Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Dany Dias 19/01/2023

Já conhecia a história do Ricardo por ter lido a matéria que deu origem ao livro. Gostei muito de ter conhecido Vânia. O ponto negativo vai para algumas informações desencontradas. Em uma página é dito que uma personagem nasceu em um lugar e páginas depois é dito que ela nasceu em um outro lugar. Fora isso gostei bastante.

amanda :) 25/01/2023

chico te amo
chico felitti eu amo tudo que você faz, obrigada por me fazer amar cada dia mais nosso jornalismo!

eu sou apaixonada pela escrita/narração do chico. li esse livro quase ouvindo sua voz narrando (e depois ouvindo o podcast "desconhecido" que traz a história de Ricardo), e foi uma experiência encantadora.

esse foi um livro com várias frases grifadas, momentos em que quase chorei e um livro também importante, para poder mostrar a história de Ricardo e Vânia.

e por fim a frase que me quebrou enchendo meus olhos d'água:
"Ricardo era chamado de artista"

Ariane335 13/05/2024

Em 2017, o Hospital das Clínicas foi ocupado por um homem anônimo que há 20 anos circulava pela rua Augusta, onde panfletava e pedia esmolas. Sua aparência lhe rendeu o status de lenda urbana. Por trás do apelido ofensivo de Fofão da Augusta, estava um cabeleireiro disputado nos anos 70 e 80, esquizofrênico, drag queen, artista de rua e frequentador do underground. Felitti investigou sua história e publicou uma reportagem que viralizou. Mais de 1 milhão de pessoas souberam o nome por trás do rosto remodelado por silicone e cirurgias: Ricardo Correa da Silva. Logo viriam outros personagens atravessados por sua trajetória. Sobretudo Vânia, que um dia se chamou Vagner e foi o amor de sua vida.

MiMoreli 16/05/2023

Gosto muito da forma como o Chico Felitti escreve. É uma leitura que flui fácil, que fica aquela vontade de quero mais. Quanto ao livro propriamente dito gostei bastante, em alguns momentos a leitura fica um pouco mais pesada pela realidade de vida dos personagens, mas é tudo escrito de uma forma tão respeitosa que é uma delícia de se ler.

jaquelinecrzs 21/05/2023

07 de 2023
Foi muito bom conhecer mais sobre a história do ricardo, a importância de chamá-lo pelo nome dela e entender todo o caminho da vânia também! leitura fácil e rápida, adoro a forma que o chico escreve e me apaixonei pela escrita dele lá atrás, com a reportagem

LetAcia824 25/06/2023

Obrigada chico felitti
Obrigada por contar a história de uma figura emocionante e marginalizada. foi um deleite de leitura! o chico escreve muito bem

Lud 13/10/2023

Quem me chama de Fofão não me conhece
Sempre existe um antes. Alguém antes de nós que, se nós vivemos como vivemos agora, foi por causa dele (e de muitos outros alguéms). Existe um antes na vida dessas pessoas também, que a gente não sabe e não vê. Existem nomes e histórias que se perderam no tempo, mas que se tiverem a chance, podem ressurgir do nada. Ricardo e Vânia é isso. É dar nome àqueles que anos e anos atrás viveram e lutaram e passaram por coisas inimagináveis para ser quem são. São pessoas que seguiram rumos diferentes de uma mesma linha temporal, uma mesma história. Que mergulho acompanhar essas histórias, mesmo que muitas vezes sufocante.

Acompanhar a trajetória do Ricardo e da Vânia é tortuoso, doloroso. A escrita do Chico me fascina demais, é tão instigante, sabe? Muito além de se colocar dentro da história, ele cria um laço com quem dá nome a tudo, e fica impossível você não criar um laço também.

É muito sobre descobrir que quando se sabe um nome, se abre uma vida inteira na nossa frente. São pessoas que vão ficar pra sempre comigo e que bom que a gente tem o jornalismo, as histórias e os contadores de histórias pra nunca deixar os nomes sumirem.

ânela 04/11/2023

Chico felitti é muito bom
Li para um seminário da faculdade, pois é um livro reportagem. Gostei muito do jeito que o chico conta a história!

Bruna.Marggiani 26/11/2023

Acho que não estava pronta para encontrar uma escrita tão humana sobre uma história tão real. Encontrei-me apaixonada por Ricardo e por Vânia e torcendo para que de algum modo tudo desse certo para o futuro de cada um.

readbarbss 28/11/2023

?A fila das pessoas que podem ter nascido, podem ter morrido, podem ser qualquer pessoa ou ninguém, já que não estão identificadas.?

mais do que um livro reportagem, ricardo e vânia é uma experiência de vida para todo morador de uma grande metrópole. o apagamento de grandes histórias por conta do apagamento de pessoas em situação vulnerável é escancarada. acho muito significativo o fato de ainda chamarem ricardo de fofão mesmo após a publicação do livro? não querer humanizá-lo e sim aumentar uma caricatura que o foi colocada.

sobre vânia não tem o que falar? conseguir sair da prisão que é um relacionamento abusivo fazer, refazer e fazer de novo sua história é de se admirar.

obrigada chico por essa leitura maravilhosa, estou lendo esse livro no final da minha graduação e não tem como não deixar de sentir orgulho por ter escolhido essa profissão.

Vitoria 30/11/2023

UMA HISTÓRIA QUE MERECE SER CONTADA
Eu fiquei fascinada com esse livro. Foi em um viés totalmente diferente do que eu achei inicialmente. Demorei para ler pois não gostaria de desapegar do livro. O Chico Fellitti consegue ser maravilhoso como sempre, estou muito interessada em ler outras obras do autor.

Julia 23/12/2023

A história é um tanto melancólica e por vezes trágica, mas é contada de maneira muito delicada. A escrita flui muito fácil, uma mistura boa de linguagem simples e oral com uma poética suave e bonita. Personagens curiosos (no sentido que eu gostaria de saber mais sobre eles) e interessantes.

lua 11/01/2024

De São Paulo a Paris
Conheci mais a fundo o trabalho de Chico Felitti quando acompanhei o podcast ?A Mulher da Casa Abandonada?, grande sucesso de 2022. Contudo, ainda não tinha lido nenhum de seus livros. Confesso que, mesmo com vontade, a leitura acabava ficando para outra hora. Foi então que a oportunidade surgiu novamente, e dessa vez não deixei para depois, como sempre.
Mais uma vez, Chico apresenta um trabalho impecável. Com uma escrita sensível, ele eterniza através da escrita a história de Ricardo e Vânia. Conhecido como ?Fofão da Augusta?, descobrimos quem é essa figura, e através de outros personagens, vamos montando o quebra-cabeça de sua vida.
O trabalho de Chico é sensível e humano. Não é à toa que Isabel e Chico conquistam Ricardo, Vânia e todos os outros que topam participar do livro. De Desconhecido a Ricardo, de Shirley?s a Augusta, de São Paulo a Paris, tudo é muito intrigante. Sorte a de Chico e de Ricardo se cruzarem nessa vida. E sorte a nossa de ter a oportunidade de conhecer essa história.
Sem spoilers, devorei a leitura e recomendo demais.