Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Gigio 29/06/2021

Clássico imperdível
Na minha opinião o mais importante clássico da literatura de horror. Essa foi minha segunda leitura. A primeira vez tinha 14 ou 15 anos, uma época em que a lenda dos vampiros me tomava toda a atenção. Agora, mais mais maduro, consegui absorver melhor o brilhantismo dessa obra.
A história é gótica e aterrorizante, e por ter sido escrita no sóculo XIX, contém alguns conceitos que parecem ultrapassados nos dias de hoje, mas que não ferem a sua genialidade. O Conde Drácula certamente é o precursor de todos os vampiros da literatura, mesmo que a sua essência tenha se alterado muito, como na saga crepúsculo.
Leitura obrigatória para os amantes do gênero.

Rei 14/08/2020

Tão clássico que não me atrevo a julgar
Raras são as pessoas que nunca ouviram o nome ?Drácula?, a obra de Bram Stoker serve como base intertextual para diversos outros universos que reutilizam a personagem criada por ele. Com toda essa fama, é difícil não ficar interessado em ler por si o material original. Devo dizer que nunca antes havia lido um livro do gênero de terror e me surpreendi pelo fato de realmente ser assustador, principalmente no início da narrativa, aqueles desacostumados com o gênero e com uma boa imaginação irão sofrer um bocado com as descritivas horripilantes.

Alexandre 06/09/2022

Descrições
A criação do livro foi um divisor de águas na literatura de terror. O único ponto negativo no livro são as descrições repetitivas durante o desenrolar da história, por se tratar de relatos em diários. Para quem gosta de mistério e descrição isso não é nenhum problema. Namastê.
Michel.Stefanini 07/09/2022minha estante
Top

Jr. 23/12/2021

Misterioso e sombrio
"Como fugir dessa pavorosa realidade feita de noite e trevas e medo."

Agonia, medo e suspense são constantes em toda a narrativa. O fato de ser narrado em pontos de vista de vários personagens ajuda a entender melhor a história e todo o contexto.
Bran Stoker consegue te prender apesar de muitos capítulos arrastados e cheios de detalhes, o que particularmente não gosto muito.
No começo tem várias partes em que você acha que são desnecessárias mais que no futuro se tornam importantes no contexto geral.
O final foi um pouco anticlímax, pois foi tudo resolvido rapidamente sem de fato eles enfrentarem o Drácula, o que é comum em todos os livros do período, mas não deixa de ser decepcionante. A morte final tbm não me agradou, poderia ter sido outro deles a morrer.
Mas apesar de tudo isso a leitura é incrível e vale muito a pena .

Alessandro @possati.ale 04/09/2022

Um suspense dos bons
Sinceramente, eu me surpreendi. Não é porque Drácula é um clássico que eu esperava algo bom, muito pelo contrário. E o que eu encontrei é uma obra que paga as lógicas de sua época mas ao mesmo tempo estabelece uma maneira de narrar o suspense que vamos encontrar em diversos outros livros que foram escritos posteriormente.
O modelo dos diários no início pode ser chato, mas vamos nos acostumando, principalmente quando no meio da história tudo se passa na Inglaterra e entendemos o como o risco que foi apresentado no início está próximo e pode nos alcançar enquanto espectadores, sempre com o efeito bem pensado do Stoker de produzir uma proximidade.
O ponto mais fraco talvez seja a enrolação de um livro longo sem tanta necessidade de algumas voltas e que justamentre em sua conclusão peca com a velocidade e a falta de profundidade e emoção.

Liliane 16/11/2020

Nessa história do Conde que se alimentava de sangue, tão conhecida por muitos (por mim, superficialmente até essa leitura), Stoker me esbofeteou, me surpreendeu e me conduziu com maestria a uma bela valsa a cada novo capítulo! Apresentado em forma de diários, o livro vai oferecendo informações de forma que o que parece desconexo aos poucos preenche o todo, mantendo assim o suspense elevado. Mesmo acreditando que algumas cenas poderiam ter sido melhor exploradas e diante do que senti ao fim, esse clássico não perdeu o brilho. Grande narrativa!

Jéssica Nogueira 08/11/2020

Indico
Gostei muito, apesar da diagramação da edição não favorecer a leitura, o texto é muito bom. Recomendo ler escutando a trilha sonora no Spotify, ficou ainda melhor pra ambientar o livro.
Amei muito!

Duda 10/08/2020

O livro foi totalmente diferente do que eu esperava, mas gostei, um dos maiores clássicos da vida.

Leticia 15/04/2020

Sensacional. A escrita do livro é muito fluida. Não conseguia parar de ler, sempre queria saber os acontecimentos do próximo capítulo.
A construção do Drácula é sensacional, ao mesmo tempo que mostra sua face insensível, fica claro também a sua face humana, submetida as paixões humanas. Ódio, vingança, ira, raiva...

Karen 18/08/2020

Me surpreendeu, uma leitura agradável, personagens cativantes e super pra frente se considerar o ano que foi lançado, um clássico que inspirou e ainda vai inspirar muitos autores e cineastas ???

Rafael 03/04/2021

Lembranças dos Cárpatos
Ícone da cultura pop, "Drácula" é a obra-prima do irlandês Abraham "Bram" Stocker. Quando da sua publicação, em 1897, especula-se que a editora inglesa Archibald Constable & Co não só unilateralmente alterou eventos no romance, como se recusou a acatar o pedido de menção expressa, feito pelo autor, de que os fatos narrados eram reais (seria um desejo de preservar o imaginário londrino ainda fragilizado pelos crimes cometidos, anos antes, por Jack, o estripador?).

Na luta metafísica entre luz e trevas, de Césare Lomboso, autor de "O homem delinquente" (1876), Stocker parece ter sugado percepções clínicas sobre o conde. Ante a grande quantidade de delitos por este praticados, Van Helsing, médico personagem, descreve Drácula como um verdadeiro criminoso, alguém predestinado ao crime, de mente imperfeitamente formada, de cérebro-homem não completo (fotos 09 e 10).

Ao que parece, a brutalidade e a agressividade encontradas no voivode (título eslavo usado para soberanos locais na Idade Média) Drácula estavam também em outro voivode: Vlad Drakul (em romeno: Vlad Dr?culea) ou Vlad, o Empalador (seriam ambos o mesmo ser?; foto 08).

Sobre a representação feminina em ?Drácula", digna de nota é a observação feita pela estudiosa Anne Quiangala, para quem não só na obra em questão, mas na literatura do século XIX, em geral, as personagens femininas são limitadas quase sempre aos papéis de "devoradoras" (sexualidade), vide as três vampiras que só aparecem para saciar seus desejos pela essência do personagem Jonathan e para serem subjugadas por Drácula, ou de "donzelas em perigo" (feminilidade), como se percebe em Mina e Lucy, quase sempre presas em convenções sociais patriarcais.

No ambiente cinematográfico, a despeito do reconhecimento notório de "Nosferatu" e outros, lembra-nos curiosamente Alexandre Callari, em "Presas, cruzes e gore: como Drácula tornou-se um mito da cultura pop", que em meio à "blaxploitation", movimento cujos filmes eram produzidos e protagonizados por atores negros, e miravam majoritariamente o público negro, em 1972 foi produzido o filme "Blacula: o vampiro negro" e, após relativo sucesso, teve sua continuação em "Os gritos de Blacula" (1973).

Essas são algumas lembranças dos agudos penhascos dos Cárpatos! ?- Denn die Todten reiten schnell - ?Pois os mortos viajam depressa?.? ???????
Melanie13 03/04/2021minha estante
Excelente analogia ???

Helena 03/04/2021

Drácula é um clássico da literatura de terror e apresenta por meio de cartas, diários e notícias os ataques do vampiro Conde Drácula a moradores de Londres e da Transilvânia. O romance epistolar marcou o gênero e, mesmo não sendo a primeira obra a retratar esse mito literário, definiu o que conhecemos hoje como vampiro, influenciando a literatura, cinema e teatro.

Patricia.Fernanda 31/12/2021

Sensacional, personagens cativantes e enredo único
Com certeza essa foi uma leitura incrível, a qual me prendeu do começo ao fim e eu não pude resistir, devorei o livro como se não houvesse amanhã e foi uma aventura sensacional! Os personagens são todos muito cativantes e o autor soube muito bem criar vínculos emocionantes entre eles, cada um com sua característica própria demonstra da sua maneira, é contagiante ver o quanto as experiências fortaleceram os seus laços ao decorrer da história. Eu pude sentir a tensão dos personagens, o medo diante do inimaginável e do desconhecido, não senti anticlímax em momento algum! E achei genial sua idéia de nos contar os ocorridos através de anotações, cartas, memorandos, lembretes dentre outros similares, creio que essa escolha trouxe seriedade para o conteúdo exposto, combinou perfeitamente com a temática da trama, apesar de muitos infelizmente não gostarem dessa narrativa justamente por conta dessa característica, no entanto, essa ideia evidenciou a intimidade das relações, a seriedade, a experiência ganha ao decorrer dos acontecimentos e etc. Amei esse livro, principalmente com uma edição tão linda quanto essa da Darkside, que contém vários extras muito interessantes e bem feitos. Enfim, recomendo veementemente essa leitura!

giovqnacr 23/07/2023

- Drácula
Achei muito interessante a forma como os capítulos foram escritos, em forma de diários e relatos, e na perspectiva de cada um dos personagens.
A leitura fluiu muito, superou minhas expectativas. Único defeito que eu achei foi que no final os acontecimentos foram muito rápidos, mas deu pra entender tudo muito bem.

p_tavares 08/10/2023

Literatura gótica é ainda melhor do que eu esperava
Personagens cativantes, principalmente Mina, me senti muito mal pelo Renfield e pela Lucy, ótima exigência de leitura, lindas relações de amor e amizade entre os personagens.