Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Vanessa1340 06/03/2022

Clássico da literatura
Quem pensa que o Dracula é um livro de terror cheio de sangue e carnificina, está muito errado. O livro tem uma abordagem mais sútil, relatando o medo como um sonho, algo que fica a espreita. A narrativa é através de relatos dos personagens, e apesar do Dracula ser um personagem central, não temos um ponto de vista dele. Na verdade, ele quase não aparece no livro. Pra mim, Mirna é a personagem principal da obra.

Elô 23/01/2024

Bom, mas nada surpreendente.
Livro longo, cansativo, e organizado inteiramente em cartas, diários e telegramas. O Conde aparece poucas vezes, e em todas essas vezes era uma leve decepção. Mas apesar disso tudo, é uma história muito bem contada, claramente bem planejada, e vale a pena o esforço.

Gabi Fonseca 08/09/2020

Amei, um clássico do terror que faz jus a sua fama atemporal, com uma narrativa deliciosa e personagens envolventes, sem dúvida está entre meus preferidos!

Davi.Bampi 02/06/2021

Desapontador mas fascinante ao mesmo tempo
Um livro interessante, mas muito decepcionante ao final. Como uma história, é apenas ok, os primeiros capítulos são ótimos e o personagem principal é muito cativante e a atmosfera é fantástica conforme o cenário te deixa fascinado, combinado com a bela prosa de Stoker. Mas depois da metade a trama muda e se transforma em vários outros tipos de histórias. É realmente estranho como tudo muda tão rápido, meu palpite é que Stoker queria escrever um livro todo tipo de pessoa, como um filme de grande sucesso de hoje. Começa como uma história de terror, depois um conto de mistério e, no final, um thriller de ação. É impressionante para a época, mas eu esperava mais. São muitas passagens que se seguem não explicadas ou simplesmente descartadas, e o final pareceu muito afobado e desapontador.
Elogio Stoker por sua pesquisa e por ser a base dos mitos e da literatura sobre vampiros. A mitologia dessa criatura foi expandida e detalhada demais pelo autor, com certeza minhas partes preferidas do livro. Drácula é um monstro assustador e complexo com diversas habilidades únicas que se tornaram o padrão para vampiros atualmente. Certamente o "lore" do livro foi o que mais gostei, e a atmosfera gótica que é primorosa!

Eu recomendaria apenas para aqueles que são fãs de vampiros. É uma experiência fascinante ler o romance que estabeleceu a maioria das convenções dessas criaturas. E a mitologia trabalhada no livro é essencial para se entender o mundo dos bebedores de sangue. Vale a pena só por isso.

No final, mesmo com tudo isso, ainda tive dificuldade em esquecer o livro. Ele ficou na minha mente por muito tempo depois de terminar, principalmente porque eu comecei a pensar e ver sua influência em várias obras relacionadas a vampiros depois. Não sabia quantas coisas que li ou joguei aludiam diretamente ou eram inspiradas por este romance. Eu Sou a Lenda, Castlevania, The Strain, Hellsing, são alguns dos livros, jogos e seriados que adoro e possuem pedaços de inspiração em Drácula. Algo que me deixa imensamente maravilhado. Então, mesmo que eu tenha ficado conflitante e dividido por causa de seus defeitos, Stoker criou um livro que permaneceu relevante por anos e provavelmente continuará sendo. Uma façanha impressionante. E fico contente por finalmente ter lido.

kelly.brekker 15/06/2023

Porque os mortos viajam rápido.
?- Ah, minha cara, se a senhora soubesse quão estranho é o assunto pelo qual estou aqui, seria a senhora a rir. Eu aprendi a não menosprezar a crença de ninguém, independentemente de quanto seja peculiar. Tentei manter a mente aberta, e não são as coisas ordinárias da vida que poderiam fechá-la, mas as coisas estranhas, as extraordinárias, as coisas que fazem uma pessoa duvidar da própria sanidade.?

love song for a vampire by Annie lennox ?

Isabelle @leiture.se 27/02/2020

Que história monótona foi essa?
Só consegui me prender à leitura no fim, pois fiquei curiosa pra saber se iriam conseguir matar ou não o Conde Drácula, mas mesmo assim foi uma leitura bem arrastada e sofrida
Ádila 27/02/2020minha estante
Finalmente alguém com a mesma opinião que eu sobre esse livro! Kkkk Eu acabei foi abandonando... aguentei não.

Isabelle @leiture.se 28/02/2020minha estante
Eu quase abandonei em vários momentos, mas minha curiosidade falou mais alto

giovqnacr 23/07/2023

- Drácula
Achei muito interessante a forma como os capítulos foram escritos, em forma de diários e relatos, e na perspectiva de cada um dos personagens.
A leitura fluiu muito, superou minhas expectativas. Único defeito que eu achei foi que no final os acontecimentos foram muito rápidos, mas deu pra entender tudo muito bem.

Curuma 02/06/2023

Bom mas com gostinho de podia ser melhor
O livro contado por meio de telegramas é interessante, cativante e bem instigador. Flui bem e deixa a gente apreensivo. Eu particularmente gostei bastante do desenrolar e como foi indo a história. Infelizmente achei o final muito precipitado e um pouco mal trabalhado, mas de maneira geral nada que atrapalhe a leitura.

re 12/07/2022

Não surpreendeu, mas não decepcionou
O vampirão que inspirou todo uma geração, com uma fama que o precede. Pensando nisso é difícil começar esse livro sem criar expectativas, mas tenha em mente que se trata de um romance e não um mistério assustador que vai arrepiar os cabelos da sua nuca.
O que mais se destacou em minha opinião foi a forma escolhida pelo autor para narrar os fatos, sendo utilizados de registro em diários, matérias de jornal, bilhetes e cartas em ordem cronológica e com pelo menos 5 narradores diferentes o que nos dá uma visão dos acontecimentos bem diferenciada e completa.
Apesar de se tratar de um clássico, essa edição trouxe uma tradução com vocabulário de fácil entendimento.
A experiência de conhecer o ilustríssimo Drácula foi interessante, apesar do final ser um tanto prolongado, rolou até um momento de comoção.

Alexandre 06/09/2022

Descrições
A criação do livro foi um divisor de águas na literatura de terror. O único ponto negativo no livro são as descrições repetitivas durante o desenrolar da história, por se tratar de relatos em diários. Para quem gosta de mistério e descrição isso não é nenhum problema. Namastê.
Michel.Stefanini 07/09/2022minha estante
Top

Queilinha 29/10/2023

Drácula...
Sempre tive muita curiosidade em ler o livro de Bram Stoker. Amo todo esse universo de seres sobrenaturais.

Adorei a história, apesar de não estar muito familiarizada com a leitura de romances epistolares, mas, a leitura fluiu super bem.

A reta final do livro foi bem eletrizante e eu esperava mais. Achei o final muito, digamos, "sem graça".

Rei 14/08/2020

Tão clássico que não me atrevo a julgar
Raras são as pessoas que nunca ouviram o nome ?Drácula?, a obra de Bram Stoker serve como base intertextual para diversos outros universos que reutilizam a personagem criada por ele. Com toda essa fama, é difícil não ficar interessado em ler por si o material original. Devo dizer que nunca antes havia lido um livro do gênero de terror e me surpreendi pelo fato de realmente ser assustador, principalmente no início da narrativa, aqueles desacostumados com o gênero e com uma boa imaginação irão sofrer um bocado com as descritivas horripilantes.

Karen 18/08/2020

Me surpreendeu, uma leitura agradável, personagens cativantes e super pra frente se considerar o ano que foi lançado, um clássico que inspirou e ainda vai inspirar muitos autores e cineastas ???

Clarissa 28/10/2023

Não esperava que fosse gostar tanto dessa leitura. Parecia que eu estava acompanhando a história dos personagens há muito tempo, achei todos eles bem desenvolvidos e fáceis de distinguir. Porém, o final me decepcionou um pouco e, por mais que seja uma questão de contexto de época, o machismo e a xenofobia atrapalharam a minha imersão. Ainda assim, o saldo foi bastante positivo, dá bem pra entender porque é considerado um grande clássico do terror gótico vitoriano.

Leticia 15/04/2020

Sensacional. A escrita do livro é muito fluida. Não conseguia parar de ler, sempre queria saber os acontecimentos do próximo capítulo.
A construção do Drácula é sensacional, ao mesmo tempo que mostra sua face insensível, fica claro também a sua face humana, submetida as paixões humanas. Ódio, vingança, ira, raiva...