Cabra das Rocas

Cabra das Rocas Homero Homem de Siqueira Cavalcanti

Resenhas - Cabra das Rocas

João Ferreira 20/12/2013

Resenha: Cabra das Rocas [O papel da educação na edificação pessoal]
Muito abandonado e chamado de chato, Cabra das Rocas é, injustamente, pejorado por muitos leitores amadores que não conseguem visar a essência pura e simples de um autor que faz magia com as palavras. Talvez pelas inúmeras palavras desconhecidas, ou mesmo pelo local onde a história se passa, mas muita gente não gosta desse livro e acaba maldizendo-o para outras pessoas, desencorajando a leitura dessa obra maravilhosa.

Mesmo com todas as afirmações negativas, Homero Homem escreveu uma rara obra de arte que retrata a vida miserável e simples de um menino que vive rusticamente e que tem apenas a sua própria pobreza, a quase indiferença de uma madrasta e a dúvida de um pai que não sabe ao certo se deve estudar o filho ou colocá-lo a trabalhar junto dele mesmo a desempenhar o ofício há tanto tempo na família.

Vivendo nas Rocas da Frente, um lugar sujo, pobre e fedido, Joãozinho, um cangulo por natureza, resolve estudar para melhorar de vida. Mesmo com a família toda trabalhando de marinheiro, João começa a estudar, minimamente encorajado pelo pai, com a ajuda de Seu Eustáquio, único morador estudado das Rocas.

O livro acompanha Joãozinho em seus estudos, sua determinação, os preconceitos sofridos, tanto pelos próprios moradores das Rocas quanto pelos moradores ricos da Cidade Alta, as brincadeiras, nostalgias, os apelidos inocentes, os dilemas da pobreza, os problemas e alegrias de um povo simplório, mostrando o quanto uma educação de qualidade pode melhorar a vida de uma pessoa.

Com uma narrativa riquíssima em detalhes e memórias, Homero muda de narrador constantemente, como se ele estivesse na cabeça de todos e todos pensassem ao mesmo tempo, e tudo sendo escrito. O leitor que consegue acompanhar esses devaneios e mudanças de rumo não tem absolutamente nenhum problema com a leitura e entendimento da obra.

Beirando a melancolia e instigando sentimentos dos mais diversos e variados ao leitor, Cabra das Rocas é um tesouro nacional, um tesouro que denuncia a condição social de tantas pessoas que ainda hoje vivem na miséria, um tesouro que mostra a importância da educação em um país tão desigual, um tesouro que não foi feito para ser lido por mentes alienadas, mas sim, por revolucionários que mudam e mudarão a realidade preconceituosa das minorias afetadas.
Edilma 19/09/2017minha estante
Reli esse livro recentemente, concordo com tua resenha João! Esse livro é um tesouro mesmo, a escrita é de uma delicadeza e de uma profundidade sem tamanho. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

BINHA Around The World 20/10/2018minha estante
João, sua descrição é sensacional!!!
Um livro que descreve claramente a luta e o medo, o contraste e a força, a vontade e a quase solidão de fazer acontecer!!!
Certamente é difícil uma criança entender perfeitamente todas as palavras e as descrições, porém todas elas irão entender a recompensa que é ser um bom aluno e buscar aquilo que lhe cabe.
Edilma, também acredito que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, só assim poderíamos mudar a mentalidade de meninos que perdem as esperanças sem nem ao menos tê-las completamente reveladas!

Kah 05/04/2011

Simplesmente não resisti e coloquei a coleção da série vaga-lume, foram minhas primeiras leituras na infância.

Celia.Rabelo 16/05/2009

Tb li na adolêcencia. Não me lembro muito bem da história, mais não é muito boa...

marz 666 31/03/2009

#1
Simplesmente o primeiríssimo livro que li na vida, aos 8 anos de idade, mais de 30 anos atrás. Me lembro que a estória nem é grande coisa, mas com certeza foi um marco em minha vida, quando saltei das revistas em quadrinhos para os livros. E nunca mais parei.
Alana 29/07/2012minha estante
Legal... Também foi o meu primeiro livro