O Sono Eterno Raymond Chandler

Resenhas - O sono eterno

Rangel 02/04/2024

Enredo complexo
O Sono Eterno, de Raymond Chandler, é um clássico noir que tece uma trama intrigante e sombria na Los Angeles dos anos 30. Através da narrativa do detetive Philip Marlowe, somos imergidos em um submundo de vícios e chantagens.

A história gira em torno de um caso de chantagem que leva Marlowe à mansão do General Sternwood. Lá, ele se depara com um ambiente decadente, habitado por personagens misteriosas e relações complexas. A investigação se torna cada vez mais intrincada, revelando segredos obscuros e teias de mentiras que envolvem as filhas do General.

Philip Marlowe é o anti-herói que conquista o leitor com sua sagacidade e sarcasmo. Cínico e perspicaz, ele navega pelas águas turvas da investigação, enfrentando perigos e desvendando pistas. Sua humanidade complexa e seus questionamentos existenciais o tornam um personagem diferenciado.

O Sono Eterno não se limita a ser um romance policial. A obra de Chandler é um retrato vívido da Los Angeles dos anos 30, marcada pela Grande Depressão e pelo crime organizado. A narrativa expõe a hipocrisia da alta sociedade e os contrastes sociais da época, criando uma atmosfera densa e noir.

Com seu estilo de escrita elegante e diálogos afiados, O Sono Eterno se consolidou como um clássico da literatura noir. A obra de Chandler continua a fascinar leitores até hoje, inspirando novas gerações de autores e cineastas.

Guilherme.Gomes 19/03/2024

Primeiro romance de Chandler que leio e gostei. A primeira parte do livro foi devorada bem rapidamente, a escrita é muito boa e a história envolve demais. Já a segunda, deu umas enguiçadas mas o final (principalmente os dois últimos capítulos) compensou. Tem umas coisas desses "detetives noir" que, nossa, envelheceram mal pra caramba (como ser estúpido com mulheres e ter todas elas aos seus pés sem muito motivo) mas é coisa da época, NÃO CURTO, mas fazer o que?! No mais, boa história, apesar de ter um excesso de descrição dos ambientes, isso não atrapalhou, o final me surpreendeu e mesmo o Marlowe sendo um macho escroto alguma vezes, é um bom personagem (aliás os diálogos são bons tbm). Ah, no final do livro tem uns comentários do Chandler sobre Hollywood (ele foi roteirista lá) e umas cartas para os editores de sua obra (bacana para quem se interessar).

Margo_livros 21/11/2023

A origem do problema
?Não havia nada para mim naquilo tudo, então deixei que o vento o levasse?

O Sono Eterno, de Raymond Chandler, é um romance policial noir clássico, publicado em 1939. É o primeiro livro das aventuras do detetive Philip Marlowe, que se tornaria uma das figuras mais emblemáticas do gênero.

Na história, Marlowe é contrato pelo General Stenwood, um homem rico e poderoso que está sendo chantageado. O General pede que Marlowe encontre o chantagista e o faça parar.

Marlowe não tem ideia das séries de problemas que enfrentará. Logo se envolve com assassinatos, e todo reflexo do mundo decadente de Los Angeles. Uma cidade repleta de corrupção, violência e sexo.

Ao longo da investigação, Marlowe se depara com uma série de crimes, incluindo assassinato, chantagem, tráfico de drogas e prostituição.

O detetive também conhece as duas filhas do General, Vivian e Carmem, que são tão perigosas quanto atraentes.

A escrita é maravilhosa.

Resenha completa no blog:

Igor.Banin 27/10/2023

Ótimo
Primeiro romance do autor por recomendação do "Better than Food". Gostei da trama e da Ambientação.

Hugo Sales 18/09/2023

Pilar do noir
O livro é considerado uma das grandes obras da literatura noir e lançou o icônico e melancólico detetive Philip Marlowe. Raymond Chandler tem uma escrita muito direta e ágil, o ritmo da história flui com a precisão de uma trama que se passa em poucos dias, mas ao mesmo tempo se aprofunda pelos labirintos de seu mistério que nos faz até esquecer que só se passou uma semana na trama. Leitura gostosa, com bons personagens, principalmente o protagonista. Além de entregar uma virada surpreendente triste ? nem tanto por quem morre, mas por quem fica vivo e espera respostas. Se você gosta de livros policiais, mas nunca leu romances noir, O Sono Eterno é uma excelente porta de entrada.

Michele Alberton 17/09/2023

Primeiro livro do "Detetive Philip Marlowe" que leio e achei muito divertido, excelente pra curar ressaca de leituras densas e/ou para passar o tempo.

Não achei nada surpreendente na história em si, mas gostei de ler algo que se passa numa época já um tanto quanto distante... muito bom, recomendo!

Edson Camara 03/08/2023

Se você gostar de histórias antigas policiais, vai se deliciar com esta
Adoro este estilão antigo de narrar na primeira pessoa. Eram mais ou menos onze da manhã, meados de outubro, o sol branco do mormaço e um aviso de chuva pesada na nitidez com que se via as colinas. Eu vestia meu terno azul-esmalte, camisa azul-escura, com a gravata e o lenço à mostra no bolsinho, sapatos de vira francesa pretos, meias de lã preta com desenho azul-escuro no tornozelo. Estava arrumado, limpo, barbeado e sóbrio, mas também não me importava de ser visto assim: o perfeito retrato do detetive particular bem vestido.

Temos que dar um desconto, afinal o livro foi publicado em 1939, o mundo e o comportamento das pessoas eram muito diferentes de hoje.

Mas, se você gostar de histórias antigas policiais, vai se deliciar com esta, o Marlowe é cinico e inteligente o suficiente para se sair das mais complicadas situações sempre de maneira bia para ele.

La nas ultimas páginas, Marlowe consegue desvendar a trama toda. A história da uma reviravolta no final, meio previsível. Mas depois de muita gente morta, o Velho milionário estava arranjado com suas duas filhas que estavam atoladas até o pescoço na confusão. Não vou contar para não estragar o enredo para quem ainda vai ler. Gostei do conclusão de qualquer forma. Marlowe desvendou tudo e até ganhou um troquinho. Mesmo com a polícia avisando que da próxima vez que ele matar alguém não haverá condescendência. Ah, importante, só na última folha entendi o título do livro. O sono Eterno.

Leila 09/06/2023

O sono eterno escrito por Raymond Chandler, é um clássico do gênero policial noir. Apesar de estar listado no famoso "1001 livros para ler antes de morrer", este livro não conseguiu "vencer" a minha paciência e me deixou desmotivada ao longo da leitura. Com uma trama complexa e personagens típicos do gênero (e está tudo ok quanto à isso), o livro se arrastou e não conseguiu prender minha atenção.

O protagonista, Philip Marlowe, um detetive particular, não despertou minha empatia ou interesse. Sua personalidade estava repleta de estereótipos de detetives durões, machistas e eu arriscaria até um misógino aqui, o que o tornou unidimensional e pouco interessante (para mim, gente, entendam bem, para mim, mas para quem gosta do gênero, acredito que pode ser um prato cheio).

Enfim, O sono eterno definitivamente não me conquistou como leitora. Embora seja um clássico do gênero policial e seja reconhecido pela sua influência na literatura e originado até filme, não deu pra Leilinha não. Após essa experiência, percebi que não tenho mais paciência para livros policiais (mas já li muitosss nessa vida). No entanto, é importante lembrar que a experiência de leitura é subjetiva e outras pessoas devem apreciar a obra do autor de uma forma diferente.
André Vedder 10/06/2023minha estante
Tenho tido o mesmo problema que você. Apesar de sempre ter adorado romances policiais, hoje em dia é raro encontrar um que realmente eu me interesse.

Leila 12/06/2023minha estante
eu nem tenho pegado pra ler mais André, acho que saturei do gênero

Policaio 13/01/2023

O detetive de Raymond Chandler
O Sono Eterno (1939) é o primeiro romance de Raymond Chandler. E é a primeira vez que o detive particular Philip Marlowe aparece na literatura.

É impossível não comparar a escrita de Chandler com a de Dashiell Hammett. Hammett é considerado o pai do sub-gênero literário chamado "policial hard-boiled"; sub-gênero literário muito adaptado para o cinema com os ditos filmes noir. Se Hammett é considerado pai do hard-boiled, eu diria que Chandler refinou o sub-gênero.

O detetive Marlowe de Chandler têm mais camadas, ironia e sarcasmo mais inteligente que o detive Sam Spade de Hammet. Eu diria que O Sono Eterno tem melhor desenvolvimento de personagens e narrativa que o Falcão Maltês (1930), romance de estréia de Hammet.

As histórias de Hammet são muito hollywoodianas, talvez Chandler tentasse fugir disso, uma vez que o próprio autor trabalhou em roteiros para Hollywood, chegou a expor várias críticas à indústria, chegou até a se desentender com Hitchcock durante a elaboração de um roteiro para o diretor.

A edição de O Sono Eterno da editora Alfaguara, embora com capa simples, apresenta uma arte de capa muito legal; os materiais extras contribuem muito para que o leitor entenda a visão do autor; e as páginas amareladas, como sempre, um deleite para uma leitura leve.

Um leitura obrigatória para os fãs de romance policial!

Codinome 06/01/2023

Um pouco sobre "O sono eterno"
"O sono eterno" (1939) é o primeiro romance policial noir que leio. Na verdade, o primeiro mesmo foi "Killshot" (1989), de Elmore Leonard, no entanto, à época, eu não sabia o que era literatura policial, muito menos noir, ainda que tenha gostado bastante: durante um tempo, "Killshot" e "A cabana" (2007) foram meus livros favoritos. Agora estou lembrando que já havia lido alguns livros que bebem da fonte do noir: "A sangue frio" (1965), "O sorriso da hiena" (2017) e "Quando a luz apaga" (2019), mesmo assim, "O sono eterno" é o mais antigo e mais clássico de todos que citei.

Primeiro romance de Raymond Chandler também, a obra nos apresenta seu detetive particular Philip Marlowe, o qual também narra a história em primeira pessoa. O texto começa com Marlowe indo a casa de um cliente, o general aposentado Sternwood, e se deparando com um caso de chantagem que está ocorrendo com uma de suas filhas. Um problema que não é tão simples quanto parece e Marlowe estará inserido nele até o final do livro: a típica estrutura de uma obra policial.

A leitura é simples e prática de ser feita, carregada de um clímax que colabora para que o leitor leia ainda mais rápido. O autor utiliza-se de uma linguagem e uma estrutura que remete a um roteiro de um bom filme de ação/suspense, o próprio Chandler era um roteirista de Hollywood.

Podemos dizer que a literatura policial, de raízes inglesas, se americaniza com Chandler e, principalmente, com Dashiell Hammett, que foi um importante precursor do subgênero noir.

Eu, particularmente, gosto muito desse tipo de literatura: gosto das maneiras diretas dos personagens, dos casos que continuam intricados como na época de Sherlock e Christie, e dos diálogos/cenas marcados de forma profunda pelo clímax perene.

Jane.Deus 26/12/2022

Policial comum.
Nada excepcional. Nada decepcionante. Policial tradicional, convencional. Leitura leve mas previsível.

Marcos 01/10/2022

Clássico Chandler. Seco, elegante ainda que tratando dos piores tipos e aí, como era do gosto dos escritores da literatura noir norte-americana da primeira metade do século XX, em certo ponto dando uma nova perspectiva para as razões dos seus personagens, adicionando drama onde não se esperava.

Marlonbsan 21/06/2022

O Sono Eterno
Philip Marlowe é um detetive particular que atua em Los Angeles. Ele é chamado à mansão do General Sternwood para investigar um caso de chantagem que envolve uma de suas filhas. Mas, o caso não é tão simples quanto parecia.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos o que acontece com o detetive Philip Marlowe, a linguagem é simples e, relativamente fluida, pecando um pouco no excesso das descrições.

Analisando o livro pela sua época, encontramos vários detalhes que remetem ao período dos gangsters dos anos 30 nos Estados Unidos e o tráfico de bebidas sendo comentado. Apesar que a trama gira em torno de algo mais delicado.

A narrativa do livro parece muito com um roteiro, sendo que o autor é conhecido por suas obras no cinema também. A questão é que esse tipo de narrativa que detalha a movimentação e aspectos do ambiente, tornam a leitura um tanto enfadonha.

Mas no aspecto geral, é um tipo de investigação que me agrada, a ligação dos pontos, os diálogos, as ações, são bem interessantes e trazem toda essa ambientação da época em que foi escrito. Há alguns pontos que podem gerar estranheza, mas compreensível, exatamente por retratar o período.

O fato de não ser uma investigação ligada estritamente a uma morte, diferencia um pouco do que é o comum nos livros desse tipo e que me agrada, já que os detetives estão lá para investigar qualquer assunto.

Considerado um clássico Noir, o primeiro livro escrito por Raymond Chandler é interessante por suas características de investigação e trama, mas um pouco denso por suas descrições. Quem gosta do gênero e também do aspecto histórico em que se passa, pode ter uma experiência agradável com a leitura.

IG literário @marlonbsa

Otávio 18/01/2022

Clássico dos pulps
Quando você olhar o verbete de literatura pulp, muito provavelmente você encontrará o nome de Raymond Chandler nele. Tudo em "O Sono Eterno" remete ao que hoje convencionados a entender por romance policial: um investigador no papel principal, ambientação soturna, degradação moral e violência. A história em si não tem nada de extraordinário, mas a escrita de Chandler sim! Ouro puro!

grace 09/09/2021

O Sono Eterno
Lembrando que sou iniciante na leitura, o livro em si é bom , apesar de algumas partes serem paradas ou entediantes. Mas os grandes acontecimentos são impactantes e muito importantes para o decorrer.
O livro se trata de um caso de chantagem que Philip Marlowe irá resolver na casa dos Sternwood , que vai levar a primeira morte consequentemente a outras (sem detalhes para não dar spoiler) .
Marlowe terá um breve romance que mesmo ao final do livro não esquecerá.
Marlowe pensa muito rápido , ele é ágil e inteligente vc se surpreenderá, Boa Leitura.