Deuses Falsos

Deuses Falsos Timothy Keller
Tim Keller

Resenhas - Deuses Falsos

Laninha 08/02/2024

"Idolatria é confiar nas coisas criadas, e não no criador, para nossa esperança e felicidade, relevância e segurança."

QUE LIVRO!!! Antes mesmo de começar a ler, eu já imaginava que a leitura edificaria minha vida, mas não tinha ideia do quanto. Finalizei a leitura há alguns dias e até hoje me pego pensando nos ensinamentos que o autor trouxe.

A introdução e o primeiro capítulo já valeram a leitura. Nesse primeiro momento, Timothy Keller explana de modo geral sobre a idolatria e o quanto ela está enraizada em nossas vidas mesmo quando sequer percebemos.

Os ídolos - qualquer coisa que ocupe o lugar de Deus em nosso coração - , são sempre destrutivos e o único modo de nos libertarmos é nos voltarmos para o Deus verdadeiro. Que o Senhor cative completamente meu coração, meus pensamentos e meus sentimentos.

Hoje, entendo que alcançar tudo que eu sempre quis pode ser a pior coisa que me aconteça, por isso sou imensamente grata pelos 'nãos' que o Senhor me deu, mesmo que doa de vez em quando.

Se o livro fosse apenas os dois primeiros capítulos, já me dava por satisfeita. Mas, Keller, consegue ir além na discussão. Nos capítulos seguintes, ele analisa alguns dos ídolos da atualidade (que de atuais não têm nada) a partir de histórias bíblicas, por exemplo: a busca pelo amor, ele relaciona com a história de Jacó, Lia e Raquel e o amor ao dinheiro, relaciona com Zaqueu.

Gostei bastante de ver as histórias de personagens bíblicos tão conhecidos por uma perspectiva diferente. Não posso esquecer de mencionar a análise da história de Jonas, nunca parei pra pensar que a desobediência de Jonas ao Senhor tinha como "causa" um deus falso (leiam pra saber qual era).

No final de cada capítulo, Keller apontava para Jesus, aquele que é o único motivo da nossa esperança. Aquele que é capaz de atender todos os anseios do nosso coração. Aquele que é capaz de nos libertar da escravidão do pecado para a sua maravilhosa Luz.

"Jesus deve tornar-se mais belo para a sua imaginação, mais atraente para o seu coração, do que seu ídolo. É isso que é substituir seus deuses falsos. Se você arrancar o ídolo e não "plantar" o amor de Cristo no lugar, o ídolo tornará a crescer."

O autor consegue falar de um assunto complexo de um jeito descomplicado, mas ao mesmo com tanta profundidade e embasamento bíblico. Louvo ao Senhor por Ele ter conduzido Keller na escrita desse livro e por ter me dado a oportunidade de lê-lo.

Giovanna.Pinhotti 08/02/2024

Sobre idolatria
?Para o que você realmente vive, qual é o seu deus real ? não aquele que professa??

Nossas ações, desejos, sentimentos e decisões são movidos por aquilo que nos governa, ou seja, o senhor de nossas vidas. Como disse João Calvino: ?O coração humano é uma fábrica de ídolos?, que os produz para elevar coisas finitas a qualidades infinitas em nossa concepção, colocando-as como nossa salvação. Essas coisas podem ser o dinheiro, busca pelo sucesso, alguém que amamos, a religião e até nós mesmos. Depositamos nossa redenção nessas coisas - e muitas outras - buscando algum tipo de refrigério que só Deus pode nos dar, buscamos em coisas terrenas o que só o sobrenatural amor de Deus tem para nos oferecer. E muitas vezes, colocamos algo bom em um patamar onde só o Senhor deveria permanecer, a tornando ruim, como o amor. A conclusão que posso chegar é que sempre vai existir algo que está tomando as rédeas de nós, se Deus não é o Senhor de nossas vidas, outro será, algum ídolo, oculto ou não, assim, cometemos idolatria.
Eu amei o livro, me edificou muito, me ensinou muito. Remexeu em coisas em mim que nem sabia que precisavam ser expostas para que Deus continuasse a forjar o caráter de Cristo em mim. Foi uma experiência única!

PriCandidoRocha 03/02/2024

Livro maravilhoso!
Palavras minhas para vocês ??
Deus em sua infinita bondade e misericórdia, nos transforma, nos ensina, nos exorta e nos auxilia através do seu bondoso Espírito Santo e quando nos deixando ser moldado por Ele, Ele vai removendo os ídolos do nosso coração, um de cada vez, conforme damos liberdade para Ele trabalhar nas áreas da nossa vida, para que O adoremos conforme é do agrado dEle, com humildade e submissão ao Seu senhorio.

Evandro138 01/02/2024

Somos uma fábrica de idolos
Tim Keller diz nesse livro que ídolo é tudo aquilo que você pensa o tempo todo de forma espontânea. E essa é uma reflexão interessante porque ao longo do livro ele vai mostrando como coisas boas, como trabalho, família, a religião, o desempenho, o poder, a reputação e tantas, podem acabar virando nosso ídolos e se tornar nossa esperança, moldando nossa identidade, fazendo com que coisas boas sejam usada para trazer sofrimento e dominacao.

_Gabs_pp 23/01/2024

Idolatria Moderna
Fato é que o ser humano foi feito para adorar mas na maioria das vezes adora mais a criação do que o criador. É maravilhoso como o autor vai abordando personagens e histórias da Bíblia como José, Abraão, Zaqueu e Naamã com uma perspectiva totalmente nova ;) deuses falsos é um convite para ver o que tem tomado o lugar de Deus em nossas vidas, mostra de maneira sútil as diversas formas de idolatria moderna em nosso coração!
De certeza a parte mais impactante pra mim foi o ídolo do dinheiro, em diversas situações minhas emoções foram refréns da instabilidade financeira, isso desmonta a falta de confiança em Deus e a necessidade constante de garantir minha falsa segurança.

Lays51 22/01/2024

O livro é bom, o final me surpreendeu demais, e me abençoou.
minha única crítica é a quantidade de referências usadas pelo autor, que não permite que a leitura seja tão fluida.
é um livro para reflexão, portanto acho improvável que seja lido rápido.

Lucas1429 15/01/2024

Qual Ídolo você tem na sua vida?
O autor desse livro trás a realidade de que,tudo aquilo que adoramos acima de Deus,se torna ídolo na nossa vida. Uma leitura com um conteúdo bem significante e prática. Recomendo!

Sabriss 12/01/2024

"Ídolo é aquilo para o que nos voltamos em busca das coisas que só Deus pode dar."

Me marcou muito essa leitura,pela forma que somos confrontados sobre nossos ídolos internos, ambições dessa vida terrena ,recomendo demais.

Renata 14/12/2023

O que realmente adoramos em nossa vida?? Quem são nossos ídolos?
Muitas vezes pensei que não tinha ídolo nenhum, mas após a leitura descobri que muitas coisas que colocamos nosso amor e atenção tem sido nossos ídolos e desviado nossa atenção de nosso verdadeiro Criador.
Amei a leitura!

BlancBunny 12/12/2023

Você será confrontado.
Esse é um daqueles livros que por mais que você consiga ler de uma vez só pela quantidade de páginas, eu lhe garanto que você precisará de pausas para respirar e refletir sobre o conteúdo.
O livro dEUSES FALSOS é um livro que vai te confrontar e te desafiar a olhar para dentro de seu coração e fazer um autoexame.

Raeli 08/12/2023

O livro é uma reflexão precisa do que está ocupando nossas mentes nos tempos atuais, os ídolos que criamos em nossos corações que fazemos de tudo para agradar. Um despertar preciso sobre vida, propósito e idolatrias que precisam ser extinguidas

PatrAcia354 24/11/2023

Aquele tapa do Espírito Santo
Sabe quando você escuta uma palavra que te constrange e te machuca, mas ao mesmo tempo cura e ajuda a levantar?
Foi como me senti lendo 'deuses falsos'.

É impressionante como coisas 'boas' e 'aceitáveis' para nós cristãos, podem se tornar cânceres caso não forem bem administradas.

Tudo que investimos tempo, dinheiro e colocamos esperança naquilo, pode se tornar um deus falso. Aprendi isso lendo o livro.

A escrita do pastor Tim é fluída, seus pontos muito bem colocados e bem explanados.

É possível compreender com perfeição e identificar quais deuses falsos criamos em nossas vidas, digo isso com toda humildade, eu percebi que tenho alguns gigantes para derrotar, só com a ajuda do Senhor.

Recomendo muito, é uma leitura para se fazer com calma, pouco a pouco para apreciar melhor. Entendo que alguns podem preferir ler corrido, afinal é um livro curto, mas seu conteúdo é extremamente nutritivo.

Boa leitura! ?

Aline221 18/11/2023

Deuses falsos
Levei muito tempo pra terminar e confesso que, apesar de ser um livro muito bom, tinha mais expectativas.

Tim Keller nos mostra que todos temos muitos deuses falsos aos quais adoramos, e mais do que dizer como abandoná-los, nos leva a confiar na graça de Deus em Cristo Jesus.

Nick 10/11/2023

Impactante
Eu ja tinha lido Ego Transformado e já tinha gostado demais da escrita de Tim Keller, mas agora gosto ainda mais.
Quais são os ídolos do seu coração? O que tem tomado o lugar de Deus?
O que toma a sua mente quando você não esta pensando em nada?
?A sua religião é o que você faz com sua solidão?

Amei demais esse livro, sai muito edificada, aprendi demais, guardarei em meu coração as palavras lidas.
Tim Keller foi muito usado por Deus ao escrever este livro.

Nanda 09/11/2023

ESPETACULAR!
Que livro maravilhoso!
Eu chorei ao ler pois pude perceber quantos ídolos meu coração estava criando para satisfazer o vazio que apenas Deus pode preencher.
Achei incrível quando Tim diz que já que nosso coração é uma fábrica de ídolos desenfreada, ao arrancarmos algum, devemos plantar o amor de Deus em seu lugar, pois se não fizermos isso ele irá retornar.