Senhora do Fogo

Senhora do Fogo Kiersten White

Resenhas - Senhora do fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria 25/07/2022

Uma história muito boa e envolvente, com um final muito digno dos personagens e coerente
Uma pena que acabou

Gabyy_M 30/06/2022

Final incrível
Um desfecho maravilhoso. Tudo que aconteceu ao decorrer dessa história é tão emocionante.
O desenvolvimento de cada personagem é perfeito.
As reflexões do quanto se tem que pagar pelo poder e se vale realmente a pena são ótimas.
Se tivesse mais 15 livros eu leria cada um com prazer.

esmp 14/06/2022

Não surpreendeu
O final da história foi bem dentro do esperado e bem menos explicado do que o restante do livro. Mas sintetizou bem o que a busca incansável pelo poder pode levar a uma pessoa.

mbarcelos2 01/05/2022

"Arruinar a estabilidade. Ir atrás de ouro. Provocar o império mais poderoso da face da Terra. – Ele fez uma pausa. – Vai ser divertido."
Cruel, vingativa e fria. Lada conseguiu o que queria, está sentada em seu bendito trono, somente com a ajuda de seus leais soldados, e é aí que realmente começam os problemas, ela não sabe nada sobre questões políticas, é apenas uma guerreira e sem a ajuda de Radu que ainda prefere manter-se bem longe dela, com as preocupações voltadas para Nazira e o Cipriano que estão desaparecidos desde a tomada de Constantinopla, então ela decide resolver tudo na força. Qualquer um que a desafie, ela mata. Que faça exigencias, ela mata. Cruel porem justa, Lada logo conquista o povo de Valáquia, exceto os nobres, mas também faz muitos inimigos, mas o maior problema é que por puro orgulho ela decide que não será mais vassala de ninguém e desafia o gigantesco imperio Otomano, seu Mehmed.

“– Mehmed era nosso amigo, Lada. Mais que isso. Pelo menos para você. – O sorriso de Radu era melancólico, mas não amargurado.

"– Mehmed tinha todo o poder do mundo e não moveu uma palha para me ajudar. Não queria que eu conseguisse o que desejava. Só tinha interesse em mim para coisas relacionadas a ele mesmo.”
(SPOILER)
Feroz como nunca, Lada finalmente conquista o que sempre quis, mas apenas isso não basta, ela viu como sua Valáquia está completamente destruída e decide que precisa mudar todo o sistema de governo e sai matando todo mundo que discorda de si. Mais cruel do que nunca, ela acaba se vendo cercada de inimigos e inclusive começando a desconfiar até dos seus maiores aliados, a essa altura ela já perdeu praticamente toda a sua humanidade e não consegue mais tratar nem minimamente bem seus próprios soldados, sente ciúme quando eles se apaixonam por alguém e se mostram dispostos a ser leal a essa pessoa mais do que a ela, sem nenhum entendimento do que é o amor, ela vai perdendo um a um todos os seus soldados e amigos mais leais até que no fim não sobra nada mas ela consegue sair vitoriosa dessa loucura e mantém o seu trono, completamente sozinha e rodeada por fantasmas de seus amores e aliados, mas ela ainda consegue se manter viva e governar a Valáquia por mais 20 anos até morrer em outra guerra contra o Mehmed.
Fiquei triste quando ela abriu mão da filhinha, mas feliz por isso também, a menina com a ferocidade e determinação da mãe e do pai foi criada rodeada de amor e paz, o que faz com que ela seja capaz de absorver as melhores características da Lada sem se tornar uma tirana insana também.
O Radu finalmente encontrou seu lugar no mundo, se cercou de pessoas que realmente o amavam e estavam dispostos a tudo por ele, assim como ele merece. Sempre foi um garoto que só queria paz e ser amado e depois de tanta turbulência, de um jeito meio torto e bem único deles, ele e Lada finalmente ""se resolveram'" mesmo que não tenham permanecido juntos, ele aprendeu a entender a irmã e seu jeito.

Fiquei muito triste pelo tanto de mortes dos personagens secundários que em muitas vezes foram melhores que os principais, mas pelo menos quando Bogda morreu ele tava feliz se casando com a mulher que amava, mas ainda estou de luto por eles, Petru, Nicolae, Bogda, Kumal mas essas foram as consequências que a Lada teve pelas escolhas que fez.

Eu amei muito essa série por se manter coerente com todos os personagens do começo ao fim, um enredo bem linear vai seguindo e todos acabam encontrando seus finais felizes de seu próprio jeito.

Ana Gouvêa 30/03/2022

Eu tinha esperanças de que o terceiro fosse melhor que o segundo, já que este foi melhor do que o primeiro. Bom? Errei. Chato, cheio de clichês e soluções óbvias, fora o final completamente sem sal.

Katia Cristina 10/03/2022

Final previsível porém triste.
Senti que nesse livro a autora focou mais na história do Radu, tentando sua redenção, o que pra mim não colou, não achei justo o final dele e nem da Lada. Ela tinha que ter tido um final mais digno, parece que simplesmente foi posta de lado. Não gostei. Enfim a história não deixa de ser interessante, mas esse sentimento de raiva e frustração que os personagens despertam na gente, e com o final que teve, só me deixou com uma sensação de frustração enervante.

Van Siqueira 26/02/2022

Muito bom!!
Enfim, o último livro dessa trilogia. Foi uma leitura com altos e baixos, momentos grandiosos, mas também momentos bem chatos e medianos.

No geral, eu gostei muito da história, gostei de alguns personagens, gostei da trama e dos plots. Mas não foi perfeito.

Primeiro de tudo, não consegui me conectar com o Radu, um dos personagens principais. Ele me irritou muito. A devoção dele para com o Mehmed foi um saco. Eu não aguentava mais tanto lamento da parte do Radu. Ele idolatrava o Mehmed, passava pano pra todas as atrocidades que o Mehmed fazia, mas quando era a Lada que tinha as mesmas atitudes, as coisas mudavam de figura e ele julgava e apontava o dedo para a irmã. Muita hipocrisia. Acho que a autora deu muito mais destaque para ele do que para Lada, e achei isso bastante injusto.

Lada é sanguinária, cruel, passa por cima de qualquer um para atingir seus objetivos. De um jeito torto (bem torto) ela estava tentando melhorar seu país, transformar em algo bom para todas as pessoas. Ela queria tornar as coisas mais equilibradas, queria acabar com a desigualdade gritante em que o povo da Valáquia vivia. Mas a forma que ela escolheu para conseguir esse feito, causou tanta merd@. E ela acabou com um alvo enorme nas costas. A personagem é envolvente e esperta pra caramba.

Claramente vemos o desenvolvimento de cada personagem, Radu e Lada, de acordo com o rumo que eles vão seguindo em suas vidas, mas isso não quer dizer que seja um desenvolvimento satisfatório. Pq, pra mim, o Radu só se tornou mais e mais irritante. Acho que acabei pegando ranço do Radu, é isso. kkkkk

Mehmed era um egoísta. As coisas tinham que ser do jeito dele, senão não servia. Se ele queria algo, ele tinha que ter, e movia o mundo pra ter, mesmo que esse ?algo? não quisesse estar com ele. Ele usou o Radu o tempo inteiro, e o Radu nunca falou um ?A? pra ele, nunca se impôs. Uma toxicidade enorme nesse relacionamento deles.

Bom, o livro começou lento, mas depois fluiu bem e li com uma facilidade maior. E até agora não aceito que não seja uma fantasia. Me sinto enganada. kkkkk

Fabrício Araújo 26/02/2022

MDS
Sinceramente? Graças a Deus que acabei pq não aguentava mais esse enredo e essa cansativa tentativa de trisal, preferia nunca ter lido pq só passei raiva

Van 31/01/2022

?????????
Gente do céu! O que foi essa trilogia? Serio? Pq eu nunca li antes?
O primeiro livro é bem mais pesado, ate pq o sempre os primeiros livros sao mais explicativos e mais cansativos, mas os seguintes, socorro!
Nao consegui contar o choro com o final.

Príncipe ??
Irmã ?????
Dragão ??

Carina172 30/01/2022

Não havia outro final possível
Sinceramente, eu não via outro final possível, a não ser o que aconteceu, não foi ruim, mas se tornou previsível.
Se Lada ou Mehmed tivessem cedido 1% a história teria se desenrolado de outro modo....
Personagens com convicções inabaláveis durante a trilogia toda, mas que mudam totalmente de ideia em 1 página? Ficou meio contraditório isso....
Enfim, não foi um livro ruim, mas também não foi bom.

Aly 15/11/2021

Por mais que seja um livro ótimo, eu esperei um pouco mais desse final e achei que a história poderia ser bem mais desenvolvida, mas é bom.

montenegro13 04/11/2021

Avisando: se Lada errou foi tentando acertar
Cuidado com spoilers:

Lada, príncipe, irmã, dragão. Foi emocionante acompanhar Lada desde o nascimento até a sua morte - acredito que não seria spoiler já que é baseado em eventos históricos. Lada nunca considerou desistir, foi brutal até o último minuto naquela prisão (e MDS foi lindo). Uma das minhas piores decepções é como a autora não se deu o trabalho de narrar uma morte digna para a nossa protagonista, que lutou tanto durante sua vida instável e injusta. Por outro lado, escolheu prolongar a cansativa narrativa sobre os sentimentos de Radu devido a sua devoção cega por Mehmed (quem deveria ter deixado há muito tempo). Radu demora para enxergar a sua verdadeira família, mas quando encontra é maravilhoso. Nazira, Fatima, Cipriano e Theodora trouxeram momentos amáveis ao livro. Assim como despedaçado círculo íntimo de Lada.

Mehmed e Lada pessoas absurdamente parecidas quando falamos sobre poder e conquistas ou quando as coisas nunca parecem boas como estão. Intrigada como o amor puro de Lada por sua terra conseguiu residir em Theodora, a nova personagem que teria potencial de ser tão feroz como sua mãe foi.

Essa foi uma saga qual iniciei não tão animada, inclusive tive que lidar com a decepção de pensar que seria uma fantasia haha erro meu. Observei esses personagens amadurecendo e errando. Em vários momentos não sabendo se amava ou odiava qualquer um daquele tóxico triângulo entre Lada, Radu e Mehmed. No fim, foi uma saga que me fez terminar em lágrimas e feliz por ter a oportunidade de uma boa leitura.

E, Theodora, como você conseguiu ser tão parecida com a sua mãe? Lada, tu empalou até os ratos?

1 | 2 | 3 | 4 | 5