Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Rei 14/08/2020

Tão clássico que não me atrevo a julgar
Raras são as pessoas que nunca ouviram o nome ?Drácula?, a obra de Bram Stoker serve como base intertextual para diversos outros universos que reutilizam a personagem criada por ele. Com toda essa fama, é difícil não ficar interessado em ler por si o material original. Devo dizer que nunca antes havia lido um livro do gênero de terror e me surpreendi pelo fato de realmente ser assustador, principalmente no início da narrativa, aqueles desacostumados com o gênero e com uma boa imaginação irão sofrer um bocado com as descritivas horripilantes.

Yan 17/12/2021

Drácula - Bram Stoker
A leitura foi completamente divina, eu amo essa temática de vampiros, procura e caça, romance e horror, misturados ficam ainda mais perfeitos!
O modo do livro em trazer diários o torna muito interessante, é maravilhoso poder ver os pontos dos diversos personagens, você se apega a eles de maneira bem fácil. A história é bem desenvolvida e eu amei todo o livro. Apesar de ser um livro MUITO detalhado - o que tornou a leitura um pouquinho arrastada às vezes - é uma leitura leve é confortante até.
Amei esse livro e os contos após a história também !

Milena 07/08/2020

Genial é a palavra.
O mundo inteiro já ouviu falar do Conde Drácula. Devorei esse livro e terminei ainda mais apaixonada pela história. Bram Stoker foi simplesmente genial. Para a época em que foi escrito, é um livro totalmente avançado. Stoker faz várias referências a obras importantes, principalmente Shakespeare. Além disso, usou recursos que eram totalmente inovadores na época, tais como a datilografia, a transfusão de sangue etc. É um daqueles livros que a gente PRECISA ler antes de morrer pra compreender a sua genialidade.

Jéssica Nogueira 08/11/2020

Indico
Gostei muito, apesar da diagramação da edição não favorecer a leitura, o texto é muito bom. Recomendo ler escutando a trilha sonora no Spotify, ficou ainda melhor pra ambientar o livro.
Amei muito!

Paola66 11/04/2020

Conde Drácula
"Só compreendemos a verdadeira dimensão de certos horrores quando nos vemos face a face com eles."

O livro conta com diversos pontos de vista (só faltou o do conde hahah), sendo narrado por meio de diários, cartas, notícias de jornais e documentos.

A história começa com o herói, Jonathan Harker, um jovem advogado que parte da Inglaterra para executar uma transação jurídica relacionada à compra de várias propriedades em Londres. Em seu diário, escreve todos os detalhes para poder contar à sua noiva, Mina, que espera sua volta. O comprador das propriedades é o misterioso conde Drácula, que mora em um castelo nos montes Cárpatos. O início da história já nos brinda com eventos sinistros e estranhos, que não deixam a desejar em nenhum momento, aguçando cada vez mais a curiosidade para o desfecho da trama.

"Às vezes penso que somos todos loucos e que vamos acabar em camisas de força."

"Eu faço algo sem motivo? Posso errar, afinal, sou humano, mas acredito piamente em tudo que faço."

"Tudo o que fazemos, não importa quão louváveis sejam nossas intenções, parece desencadear justamente o resultado que mais abominamos."

A escrita não é cansativa na maior parte da história, e, apesar de ter várias reviravoltas e mudanças de narrador, em nenhum momento se torna confusa ou cansativa.

Apenas duas coisas que não gostei:
Fiquei um tanto decepcionada com as duas mortes no final.
O conto final foi bem confuso (na minha opinião), talvez justamente por não ter sido exatamente revisado pelo autor.

Escrita: 8/10
Trama: 9/10
Personagens: 10/10
Final: 7.8/10

Karen 18/08/2020

Me surpreendeu, uma leitura agradável, personagens cativantes e super pra frente se considerar o ano que foi lançado, um clássico que inspirou e ainda vai inspirar muitos autores e cineastas ???

Leticia 15/04/2020

Sensacional. A escrita do livro é muito fluida. Não conseguia parar de ler, sempre queria saber os acontecimentos do próximo capítulo.
A construção do Drácula é sensacional, ao mesmo tempo que mostra sua face insensível, fica claro também a sua face humana, submetida as paixões humanas. Ódio, vingança, ira, raiva...

Aninha 16/04/2021

Maravilhoso
O modo como o livro foi escrito é recheado de mistérios, e mesmo já conhecendo a estória é possível sentir a tensão em cada página. Torci e me arrepiei em vários momentos. A introdução gradual dos personagens permite conhecer cada um e ser envolvido do início ao fim.
As anotações presentes na edição da Darkside formam um ótimo casamento durante a leitura, assim como o conto inédito e todo material extra tornam a obra maravilhosa. Vale a pena cada detalhe contido nesta edição. Parabéns a Dra Marcia Heloisa pela ótima tradução.

Vanessa1340 06/03/2022

Clássico da literatura
Quem pensa que o Dracula é um livro de terror cheio de sangue e carnificina, está muito errado. O livro tem uma abordagem mais sútil, relatando o medo como um sonho, algo que fica a espreita. A narrativa é através de relatos dos personagens, e apesar do Dracula ser um personagem central, não temos um ponto de vista dele. Na verdade, ele quase não aparece no livro. Pra mim, Mirna é a personagem principal da obra.

Leonardy.Negrini 11/03/2022

Que horas são, Calunga?
Abraham "Bram" Stoker nasceu na cidade de Dublin, na Irlanda, em 1847 e faleceu na cidade de Londres em 1912, aos 65 anos. Ficou mundialmente famoso pela publicação do seu romance gótico "Drácula", publicado em 1897, quando Bram tinha 50 anos. Trabalhava com teatro e antes de publicar o livro passou muitos anos pesquisando mitos europeus e histórias sobre vampiros, mesmo nunca tendo ido às regiões por ele descritas.
No livro o Conde aproxima-se de um advogado londrino, trazendo-o a Transilvânia, querendo alcançar sua esposa, Mina. Neste processo o Conde pretende aventurar-se em solo londrino, disseminando seu séquito e perdendo-se em meio à população da época.
Para o seu azar encontra em Mina, Jonathan, Arthur, Morris e em Van Helsing (professor e caçador de vampiros) uma resistência muito maior do que esperava e a épica batalha bem versus mal se dá durante todo o livro.
O livro é escrito por meio da narrativa de todos os personagens, em diários, memorandos, cartas e outros registros. Isso deixa a obra muito mais interessante. É obra obrigatória, sem discussão, pois talvez seja um dos personagens mais geeks da cultura popular e fica muito mais desafiador compreender as demais construções que se distanciaram da do autor irlandês.
#lerévida #leitura #dracula #bramstokersdracula

Gabi Fonseca 08/09/2020

Amei, um clássico do terror que faz jus a sua fama atemporal, com uma narrativa deliciosa e personagens envolventes, sem dúvida está entre meus preferidos!

Machado 09/09/2020

Clássico é clássico! Não é preciso falar da história, mas apenas dessa edição que está muito bonita! Capa toda preta com detalhes na folhas em dourado parecendo um livro antigo. Além disso dentro a diagramação é cheia de detalhes com páginas em vermelho sangue.

Yasmin 30/04/2020

O sangue é vida
Uma obra transcendental, o motivo pelo qual sua lenda dura depois de tantos anos de lançamento fica nítido em poucas páginas. Stoker criou cenários e personagens únicos, sendo impossível não sentir a vivacidade em cada um, até em suas confusões de relatos, datas ou até mesmo origem de certos personagens, tornam a história mais humana.
O medo é uma constante durante todo trajeto, principalmente pelos personagens, mas, em certo ponto, até pelo conde. Entretanto, essa não é uma história sobre medo, mas sobre sobrevivência, amor, luta e, claro, morte.
Um dos melhores livros que já li e, sem dúvidas, lembrarei dessa escrita maravilhosa de Bram Stoker e de tudo que ela entrega aos leitores.

Helena 03/04/2021

Drácula é um clássico da literatura de terror e apresenta por meio de cartas, diários e notícias os ataques do vampiro Conde Drácula a moradores de Londres e da Transilvânia. O romance epistolar marcou o gênero e, mesmo não sendo a primeira obra a retratar esse mito literário, definiu o que conhecemos hoje como vampiro, influenciando a literatura, cinema e teatro.

Lucas.Augustinho 23/03/2022

Conde Drácula, o "Chupa-[*****] de Goianinha" da Transilvânia
Muito bom o livro. Todos os personagens são interessantes, cada um com sua peculiaridade, e as suas interações são muito boas. Achei que o estilo epistolar do livro ia fazer com que a leitura fosse chata, mas não. O negócio flui bem.
Só teve uma coisa que decepcionou: a morte do Drácula. Foi fraco demais, tá doido. Esperava uma roda de porrada maneira, uma troca de tiro, um vampiro pistola, mais páginas. Só que foi pá pum, rápido, simples demais. Tirando isso, o livro é ótimo.