A Bailarina De Auschwitz

Resenhas - La Bailarina de Auschwitz

Renata Martins 14/03/2023

Incrível
5 ?

Autobiografia da sobrevivente do Holocausto Edith que perdeu seus pais e seus avós para a guerra.

Ela conta o que viveu e sofreu nos campos de concentração e como sobreviveu.

Edith se torna uma psicóloga conceituada nos EUA, país que foi aceita após a guerra e durante a ocupação da Rússia comunista em seu país. Também conta como conseguiu curar-se através de seus estudos, mentores e pacientes.

Discorre um pouco sobre a Logoterapia que é uma abordagem psicoterapêutica que o psiquiatra, também sobrevivente do holocausto e autor do livro "Em Busca de Sentido", Viktor Frankl criou. A Logoterapia baseia-se na premissa que a principal força motivacional de um indivíduo é encontrar um sentido pra vida.

Um livro sensacional!!

Nayara 22/06/2021

A Bailarina de Auschwitz
Livro muito bom sobre as memórias reais de uma sobrevivente dos campos de concentração nazista. O livro é belíssimo, profundo e intenso.

Patricia Daher 02/07/2021

Que livro!!
Estou em êxtase? que pessoa fantástica é Edith Eva Eger. Um livro sensível, que mostra que mesmo com todas as adversidades, podemos ser livres dos traumas e medos, é só querer. Não tem como não ser 5 estrelas ??????

JessicaCaet 13/05/2023

Não sei direito o que achei
É muito difícil ?julgar? bibliografia.
A parte em que ela conta da vida dela, do acontecimento, essa me tocou profundamente.. ainda mais por ter uma relação tão forte e profunda com minha irmã, pude me sensibilizar com tudo que elas fizeram pra sobreviver juntas, a força que a existência da outra trouxe.
Agora o pós me incomodou um pouco, ainda mais esse discurso de ?A liberdade é uma escolha?, pode ter sido um erro de interpretação minha, mas as vezes, a forma como ela trata isso me parece rasa demais.
Acho louvável o fato dela ter saído dessa e aprendido a como superar, dia após dia, ajudar tantas pessoas, mas talvez na hora de escrever, tenha sido simplista demais.
Por fim, acho que leitura é algo muito individual, ou toca na gente, ou não toca.. é isso.

Karol 04/07/2021

"Se sobreviver hoje, amanhã serei livre"
A Bailarina de Auschwitz é um dos melhores livros que já li em toda a minha vida, fico impressionada e admirada com toda a história da Edith.
Eu sempre havia lido livros sobre o holocausto que no fim contavam como tal pessoa havia morrido nos campos de extermínio (ex: Anne Frank), mas neste livro, em específico, ler e conhecer a história de toda aquela barbaridade e ver o sofrimento e a dificuldade que as pessoas enfrentavam, é extremamente surreal e triste.
Eu admiro MUITO a força da Edith (e da Magda também), acompanhar a história dela antes, durante e depois do holocausto é indescritível, fico extremamente feliz por saber que ela conseguiu sobreviver depois do holocausto, porque mesmo lutando para sobreviver durante ele, também era preciso lutar, principalmente psicologicamente, para sobreviver após ele. Me emociona ver ela se sentir melhor consigo mesma a cada instante que passa.
LEMBRAR PARA JAMAIS ESQUECER. ???

Tati.Tatiana 13/04/2022

Emocionante.
Um relato emocionante de uma sobrevivente de Auschwitz.
Mas achei a forma como ela escreveu a história cansativa. Sempre tentando fazer análises dos fatos.

Gostei mas não muito.

Sabryna 09/07/2021

Me apaixonei desde do primeiro capítulo... Edith Eva Eger conseguiu se expressar e contar a sua experiência como prisioneira no campo de concentração muito bem, contando cada detalhe, como se estivéssemos juntos com ela vivendo aquelas experiências desumanas que ela passou na Segunda Guerra Mundial, vem nos ensinar que o sofrimento dela não é maior que o nosso, pelo contrário, que sua história sirva como inspiração para encarar e perceber que somos capazes mesmo nas piores circunstâncias da vida. Edith mais tarde virou psicóloga, relatando alguns casos de alguns pacientes para facilitar a compreensão do que ela gostaria de passar. Sem dar muito spoiler termino essa resenha indicando esse livro para todos, tenho certeza que não irão se arrepender ao fazer essa leitura tão profunda e dolorosa mas ao mesmo tempo cheia de sentido e vigorosa diante dos caos.

Franciele.Everling 06/07/2023

Com toda certeza está entre os melhor livros que já li, se eu pudesse dar um conselho, seria que todos lessem esse livro, essa leitura tem muito a ensinar e é transformadora.

ClarissaComim 01/08/2021

Para nunca esquecer..
Uma história que tinha tudo para ser trágica.. mas a autora reuniu forças para transformar sua dor em ajuda para outras pessoas que, como ela, também sobraram abusos psicológicos e físicos! Necessário para todos lerem!

Felipe 12/08/2023

Um dos livros que mais me impactou
Tudo que essa mulher passou e como ela aprendeu a lidar com o passado e fazer as pazes com a vida é algo arrebatador.
Alguém que tinha tudo pra passar o resto da vida na condição de vítima mas procurou um caminho diferente
Incrível

Mary 12/08/2023

Acho que é a primeira autobiografia que eu li
Eu participo de um grupo de leitura e esse foi o livro do semestre, muito bom. Estava começando a aprender sobre a segunda guerra mundial e com esse livro fez muito mais sentido e sentimento a situação. Como um ser humano faz isso com um outro ser humano? Hitler não é um monstro, ele é um homem mau, pois monstros só existem em conto de fadas.
Eu danço ballet então foi muito bonito ler a parte que cita a dança como uma saída e encontro da vida

Manymony 01/01/2022

Sempre fico em choque e triste ao ler sobre o holocausto, como que deixamos acontecer tamanha atrocidade?

?É mais fácil colocar a culpa em alguém ou em alguma outra coisa por sua dor do que assumir a responsabilidade para acabar com a própria vitimização ?

?Não podemos passar a vida debaixo do guarda-chuva de outra pessoa e depois reclamar que estamos nos molhando?

Natalia.Correa 11/01/2022

Sensacional
Livro fantástico, aborda a superação sob a perspectiva do perdão.

O sofrimento é inevitável, mas podemos escolher a forma como reagimos a ele.

Gomor 30/09/2020

História real da bailarina húngara que viveu dias de horror no campo de concentração de Auschwitz e ao escapar busca se perdoar por erros que cometeu, além da ajuda terapêutica que da a tantas pessoas tornando se psiquiatra. Muito boa leitura.