Senhora do Fogo

Senhora do Fogo Kiersten White

Resenhas - Senhora do fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

marina.siqueira 11/09/2021

Lada é cruel, genial, feroz e implacável. Um verdadeiro dragão, destrói todos em seu caminho e consegue triunfar mesmo com nada a seu favor. Acreditando que os fins sempre justificam os meios e pelo mais puro amor ao seu país, ela é capaz de fazer qualquer coisa para alcançar seus objetivos e manter o trono. Mesmo sendo uma personagem extremamente vil, não consigo desgostar dela. O seu interesse pelo trono não se resume ao desejo pelo poder, mas sim pela transformação do seu país e pela garantia de segurança, comida, terras e direitos à população, sem que isso esteja vinculado a um sistema injusto de castas. Então, mesmo que ela use métodos bem questionáveis, ela luta pelos motivos certos.

"Não havia preço que fosse alto demais a pagar pelo bem da Valáquia, e seu país ? a verdadeira Valáquia ? sabia disso e a amava por seus sacrifícios."

Lada foi muito injustiçada em tudo na sua vida e acho inconcebível que Mehmed simplesmente não a tenha deixado governar a Valáquia em paz. Ele é que tem uma sede insaciável pelo poder e quer que todos os países estejam a seu dispor, assim como Lada e Radu. A insistência dele em levá-la pra "casa" mesmo que ela não quisesse me fez desgostar dele em vários momentos.

"O que Mehmed e Lada faziam ? pelo que sentiam no coração tanto pelo seu povo quanto por sua terra ? era muito pior que qualquer coisa que o amor de Radu pudesse levá-lo a fazer."

Por outro lado, Radu, que seria o bonzinho da história, me irritou de formas inimagináveis. Radu, o Belo deveria ser Radu, o Cansativo. A devoção não verdadeiramente correspondida à Mehmed é ridícula e fiquei feliz dele ter superado isso. O melhor dele, na verdade, é a sua família ? Nazira, Fátima, Cipriano e Theodora ? que é maravilhosa. Mais perto do final, ele finalmente abraçou seu papel na história. Acho que Theodora deve ser formidável, assim como sua mãe foi.
A última vez em que li tantas mortes foi com Game of Thrones. Não gostei muito do final do livro, mas foi realista e condizente com todos os envolvidos.
Pedro 11/09/2021minha estante
Mais uma excelente resenha!
Olhando a sua resenha, eu vi que alguns personagens se chamavam Mehmed e Radu, o Belo.
Eu não sei se é uma coincidência, mas eu já li um livro com esses dois. Era um romance histórico sobre a vida de Vlad Tepes, o homem no qual Bram Stoker se inspirou para criar a lenda de Drácula.

Muito obrigada!
Não é coincidência. A autora se inspirou no mesmo contexto, só que aqui a gente tem a Dama Empaladora (herdeira de Vlad Dracul) no lugar do Vlad que inspirou Drácula. Mehmed é a oposição otomana e Radu o irmão de Lada.
É uma trilogia muito boa. Me surpreendi bastante

Interessante...
Já que você gostou da ambientação, eu recomendo o romance histórico Vlad - A Última Confissão. Ele mostra a vida do Empalador.
Mas já vou avisando que o nível de violência do livro é visceral.

marina.siqueira 11/09/2021minha estante
Obrigada pela indicação e pelo aviso kk. Vou colocar na lista

Pedro 11/09/2021minha estante
Também vou colocar essa trilogia na minha lista. Gosto muito da ambientação dessa história.

Roberta763 01/03/2022minha estante
Ver o crescimento de Lada durante os três livros é uma sensação única. Você quer que ela tome tal decisão mas sabe que ela não vai tomar por conhecer a personagem. Uma história cheia de intrigas, surpresas e, em certos momentos, até clichê.

marina.siqueira 01/03/2022minha estante
O desenvolvimento dela foi muito bem escrito e tudo que ela faz é sempre muito coerente com a construção da personagem. Gosto muito dessa série

mbarcelos2 01/05/2022minha estante
Na guerra qndo ela entra na barraca dele e eles acabam combinando dela voltar no dia seguinte pra assinar um tratado, ele começa a tirar o sapato dela e subir a mão pela perna dela, e ela pensa sobre as coisas q só ele faz ela sentir, aí na cena seguinte ele tá td suado c ela na cama, e dps o radu chega e ele tá deitado pelado td feliz dps da saída da Lada. Fica claro q eles transaram, acho q vc n associou as cenas

Mari 01/05/2022minha estante
Mas depois dessa cena eles não se encontraram por meses

mbarcelos2 01/05/2022minha estante
No dia seguinte ela volta e ataca o acampamento, dps os otomanos tomam a capital e na hora do contra ataque ela vai sequestrada. No cativeiro já começam os sintomas da gravidez. Não são meses não

@blogleiturasdiarias 25/02/2019

Resenha | Senhora do Fogo
Termino A Saga da Conquistadora com uma sensação maravilhosa! Não esperava gostar tanto da série do modo como ocorreu, e acabou que entra para o ranking das minhas queridinhas. Senhora do Fogo termina em alto a história de Lada, Mehmed e Radu.

Lada e Mehmed alcançaram seus objetivos iniciais. Agora tanto ela quanto ele entrarão em um jogo político onde serão inimigos, e apenas um lado pode sair vitorioso. No meio desta briga grande, ainda temos a presença de Radu, que mesmo assombrado pelos acontecimentos em Constantinopla permanece junto de Mehmed. Os três perceberão que os destinos deles estão nas próprias mãos e escolhas. Quem dará o braço a torcer?!

Foi difícil não criar expectativas pois o segundo termina te deixando tensa para o que ocorrerá em seguida. E realmente tudo aquilo que esperava se cumpriu, até indo além. Com um enredo mais dinâmico que os antecessores, praticamente não temos tempo de respirar, muita coisa está em jogo e nossos figuras principais estão nos seus limites emocionais. O desenvolvimento envolve muita aventura, jornada de autoconhecimento, estratégias militares, estratégias políticas e principalmente uma guerra eclodida. Já esperava um embate maior nesse final — ou pelo menos um reencontro do trio principal — pois é algo que cresce ao longo dos volumes. Haverá desdobramentos questionáveis, porém que se encaixarão e conectarão com o final escolhido. Particularmente só tenho elogios.

Sobre os protagonistas, houve uma inversão que nem mesma acreditei que decorreria. Lada é uma pessoa instável que apesar de tomar decisões que discordo, me era aceitável dentro do contexto de empoderamento. Mas aqui, não ocorre. Boa parte das páginas achei que ela escolhia caminhos errados incessantemente, o que gerava atritos que me frustava e que ela poderia evitar — entendo que foi colocando pensando em estremecer a história e em provocação, todavia em alguns momentos a vontade era de entrar e dar uns tapas nela, rs.

"Lada vira o que Mehmed fora capaz de fazer por causa da sua crença inabalável. E viu essa mesma crença roubar dela seu irmão. Fé significava poder. Era impossível não levar a sério algo que proporcionava poder sobre os demais. Ela corrigiu sua postura." pág. 36

Já Radu, a quem sempre desconfiei e achava apático, teve uma participação fenomenal apagando tudo que deixou de "ruim" antes. Coerente com sua personalidade e atitudes, fiquei feliz que pelo menos nesse final tive um acerto leitor e protagonista — consegui apreciar maiormente o seu final. Mehmed foi alguém que passou sem grandes destaques, contudo tinha seus momentos de notoriedade — a relevância é dos irmãos Dragomir.

Tive a sensação que a leitura foi rápida. A escrita da Kiersten White é bem fluida e descritiva. Existe algumas cenas que embrulham o estômago e nos choca em razão da ambientação de disputa territorial deixar isso transcender. Aviso para ter estômago forte porque a autora traz todos os elementos que envolvem esse tipo de universo sangrento — estou falando de cenas de morte, de luta corpo à corpo, mutilações, uso de cadáveres entre outros.

O triângulo amoroso e a temática romântica passa despercebido — haverá seu fechamento para o trio, só que não é o enfoque. Ele é coerente com os embates de ego que víamos constantemente aparecendo, mesmo assim pode não agradar a todos. Fiquei exultante quando notei que o triângulo amoroso deixou de existir. Era o que mais me incomodava, e talvez seja o grande culpado de ter antipatia por certas pessoas. Quando recuado, pode se notar certas características que antes não enxergamos no plano de fundo.

Sobre o final, a medida que as situações se desenrolavam uma possível escolha se desenhava — a qual particularmente não me agradava, entretanto achava inevitável não surgir. É aquele concordo, só não é o que quero. E qual não foi minha surpresa vê-la chegar no epílogo. A autora encerra a narrativa de forma espetacular — pensei que seria pior — no qual gostei. A perspectiva de futuro é trabalhada, principalmente no epílogo, sendo um recurso que vem ganhando força atualmente. Me arrancou lágrimas, e como falei antes: necessário. Irá agradar quem acompanhou a série até agora.

"Era o destino mais cruel possível para Lada. Ele sabia que ela iria preferir morrer lutando. Mas não teria essa opção. Radu sentiu uma resolução aguda e ressentida se cristalizando dentro de si enquanto pensava em como sua irmã ficaria destruída ao se ver impotente e prisioneira outra vez. Ótimo. Que assim seja." pág. 146

De uma forma geral, saio elogiando o exemplar. Foi realmente primoroso, evoluindo de sucessor para sucessor que indico aos fãs de obras épicas! O fundo histórico foi um dos maiores atrativos, e saio positivando o que encontrei. A aventura não fica para trás, finalizando de forma bacana a Saga da Conquistadora! Recomendo demais!

Sobre a parte física, não tenho o que reclamar. Plataforma 21 acertou em manter as capas originais e que trazem uma identificação para a trilogia, além que a diagramação é espaçosa, limpa e com detalhes nos inícios de capítulos. Temos um mapa, glossário, e lista de personagens como itens adicionais. A narrativa é feita em terceira pessoa pelo ponto de vista da Lada e do Radu.

Já temos a primeira série finalizada do ano, o que me deixa contente por dois motivos: primeiro por ter adorado e segundo porque era uma das séries que mais queria finalizar no ano. Aliás, aproveitem que todos os volumes já foram resenhados no blog (; Espero que tenham gostado!

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2019/02/resenha-senhora-do-fogo-kiersten-white-a-saga-da-conquistadora-plataforma-21.html
Sil 02/07/2019minha estante
Amei sua resenha.
Sempre estive do lado da Lada e sempre achei Radu desnecessário. Mas nesse livro fiquei totalmente do lado do Radu porque queria muito que a Lada mudasse, mas como se diz o ditado pau que nasce torto até a cinza é torta.
E estava no sangue da Lada ser daquele jeito.
Fiquei surpresa com o final e ainda estou chocada!!
Parabéns pela a resenha!!
Gostei muito.

@blogleiturasdiarias 03/07/2019minha estante
Exatamente. Eu batia também nessa tecla que Lada tomou bastante rumos errados, mas que eram coerentes com quem ela era. Não se podia esperar algo diferente haha
Também fiquei supresa, no entanto no fundo já esperava algo do estilo. A autora tinha cara que faria algo do estilo, e pelo andar da carruagem do enredo, ele terminaria de um modo diferente.
MUITO obrigada pelo elogio

Rafa.Toma 12/10/2021minha estante
Ami, tem romance????

Adriely66 20/10/2021minha estante
Pouco,o livro e mais focado em política e guerras,o romance que tem e pouco e as vezes faz vc ter muita raiva.

lightweaver 08/12/2020

Resenha da Trilogia Inteira e não do último livro. Quem dita as regras sou eu.
Listando e Não Resenhando:

~Autora trabalhou bem a parte de ficção histórica e eu não acho nada ruim que essa trilogia possa vir a ser escolhida como primeiro contato para o gênero.
~Se todos os autores e autoras no mundo conseguissem trabalhar tão bem o tema de representatividade e não forçassem tais coisas ao livro como se estivessem seguindo uma lista de exigências, livros poderiam ou não poderiam ser melhores.
~Vilões, Anti-heróis, Exércitos, Estratégias, Assassinatos, Guerra, Política e Relações Disfuncionais.
~She Was a Dragon. She Was a Prince. She Was a Woman. It Was The Last That Scared Them Most of All.
Camila.FArias 14/12/2020minha estante
Concordo em tudo q vc falou sobre a representatividade! Dos livros q ja li essa trilogia foi a q melhor trabalha esse tema. Achei real e justo e completamente coerente com o mundo onde foi inserida.

Lanny 01/01/2022minha estante
Vou ratificar a questão da representatividade. As pessoas ficam exigindo que os autores coloquem e nem todo autor tem capacidade de fazer isso de forma correta. Aí fazem de qualquer jeito só pra agradar aos que exigem, fazem mal feito e se alguém criticar é taxado. Essa autora fez isso com uma maestria que nem a Cassandra Clare conseguiu.

lagartixa albina 03/04/2020

Kiersten White não decepciona
Os Plots desse livro.......Não tenho palavras. Dá vontade de chorar de tão bom que é.
A evolução da Lada e de Radu foram INCRÍVEIS! E deu um vazio no coração quando cheguei ao fim.
A história foi concluída com maestria, fazendo jus a todos os personagens. Considero o melhor livro da saga.

Lada é realmente a melhor personagem feminina que já vi. Real e determinada. E Radu é incrível também, usa o coração em todas suas atitudes. Nesse livro os dois atingem seu ápice tomando rumos INESPERADOS e até mesmo virando-se um contra o outro.

Mehmed vagabundo o que tenho a ver?? Cara chatooo.

(Leiam também a sombria queda de Elizabeth Frankenstein. Tudo que Kiersten escreve é perfeito e eu daria tudo pra casar com essa mulher)
Rodrigo Silvestre 04/04/2020minha estante
Eu preciso continuar essa saga!!!

Ana Carolina Andrade 06/03/2021

Me sentindo um pouco traída
Esse livro foi frenético do começo ao fim. A nota mais baixa é pela maneira que acabou.
A Lada está mais violenta e imisericordiosa do que nunca. Por onde ela passa, deixa um caminho de morte e sangue, mas também traz à tona o poder do seu próprio povo.
O Radu está buscando ser feliz e amado, como sempre, mas depois de um tempo fica chato. O Mehmed parece sem propósito depois de ter alcançado seu grande objetivo no segundo livro.
Acho que, de todos, o Radu teve a melhor evolução, indo de um menino assustado para um homem que não se curva mais por medo, mas que ainda retém sua bondade.
Porém, o desenrolar e o desfecho da história me deixaram com um gosto amargo na boca. Desde o início fica claro que a Lada é impetuosa e brutal, o que é avivado por ter que se provar e ser menosprezada constantemente. Esses traços eram parte do que a tornava tão interessante. Em diversos momentos, porém, a sensação é de que ela se torna a vilã da história - não apenas por se mostrar mais truculenta e desapiedada do que os demais, mas também por parecer assumir um papel coadjuvante no que deveria ser a sua história.
Como ela se mostrou destemida e até cruel ao longo da trilogia, eu imaginava que não daria para ela terminar com tudo que queria. Enquanto o fim me surpreendeu, não consigo deixar de sentir não houve apenas um preço alto a pagar para conseguir seu desejo, mas que o resultado foi uma punição da autora por a Lada ter ousado não se conformar ao que era esperado dela (mesmo que tenha percorrido caminhos tortos para isso).
marina.siqueira 11/09/2021minha estante
Tive a mesma sensação com esse final! Lada merecia mais e fiquei triste por ela ter terminado tão sozinha.

Luh 22/05/2021minha estante
Você definiu tudo o que eu senti!!!

Lauraa Machado 24/02/2019

O final de uma trilogia impecável!
Faz muito tempo que eu não escrevo uma resenha realmente pequena, mas acho que essa será assim. Eu amo essa trilogia, amo a ideia da Lada no lugar do Vlad, amo todo o desenvolvimento dos personagens e como eles acabaram tão eles quanto no começo, só evoluídos. Amo a consistência humana, fraca e forte deles, como são previsíveis até quando surpreendem. Amo como a autora se manteve fiel à história real do Vlad (durante algumas partes desse livro, achei que não ia incluir certas coisas, mas incluiu!), ao mesmo tempo que conseguiu criar cenas e momentos únicos. Eu realmente amo essa trilogia e posso dizer que o final foi ideal para ela. Então, se você gostou dos outros dois livros, vai gostar desse.

Só um detalhe aqui: no final do segundo, a promessa para muita luta nesse ficou clara e me deixou extremamente ansiosa. Por sorte (ou azar), eu tive que esperar mais de um ano para ler esse daqui, talvez tivesse me decepcionado caso contrário. Não que não tenha luta, não que não tenha guerras e que a Lada não se mostre cada vez mais brilhante, brutal e implacável (raramente tenho a chance de usar essa palavra tão apropriada para comerciais de filmes na televisão). Tem tudo isso aqui, mas a escrita e o desenvolvimento de tudo são muito realistas e em momento algum chega a um único pico absurdo de ação e revelações.

Além disso, como é tão costume com livros de ficção histórica (ainda que alternativa), não tem como esperar um final completamente diferente do que realmente aconteceu, mesmo eu querendo muito. Acabou bem como eu imaginava, feliz e infelizmente. Ainda bem que, depois de ter me feito sofrer com a Lada em tantas questões, a parte na qual a autora teve mais liberdade para explorar como queria, ela fez questão de usar direitinho e me deixar satisfeita e completa no final.

Ainda acho que esses não são livros para quaisquer pessoas. A Lada claramente não vai agradar todo mundo (ainda que eu a ame, muitas vezes me senti extremamente desconfortável com seus métodos violentos) e o Radu, que sofreu muito para chegar onde estava nesse livro, ainda não consegue mudar completamente para outra pessoa (a evolução dele é linda, mas tenho que admitir que o livro em que ele realmente brilhou foi no segundo. Foi lá que ele realmente cresceu e evoluiu). Sem contar com o Mehmed, que eu detesto desde o primeiro livro e fiquei revirando meus olhos para não querer bater no livro e ver se ele sentia. Imagino também que a coragem da autora para descrever a brutalidade de algumas cenas não vá agradar todo mundo. Mas quem tiver gostado dos anteriores não vai se arrepender de ler esse final.

É triste ter que terminar essa trilogia, mas fico tão feliz de chegar ao epílogo desse último livro e poder ter certeza de que nada desandou e que ainda existem livros ótimos no mundo. Como a Lada, em compensação, não existe mais ninguém.

Andréa Araújo 05/09/2019

Trilogia maravilhosamente finalizada
Eu sinceramente não tenho nem palavras para descrever esse livro. Mas tem uma coisa que a autora fala nos agradecimentos ( leio sempre antes de começa o livro) que eu sempre penso,
a literatura YA se tornou um padrão de história, que as pessoas não exploram tanto mais por achar que os jovens adultos não irão ler! Mas como ela mesma disse, não existe história esquisita demais ou menina bruta demais ou menino delicado demais. Nós precisamos de livros diversificados. E esse é!

Se tem um a coisa que trilogia fala(além de muitas mortes e sangue derramado), é sobre o amor e como ele é capaz de construir ou destruir, seja pessoas ou um país inteiro. Fala do amor entre irmãos, enrre amigos e companheiros. E de como ele é um dos maiores motivadores da humanidade, seja o amor ao poder, dinheiro ou ao seu país ou a Deus e a fé, as guerras são constantemente justificadas por ele.

Foi lindo vê como esses personagens evoluiram desde a infância e do primeiro livro, e como, ao mesmo tempo, eles permaneceram fiéis a si mesmo e ao que estavam determinados a ser.

Essa leitura, por mais incrível que pareça, mesmo sendo seu enredo uma guerra, foi leve, rápida e muito divertida. Eu ri alto algumas vezes e fiquei com um sorriso no rosto em várias outras.

É incrível como, depois de tanta carnificina e privas concretas da brutalidade e falta de sentimentos de Lada, ela ainda conseguia achar que foi gentil ou suave demais e eu ainda continuava torcendo pra que ela conseguisse tudo o que queria. Que conquistasse o mundo ou colocasse fogo nele, mesmo sendo muito errado, ainda senti um certo orgulho dela. Assim como o povo da Valáquia, eu entendia. Ela é única. Um príncipe. Um dragão.

Mas tirando, Mehmed (que tanto faz), eu desejava final feliz para todo mundo, tendo a plena consciência de que era impossível. Mas uma pessoa que realmente merecia era Radu, depois de tudo que passou em todos esses anos ele merecia encontrar a plena felicidade. E eu fiquei muito feliz.

Tudo nesse livro foi absolutamente perfeito. Eu não via as páginas passar. Tudo foi tão fiel a trajetória dos personagens e mesmo assim tão surpreendente nos detalhes que eu não queria que esse livro acabasse nunca. Então eu estou triste de não ter mais livros sobre esses dois irmãos que ganharam um espaço tão especial no meu coração e ao mesmo tempo muito feliz por ter tido a oportunidade de ler sobre eles.

Definitivamente todo mundo deveria conhecer essa história. Mesmo sabendo que Lada não é para todos. Ela não vai agradar todo mundo, aliás, vai agradar a poucos, mas ela não se importa com isso.

mcorvere 02/01/2020

respirando com a ajuda de aparelhos, mas passo bem.
um final extremamente digno que superou minhas expectativas.
essa história vai estar para sempre no meu coração negro.

Gabi 29/04/2020

Senhora do fogo
Um final à altura dessa trilogia!!!
Uma história onde ninguém é completamente bom, um herói, e ninguém é completamente ruim, um vilão, todos vão defender seus interesses a todo custo.
Me surpreendeu bastante como essa trilogia terminou, acho que fez todo o sentido dentro do contexto da história.
Recomendo essa série a todos!!!!

Paola / @poiia_brezolin 09/05/2020

Que final
Não esperava menos para o final de uma saga com a força e a sensibilidade como está. Acompanhar a caminhada dos nossos três personagens e conhecer o desenrolar dessas personalidades únicas foi uma experiência incrível e cheia de emoções intensas e contraditórias. Uma saga que nos ensina muito sobre força, inteligência e amor!

Raquel.Euphrasio 25/05/2020

Que final... Assim como os outros dois livros da trilogia, seguimos os irmãos em suas buscas pelos seus desejos, e foi mais uma vez incrível! Que personagens bem construídos, em nenhuma decisão eles fugiram do que eles de fato estavam buscando. Amei!

1 | 2 | 3 | 4 | 5