo fantástico é extremamente bem construído, assim como o background dos personagens.
A dupla perspectiva do livro foi bastante interessante e inesperada para mim, ela ajudou a entender melhor quem é o Darlington e porque ele desapareceu. No geral o livro é excelente, com um plot twist no final maravilhoso. A história segue um mistério principal que é fechado nesse livro, mas também conta uma história maior que creio que veremos durante toda a saga da Alex.

Gabriela 25/11/2019

"I want to survive this world that keeps trying to destroy me"
Mais uma resenha amadora. Eu tô fazendo isso certo? Leia por sua conta e risco.

"Ninth House" é um livro de fantasia urbana/mistério/terror, o primeiro da Leigh Bardugo que não se encaixa na categoria Young Adult – o que significa que não se deve esperar uma leitura leve e tranquila. É sombrio, macabro e mágico e eu não consegui parar de lê-lo. Sou suspeita para falar da Leigh, fã do Grishaverse que sou, mas este livro virou um dos meus favoritos do ano. É válido dizer que tem temas de abuso, drogas e violência que podem servir de gatilhos para algumas pessoas.

Já sabia que o livro iria envolver magia, e ocultismo, e sociedades secretas, e terror, e fantasmas, mas logo no primeiro capítulo levei um baque, porque não sabia o quão sinistro o livro realmente seria – não costumo ler a fundo as sinopses ou resenhas, gosto de ser surpreendida. Já me vi logo de cara num ritual obscuro que envolve tripas, previsões da bolsa de valores e membros encapuzados envolta de uma mesa cirúrgica. Quem diria? E, no meio disso tudo, Galaxy "Alex" Stern sendo responsável por manter o círculo de proteção livre da interferência dos fantasmas (que só ela consegue ver), já que, afinal, ela é um membro da Lethe, a "nona casa", a organização (secreta) responsável por manter todas sociedades (secretas) da Universidade de Yale na linha. Porém não pensem que Alex se encaixa nesse ambiente – muito pelo contrário: ela está o tempo todo atuando.

As sociedades de Yale podem ser resumidas em uma frase: gente rica e poderosa brincando com mágica e para ficar ainda mais rica e poderosa. Mas quem paga o preço por essa mágica? Esse poder todo é às custas de quem?

Alex corre atrás dessas respostas, com unhas e dentes, ao se deparar com o cadáver de Tara Hutchins, uma garota traficante da cidade que é assassinada em pleno dia de ritual, mas ninguém está afim de fazer as perguntas certas, principalmente com Darlington (não confundir com "Darkling"), o mentor de Alex – garoto de ouro, nerd, amorzinho – sumido. Afinal, é ano de financiamento e a Lethe conta com o dinheiro das sociedades para se manter de pé. Inclusive, acho que um dos maiores erros da dinâmica entre a Lethe e as sociedades é o fato dela depender economicamente das casas. Por mais que ajude as sociedades protegendo os rituais, sua função também é puni-las. Não seria muito fácil as sociedades boicotarem a Lethe por não concordar com uma das suas decisões?

O livro é fora da ordem cronológica, divididos em três períodos de tempo que se entrecruzam. Bardugo começa a história com muita construção de mundo trazendo muita informação sobre as sociedades, a universidade, referências a figuras famosas estadunidenses, descrições de lugares e arquiteturas do campus – detalhes que requerem pesquisa à parte e tempo e energia para serem processados. Desta forma, o início foi, para mim, um pouco cansativo e complexo – sei que isso levou muitos a abandoná-lo já no começo. Porém, passados esses capítulos mais densos, a tensão só aumenta e a vontade de parar de ler é zero.

O humor ácido de Alex, o contraste na relação entre Alex – deslocada, "vulgar", feroz – e Darlington – o garoto rico e culto num belo casaco, a dinâmica com Dawes, a pesquisadora da Lethe (desconfio de que ela tenha ansiedade social) faz a história ainda mais imersiva e fascinante e, mais uma vez, Leigh explora de maneira sensível e eloquente o passado dos personagens, levando-nos a não querer sair do lado deles. Uma cena específica do passado da Alex me deixou muito afetada e triste.

O final pode ser pouco catártico para algumas pessoas, mas não deixa de ser interessante e de levar a uma boa reflexão. Há pontas soltas sim, lógico: a ideia é fazer essa história uma série de cinco livros. Só digo uma coisa: quero logo o próximo livro e não sei como vou sobreviver até lá. Ah, "Ninth House" vai virar série pelo serviço de streaming da Amazon. A Leigh tá rica.

Carol 02/03/2020

De tirar o fôlego
Galaxy Stern consegue ver espíritos daqueles que já partiram, mas ela não pode falar sobre sem as pessoas acharem que ela é louca. Até que ela é encontrará outras pessoas que entendem desse dom que a assista.

AnyaIcarova 29/04/2024

O diabo mora nos detalhes
Pra quem é apaixonado por histórias não lineares que aos poucos você tem que descobrir o que diabos fizeram aqui e no caso, o diabo mora nos detalhes.