Não me abandone jamais

Não me abandone jamais Kazuo Ishiguro

Resenhas - Não Me Abandone Jamais

Lucas 17/08/2023

Pouco explorado
Uma história com o potencial de ser muito mais explorada, provocando reflexões e emoções mais profundas. O autor focou em situações que poderiam ser mais sucintas e aprofundou pouco no contexto da história.
Porém, a escrita do autor é muito boa e a história (mesmo podendo ser mais explorada) me emocionou.
É um livro triste que não indico para qualquer pessoa mas que gostei muito.

Giovanna.Kyle 05/07/2022

Gostei bastante do livro, apesar de não ser o meu estilo preferido de leitura. Não é um daqueles livros que a gente devora e não consegue fazer outra coisa enquanto não acaba, tem um enredo arrastado e sem muitas reviravoltas. Mas o final me surpreendeu e trouxe muitas reflexões. Fiquei feliz de ter sido esse o indicado pela UERJ, jamais teria lido se não fosse o caso.

LuckazTavares 16/11/2022

Fascinante e reflexivo.
Tomei conhecimento deste livro por causa da Uerj, esta que farei. Porém li o livro sem o pensamento de ser para um concurso ou algo do tipo, o li como qualquer outro, apegando-me a cada detalhe que era disponibilizado. Fascinante como é o desenrolar da história, a volta de memórias, e a reflexão diante dos doadores, feitos somente como mecanismo de guarnição médica, porém, quando há a possibilidade de possuírem alma ou de evoluírem para "seres evoluídos", a sociedade apedreja, esta não quer que a humanidade evolua e se torne melhor, ela somente quer mais tempo de vida, e dane-se as formas para isso, dane-se se farão cobaias somente para doarem os órgãos, só pensam em si, temendo o medo de serem substituídas por aqueles que eram seus escravos científicos. A verdade que, apesar de estar na face dos clones, era irrisória e não levada a sério, imergida à falácias que só os retiravam do q de fato importavam, e quando alguém tentava trazer a verdade, era sucateada e tratada como idealizadora, também temendo, na minha concepção, em uma epítome de rebelião por parte dos clones que, não eram de fato diferente dos humanos, não poderiam engravidar, mas possuíam vida e alma. Livro perfeito, o relacionamento entre a tríade, o esfacelamento de Tommy e Ruth, o nascimento de Tommy e Kathy, e o triste fim deste. E o livro acaba na querida Norfolk, com Kathy dizendo que apesar de todos terem morrido, de Hailsham ter sumido, as lembranças sempre continuarão vivas em sua memória. Então Kathy entra no carro e embarca para a próxima viagem que a aguardara. Obg Kazuo, livro prfeito.

Nicolle.Farias 12/07/2022

UERJ obrigada pelos mimos.
Se você entra nesse livro na expectativa de um final feliz, que contemple seu desejo por felicidade, acho que a narrativa do Kazuo não é para você.
Ele coloca em evidência como a humanidade é egoísta. Até onde a ciência iria na finalidade de salvar o corpo humano? Até onde os desejos egoístas podem chegar?
Em uma leitura de difícil digestão, e intensos dilemas morais, Não Me Abandone Jamais trás uma perspectiva assustadora de futuro.
O amor pode ser um caminho para a revolução? A desumanização é arma de controle dos mais vulneráveis? Se você simplesmente busca respostas simples que auxiliam na escrita da sua redação do vestibular sem entender o peso da obra a leitura fica intragável mesmo, mas, quando você se dispõe a perceber que o mundo não funciona para ser da forma como a gente deseja, o livro ganha inúmeros nuances.
Kathy, Rute e Tommy tem seus destinos selados muito
antes da sua existência fatídica no planeta.
A revolta, dor e tristeza são deixados de lado pela apatia eminente da narradora contra um caminho que não pode ser mudado.
Vale muito a pena.
Manu 19/07/2022minha estante
Li pelo mesmo motivo e que descrição perfeita a sua esse livro sem dúvidas me marcou muito

Joyce 28/07/2022

Melancôlico
Um livro triste. A história é muito interessante é me fez refletir sobre muitas coisas. Sobre a forma como nos relacionamos com os outros e a inportância das pessoas. É o clima predominantemente no livro é o de melancolia. Gostei bastante, recomendo muito.

Mariana.Guimaraes 18/09/2023

Diferente do que eu esperava
O clima e a história do livro é totalmente diferente do que eu esperava. Li sem saber nada do livro, sem ler a sinopse (ainda bem, pois a sinopse entrega um spoiler gigantesco), e isso foi muito bom. Mas no início do livro eu esperava que a história fosse tomar um rumo totalmente diferente.

O livro é bastante melancólico, nostálgico, de memórias da narradora. O ritmo é um pouco lento, mas isso não me incomodou. Gostei da história, e quero ler outros livros do autor.

Livia.Porto 30/07/2022

?Suas vidas já foram mapeadas?
Senti que não foi para mim. Li esse livro por causa de um vestibular e, para ser sincera, já imaginava que não era meu tipo de livro, mas estava esperando me surpreender porque sempre tenho gostado do que esse vestibular escolhe. No fim, acabou sendo o que eu esperava mesmo.

A escrita é boa, não é densa, o que ajuda a fluir mais a leitura. Porém, não curti muito o desenvolvimento. Achei um tema interessante a ser abordado porque não é algo comum, mas senti que foi de forma superficial, mesmo sendo apenas uma memória. Poderia ter sido mais interessante. Senti muitas vezes que me arrastava pela leitura. Os personagens são bem chatinhos e só melhora um pouco lá no final.

Enfim, não é meu tipo de livro mas achei que teve um bom fim e gostei das reflexões que ?Não Me Abandone Jamais? trouxe. Foi interessante pensar sobre até que ponto a ciência e o egoísmo humano são capazes de chegar.

Alguns quotes (com possíveis spoilers):

?É como passar diante de um espelho pelo qual passamos todos os dias de nossas vidas e de repente perceber que reflete outra coisa, uma coisa estranha e perturbadora.?

??coisas como pinturas, poesia, esse tipo de coisa, revelam como a gente é por dentro. Ela disse que elas revelam a alma.?

?É uma pena, Kath, porque nos amamos a vida toda. Mas, no fim, não deu para ficarmos juntos para sempre.?

Malu 31/07/2022

A narrativa é bem difícil de entender, pois a protagonista conta passagens da vida e a linguagem peculiar deles me deixou perdida. No fim livro tem uma historia bem triste e totalmente diferente de tudo que já li.

Nicole | @nicole.azevedo 27/11/2022

Abriu minha mente
Leitura obrigatório do vestibular da UERJ que abriu um novo universo de leitura na minha cabeça. Passei a me interessar por distopias.
Um livro que, se não apreciado devagar, não terá a sua mensagem bem captada. Uma sociedade distópica que nos faz refletir desde "memórias" a "ética e moral".
Pela falta de costume em ler livros desse porte, acabei criando espectativas demais durante a história, que foram facilmente e completamente derrubadas com o caminhar da leitura.
É um ótimo livro, uma ótima reflexão! E não é atoa que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Recomendo!

DêlaMartins 24/10/2022

É uma história triste, que vai nos indicando o final, a cada capítulo. A narrativa é de Kathy, cuidadora que está deixando o "cargo", após mais de 11 anos e relembra as histórias de sua vida, principalmente em Hailsham, um internato onde ela passou sua infância e adolescência. Kathy conta sua história, principalmente envolvendo Ruth e Tommy, seus grandes amigos. O início do livro, embora pareça "sem graça", nos mostra como é o relacionamento deles e aos poucos, o que eles realmente são, uma vez que, desde o princípio, fica claro que são especiais, são diferentes.

Sem grandes reviravoltas, mas com uma história diferente e um pouco triste, acompanhamos a amizade entre eles, suas diferenças, momentos bons e ruins que todos passam.

Trata-se de uma ficção científica ou uma distopia, mas sem sobressaltos porque, mais do que focar no que eles são, o livro foca em como são, como agem e como sentem. Difícil explicar, sem spoiler...

Gostei muito. O livro me levou a pensar em como a ciência pode ser cruel ao imaginar que seres diferentes não sentem como os chamados "normais". O que mais me intrigou foi o fato dos "diferentes" simplesmente aceitarem o que é destinado a eles, com poucas ou até nenhuma ação para mudar seus destinos.

Um bom livro. Gosto da forma como Kazuo Ishiguro escreve fantasias com humanidade. Li "Gigante enterrado" há alguns anos e tive a mesma sensação.

Gostei do livro!!!

Darah6 06/08/2022

Não sei nem ao certo como me sentir
Ao mesmo tempo em que o livro traz reflexões bem bacana sobre nosso papel social, a morte e até mesmo sobre como somos influenciados e condicionados pelo ambiente que crescemos, existem momentos extremamente massantes em que na minha cabeça só se passava ?e???- como um capitulo inteiro, cerca de 20 paginas, dedicadas a trama mais sem graça da vida sobre um estojo-, o que me fez não engajar completamente na história. Consigo perceber o porquê de ser considerado genial, mas não sei se foi muito pra mim- já que, além de tudo fiz pensando sobre que possível tema poderia ser cobrado na UERJ tendo esse livro como base-, assim como não recomendaria a todas essa leitura. Mas é bom em geral.

Moya2 14/10/2023

Uma reflexão profunda mas que foi desvirtuada
A premissa do livro é ótima, com a abordagem do mistério acerca do futuro e do papel dos principais personagens, mas o autor se concentra em profundos detalhes (e por vezes, insossos) mas que pouco contribuem para o tema que poderia ser melhor abordado.
O autor tem uma habilidade incrível em promover as características dos personagens e transmite os sentimentos com clareza ímpar, por isso não entendi o foco tão grande em diálogos tão profundos, mas que acrescentam tão pouco a ótima trama que acabou ficando em segundo plano.

akasaori 10/08/2022

Foi pra caminhos que eu não imaginava de jeito nenhum, mas ADOREI. Me lembrou muito The promised neverland que é um anime que eu adorei quando vi, a vibe é muito similar e acompanhamos todas as fases dos personagens. Muito animada pra ler mais coisas do Ishiguro