Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Porto 04/03/2022

Por trás de cada rosto há mil histórias
Que privilégio poder conhecer a história de Ricardo e vania que por muito se conecta com a história de milhares de LGBTQs Brasil afora. Os altos e baixos da vida que não mostram que apesar de tudo o que vale mesmo é o amor e o que você é.

Sabryelle Torres 02/03/2022

💙 Li essa história em poucos dias. Com uma linguagem envolvente e dividida em capítulos curtos somos conectados ao livro rapidamente.

Ricardo, conhecido pelo apelido "Fofão da Augusta" viveu intensamente entre Araraquara e São Paulo (capital) suas dores, experiências amorosas, farras e foi da fama, por ser um excelente cabelereiro desejado pelas estrelas da época, ao lugar de ser uma figura caricata na rua Augusta.

Da metade do livro em diante conhecemos sua história ao lado de Vânia, "o amor de sua vida" como ele mesmo relata durante uma vídeochamada com ela pouco tempo antes da morte de Ricardo.

Eu acredito que é um livro importante pois oferece ao leitor o outro lado desse homem, desconhecido pela maior parte do público que o conhecia como apenas o Fofão da Augusta, e, dessa forma, o apresenta como alguém que amou, foi amado, sofreu, se desesperou, e, afinal, foi tão humano como qualquer um de nós.

Ingrid 02/02/2023

Já tinha ouvido falar do Fofão da Augusta e me interessei por sua história, então quis ler esse livro. Chico Felitti fez um excelente trabalho ao contar essa história.

maria6637 06/01/2023

Ricardo e Vânia
Um livro lindo, sobre reinvenção e descobertas, principalmente para comunidade LGBT dos anos 90.
Pra mais que acompanhar a vida de Ricardo e Vânia, podemos reconstruir esse pedaço de história através dos outros personagens que contam suas versões.

"Vânia voltou para o Brasil mais seis vezes. Em nenhuma delas viu Ricardo. Até o dia no fim de 2017 em que liguei para ela do meu telefone e, pela câmera do celular, eles se falaram.
? É claro que eu me lembro de você. Você é o amor da minha vida ? disse Ricardo, que morreria duas semanas depois."

Sancha 21/09/2020

Quem era Ricardo?
Felitti vai em busca da história de Ricardo, conhecido como "Fofão da Augusta" apelido do qual ele odiava, a abordagem deste livro é comovente, pois nos faz questionar quem são as pessoas invisíveis em nosso cotidiano que nem se quer ousamos olhar e nem pensarmos sobre suas histórias de vida.

Felitti investigou a vida de Ricardo desde os anos 80 até o seu falecimento em 16/12/2017, e percebeu como suas expêriencias foram marcantes por conta dos excessos, das aplicações de silicone industrial em seu rosto, do preconceito vivido por ser gay e do glamor de ser maquiador profissional até se torna um invisível aos nossos olhos. De fato é uma história extremamente comovente que também fala da História de Vânia que nos meados dos anos 80 era Vagner e que viveu lado a lado com Ricardo.

Super indico...
É um olhar sensível para a história de vida do outro.

Quem são as pessoas que compõe a nossa história? Olhamos para elas?

Gustavo.Leme 31/12/2021

Um livro para chorar, rir e se emocionar muito com a historia de uma das maiores personas da cidade de São Paulo. Uma historia linda e contagiante que te proprociona o sentimento de empatia a cada pagina lida.

Luana.Rayalla 13/10/2022

Razoável
É um livro interessante, confesso que para mim ele é uma figura que não conhecia fui até atrás de amigos paulistas para saber se conhecia a história dele. Eu li esse livro porque conheci o autor através do podcast a mulher da casa abandonada, portanto esperava uma história no mesmo impacto, confesso que não atendeu minhas expectativas porém não é um livro ruim.

Pipoco 08/04/2019

Livro emocionante, por vezes doloroso, mas também com passagens divertidas e, obviamente, permeado de memórias. O autor humaniza e valoriza a vida dos personagens que dão título, apresentando suas trajetórias de vida de maneira contundente e sincera.

Luiz Carlos 01/06/2020

Ricardo e Vânia
Leitura envolvente sobre amor, libertação e principalmente aceitação de ser "normal " independente de preconceitos e opositores.

Marcelo 23/01/2021

A solidão tem nome e sobrenome...
O reconhecimento de quem somos é fundamental para a formação de nossa personalidade e para a construção de nossas memórias.

"Ricardo e Vânia" se propõe a investigar exatamante sobre esse tema, buscando descobrir a identidade de uma pessoa marginalizada e "solitária" que teve sua imagem reduzida à sua aparência por muitos e muitos anos.

Eu já conhecia a reportagem do Chico Felitti publicada no Buzzfeed sobre o "Fofão da Augusta" (apelido que Ricardo detestava) e que deu origem a essa obra e, por isso, deduzi o que encontraria aqui.

Felizmente eu me enganei, porque o livro usa a busca pela identidade de seu personagem principal como gancho para discutir homofobia, transfobia, marginalização de minorias, abandono parental, prostituição e diversos outros temas correlatos.

O autor-jornalista se insere na narrativa, o que fez com eu me espelhasse em sua figura para descobrir a história de Ricardo e de Vânia em camadas, que, no fim, acaba sendo o retrato de um Brasil que segrega e oprime a comunidade LGBT+ há décadas.

O epílogo é uma das coisas mais lindas que já li. Ricardo, hoje, tem nome e sobrenome. Tem voz e visibilidade. É exemplo. É artista. Me peguei chorando quando acabei. Mas era choro de alegria.

Amanda 22/03/2023

Esse livro é impecável, me prendeu do início ao fim, me senti amiga próxima das pessoas envolvidas e me fez criar uma nova perspectiva sobre pessoas que eu não conheço. descanse em paz, ricardo

dudasedrez 28/12/2022

Simplesmente um dos livros-reportagem mais incríveis já produzidos. Pra mim, está no páreo com Holocausto Brasileiro. Gosto muito de como o Chico se coloca e conta a história de outro com bastante pessoalidade, isso faz com que a gente também se aproxime das personagens.

João Malafaia 07/02/2021

Ricardo e Vânia, por Chico Felitti (9/10)
Que escrita Chico tem, faz até parecer que escrever é fácil. A história de amor entre Ricardo e Vânia, um maquiador e cabeleireiro promissor que terminou a vida pedindo esmola numa das ruas mais famosas de São Paulo e uma travesti que foi fazer programa na França, é de uma imensa sutileza e naturalidade. Por trás das camadas e camadas de silicone que o casal injetava nos rostos, atrás de uma beleza inalcançável e que deformou a capa, há algumas das vidas mais comoventes que já li.

Em poucas 190 páginas, que te enlaçam e te obrigam a ler tudo em um dia, Chico conta uma história de paixão, de perda e de abandono. Todas as personagens são extremamente críveis e caricatas, descritas e introduzidas com uma naturalidade tão grande que parecem ser amigas nossas de longa data, mas que havíamos esquecido. A história desse livro nos faz lembrar de pessoas que nunca conhecemos.

Eu sempre digo isso: as histórias mais lindas são aquelas onde o extraordinário está nas pequenas coisas, nas pequenas vidas. E a vontade que esse livro me deixou é a de querer acompanhar essas personagens, ver se a dureza de suas vidas já passou.

Para quem tiver interesse na história, sugiro ler a reportagem sobre a vida de Ricardo, escrita também por Chico, para o BuzzFeed, é só pesquisar “Fofão da Augusta buzzfeed” no Google.

site: https://www.instagram.com/p/CK7bPxij9HW/

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Uma das reportagens de maior repercussão nos últimos tempos, a história de Ricardo – apelidado ofensivamente de "Fofão da Augusta" – surge retrabalhada a partir de uma nova descoberta: a trajetória de Vânia, sua namorada.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588808683