Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Larica 01/09/2020

Genial!
Stoker conta essa história por meio de relatos dos personagens em seus diários, como se o livro fosse a junção de todos narrando um fato.

Começando por Jonathan, um advogado que vai até o castelo do Drácula para ajudá-lo na aquisição de propriedades em Londres e acaba descobrindo coisas terríveis sobre seu hospedeiro. Desenrolando assim diversas situações tensas até finalmente termos um desfecho.

A narrativa é rica em detalhes e por mais que em alguns momentos fosse lenta e arrastada, a vontade é de ler mais e mais para saber o que vem a seguir.

Adorei os personagens e vou guardá-los para sempre no meu coração, são bem trabalhados e únicos em suas peculiaridades. A única coisa que senti falta foi ter mais detalhes a respeito da história do Drácula em si, nosso vilão repugnante.

E para finalizar, não poderia deixar de comentar sobre essa edição maravilhosa da Darkside. De capa dura, com o corte em dourado e ilustrações vivas e intrigantes. Possui notas de rodapé que me ajudaram muito durante toda a leitura e um conteúdo extra ao final que é uma ótima adição.
Felipe 01/09/2020minha estante
Ótima resenha! É realmente um livro que fica com a gente desde o primeiro capítulo.

Larica 01/09/2020minha estante
Muito obrigada!!

pessoabiaah 03/01/2022

A linguagem desse livro simples, muito fácil de se envolver. Perdeu uma Estrela pelo final fraco, ainda continua arrastado. Acho que todo clássico é assim né?
Reginaldo Pereira 03/01/2022minha estante
Acabei de lê-lo também, mas acho que o final parece ?decepcionar? um pouco por conta do pré-conceito que temos diante de tudo o que já ouvimos do Conde! Mas gostei bastante, sim!! A parte do navio para Londres, e o formato da escrita através de Diários, são os destaques desta obra na minha opinião!!
Mas todos clássicos não são assim, não!!! Se permite uma sugestão: tente Dickens!!?

pessoabiaah 04/01/2022minha estante
Li um conto de Natal do Dickens apenas, mas tentarei sim! O que me decepcionou foi a forma em que o Conde morreu. Achei muito simples depois de tanta fuga, sabe? Acho que esperava que ele saísse do caixão ainda pra tentar lutar

Reginaldo Pereira 04/01/2022minha estante
Realmente, você tem razão!!!

Clayton 31/12/2022

Me surpreendeu
Me surpreendi, com tantas coisas sobre Drácula não achei que seria uma novidade. No livro a forma de leitura em cartas, diários foi muito boa é um clássico né!
O livro é muito bom a escrita do autor, é cativante te prendendo, emocionante, tensa recomendo

Ratinha da Biblioteca 15/12/2022

Já imaginou uma viagem a trabalho virar um pesadelo desesperador?
Em "Drácula", é exatamente isso que acontece com Jonathan Harker, enviado pelo escritório de advocacia onde trabalha para resolver as incumbências do Conde Drácula. Quando coisas estranhas começam a se mostrar, como falta de pessoal trabalhando num castelo, conde aparecendo somente após o sol se pôr e sumindo antes do nascer do mesmo, portas trancadas, névoas estranhas e muitos lobos ao redor.

Nessa primeira parte da história é angustiante acompanhar, pois nós sabemos quem é Drácula (acho que todos sabemos), mas Harker não e os registros no seu diário chegam a ser inocentes, tadinho. Logo depois que a viagem a trabalho encontra seu fim, a história passa a intercalar entre vários personagens.

Um romance epistolar, vamos conhecendo os pensamentos íntimos de vários pontos de vista, tem um médico de loucos, um professor sábio e de mente aberta, temos um nobre e um valente, além da nossa queridíssima Mina Murray, que se torna o epicentro da história e a razão de tão árdua labuta desses homens unidos.

Algumas partes da história são instigantes e não dá para largar, outros momentos são tão descritivos que chegam a ficar cansativos. Mas de forma geral eu gostei muito da experiência. Uma história escrita no século XIX mas com muitas características ainda hoje usadas nas histórias vampirescas, mostrando que as superstições são bem mais antigas do que eu imaginava (não, conde Drácula não é o primeiro, há registros de lendas séculos antes).

Valéria Cristina 06/10/2022

Clássico Gótico
Drácula, escrito pelo irlandês Bram Stocker, é uma leitura que nos deixa empolgados do início ao fim. Os protagonistas, de diversas personalidades e origens, correm contra o tempo, pelas ruas de Londres e pelas estradas da Transilvânia, para impedir que o mal de alastre.

Com cenas que se concluem rapidamente, a história tem ritmo acerado e isso entusiasmo o leitor que a acompanha. O tema retrata claramente a luta do bem contra o mal em marcado maniqueísmo. Os protagonistas posicionam-se, sem meios termos, ao lado da luz ou das sombras.

O Conde Drácula é o protótipo do mal: cruel, sanguinário, incontrolável. Os demais, são as boas pessoas intrépidas, destemidas, fiéis e dispostas a lutar até a morte contra essa ameaça das trevas. Tudo é descrito com um forte apelo emocional, de forma quase dramática.

Dois pontos me chamam a atenção: primeiro, Stocker usa e abusa de posições e falas machistas em relação à sua protagonista Mina Harker para, no final, mostrá-la como a maior responsável pelo sucesso da demanda.

Segundo, a frase de Friedrich Nietzsche “quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você” é absolutamente aplicável nessa narração. Os homens que se dispõem a combater o Conde têm sólida formação ética e moral e, a partir de determinado ponto da história, os vemos invadindo propriedades, subornando pessoas, mentindo. Todos os meios justificam o fim colimado.

Abraham "Bram" Stoker (Dublin, 8 de Novembro de 1847 – Londres, 20 de abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mundialmente conhecido por seu romance gótico Drácula (1897),a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro.

Juju 29/01/2022

Uma boa história
Vou confessar que, no meio do livro tive que respirar fundo pra continuar, com tantos detalhes de paisagem, descrições desnecessárias e redundantes cansou um pouco minha leitura, mas fora isso, é muito boa a organização do livro atrás de diários, memorandos e relatos, faz tudo parecer que de fato aquilo foi real, é ótimo, além de que se tem vários pontos de vistas diferentes do que ta acontecendo

Helena 21/09/2020

Uma história de amizade, lealdade e união
Como não gostar de um gótico brilhantemente escrito? Temos diversidade de ambientações dignas de um terror clássico: um castelo sombrio em meio a montanhas inóspitas, tempestades a beira mar, capelas fechadas e empoeiradas, hospital psiquiátrico... e cemitério, é claro!

Não se engane, pois, na essência, o livro me surpreendeu positivamente por ser uma história sobre coragem, amizade e lealdade entre amigos. A obra evolui ensinando que - com determinação, estratégia e trabalho em equipe - conseguimos resolver problemas. A moral é: com amor pelos amigos e união somos capazes até mesmo de vencer a morte e lutar pela vida (do corpo e da alma!). Apesar do famoso vampiro dar título a obra, é uma narrativa com outros personagens principais: cinco homens destemidos e uma mulher astuta. Pitadas de humor são trazidas pelo médico e professor Dr. Van Helsing. Mina Harker é a presença feminina relevante, necessária para o desenrolar, com sua doçura e coragem. Para todos os seis protagonistas, as paixões e as emoções são demonstradas com intensidade pelos personagens: juras de lealdade e amizade ocorrem a todo instante.

O livro é um compilado de diários, notícias de jornais, telegramas, cartas, memorandos, documentos, etc. No começo, há segredos, acontecimentos funestos e pessoas com comportamentos estranhos. Para nós, leitores modernos, é fácil cruzarmos as pistas e termos uma ideia de onde (ou para quem) estão apontando os mistérios. Mas imagino que, para o leitor antigo, o suspense era dezenas de vezes ampliado. Aqui, tente abstrair que você já sabe que o vilão é um vampiro! Após a construção do mistério na primeira metade, a segunda metade é uma caçada ao sobrenatural. E aqui, digo que esse é o tipo de história que quanto menos você souber, melhor! Não estragando surpresas das reviravoltas. Da metade para o final, algumas atitudes pouco inteligentes das personagens na luta contra o conde Drácula começaram a me incomodar. Entretanto, imagino que isso ocorra para mostrar que o poderoso vampiro sempre está um passo à frente em seus atos. Os acontecimentos de perseguição são frenéticos. A gradual caçada leva a um desfecho direto, mais rápido do que imaginei até.

Coloco que há uma ou outra cena lasciva envolvendo vampiros, que na época deve ter sido choque aos leitores (e que, com o passar dos anos, contribuiu ao imaginário popular de vampiros como seres sensuais). Porém, o que normalmente seria sensual, aqui foi descrito de forma horripilante. Além disso, há acontecimentos pouco compreendidos e polêmicos (imagino eu) para o final do século XIX, como transfusões de sangue (zero preocupação com compatibilidade que hoje sabemos que existe!); e transes hipnóticos.

Não é ?só mais uma história de vampiro?. É A! história de vampiro. Aquela responsável por criar toda a mitologia vampiresca. Aquela que influenciou inúmeras adaptações e inspirações ao longo dos séculos. Dê uma chance aos clássicos, mas exercite sua visão para tentar compreendê-los em sua época.

O material extra da edição da Darkside enriquece a experiência, pois traz estudos e textos de pesquisadores que passaram a vida dedicada a desvendar as nuances da obra.
Diego 21/09/2020minha estante
Resenha maravilhosa

Helena 21/09/2020minha estante
Que bom que gostou! Ainda não terminei de ler o conteúdo extra, mas fiquei empolgada em postar.

Léo 01/10/2021

Me senti um vampiro bebendo sangue
A sensação de ler esse livro deve ser parecida com a de um vampiro se alimentando de sangue. O leitor é o vampiro e o livro o sangue. É completamente viciante e não dá vontade de largar.

Há um tempo atrás comprei um box contendo 3 livros: Drácula, Frankenstein e O Médico e o Monstro. Escolhi ler do menor para o maior, a fim de "eliminar" logo os menores. A leitura de O Médico e o Monstro foi excelente e divertida, mas quando cheguei em Frankenstein, tive muita dificuldade em concluir a leitura. Consegui concluir, mas acabei ficando desanimado e achei que Drácula seria igualmente cansativo, principalmente por ter praticamente o dobro do tamanho. Prorroguei a leitura por alguns anos.

Bom, acho que a idade chegou e comecei a sentir curiosidade com os clássicos. Aproveitei por já ter Drácula em mãos e finalmente iniciei a leitura. Nas primeiras palavras já fiquei encantado e sabia que se tornaria um dos meus livros favoritos. Acho que valeu a pena prorrogar, pois li em um momento propício. Terei que dar uma outra chance à Frankenstein, certamente.

Já vi muitas resenhas dizendo que o livro é narrado, ou contado por cartas e não considero a melhor das definições dessa narrativa. Talvez isso até seja um motivo de afastar algumas pessoas da leitura. Na realidade, o livro é narrado por forma de diários ou memorandos, em alguns momentos. Sim, há cartas, mas isso é mais no começo. As cartas funcionam como formas de comunicação à distância entre os personagens, até que eles estejam reunidos. A partir disso vemos apenas os diários e memorandos de cada um deles, contando sobre as aventuras do grupo.

A primeira parte do livro tem um tom sombrio e misterioso. Cada página lida nos deixa aflito e com uma sensação de medo do que possa vir a acontecer com os personagens (para quem não conhece a história, logicamente). Foi isso que me fez tentar devorá-lo com muito mais vontade, apesar do meu cansaço e pouco tempo para leitura. Já na segunda parte, a história se transforma em uma aventura riquíssima e até misteriosa. Aquela aflição não nos abandona em nenhum momento, até que chegue ao final.

O final não me surpreendeu tanto, foi como o esperado (apesar de uma coisinha que eu realmente não imaginava).

Merece 5 estrelas e entra para minha lista de favoritos. E essa edição da Nova Fronteira é um espetáculo.

JL Marcal 30/04/2021

Um clássico de terror
Simplesmente incrível. Um livro muito bom e que recomendo de olhos fechados!!!!!

Natalie.Padilha 25/03/2023

Adoro um terror,e este é um clássico perfeito para está categoria,eu jurava que iria acontecer tal coisa e no final era surpreendida

Nat 28/01/2021

A descrição dos cenários em si e a forma como o livro começa são bem interessantes. Do meio para o fim a narrativa fica um pouco arrastada e o final foi bem rápido e com um pouco menos de emoção que eu esperava. Mas ainda assim, recomendo!

Leitorconvicto 22/01/2024minha estante
É um livro bem escrito. Muitos modelos do gênero estão nele

Maria.Alycia 16/05/2021

Razoável
Drácula foi o livro mais demorado que eu já li. Mas muitos fatores estão envolvidos.
Do meu ponto de vista, a narrativa é muito enrolada e muitas vezes difícil de ler, além de não ser muito envolvente. Em contrapartida, os personagens são bem construidos. E admito que passei muita raiva lendo esse livro.
Como não li muitos clássicos, aumentei um pouco a nota. Recomendaria para quem gosta muuuito de clássicos,.

Paola66 11/04/2020

Conde Drácula
"Só compreendemos a verdadeira dimensão de certos horrores quando nos vemos face a face com eles."

O livro conta com diversos pontos de vista (só faltou o do conde hahah), sendo narrado por meio de diários, cartas, notícias de jornais e documentos.

A história começa com o herói, Jonathan Harker, um jovem advogado que parte da Inglaterra para executar uma transação jurídica relacionada à compra de várias propriedades em Londres. Em seu diário, escreve todos os detalhes para poder contar à sua noiva, Mina, que espera sua volta. O comprador das propriedades é o misterioso conde Drácula, que mora em um castelo nos montes Cárpatos. O início da história já nos brinda com eventos sinistros e estranhos, que não deixam a desejar em nenhum momento, aguçando cada vez mais a curiosidade para o desfecho da trama.

"Às vezes penso que somos todos loucos e que vamos acabar em camisas de força."

"Eu faço algo sem motivo? Posso errar, afinal, sou humano, mas acredito piamente em tudo que faço."

"Tudo o que fazemos, não importa quão louváveis sejam nossas intenções, parece desencadear justamente o resultado que mais abominamos."

A escrita não é cansativa na maior parte da história, e, apesar de ter várias reviravoltas e mudanças de narrador, em nenhum momento se torna confusa ou cansativa.

Apenas duas coisas que não gostei:
Fiquei um tanto decepcionada com as duas mortes no final.
O conto final foi bem confuso (na minha opinião), talvez justamente por não ter sido exatamente revisado pelo autor.

Escrita: 8/10
Trama: 9/10
Personagens: 10/10
Final: 7.8/10

Karen 18/08/2020

Me surpreendeu, uma leitura agradável, personagens cativantes e super pra frente se considerar o ano que foi lançado, um clássico que inspirou e ainda vai inspirar muitos autores e cineastas ???