Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti




Resenhas - Ricardo e Vânia


186 encontrados | exibindo 181 a 186
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 13


Cindi 29/02/2024

Já é o segundo livro que eu tô lendo do chico felitti e não tô gostando muito

eu tinha me emocionado tanto com rainhas da noite depois comecei a ver pose e achei muito parecido e fiquei triste
e em Ricardo e Vânia tô terminando e sei lá

acho que o Chico deixa tudo muito bonito demais e que deixa a narrativa muito artificial pras coisas mas pode ser impressão minha, ainda tô decepcionada.
comentários(0)comente



Flávia 09/03/2024

Quantos traumas alguém pode suportar na vida?
Foi o primeiro livro que li do Chico Felitti e estou encantada com a dedicação e o carinho que ele teve ao retratar vidas tão negligenciadas e solitárias, apesar dos vários personagens envolvidos.
A escrita fluida, leve e tão cheia de detalhes importantes me fizeram sentir muito próxima das personalidades que acompanharam de alguma forma a vida de Ricardo e de Vagner (Vânia atualmente). Não dá pra deixar de citar também a participação de Chico no fim da vida de Ricardo e a delicadeza que Isabel demonstrou em situações tão tristes e impactantes.
São tantas camadas! Não achei um livro fácil de ler a cada vez que me lembrava serem pessoas reais narrando passagens tão pesadas e tristes da vida. As fotografias registradas por Chico na reportagem do BuzzFeed me trouxeram ainda mais para a realidade e me fizeram dar conta da coragem que deve ter sido necessária para se envolver, registrar e tomar conhecimento desses episódios.
A ida para Paris também trouxe uma outra realidade muito complexa, de mulheres trans e travestis que tentam uma vida em outro país e acabam se entregando a prostituição para que seja possível ter uma condição melhor de vida. Hoje com 54 anos, enfrenta outras lutas para continuar sobrevivendo, sem nunca perder seu brilho.
É fato que a vida de Ricardo e de Vânia são duas entre milhões que devem existir, sem condições financeiras mínimas, sem o acompanhamento médico necessário, sem apoio familiar, com alguns amigos e muitos sonhos e ambições. O leve conforto, depois de ler o livro, vem da conclusão de que uma personalidade tão forte do Brasil, como Ricardo foi, ao menos agora tem um nome e que tenha sentido (talvez pela primeira vez na vida) que alguém finalmente o procuraria quando desaparecesse, oferecendo um café, bolachinhas e um pouco de carinho.
comentários(0)comente



Isasc.exe 12/04/2024

Minha primeira no clube de leitura "testo junkie" do Jonas Maria, e me marcou muito. Discutir esse livro com outras pessoas trans, tão inteligentes e com muitos olhares, fez ser uma experiência muito interessante. É um livro que vale ser discutido.
Trata de questões de gênero, sexualidade, mas sobre tudo a marginalização no nosso país.
Chico Felliti me fisgou e hoje me faz ter vontade de ler mais de seus livros.
comentários(0)comente



Christian90 15/04/2024

Ricardo e Vânia não vai sair da minha cabeça!
Primeiro livro que leio do Chico Felitti, tô encantado com a forma de escrita tão boa e fluida.

As histórias de Ricardo e Vânia são tão parecidas e diferentes ao mesmo tempo.

Nos últimos anos de Ricardo , por escolhas e experiências tão ruins acabou sofrendo tanto. É tão triste pensar no que ele poderia ter conquistado, e como terminou. Me dá um nó.

Quero saber mais da Vânia, quero ler mais sobre ela, quero assistir, pesquisar descobrir. Vânia tem tanta coisa ainda pra contar, tanto codinomes pra se identificar. KARA, BABETTE, VANUSIA, VÊNUS... cade vc Vânia? Por onde anda?

Gostei da forma que o escritor conta a história dos dois, e do jeito em que cada momento foca apenas na história de um, se aprofundado e ouvindo cada um. Esse livro é de se absorver!

Vai pra lista dos meus favoritos ??
comentários(0)comente



Ariane335 13/05/2024

Em 2017, o Hospital das Clínicas foi ocupado por um homem anônimo que há 20 anos circulava pela rua Augusta, onde panfletava e pedia esmolas. Sua aparência lhe rendeu o status de lenda urbana. Por trás do apelido ofensivo de Fofão da Augusta, estava um cabeleireiro disputado nos anos 70 e 80, esquizofrênico, drag queen, artista de rua e frequentador do underground. Felitti investigou sua história e publicou uma reportagem que viralizou. Mais de 1 milhão de pessoas souberam o nome por trás do rosto remodelado por silicone e cirurgias: Ricardo Correa da Silva. Logo viriam outros personagens atravessados por sua trajetória. Sobretudo Vânia, que um dia se chamou Vagner e foi o amor de sua vida.
comentários(0)comente



Guedesvictor 04/06/2024

É incrível como histórias LGBTQIAP+ brasileiras são quase inexistente.
Já conhecia parte da história por causa do Twitter Edo podcast e o livro só fez engrandecer ainda mais a história.
comentários(0)comente



186 encontrados | exibindo 181 a 186
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR