Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Regina 07/03/2024

Excelente livro
O Drácula é um clássico da literatura. Gostei muito da escrita. Uma leitura densa mas interessante. Um livro que todo amante da literatura deve ler

Lucas Macedo 06/03/2024

O livro perfeito
Para quem ama suspense e terror é o livro perfeito! É a leitura mais fluida possível, escrever um livro em as cartas, diários e notas facilita muito a leitura e dão identidade para essa obra fantástica! Esse livro é um ótimo amigo!

isadora.borsato 05/03/2024

"Ah, se os homens fossem mais sábios!"
"Todos os livros possuem lições embutidas em suas tramas, mas prefiro que os leitores as descubram sozinhos."
(Trecho de entrevista com Bram Stoker)

Qual seria a lição embutida em Drácula?
O bem contra o mal, a moral contra a imoralidade ou, talvez, a resistência de certos valores frente à corrupção do corpo e da alma?
O vampiro de Bram Stoker não é nada belo, é o monstro em seu estado puro, muito embora seja um Conde, aparentemente é cruel, sanguinário, de aparência cadavérica e transmorfo. Ao menos é assim retratado pelas pessoas que tem a má sorte de trombarem com ele.
A história é contada por meio de diários e cartas, o que impregna, de certo modo, nossa opinião sobre Drácula.
Drácula é selvagem e, muitas vezes, age por instinto e pela fome, também recua pelo medo, e mesmo tendo centenas de anos a mais que seus "caçadores", tem dificuldade em afastá-los. Isso ocorre pelo fato de talvez, Drácula não ser uma criatura realmente maldosa, mas apenas um animal incompreendido lutando pela continuidade da sua espécie, o que, obviamente, causa medo. Principalmente em uma sociedade moderna como Londres, onde os Ingleses, mesmo naquele tempo, já tinham se esquecido da sua própria selvageria, quando eram eles quem invadiam territórios com seus valores inestimáveis.
Drácula pode ser um lembrete, uma lição de que, o horror que recebemos, por vezes, é o mesmo que já causamos, em algum momento, na história.

Luvale 04/03/2024

Só me decepcionei com o final
Gostei bastante dessa leitura, muito bem ambientada e o início é lento, construindo o mistério do Drácula muito bem. Gostei dos personagens e do desenvolvimento de todos.

Até pouco depois do meio do livro eu estava achando sensacional, ver como o autor eternizou muito do que conhecemos da mitologia de vampiros atual. Porém na última parte, o livro fica meio chato, onde era pra ser muito frenético, a caçada ao vampiro e as tramas nesse aspecto. A personagem Mina me irritou tanto e regrediu muito, ficando totalmente dependente e sem personalidade. O final foi muito corrido e o grande embate se deu em uma página.

Apesar de tudo é um livro muito bem escrito, através de cartas, diários e anotações. Gostei muito da experiência.

m.cIara 03/03/2024

Eventos implausíveis verossímeis e aterrorizantes.
Poucas criaturas provaram ser mais duráveis ??na literatura moderna do que o temido vampiro. Desde que esses demônios da noite mortos-vivos e sugadores de sangue começaram a aparecer na literatura no início do século 19, cada geração aproveitou a oportunidade para reinventar os personagens infames. Por razões que permanecem obscuras para mim, parece que os vampiros se tornaram ainda mais populares nas últimas décadas. Tendo eu sido vítima desta obsessão cultural ocasionalmente, fiquei curioso para explorar onde tudo começou, com Drácula de Bram Stoker, publicado em 1897. Embora Stoker não tenha sido o primeiro a escrever sobre vampiros, não há como negar que seu trabalho estabeleceu o padrão para todas as representações subsequentes em livros e filmes. Um clássico do gênero de terror gótico, o livro se destaca muito bem para o leitor moderno, mas de uma forma bastante inesperada. O livro é uma coleção de anotações de diário e cartas escritas pelos personagens principais, ocasionalmente complementadas por um ou dois recortes de jornal. Começando com uma anotação em seu diário, Jonathon Harker descreve sua angustiante viagem às montanhas dos Cárpatos, na Transilvânia, para visitar o Conde Drácula, que está interessado em comprar alguns imóveis em Londres. Esta longa demonstração de prenúncio faz um trabalho notável ao definir o tom para o resto do livro. Mina Murray (noiva de Jonathon) e Dr. Seward (o médico do manicômio perto da propriedade de Drácula em Londres) fornecem entradas adicionais e apresentam os outros personagens principais, notadamente o Dr. paciente comendo moscas) e Lucy Westenra (melhor amiga de Mina e primeira vítima do conde). Este formato de narrativa funciona bem para fornecer múltiplas perspectivas, tornando assim os eventos implausíveis mais verossímeis e aterrorizantes. Cheia de todos os tipos de tradições literárias românticas, como frágeis donzelas em perigo, discursos apaixonados de amor eterno, cavalheirismo destemido e repetidos goles de conhaque terapêutico, a prosa exibe suas origens da Era Vitoriana a cada passo. Mas, embora demore um pouco para se acostumar com essas convenções desatualizadas, elas não prejudicaram significativamente a narrativa e, na verdade, fizeram os procedimentos parecerem muito mais confiáveis. As dificuldades da intrépida irmandade de caçadores de vampiros, liderada pelo Dr. Van Helsing, muitas vezes evocavam lembranças dos melhores episódios de Arquivo X, já que os protagonistas tiveram que deixar de lado seu ceticismo científico e aceitar a realidade da vilania sobrenatural e morta-viva. Da mesma forma, as interações sinérgicas dos vários membros da equipe ? cada um trazendo à tona seus próprios pontos fortes ? me lembraram de um episódio de Super Friends ou de um filme dos Vingadores. Curiosamente, o personagem-título aparece apenas com moderação, servindo mais como uma fonte onipresente de medo e pura maldade que permeia a história. Pelos padrões modernos, esta decisão perde muito do potencial de suspense e conflito dramático, embora a história ainda seja bastante fascinante e terrível. As versões subsequentes tornaram os papéis de Drácula e seus irmãos uma parte muito mais visível do enredo. Nos últimos 100 anos, parece que leitores e espectadores ficaram mais fascinados pelos vilões da história, tentando compreender suas paixões e impulsos, enquanto os heróis se tornaram relativamente mais brandos. Uma emocionante saga de vida e morte, apresentando o destemido heroísmo feminino de Mina Harker, as brincadeiras insanamente lógicas e insetívoras de Seward e Renfield, as estratégias brilhantes de Van Helsing e os esquemas malignos de um dos maiores vilões de todos os tempos ? Drácula é totalmente divertido em sua encarnação original. Fornecendo grande parte do material de origem para inúmeras adaptações, desde o filme mudo Nosferatu de 1921 até True Blood da HBO, o romance é sem dúvida uma das obras mais influentes do século XIX. Apesar de sua safra, ainda posso rotulá-lo com entusiasmo de leitura obrigatória para qualquer um que se considere um verdadeiro fã de terror.

Emy 03/03/2024

Drácula?
Como falar desse livro sem deixar de fora todas as suas qualidades? Impossível!

Eu não esperava nada do que ocorreu na história?

Amei os personagens, toda essa devoção um ao outro e ás superstições que se tornam tão importantes nesse manuscrito!

É interessante a forma com que eles ilustram (mostram ou falam) o Drácula, não vejo da mesma forma que os personagens, porém gostei muito de para onde foi sendo direcionado a trama,

A forma diferente empregada para ler (diário, etc..) ajudou no interesse pela leitura, amei a forma com que a darkside formou o livro, com estudiosos falando sobre? isso ajudou na construção e compreensão de várias partes da história e fora dela,

Agora sei porque Drácula vive até hoje?
Vai permanecer na minha mente, favorito para a vida!

Gabrielly 01/03/2024

Demorei muito para terminar o livro,achei meio cansativo,pois não estou acostumada com esse tipo de escrita,porém o livro me deixou bem aflita,o final eu realmente não esperava
Por conta de eu nn estar acostumada com a escrita eu vou dar 3 estrelas,planejo releer no futuro quando eu já tiver lido mais livros clássicos e com a escrita mais requintada se eu posso dizer assim kkkkk

FernandaPagidis 01/03/2024

Drácula é um livro de facil leitura e bem fluido. Os personagens são cativantes e o mistério que se mantém em toda a narrativa é envolvente. Porém acho q a todo momento o autor queria explicar algo e usa os personagens, principalmente o Van Helsing, para isso. O que deixa os diálogos longos, cansativos e as vezes prolixos. Apesar de tudo é um ótimo livro atemporal que traz momentos da era virotiana e os avanços da ciência para dentro do livro.

DavyLM 01/03/2024

A origem do Conde
Olha, gostei muito do estilo de narrativa, romance epistolar, dá um sentimento bem pessoal em tudo e acrescenta em profundidade para a obra.

Gostei muito do início até a primeira troca de foco do castelo para Inglaterra. Senti que perdeu um pouco o ritmo com a introdução dos personagens, mas com certeza foi recuperado a cada página que ganhou tração a cada relato.

Gostei bastante do desenvolvimento da história. Porém, na parte final senti que como o conde foi morto foi súbita e a morte, ou melhor dizendo, o sacrifício final foi do personagem de menor importância entre os protagonistas, então pareceu mais um "é... como o vilão é muito forte e não vai ter batalha contra ele, alguém vai morrer para dar peso e fazer tudo parecer mais custoso do que foi."

No geral, muito bom o livro, não me interessei pelos contos.