Rafael 03/04/2021
Lembranças dos Cárpatos
Ícone da cultura pop, "Drácula" é a obra-prima do irlandês Abraham "Bram" Stocker. Quando da sua publicação, em 1897, especula-se que a editora inglesa Archibald Constable & Co não só unilateralmente alterou eventos no romance, como se recusou a acatar o pedido de menção expressa, feito pelo autor, de que os fatos narrados eram reais (seria um desejo de preservar o imaginário londrino ainda fragilizado pelos crimes cometidos, anos antes, por Jack, o estripador?).
Na luta metafísica entre luz e trevas, de Césare Lomboso, autor de "O homem delinquente" (1876), Stocker parece ter sugado percepções clínicas sobre o conde. Ante a grande quantidade de delitos por este praticados, Van Helsing, médico personagem, descreve Drácula como um verdadeiro criminoso, alguém predestinado ao crime, de mente imperfeitamente formada, de cérebro-homem não completo (fotos 09 e 10).
Ao que parece, a brutalidade e a agressividade encontradas no voivode (título eslavo usado para soberanos locais na Idade Média) Drácula estavam também em outro voivode: Vlad Drakul (em romeno: Vlad Dr?culea) ou Vlad, o Empalador (seriam ambos o mesmo ser?; foto 08).
Sobre a representação feminina em ?Drácula", digna de nota é a observação feita pela estudiosa Anne Quiangala, para quem não só na obra em questão, mas na literatura do século XIX, em geral, as personagens femininas são limitadas quase sempre aos papéis de "devoradoras" (sexualidade), vide as três vampiras que só aparecem para saciar seus desejos pela essência do personagem Jonathan e para serem subjugadas por Drácula, ou de "donzelas em perigo" (feminilidade), como se percebe em Mina e Lucy, quase sempre presas em convenções sociais patriarcais.
No ambiente cinematográfico, a despeito do reconhecimento notório de "Nosferatu" e outros, lembra-nos curiosamente Alexandre Callari, em "Presas, cruzes e gore: como Drácula tornou-se um mito da cultura pop", que em meio à "blaxploitation", movimento cujos filmes eram produzidos e protagonizados por atores negros, e miravam majoritariamente o público negro, em 1972 foi produzido o filme "Blacula: o vampiro negro" e, após relativo sucesso, teve sua continuação em "Os gritos de Blacula" (1973).
Essas são algumas lembranças dos agudos penhascos dos Cárpatos! ?- Denn die Todten reiten schnell - ?Pois os mortos viajam depressa?.? ???????