O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Dominique 03/02/2010

Um emaranhado de verdades, que teimamos em não enxergar...
Fascínio! É a única palavra que me vem a mente quando me recordo da leitura de Dorian Gray. Como tudo na vida, o que nos é proibido, é gostoso, tentadoramente irresístivel. E Henry Wotton vem desmistificar para Dorian Gray, o pecado em toda a sua glória. Todos os desejos reprimidos, pensamentos ocultados sob o véu do medo e da moralidade, Henry expulsa com ideias totalmente insanas. Para ele, o que vale realmente é o agora, enquanto, somos jovens e belos, e possuímos o mundo a nossos pés.

Li-o aos poucos como quem quer provar vagosamente algo realmente tentador... Henry não somente fascina Dorian, fascina ao leitor. Fascinou a mim. Suas ideias... ahh, se dessemos asas a elas, seriamos totalmente pervetidos e mundo seria um caos maior do que já é... Por outro lado, nossa alma, ahhh, essa sim, seria digna de análise.

"Aquele retrato seria para êle o mais mágico dos espelhos. Do mesmo modo que lhe havia revelado seu próprio corpo, haveria de revelar-lhe sua própria alma."

Em muitos momentos, durante a leitura, eu parei para refletir... se eu tivesse um retrato que mostrasse como minha alma realmente é, o que ele mostraria? Confesso que não gostaria de ver. Com Dorian não foi diferente, em diversas ocasiões, ele tinha nojo e medo de olhar-se no retrato e ver como sua alma estava manchada. Porém, em outros momentos, ele ficava enamorado por sua pervesidade e face manchada pelo pecado.

Houve uma parte, no ápice da trama, em que eu tive que parar a leitura, foi demais para mim. Ele me causou nojo. Repugnância. Como Dorian pode machucar a única pessoa que se importou com ele? A única que indicou o caminho certo a percorrer e a única que acreditou que ele era um ser livre de pecados? Parei durante dois dias de ler, eu não conseguia chegar perto do livro tal foi minha dificuldade de compreender o que havia se passado.

Cinco estrelas é pouco para classificar esse livro. Simplesmente, ele mostrou mais de mim mesma, do que jamais eu gostaria de ter lido. Há não ser que você seja santo, você também se identificará com Dorian Gray, o anjo caído.
Érika dos Anjos 03/02/2010minha estante
Amei a resenha, gata!!!!!!! Já li uma versão compactada do Dorian Gray. Depois dessa, vou ter que correr atrás do livro inteiro!

Fe Sartori 14/03/2010minha estante
Dominique,

Depois dessa sua resenha, quero muito ler esse livro!!

Nietzsche Pop 19/03/2010minha estante
Excelente resenha Dominique, bjos!

Karine Coelho 19/03/2010minha estante
Palmas pra você, amiga! A resenha está maravilhosa, muito bem escrita! Exprimiu tudo o que eu senti quando o li. Muito bom mesmo. continue assim e você vai ganhar o Desafio Literário da Editora Planeta!

Fabio Di Pietro 20/04/2010minha estante
Excelente resenha, faço suas as minhas palavras.

Conseguiu mergulhar inteiramente nessa obra-prima.

@freitas.fff 13/02/2011minha estante
Genial. Extensa, porém não prolixa. Escreve super bem! Mas precisa guardar algumas palavras e vender mais o livro. Eu não li completamente ainda, mas senti o spoiler me sussurrando... Enfim. Parabéns.

Alana 24/01/2012minha estante
Este livro é realmente fascinante, os argumentos usados por Henry são tão cativantes que seduzem o leitor de tal forma que não nos permitimos interromper a leitura mediante as tão valiosas interpretações de alma. Esta obra tornou-se um símbolo da juventude intelectual "decadente" da época em que foi escrita e de suas críticas à cultura vitoriana, além de ter despertado grande polêmica em relação ao seu conteúdo homoerótico. Hoje, o livro tem sido descrito como "um dos clássicos modernos da Literatura Ocidental". A BBC classificou a obra como 118º na sua lista de "Big Read", uma lista com os 200 romances mais populares. Afinal, o livro é mais importante que a polêmica que gerou, como Oscar Wilde escreveu em seu prefácio: "Não existe livro moral ou amoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo."

Ju 07/01/2013minha estante
Depois dessa resenha não tem como não ler...Adorei

Allysson Falcon 29/07/2013minha estante
Resenha instigante. Já tinha lido o livro a muito tempo e também visto o filme, por sinal Colin Firth encarna um Henry sensacional, que rouba a cena...

Estou relendo o livro. Parabéns pelo belo texto.

Isabela 24/08/2013minha estante
Quanto mais resenhas leio maior é minha vontade de ler este livro. Alguém saberia me indicar uma edição sem cortes (que não seja aquela de 65 reais, pois eu não sou rica -q)?

Ulysses.Rubin 25/03/2014minha estante
Resenha encantadora, como o livro em questão.

Karina Erika 22/06/2014minha estante
Nossa, parece ser um livro bem forte!

Vinicius 05/05/2015minha estante
Excelente resenha. Não senti tal repugnancia no ato ocorrido, mas sim em como ele lidou com aquilo. Não concordo com as ideias passadas no livro, principalmente as de Lorde Henry (caso contrário eu seria um completo depravado), mas há certas verdades nele que perduram até os dias atuais e preferimos ignorar.

leite moça 28/05/2015minha estante
Nossa, você gostou tanto que parece que a versão que você leu, era uma censurada... Mas me diga minha cara, mulher de excelente gosto aliás, como você se sente com a misoginia das ideias do heróis da estória? Fiquei curioso.

Beatriz.Oliveira 06/02/2016minha estante
Maravilhosa resenha , escreves muito bem

Ray 23/10/2016minha estante
Meus sinceros parabéns pela sua resenha, descreveu tudo e um pouco mais do que sinto em relação a esse livro!

Erica.Cinara 19/06/2017minha estante
Que bom seria a todos se tivéssemos a oportunidade de ter, como Dorian, o tal retrato. Talvez,contudo, houvesse o esvaziamento das clínicas de análises (ou não - soou Caetano agora..rs), eis que cada um teria sob sua tutela uma ferramenta poderosíssima para o autoconhecimento.
Excelente resenha!

Lenicio 05/03/2020minha estante
Livro é fascinante. Estou lendo ainda. Penso que o retrato é a consciência. Dorian goza da juventude, da extrema beleza, da riqueza, da educação requintada e de boas amizades. Tudo, no exterior, é belíssimo. Mas a consciência acusa, é implacável, aponta as falhas, desmistifica, põe os pingos nos ?is?. Enfim, o retrato representa a face verdadeiramente humana, errante, imperfeita, de uma vida baseada em aparência de perfeição.

Leila.Carneiro 26/10/2020minha estante
Resenha muito boa..parabéns

Marcia 15/12/2020minha estante
Todo o livro é ótimo, mas lord Henry é um personagem inesquecível.

Bucker 24/12/2020minha estante
Bateu até uma vontade de reler

Lauro.Luis 11/12/2021minha estante
É um excelente livro. Essencialmente, ele traz uma discussão sobre vida e morte, não necessariamente o começo e o fim, mas o caminho. Amizades, traições e o horror da solidão tomam conta do personagem que de distancia cada vez mais de sua humanidade. #literaturadomedo Instagram.

manu 19/01/2022minha estante
adorei a análise!

book eater 30/01/2022minha estante
Moça, amei a resenha por sinal, mas eu realmente queria saber se essa edição é censurada, você pode me dizer?

Girassol 10/06/2022minha estante
Que resenha maravilhosa mdss

Gisele 19/07/2022minha estante
Um dos melhores livros que eu já li na minha vida inteira, é complexo em todas as suas questões, a forma como as atitudes levam as consequências nesse livro foram geniais. Perfeito!

Patricia.Granado 24/07/2022minha estante
Juro que parece que não li o mesmo livro que você.... Detestei o livro, achei uma história super fraca e com uma narrativa totalmente enroladora... Lord Henry é o personagem mais chato do livro, consegue até ser pior que o próprio Dorian Gray, que é um psicopata babaca... Pésimo livro, sinto que perdi meu tempo lendo.

Maria 14/08/2022minha estante
gente alguém poderia me ensinar a abrir esses livros? sou nova no app e não sei como ele funciona

@freitas.fff 14/08/2022minha estante
Maria, o Skoob é uma rede social que funciona como uma estante virtual, pra você registrar/cadastrar, avaliar e comentar todos os livros que leu ou gostaria de ler. :) Mas não é possível ler os livros no aplicativo, somente organizar sua estante e sua leitura. Segue o @skoobnews no Instagram que lá eles explicam tudo do app. Boa noite!

@adrih_iwf 12/10/2022minha estante
Alguém sabe algum livro parecido com essa obra? Eu amei, e não sei aonde posso encontrar mais como esse, dessa estética, desse modo de escrita,
Tudo tão lindo

Se alguém souber, ficarei grata, e irei correndo procurarkkkk

@freitas.fff 12/10/2022minha estante
Adriele, infelizmente é isso que torna esse livro tão único, a escrita de Oscar Wilde. Você pode até encontrar livro com temáticas semelhantes, como por exemplo "Orlando" de Virgínia Woolf, que também narra um ser humano belo e "imortal". Mas como Dorian não tem igual não, foi mal kkk

@adrih_iwf 12/10/2022minha estante
Poxa, realmente pensando bem, não seria tão bom e único se tivesse vários iguais

Mais muito obrigado, irei ver esses
É que eu tenho um certo apego a tais tipos de livros, e tenho a mania de achar que existe vários iguais a um certo livro que amei kkkkk

Mais obrigado

souza 16/10/2022minha estante
Meu deus que texto mágico, li há um tempo e acabei de por aqui na estante, meu deus e esse texto reacendeu tudo que penso sobre esse livro, foi magico, obrigada pela resenhaa

thexanny 23/11/2022minha estante
sabe se essa versão n é censurada?

Laynroses 10/01/2023minha estante
Abandonei, ganhei de presente mas larguei na pg 100, muito chato de se ler.

Laynroses 10/01/2023minha estante
Abandonei, ganhei de presente mas larguei na pg 100, muito chato de se ler.

India (2023) 15/07/2023minha estante
Se esse livro não te pega desde o início, guarde-o para ler no futuro.

pablo39 04/12/2023minha estante
Um livro maravilhoso, talvez o melhor que ja li! Excelente resenha!!

Anna2847 08/01/2024minha estante
Concordo em genero numero e grau. Os dialogos entre o dorian e o Henry me rendem momentos de reflexao, como um homem pode ter tantas ideias distorcidas e falar sobre elas com tanta convicção, e ainda parecer um grande genio da modernidade quando fala sobre elas.
O mundo na cabeça do Henry è bizarro, e o dorian è um retrato fiel desse mundo. Um personagem realmente incrivel.
Ainda estou na metade da leitura mas è um livro que me facinou e nao foi pouco. Realmente fenomenal

Bruna3810 18/02/2024minha estante
? ?não posso expô-lo, pois coloquei nele muito de mim mesmo.?

?O modelo é um mero acidente, uma ocasião. Não é ele quem o pintor revela; é muito mais o pintor que, na tela colorida, revela-se a si mesmo.?

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

O retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde - Nota 9,5/10
Publicado pela primeira vez em 1890, a obra de Wilde foi recebida com muitas críticas, principalmente por conter indícios de relações homossexuais entre os personagens. Diante disso, em 1891, o autor adaptou a obra, suavizando as passagens “imorais”, adicionando 7 capítulos e incluindo um prefácio muito interessante. Nesse prefácio, Wilde deixa um recado para quem criticou a primeira versão da obra: “Não existe livro moral ou imoral. Livros são bem escritos ou mal escritos. Isso é tudo”. Nesse clássico, conhecemos Dorian Gray, em um primeiro momento descrito como um jovem educado e inocente. Quando Basil Hallward, um conhecido pintor, conhece Dorian, fica fascinado com jovem e decide eternizar essa beleza em um retrato.

Lorde Henry, amigo de Basil, fica encantado pela obra e deseja conhecer aquele jovem. Essa amizade que nasce entre Henry e Dorian vai mudar radicalmente a vida e a própria “essência" do jovem rapaz. Lorde Henry valoriza extremamente o prazer e a beleza e tenta mostrar como Dorian deveria aproveitar mais esse lado bom da vida. Essa influência faz ainda mais efeito quando Dorian olha pela primeira vez o seu retrato e toma consciência de sua beleza. Com isso, passa a temer os efeitos do tempo e deseja nunca envelhecer, ficar para sempre com a aparência que vê no retrato.

A partir disso, levando uma vida voltada ao prazer e futilidades, o caráter de Dorian vai sendo aos poucos corrompido e, para sua surpresa, essas mudanças passam a ser refletidas em seu retrato. Enquanto Dorian permanece jovem e belo, o retrato passa a envelhecer, absorvendo o modo de vida do personagem.

Apesar de ter sido escrita no séc. XIX, a obra é atual e revela não só a obsessão do indivíduo pela beleza e juventude eternas, mas também a dificuldade de lidar com as decisões.
Sobre a escrita de Wilde, gostei muito e é possível perceber um tom poético e descritivo. Como li no original, tive certa dificuldade com um vocabulário mais rebuscado.

Por fim, senti que o personagem de Dorian poderia ter sido mais explorado e aprofundado. O destaque ficou para o Lorde Henry, com seus diálogos cheios de cinismo e humor.

site: https://www.instagram.com/book.ster/
malucpinheiro 12/06/2022minha estante
Ao meu ver, Dorian Gray é um personagem extremamente profundo, para mim explorado numa justa medida que também deixa espaço para as nossas construções e reflexões sobre ele e os símbolos que o envolvem. Dorian Gray, ao meu ver, somos nós! Perdidos na ambivalência dos nossos desejos. Fascinados em nossa própria imagem, presos no nosso narcisismo essencial. Vejo Dorian, Basil e Harry como um todo. Tenho a impressão que são um só, me remete às estruturas freudianas de ID-Eu-Super-eu.

William LGZ 02/07/2022

Um estudo de filosofia através duma assombrosa narrativa
Uma fonte de inúmeras reflexões acerca de arte, juventude e beleza, com uma escrita impecável e um pesado clima por trás dum brilhante enredo, é um excelente livro tanto filosófico quanto gótico.

Definitivamente seu posto como uma das obra-primas entre seus gêneros é merecido, e apenas não dei a maior nota por conta de um capítulo tão abstrato que viajei bastante durante a leitura, além da monotonia que senti em outros quando envolviam diálogos com personagens fora do núcleo principal.

É uma ficção que indico para quem busca uma experiência reflexiva mais profunda pois aí poderá extrair tudo que o autor quis passar, mas talvez outras pessoas também possam apreciar a trama por seus elementos fantásticos e o horror humano que há em suas páginas.
Mariana113 03/07/2022minha estante
Dorian se apaixonando por perfumes, tapetes, instrumentos musicais? foi terrível sair desse capítulo. Depois percebi que senti muita falta de Lord Henry, era apenas ele que me causava interesse durante toda a narrativa.

William LGZ 03/07/2022minha estante
Senti falta dele também, mesmo não concordando com as coisas que ele dizia seus diálogos eram os melhores do livro.

Rosangela Max 10/02/2021

Maravilhoso!
Sem palavras para descrever este romance incrível de Oscar Wilde.
Cheio de sensibilidade, delicadeza e, ao mesmo tempo, com uma clareza admirável das facetas humanas.
Eliana158 10/02/2021minha estante
Esse é maravilhoso!!

Marcos Antonio 16/02/2021minha estante
Excelente obra!

Rosangela Max 16/02/2021minha estante

Diego Lima 27/02/2022

A trama tem como foco três personagens: Dorian Gray um jovem cuja aparência despertava grande apreço das pessoas; O pinto Basil Hallward o qual tinha um sentimento romântico pela sua arte; e Lord Henry Wolton com uma visão de mundo capaz de despertar as piores reações e sentimentos a seu respeito.

O encontro dessas três personas distintas ocorre após Basil encontrar inspiração no jovem Dorian e começar a trabalhar em uma pintura na qual Gray seria o modelo. O artista dedica toda sua alma nessa arte, a qual desperta o interesse em Lord Henry em conhecer o modelo. Desse episódio surgi uma grande amizade entre eles.

Ao admirar o resultado da pintura de Basil, Dorain deseja não envelhecer e ficar com a aparência a qual encontrava-se no quadro, onde daria tudo para o ocorrido, inclusive a alma. Após esse evento, Dorian Gray o qual todos o descreviam como um rapaz virtuoso, gentil, bondoso, pomposo, mimoso etc., passa a carregar uma má fama por causa de suas ações desonrosas por toda a Inglaterra, sem mencionar o fato de manter sua aparência jovem imaculada. Até descobrir a fonte de toda sua queda moral e ...

O escritor do "Retrato de Dorian Gray" Oscar Wilde seguia a linha esteticismo (arte pela arte), não visava através da literatura deixar lições de moral ou ensinamentos (certo ou errado), apenas buscar o belo e encantar a alma. O livro é bastante filosófico, necessitando uma leitura cuidadosa de alguns pontos para entendermos onde o autor queria tocar.

EXTRA: Oscar Wilde sofreu perseguição e foi preso por sua orientação sexual, e seu livro foi usado pela acusação na época.
mpettrus 02/03/2022minha estante
Essa resenha ficou perfeita ?

Diego Lima 05/03/2022minha estante
Obrigado! xD

palola1 04/02/2024

Conscientize-se de sua juventude enquanto a possui
Eu fiquei obcecada por esse livro antes de ler
Fiquei obcecada enquanto lia
E fiquei obcecada depois que acabei tb kkkkkk
Amei o livro, marquei muitas muitas páginas e as frases emblemáticas do Lord Henry que prenderam na minha mente por mt tempo
Um fato que eu acho muito interessante é a vida do autor Oscar Wilde, que nessa edição temos acesso.
O homem foi praticamente o Dorian em vida, e foi condenado, nada tira da minha cabeça que ele literalmente deu a vida por esse livro
Karine.Izabel 04/02/2024minha estante
É sobre o que esse livro?

cachorro chupetão 04/02/2024minha estante
fico arrasada quando lembro que esse livro foi super censurado??

a gente podia ter tido uma cena do basil e do dorian(esperei o livro inteiro por uma migalha do basil parando de ser um tapado

Leléu Ltd. 04/02/2024minha estante
Estou começando exatamente agora!

Mei35 04/02/2024minha estante
Eu sempre tive esse sentimento de obsessão com esse livro e o autor, antes e depois de ler

Livreira 04/02/2024minha estante
Preciso continuar essa leitura! Comecei há alguns anos e nunca a concluí. ?

Livros da Mendes 04/02/2024minha estante
Esse livro nos trás tantas reflexões, tanto a história quanto a época em que foi escrito

leh fiuza :) 04/02/2024minha estante
é um livro com linguagem difícil de se ler??

palola1 04/02/2024minha estante
Karineee
É basicamente a história de um jovem muito bonito, que "vende" sua alma pela juventude e beleza eterna. Enquanto ele permanece, um quadro toma os anos em seu lugar. Mas isso é o básico básico, tem outros personagens intrigantes, que levam até mais cena que o Dorian, e acho que posso dizer que a trama central é acompanhar até onde uma vida de luxurias pode corromper uma pessoa até então inocente

palola1 04/02/2024minha estante
leh amg acho que pode variar de acordo com a edição q vc for ler, mas tem sim muitas coisas filosóficas e um capítulo que é bem chatinho, mas não é nenhum bicho de sete cabeças não!

Mendonca_mai 07/06/2023

É uma experiência literária que permanecerá com você muito além das últimas páginas.
Inicialmente, comprei este livro por ser da Darkside. Aliás, esta edição é simplesmente impecável, mas assim que iniciei as primeiras linhas, fui cativada de maneira inexplicável. A certeza de que seria uma obra-prima, merecedora de todas as estrelas possíveis em sua avaliação, tomou conta de mim rapidamente. A obra é considerada um clássico da literatura gótica e uma das mais conhecidas de Wilde. A escrita do autor é tão sofisticada, com várias reflexões profundas e diálogos marcantes. Wilde escreve com tanta maestria e possui um domínio magnífico da linguagem. Cada detalhe e cada palavra parecem cuidadosamente escolhidos, contribuindo para a construção de uma obra de arte literária. Ler os escritos de Wilde é um deleite para os sentidos. Eu simplesmente esqueci que estava lendo, a escrita me fez ter uma imagem tão clara em minha mente, me senti dentro da história, vivenciando tudo.

Quando o livro foi lançado em 1890, sofreu duras críticas da sociedade conservadora. Wilde foi processado por "indecência" e condenado a dois anos de prisão. "O Retrato de Dorian Gray" causou polêmica devido ao seu conteúdo considerado imoral. Esta edição da Darkside aborda essa controvérsia e enriquece ainda mais a experiência com fotos de Wilde, cartas trocadas entre ele e os jornais e até mesmo alguns poemas.

Apesar disso, é uma obra que posso descrever como verdadeiramente excêntrica. Essa abordagem ousada e perturbadora dos impulsos humanos é uma das características que tornam o livro tão único. Portanto, não hesite em mergulhar nas páginas dessa obra que merece ser apreciada, pode ter certeza que será uma leitura que permanecerá em sua mente por muito tempo.

Lista de Livros 20/12/2013

Lista de Livros: O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde
“– O riso não é um mau começo para uma amizade, e é de longe o seu melhor final.”
“– Sempre! Que palavra horrível! Faz-me arrepios ouvi-la. As mulheres é que gostam muito de a usar. Conseguem destruir um romance de amor quando procuram fazê-lo durar para sempre. Além disso, é também uma palavra sem sentido. A única diferença entre um capricho e uma paixão para toda a vida é que o capricho dura um pouco mais.”
“– É melhor nunca se casar, Dorian. Os homens casam-se por cansaço, as mulheres, por curiosidade, e uns e outros ficam decepcionados.
– Não é provável que eu me case, Henry. Estou demasiado apaixonado.”
“– É talvez preferível que você lhe escreva. Não quero estar a sós com ele. Diz coisas que me aborrecem. Costuma dar-me bons conselhos.”
“– As crianças começam por amar os pais, à medida que crescem tornam-se seus juízes, perdoam-lhes, às vezes.”
“– Eu sei o que é o prazer – afirmou Dorian Gray. – É adorar alguém.
– Sempre é melhor do que ser adorado. (...) Ser adorado é uma maçada. As mulheres tratam-nos exatamente como a Humanidade trata os seus deuses. Veneram-nos, e depois andam sempre a importunar-nos com pedidos.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/04/o-retrato-de-dorian-gray-oscar-wilde.html

Ray 11/04/2022

Revolucionário e inovador sim!
QUE LIVRO, meus caros.
Como pode um livro lançado em 1890, se encaixar perfeitamente aos tempos atuais? O autor é um gênio, com certeza!

Mas vamos lá o que interessa. Gostei muito do plot, é muito intrigante, mesmo a escrita sendo um tanto quanto rebuscada, ainda sim foi muito fácil de ler, pude entender perfeitamente a crítica que o autor quis passar. É um livro repleto de filosofias (algumas um tanto quanto duvidosas, devo admitir), metáforas, reflexões quanto a corrupção do ser humano, o quanto uma pessoa pode se degradar para alcançar seus caprichos, entre outras.... Ah, e é claro, críticas. Críticas quanto as futilidades da vida, a vaidade, o egoísmo, etc.

Recomendo muito esse livro, mas lembre- se que ele foi escrito no século XIX. Além disso, ele é bem complexo, então conselho que você esteja com mente aberta quando for lê- lo.

Off: o final foi excelente, realmente muito digno.
Jennie Tori 15/04/2022minha estante
Quero taaanto ler esse livro!!

Ray 15/04/2022minha estante
Pois leia, amg! Acredito que vc não irá se arrepender;)

Vicente Tavares 18/06/2022

Um livro venenoso
Esse é o título da introdução dessa edição caprichadissima da Darkside. Além da introdução bacana o que eu gostei dessa edição foram as notas de rodapé que trazem contexto ou explicações em certas passagens ou termos. Outro ponto que me chamou a atenção foi que essa edição é ligeiramente diferente da que eu li quando era adolescente, algumas passagens ou trechos tinham outra conotação. O livro encerra com uma coleção de fotos, poemas e polêmicas do próprio Wilde. Obra clássica que merece estar em qualquer biblioteca que se preze.

bibia 07/02/2021

Não sou muito fã de clássicos, mas esse superou todas as minhas expectativas, não parei de ler nem por um segundo!
As frases são profundas e importantes, difíceis de ler já que são antigas (não recomendo para quem quer começar ou voltar a ler)e pesadas.
Dorian é um dos meus personagens preferidos, ele se ama e ama a sua imagem, é um ícone.
Esse livro nos ensina muita coisa, se você prestar atenção a cada frase vai perceber algo novo, e eu adorei por isso.
"aprendi a amar o segredo"

Clio0 05/04/2021

Rebuscado e perturbador.

O livro retrata essencialmente como a vaidade destroi a vida do protagonista Dorian por ser instruído sobre certas "verdades" filosóficas sem ter o preparo emocional ou intelectual para sê-lo.

Então, se você gosta de soltar "pérolas de sabedoria" sem se dar conta do tipo que estrago que pode fazer na vida de uma pessoa, provavelmente não vai conseguir passar do primeiro capítulo. Sartre mostra com cruel lúcidez que "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", ou no caso, ensina.

Apartir daí, somos expostos a toda degradação moral que a vaidade provoca em Dorian. Não pense em nada muito vulgar, Oscar era autor de seu tempo afinal, mas ainda assim, ele esmiuça todas as nossas pseudo-generosidades e altruísmos. Ou você pode simplesmente chamar de tapa-na-cara.

A linguagem, própria da ficção gótica, é rebuscada. Não confie na sua hora do cafézinho ou na espera do metrô para digeri-la.

Se você é fã de obras psicológicas em que o autor expõe o personagem de formas que chegam a ser obscenas, então esse livro é pra você. Se ainda estiver com alguma dúvida, pense nesses reality-shows da vida que são uma versão meia-boca do mesmo tema.

miss swiftie 15/01/2023

gente?
eu comecei o livro sem saber oq esperar, e com um pouco de tédio confesso. mas eu certamente nao esperava o que fosse por vir! achei um livro bem desenvolvido, so me irritou o fato de ter muuuuitos detalhes, mas nada que eu n esteja acostumada! achei um livro com muitas reflexões e frases que certamente me deixaram pensativas!! gostei muito dos personagem, cada um tinha seu jeito e suas verdades.
acho que mais me chamou atenção foi a relação dos ruim dos personagens com o passado, as memórias e os arrependimentos. tanto que em uma parte, tem essa frase:
?um mundo em que o passado tivesse pouco ou nenhum lugar, ou que sobrevivesse, fosse como fosse, sem nenhuma forma consciente de obrigação ou arrependimento?
Lu Rodrigues 15/01/2023minha estante
Oscar Wilde é genial!

Talita | @gosteilogoindico 24/04/2022

Vale tudo pela juventude e beleza?
Estou boquiaberta com essa leitura.
Surpreendente o que o autor nos revela nessas 260 páginas. O prefácio já é algo impactante, e a leitura então....
Simplesmente favoritado!

Janaina 27/04/2022minha estante
Amei esse livro

Rafa 27/01/2021

A Beleza do Hedonismo
A obra transmite a ideia de uma sociedade superficial e, naturalmente, a degradação dos nossos valores. O Retrato de Dorian Gray ainda nos permite traçar um paralelo com a sociedade moderna, o qual a procura de satisfação por meio de consumo e estética tornou-se o ideal comum.
kaiocesr_ 28/01/2021minha estante
??

Tiago.Boaventura 08/02/2021minha estante
Seria a beleza o mais importante de tudo? Que livro fantástico esse. Terminei de ler recentemente e adorei as reflexões que ele me trouxe.