Never Let Me Go

Never Let Me Go Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

effy 15/01/2024

Um livro que retrata sobre muitos aspectos
Até chegar +/- na página 80, a leitura é muito arrastada. Você fica sem entender o motivo de tanto esforço para construir o local, os acontecimentos que acontecem lá, mas depois as peças vão se encaixando e é compreensível o motivo de todas essa construção.
Definitivamente um livro muito diferente do comum, o autor sabe tratar tão bem de assuntos tão humanos que chega a ser bizarro, porque é tudo muito real.
Nas últimas 100 páginas é impossível largar o livro, não por conta de algum plot, nem nada do tipo, acho que fiquei pensando em como a vida humana ia seguir seu percurso; quando temos algo para fazer, apenas precisamos cumprir.
Quero reler quando estiver mais velha, sinto que não aproveitei nem metade do livro.
effy 15/01/2024minha estante
acontecimentos que acontecem ?

Carol_acca 14/01/2024

Acho que o livro tem uma história muito rica e bonita, que incita reflexões muito importantes. Os dois últimos capítulos são os mais especiais.
Mas acho que essa leitura me apareceu num momento errado, em que eu estava com outras expectativas. É uma história linda, mas não a história que eu estava querendo ler agora, então ficou muito distante daquilo que eu esperava e não me agradou tanto. Mas, sim, é uma leitura super válida, ainda mais considerando a fluidez da narrativa.

JoAo.Aviani 12/01/2024

O livre arbítrio frente à imprescindibilidade da morte
É inevitável que, eventualmente, enquanto estamos perdidos em nosso pensamentos, acabemos chegando à questão da finitude da vida e da inevitabilidade da morte. Em todas as vezes, por ser algo intrínseco à própria experiência de viver, me conformo e redireciono meu foco para a própria jornada da vida, em vez de me preocupar com seu fim (bem igual em Arrival, do Denis Villeneuve, mesmo).

Mas e se a própria possibilidade de viver a vida me fosse retirada? E se o meu propósito fosse justamente viver tendo em vista a minha morte? Foram esses questionamentos que esse livro me trouxe e que, honestamente, me deixaram complexado com a condição de vida dos personagens principais, clones criados com a única função de, quando chegarem a certa idade, doarem todos os seus órgãos.

O que mais me incomodou (e que acho ser um dos principais motivos pelo qual o livro é tão potente), apesar disso, foi a inevitável conformação dos personagens com o seu destino. A melancolia do livro residiria nessa conformação, mas, como disse, eventualmente todas as pessoas, inclusive eu, se conformam com a inevitabilidade da morte; a questão, mais profunda e que de fato me intrigou, é a impossibilidade jogada aos personagens de que possam viver de fato as suas vidas, estando presos a escolhas feitos por outros que sequer os veem como dignos de ter uma alma.

A passagem do barco que traz aos personagens, já adultos, memórias afetuosas do internato em que viveram, em particular, me deixa muito emotivo. Quando não se tem agência sobre o próprio futuro e não se pode plenamente viver o presente, o que resta é relembrar o passado (o que se reflete na estrutura do livro, que é uma coletânea de memórias da protagonista, Kath).

Por isso, para mim, Não Me Abandone Jamais, além de ser um ótimo coming of age e de abordar questões éticas importantíssimas (afinal de contas, vale a pena sacrificar toda uma vida e suas experiências para salvar, de uma vez só, várias outras vidas?), trata magistral e principalmente da própria liberdade de se viver.

Lais.Cristine 12/01/2024

Leitura pouco envolvente, demorei muito para concluir. Li até o fim imaginando que melhoraria ou teria uma reviravolta, mas infelizmente não aconteceu nada!

Iarine 04/01/2024

Achei o livro ok. Não li sinopse, então comecei ele sem saber de nada. O livro é melancólico e muito lento, você vai descobrindo as coisas junto com o personagem principal ( que não sabe é de nada). A temática do livro é interessante mas eu esperava mais.

Fox Duda 03/01/2024

Ciência e ética = crise existencial
Um livro bom mas me enrolei um pouco com a forma que o autor escreveu por ser baseado em uma série de lembranças. Estava esperando um maior aprofundamento na questão de sentimentos relacionados as doações porque na minha cabeça ninguém iria "aceitar" numa boa sua vida ser destinada a um propósito que não foi você mesmo que escolheu... Essa pauta que relaciona ciência e ética é muito importante e eu estava esperando que falasse mais sobre, que mostrasse como as pessoas encaram isso. Porém, o livro é mais um compilado de lembranças de uma vida condenada ao fim iminente. Além disso, achei que enrolou muito pra dar as devidas explicações, fiquei o livro todo esperando pra falar de fato das doações e quando foi apresentado as respostas foi um tanto quanto rápido e superficiais.
Apesar de não ter gostado da maneira que foi retratado o campo de ciência e ética, foi interessante sentir na pele o quão angustiante é poder ter uma vida inteira pela frente mas desde o início você está condenado a viver a mercê de outros. FOI REVOLTANTE! Eu queria tanto que alguém se revoltasse e mostrasse pra todos que os clones também tem direito de viver suas vidas!! Esse foi um livro que causou muitos sentimentos em mim e me fez refletir bastante me dando crise existencial.
E por último mas não menos importante: EU TE ODEIO, RUTH!

Samanta.Caberlon 01/01/2024

Foi de 10 a 6...
Todo o livro é muito bom, e tem uma escrita EXTREMAMENTE envolvente, até chegar na página 320 (mais ou menos) e ficar extremamente entediante.
tudo bem que os detalhes são demasiados e tal, mas caramba... não tinha necessidade disso.
sem contar que eu sinto que um tópico importante, foi bem mal explorado... se fosse a mesma história, mas com um plot diferente, acho que seria bem mais proveitoso.
o motivo das doações é bem errr...

sabre 31/12/2023

?E assim foi que aquele sentimento voltou outra vez, mesmo que eu tentasse mantê-lo à distância: o sentimento de que estávamos fazendo aquilo tudo tarde demais; que já tinha existido o momento certo, que nós deixamos passar, e que havia algo de ridículo, até mesmo censurável, no modo como estávamos pensando e planejando.?

Muito bom. Fiquei com mais dúvidas do que respostas, mas valeu a pena.

Joana 30/12/2023

Os questionamentos
De até onde vai a ciência, os limites da ética e o que nos faz humanos são fiéis companheiros nessa história.

Nunca tinha lido nada do Ishiguro, porém anseio em conhecer toda sua obra.

Julio.Gieseler 28/12/2023

Um livro que trata sobre doação de órgãos. No começo pensei que fosse sobre um orfanato, mas é um colégio interno, onde as crianças ficam ali até terminar o ensino fundamental e médio. Já na adolescência, quase na juventude, são enviados a fazendas onde aguardam para trabalhar como cuidadores de pacientes que doaram seus órgãos. Esses cuidadores também se tornam doadores, pois é o seu destino, uma vez que são clones de outras pessoas.

Ticiana 28/12/2023

Gosto de como o autor decidiu nos apresentar para a rellalidade criada por ele, mas ao mesmo tempo sinto que faltou um pouco de profundidade no porque dos "alunos" existirem, sentido que acabou sendo tratado de uma forma muito rasa e até mesmo a reação para essas pessoas que foram criadas para serem tão inteligentes foi branda.

Ligia.Edgleisy 28/12/2023

Descrição em excesso
A história é boa, intrigante. Porém o excesso de descrições, ao meu ver, desnecessárias causa uma certa dificuldade em continuar a leitura.