Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Samy 28/03/2021

Enigmático e encantador
Sempre ouvi falar que era bom esse livro, mas só quem leu compreende o quão interessante é a narrativa, simplesmente encantadora e cativante.

Através dos ?diários?, cartas e afins o autor consegue te levar a uma atmosfera intrigante onde junto do personagem você sofre e aprende sobre uma criatura chamada Drácula.

Enfim, muito bom, mesmo nos dias atuais o livro não perde o encanto, recomendo.

Caraminholas 14/11/2023

Uma bela surpresa
Gosto da temática de vampiros, mas o que eu encontrei aqui não tem nada a ver com a tamanha fantasia que eu entrava em contato ao assistir filmes sobre.
Cada personagem é muito bem abordado, eles são bem humanos. Tudo foi meio que um choque pra mim. Não esperava nada e por isso acho que me surpreendi positivamente.
Esse livro foi bem cansativo, e nem é tão grande. Me deu sono algumas vezes, porém tinha vezes que não queria parar de ler!
Tive uma ótima experiência de leitura (num geral), excluindo as problemáticas da época como machismo e tudo mais.
Recomendo bastante.

Folhadpapel 30/01/2022

Esse quebra-cabeças tá confuso...
Drácula é uma daqueles livros que mais se assemelham a um imenso quebra-cabeças onde o leitor fica o tempo todo tentando montar as peças em diversas linhas narrativas. Essa é uma história epistolar narrada através de cartas, relatórios e diários, então é de se esperar que os personagens tenham muito o que contribuir para a trama principal.
Aqui acompanhamos, inicialmente, Jonathan, um advogado que foi incumbido de ir até a Transilvânia tratar com um Conde a respeito de uma propriedade que ele planeja comprar em Londres. Essa viagem passa de encantadora para aterrorizante em pouco tempo. Ninguém quer que ele chegue ao destino, todos a sua volta temem o Conde, algo de errado acontece naquela região. No decorrer da narrativa acompanhamos o desenrolar dessa ida do Conde à Londres e juntamente disso vemos como a vida dos personagens está envolta de misteriosos acontecimentos.
Um dos pontos que mais se surpreendeu foi o tom de suspense, eu tinha uma concepção de que esse livro seria um terror bem macabro e que o vampiro aqui seria um grande monstro que destruiria cidades, acho que as adaptações dessa obra me fizeram ter essa ideia. Aqui temos vampiros, mas eu fui com uma expectativa tão diferente do que me foi exposto que eu me surpreendi e adorei.
A melhor parte são as linhas de narrativa que as cartas montam, umas em um futuro, outras no passado. Em uma linha temos uma grande revelação e em outra essa conclusão ainda tardará a chegar, e isso é incrível! O leitor sabe de coisas que os personagens nem desconfiam e fica ansioso esperando que eles cheguem a essas conclusões também.
Inicialmente, temos um choque com o ritmo, pois o livro se inicia com um personagem indo de encontro ao castelo de Drácula, e nos capítulos seguintes acompanhamos a vida de outros personagens que nem se quer sabem desse mal. Essas quebras de tensão fazem com que o livro tenha alguns altos e baixos, mas pessoalmente falando, eu curti muito o modo como as diversas histórias se ligam em um todo. Quanto ao final, eu esperava algo maior, algo mais elaborado, difícil, custoso, mas entendo o motivo de ser como foi.
Eu recomendo esse livro pra quem quer conhecer as origens de tantas outras obras do gênero e principalmente para aquele tipo de leitor que gosta de montar um bom quebra-cabeças.

site: https://www.instagram.com/p/CYt3nPIrYqq/

D/\RK 24/11/2022

Melhor que o esperado, mas mesmo assim...
"[...] embora a compaixão não possa mudar os fatos, pode torná-los mais suportáveis."

Assisti ao filme de '92 pela primeira vez pouco tempo atrás e não gostei. Achei chato e fraco. Acredito que minhas expectativas estavam altas devido ao tema, a fama, as avaliações das pessoas e a classificação como clássico.
Confesso que cheguei a cogitar direcionar a culpa para o tempo, a era. Um equívoco, claro, pois o que é bom, é bom em qualquer época.

O filme de 2014 me conquistou melhor (Drácula Untold), mas foi a série da Netflix que mais me pareceu fiel a obra de Bram Stoker. Se juntassem o filme de 1992 + a série de 2020, teríamos uma boa adaptação. Tirando o fiasco do último episódio, claro.

Deixando as adaptações de lado e focando na obra literária, posso afirmar que prefiro os vampiros atuais. O Conde é muito mole, covarde, chato e com 0 sabedoria, apesar do tempo de "vida". Foi muito fácil de lidar. Van Helsing tinha todas as informações para detê-lo, sabia de todos os pontos fortes e fracos do Drácula. Nem foi preciso muito para abordá-lo todas as vezes. Foram páginas e páginas de enrolação, pois até para o Conde fugir - o que achei um absurdo para tal criatura - foi um "enchimento de linguiça".
As regras do vampirismo aqui são muitas, as quais nem fazem sentido e nem há sequer um vislumbre de explicação. Se transformar em cão? Não poder viajar pelo mar devido a maré alta ou baixa? Controlar névoas? Não poder usar o caixão por conta de uma plantinha?
Sobre as vítimas: só mulheres. Esse é o nível de covardia e/ou preguiça. Sem falar que ele só vai atrás delas enquanto dormem. Jonathan foi escolhido como presa masculina apenas porque foi até a "toca do leão" mesmo.
Claro que entendo que a obra é de uma outra época e que ficou de base e inspiração para muitos amantes de histórias de vampiros. O que me perturba são pessoas comparando Drácula de Bram Stoker com vampiros mais atuais. Pessoas criticando Stephenie Meyer, por exemplo. Pois NA VERSÃO DELA, os vampiros brilham sob a luz do sol. Minha gente, o Conde Drácula não pode navegar em maré alta ou baixa! E qual a explicação para isso? Quem diabos sabe? ??
Ficam zombando de Crepúsculo, pois acham os vampiros bonzinhos demais. Sério isso? Os Volturi dão mais medo que o Conde que só caça mulheres indefesas em seus sonos.

"O que devo fazer? O que posso fazer? Como escapar dessa coisa terrível dos domínios da noite, das trevas e do medo?"
A cena mais chocante nessa obra, na minha opinião, foi quando o Conde entrega um bebê no saco para as "esposas" dele. Fora isso, achei tudo muito "sessão da tarde". Quem alega que o Conde Drácula e sua história é sombria, certamente nunca viu um Niklaus Mikaelson em ação. Ou um Damon Salvatore, Eric Northman, uma Katherine Pierce, etc.. Enfim, parem. Nos poupem dessa rixa sem sentido!

Achei minha nota mais do que justa. Gostei de conhecer, mas não me abalou. Prefiro o Drácula da animação Hotel Transilvânia, aliás.

Uma das citações que mais gostei:
"[...] precisamos tomar cuidado, pois um homem forte simultaneamente com manias homicidas e religiosas pode tornar-se perigoso. A combinação é terrível."
Inandara Barbara 03/01/2023minha estante
Como estava falando hoje, você é demais!! KKK amo suas resenhas!!

D/\RK 03/01/2023minha estante
Obg ? ????

Yasmin 30/04/2020

O sangue é vida
Uma obra transcendental, o motivo pelo qual sua lenda dura depois de tantos anos de lançamento fica nítido em poucas páginas. Stoker criou cenários e personagens únicos, sendo impossível não sentir a vivacidade em cada um, até em suas confusões de relatos, datas ou até mesmo origem de certos personagens, tornam a história mais humana.
O medo é uma constante durante todo trajeto, principalmente pelos personagens, mas, em certo ponto, até pelo conde. Entretanto, essa não é uma história sobre medo, mas sobre sobrevivência, amor, luta e, claro, morte.
Um dos melhores livros que já li e, sem dúvidas, lembrarei dessa escrita maravilhosa de Bram Stoker e de tudo que ela entrega aos leitores.

Klinef 09/03/2020

A narrativa da história faz com que o leitor se envolva muito, o decorrer da história é surpreendente

Renan Rocha 10/03/2020

Muito melhor do que o esperado.
Aquele livro que te deixa tenso e em suspense do início ao fim. A leitura é recheada de momentos que nos causam aflições e dúvidas sobre o que realmente acontecerá em seguida.

isabelle. 28/10/2020

realmente há algo de indefinível nesse livro. uma das pesquisadoras nessa edição comentou que é como se bram stoker nos contaminasse com sua emoção e isso faz sentido. talvez seja por isso que terminei o livro com um saldo positivo, apesar dos pesares. em primeiro lugar, essa é uma narrativa que depende muito da curiosidade, e bram stoker construiu de modo gradual uma atmosfera de tensão e medo que funciona muito bem durante as primeiras duzentas páginas, mas logo o lobo começa a correr atrás do próprio rabo e ficamos presos num loop interminável de juramentos, aflições, lamentos dramáticos e repetições intermináveis. é inegável que narrativas teatrais tiveram um grande impacto na escrita do autor e isso na verdade foi algo que eu soube aproveitar; os personagens são muito vivos, muito sentidos, mas a medida que certas situações se repetem, as reações se repetem também, e vai se perdendo o impacto diante do que está acontecendo. é meio exaustivo. acabei o livro com menos sangue nas veias do que tinha quando comecei a ler. talvez essa fosse a intenção: deixar o leitor com a suspeita de que algo nefasto rastejava para dentro de seus quartos durante a noite e levava embora um pouco de sua energia a cada dia de leitura. mas ainda há essa sensação satisfatória até mesmo em criticar, e acabo com a impressão que tudo valeu a pena. é um livro que funciona, tem personagens cativantes e ainda entrega o terror que foi prometido mais de um século atrás.

kelly.brekker 15/06/2023

Porque os mortos viajam rápido.
?- Ah, minha cara, se a senhora soubesse quão estranho é o assunto pelo qual estou aqui, seria a senhora a rir. Eu aprendi a não menosprezar a crença de ninguém, independentemente de quanto seja peculiar. Tentei manter a mente aberta, e não são as coisas ordinárias da vida que poderiam fechá-la, mas as coisas estranhas, as extraordinárias, as coisas que fazem uma pessoa duvidar da própria sanidade.?

love song for a vampire by Annie lennox ?

Jr. 23/12/2021

Misterioso e sombrio
"Como fugir dessa pavorosa realidade feita de noite e trevas e medo."

Agonia, medo e suspense são constantes em toda a narrativa. O fato de ser narrado em pontos de vista de vários personagens ajuda a entender melhor a história e todo o contexto.
Bran Stoker consegue te prender apesar de muitos capítulos arrastados e cheios de detalhes, o que particularmente não gosto muito.
No começo tem várias partes em que você acha que são desnecessárias mais que no futuro se tornam importantes no contexto geral.
O final foi um pouco anticlímax, pois foi tudo resolvido rapidamente sem de fato eles enfrentarem o Drácula, o que é comum em todos os livros do período, mas não deixa de ser decepcionante. A morte final tbm não me agradou, poderia ter sido outro deles a morrer.
Mas apesar de tudo isso a leitura é incrível e vale muito a pena .

Alessandro @possati.ale 04/09/2022

Um suspense dos bons
Sinceramente, eu me surpreendi. Não é porque Drácula é um clássico que eu esperava algo bom, muito pelo contrário. E o que eu encontrei é uma obra que paga as lógicas de sua época mas ao mesmo tempo estabelece uma maneira de narrar o suspense que vamos encontrar em diversos outros livros que foram escritos posteriormente.
O modelo dos diários no início pode ser chato, mas vamos nos acostumando, principalmente quando no meio da história tudo se passa na Inglaterra e entendemos o como o risco que foi apresentado no início está próximo e pode nos alcançar enquanto espectadores, sempre com o efeito bem pensado do Stoker de produzir uma proximidade.
O ponto mais fraco talvez seja a enrolação de um livro longo sem tanta necessidade de algumas voltas e que justamentre em sua conclusão peca com a velocidade e a falta de profundidade e emoção.

Milena 07/08/2020

Genial é a palavra.
O mundo inteiro já ouviu falar do Conde Drácula. Devorei esse livro e terminei ainda mais apaixonada pela história. Bram Stoker foi simplesmente genial. Para a época em que foi escrito, é um livro totalmente avançado. Stoker faz várias referências a obras importantes, principalmente Shakespeare. Além disso, usou recursos que eram totalmente inovadores na época, tais como a datilografia, a transfusão de sangue etc. É um daqueles livros que a gente PRECISA ler antes de morrer pra compreender a sua genialidade.

Paola66 11/04/2020

Conde Drácula
"Só compreendemos a verdadeira dimensão de certos horrores quando nos vemos face a face com eles."

O livro conta com diversos pontos de vista (só faltou o do conde hahah), sendo narrado por meio de diários, cartas, notícias de jornais e documentos.

A história começa com o herói, Jonathan Harker, um jovem advogado que parte da Inglaterra para executar uma transação jurídica relacionada à compra de várias propriedades em Londres. Em seu diário, escreve todos os detalhes para poder contar à sua noiva, Mina, que espera sua volta. O comprador das propriedades é o misterioso conde Drácula, que mora em um castelo nos montes Cárpatos. O início da história já nos brinda com eventos sinistros e estranhos, que não deixam a desejar em nenhum momento, aguçando cada vez mais a curiosidade para o desfecho da trama.

"Às vezes penso que somos todos loucos e que vamos acabar em camisas de força."

"Eu faço algo sem motivo? Posso errar, afinal, sou humano, mas acredito piamente em tudo que faço."

"Tudo o que fazemos, não importa quão louváveis sejam nossas intenções, parece desencadear justamente o resultado que mais abominamos."

A escrita não é cansativa na maior parte da história, e, apesar de ter várias reviravoltas e mudanças de narrador, em nenhum momento se torna confusa ou cansativa.

Apenas duas coisas que não gostei:
Fiquei um tanto decepcionada com as duas mortes no final.
O conto final foi bem confuso (na minha opinião), talvez justamente por não ter sido exatamente revisado pelo autor.

Escrita: 8/10
Trama: 9/10
Personagens: 10/10
Final: 7.8/10

Rei 14/08/2020

Tão clássico que não me atrevo a julgar
Raras são as pessoas que nunca ouviram o nome ?Drácula?, a obra de Bram Stoker serve como base intertextual para diversos outros universos que reutilizam a personagem criada por ele. Com toda essa fama, é difícil não ficar interessado em ler por si o material original. Devo dizer que nunca antes havia lido um livro do gênero de terror e me surpreendi pelo fato de realmente ser assustador, principalmente no início da narrativa, aqueles desacostumados com o gênero e com uma boa imaginação irão sofrer um bocado com as descritivas horripilantes.

Karen 18/08/2020

Me surpreendeu, uma leitura agradável, personagens cativantes e super pra frente se considerar o ano que foi lançado, um clássico que inspirou e ainda vai inspirar muitos autores e cineastas ???