O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Loh42 08/09/2024

"o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe"
Ao pensar em uma frase para esse livro essa citação de Jean Jacques é a primeira que me vem em mente, esse livro é uma perfeição sendo um livro trás um misto de sensações, em alguns momentos até parei de ler para pensar nos vastos detalhes descritos em algumas pagínas
Me prendi totalmente na escrita, usei todos os meus post it, fiz diversas anotações, me sinto até um pouco triste por não o poder reler esse livro como dá primeira vez

jessicaathayd 08/09/2024

Extasiada. Completamente extasiada.
Segue um trecho da nota do tradutor Paulo Cecconi:
?O enredo não apresenta nenhum personagem superficial; pelo contrário, todos são bastante complexos, e um bisturi pode ser inserido em cada um para infinita dissecação. [?] Lance uma das citações em uma roda de conversa e observe o que acontece: as pessoas se dividem em a favor e contra. E a riqueza de tudo é que todas estão corretas.?

O que dizer mais? É isto.

giuchrispim 07/09/2024

Amo demais
?Influenciar uma pessoa é dar-lhe a nossa própria alma. O indivíduo deixa de pensar com os seus próprios pensamentos ou de arder com as suas próprias paixões.
As suas virtudes não lhe são naturais. Os seus pecados, se é que existe tal coisa, são tomados de empréstimo.
Torna-se o eco de uma música alheia, o ator de um papel que não foi escrito para ele. O objectivo da vida é o desenvolvimento próprio, a total percepção da própria natureza, é para isso que cada um de nós vem ao mundo.
Hoje em dia as pessoas têm medo de si próprias.
Esqueceram o maior de todos os deveres, o dever para consigo mesmos. É verdade que são caridosas.
Alimentam os esfomeados e vestem os pobres. Mas as suas próprias almas morrem de fome e estão nuas. A coragem desapareceu da nossa raça e se calhar nunca a tivemos realmente. O temor à sociedade, que é a base da moral, e o temor a Deus, que é o segredo da religião, são as duas coisas que nos governam.?
Eu li ?O Retrato de Dorian Gray? a dois anos e até hoje esse livro me traz reflexões completamente diferentes, sou apaixonada pela escrita do Oscar Wilde e esse livro com certeza está no meu top 5 favoritos da vida (aliás até no top3)
(Obs: Dorian they could never make me hate u??)

Amanda.Julia 05/09/2024

O final foi muito bom!
?O Retrato de Dorian Gray? é um livro que retrata a hipocrisia, a corrupção, o desvio de caráter e os problemas psicológicos do personagem principal. Com muita filosofia e realismo, a vida de Dorian é contada desde sua inocência até sua loucura.
Algumas partes desse livro foram difíceis de ler, porque eram muito descritivas, mas para mim o enredo fica melhor do meio para o final do livro. A última página me surpreendeu bastante.
Valeu a pena ler esse livro, o enredo é bem interessante.

Luizgustavo 05/09/2024

Forever Basil...
Prometeu muito e entregou tudo, sim eu entendo todas as polêmicas envolta desse grande clássico, ninguém gosta de ser criticado, ainda mais de uma forma tão agressiva e sutil como foi ese livro. A sociedade da aparência, o hedonismo, o medo do fim podem levar a loucura. Eu gostei do final de cada personagem. É claro que o livro fica meio chato no meio, mas depois da passagem do tempo, a leitura voa. O dorian Gray esse personagem cheio de camadas, que vc gosta e odeia ao mesmo tempo é meio complexo. Vale muito a leitura e é nota 10.

jupiter_rings 04/09/2024

Vícios e Prazeres
Confesso que não tenho muito o que dizer sobre a obra. O livro é repleto de frases belíssimas e bem elaboradas, que me fizeram refletir sobre diversos tópicos loucamente. Foram abordados vários assuntos como vícios, prazeres, moral e destino. Fiquei possessa com o Harry todas as vezes em que ele dizia algo, nunca li tantas atrocidades sexistas a respeito de mulheres antes. Adorei a forma que Dorian é retratado, quase que como um buraco negro, por onde ele passa deixava rastros de seu drama, afetando a vida das pessoas com as quais interagia.

maresya 04/09/2024

? Não, Harry. A alma é uma realidade terrível. A alma pode ser comprada, e vendida, e trocada. Pode ser envenenada, ou aperfeiçoada. Em cada um de nós, existe uma alma. Eu sei disso.

lele_ticia 04/09/2024

Intrigante
No começo, o plot parece ser bem previsível, o que de alguma forma realmente é, mas os acontecimentos ao longo da leitura é o que torna o livro intrigante. Os acontecimentos não são nada mirabolantes, mas fazem com que o leitor precise dar uma respirada e pensar no que acabou de acontecer.

Lari439 03/09/2024

"Mas não havia um poder motivador na experiência. Era uma causa ativa tão diminuta quanto a própria consciência. Tudo que de fato demonstrava era que nosso futuro seria igual ao passado, e que o pecado que havíamos cometido um dia, com aversão, repetiríamos muitas vezes, e com prazer."

Georgia39 03/09/2024

"Só o reconheceram após examinarem-lhe os anéis."
QUE PERFEICAO É ESSA? definitivamente um dos meus livros favoritos a partir de agora, a escrita dele simplesmente perfeita

Eduardo 02/09/2024

O retrato do passado?
Um livro interessante, em que poucos acontecimentos ocorrem, mas que provoca muitas reflexões sobre a vida e como vivemos o tempo, além de abordar questões sociais. Vale notar que não tem nenhuma relação com o filme.

SamaraF 02/09/2024

Um clássico que vale a pena
O livro foi publicado, em sua versão final, em 1891, portanto é claro que a linguagem é mais densa, diferente de livros mais modernos. Mas se eu comparar com outros diversos clássicos, considero a leitura de O Retrato de Dorian Gray bem mais fluida.
Eu gostei muito da história. Apesar de ser um livro antigo, eu não sabia como terminaria, e me surpreendi positivamente. Li em poucos dias, pois fiquei bastante instigada para saber o que iria ocorrer.
Os personagens são bem interessantes e as discussões sobre a vida e principalmente sobre as aparências, são em minha opinião, o ponto alto da obra.
Dorian Gray é inicialmente uma pessoa vivendo a vida como qualquer outra, mas a influência de um amigo e os acontecimentos ao seu redor, modificam totalmente sua personalidade, o tornando alguém irreconhecível.
Gosto muito de livros que entregam o desenvolvimento do personagem principal, e que portanto, mostram como a pessoa se tornou o que é. Recomendo este livro para qualquer pessoa que tenha o mínimo interesse ou curiosidade por clássicos. Só não dei 5 estrelas porque algumas falas são excessivamente longas.