O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Dominique 03/02/2010

Um emaranhado de verdades, que teimamos em não enxergar...
Fascínio! É a única palavra que me vem a mente quando me recordo da leitura de Dorian Gray. Como tudo na vida, o que nos é proibido, é gostoso, tentadoramente irresístivel. E Henry Wotton vem desmistificar para Dorian Gray, o pecado em toda a sua glória. Todos os desejos reprimidos, pensamentos ocultados sob o véu do medo e da moralidade, Henry expulsa com ideias totalmente insanas. Para ele, o que vale realmente é o agora, enquanto, somos jovens e belos, e possuímos o mundo a nossos pés.

Li-o aos poucos como quem quer provar vagosamente algo realmente tentador... Henry não somente fascina Dorian, fascina ao leitor. Fascinou a mim. Suas ideias... ahh, se dessemos asas a elas, seriamos totalmente pervetidos e mundo seria um caos maior do que já é... Por outro lado, nossa alma, ahhh, essa sim, seria digna de análise.

"Aquele retrato seria para êle o mais mágico dos espelhos. Do mesmo modo que lhe havia revelado seu próprio corpo, haveria de revelar-lhe sua própria alma."

Em muitos momentos, durante a leitura, eu parei para refletir... se eu tivesse um retrato que mostrasse como minha alma realmente é, o que ele mostraria? Confesso que não gostaria de ver. Com Dorian não foi diferente, em diversas ocasiões, ele tinha nojo e medo de olhar-se no retrato e ver como sua alma estava manchada. Porém, em outros momentos, ele ficava enamorado por sua pervesidade e face manchada pelo pecado.

Houve uma parte, no ápice da trama, em que eu tive que parar a leitura, foi demais para mim. Ele me causou nojo. Repugnância. Como Dorian pode machucar a única pessoa que se importou com ele? A única que indicou o caminho certo a percorrer e a única que acreditou que ele era um ser livre de pecados? Parei durante dois dias de ler, eu não conseguia chegar perto do livro tal foi minha dificuldade de compreender o que havia se passado.

Cinco estrelas é pouco para classificar esse livro. Simplesmente, ele mostrou mais de mim mesma, do que jamais eu gostaria de ter lido. Há não ser que você seja santo, você também se identificará com Dorian Gray, o anjo caído.
Érika dos Anjos 03/02/2010minha estante
Amei a resenha, gata!!!!!!! Já li uma versão compactada do Dorian Gray. Depois dessa, vou ter que correr atrás do livro inteiro!

Fe Sartori 14/03/2010minha estante
Dominique,

Depois dessa sua resenha, quero muito ler esse livro!!

Nietzsche Pop 19/03/2010minha estante
Excelente resenha Dominique, bjos!

Karine Coelho 19/03/2010minha estante
Palmas pra você, amiga! A resenha está maravilhosa, muito bem escrita! Exprimiu tudo o que eu senti quando o li. Muito bom mesmo. continue assim e você vai ganhar o Desafio Literário da Editora Planeta!

Fabio Di Pietro 20/04/2010minha estante
Excelente resenha, faço suas as minhas palavras.

Conseguiu mergulhar inteiramente nessa obra-prima.

@freitas.fff 13/02/2011minha estante
Genial. Extensa, porém não prolixa. Escreve super bem! Mas precisa guardar algumas palavras e vender mais o livro. Eu não li completamente ainda, mas senti o spoiler me sussurrando... Enfim. Parabéns.

Alana 24/01/2012minha estante
Este livro é realmente fascinante, os argumentos usados por Henry são tão cativantes que seduzem o leitor de tal forma que não nos permitimos interromper a leitura mediante as tão valiosas interpretações de alma. Esta obra tornou-se um símbolo da juventude intelectual "decadente" da época em que foi escrita e de suas críticas à cultura vitoriana, além de ter despertado grande polêmica em relação ao seu conteúdo homoerótico. Hoje, o livro tem sido descrito como "um dos clássicos modernos da Literatura Ocidental". A BBC classificou a obra como 118º na sua lista de "Big Read", uma lista com os 200 romances mais populares. Afinal, o livro é mais importante que a polêmica que gerou, como Oscar Wilde escreveu em seu prefácio: "Não existe livro moral ou amoral. Os livros são bem ou mal escritos. Eis tudo."

Ju 07/01/2013minha estante
Depois dessa resenha não tem como não ler...Adorei

Allysson Falcon 29/07/2013minha estante
Resenha instigante. Já tinha lido o livro a muito tempo e também visto o filme, por sinal Colin Firth encarna um Henry sensacional, que rouba a cena...

Estou relendo o livro. Parabéns pelo belo texto.

Isabela 24/08/2013minha estante
Quanto mais resenhas leio maior é minha vontade de ler este livro. Alguém saberia me indicar uma edição sem cortes (que não seja aquela de 65 reais, pois eu não sou rica -q)?

Ulysses.Rubin 25/03/2014minha estante
Resenha encantadora, como o livro em questão.

Karina Erika 22/06/2014minha estante
Nossa, parece ser um livro bem forte!

Vinicius 05/05/2015minha estante
Excelente resenha. Não senti tal repugnancia no ato ocorrido, mas sim em como ele lidou com aquilo. Não concordo com as ideias passadas no livro, principalmente as de Lorde Henry (caso contrário eu seria um completo depravado), mas há certas verdades nele que perduram até os dias atuais e preferimos ignorar.

leite moça 28/05/2015minha estante
Nossa, você gostou tanto que parece que a versão que você leu, era uma censurada... Mas me diga minha cara, mulher de excelente gosto aliás, como você se sente com a misoginia das ideias do heróis da estória? Fiquei curioso.

Beatriz.Oliveira 06/02/2016minha estante
Maravilhosa resenha , escreves muito bem

Ray 23/10/2016minha estante
Meus sinceros parabéns pela sua resenha, descreveu tudo e um pouco mais do que sinto em relação a esse livro!

Erica.Cinara 19/06/2017minha estante
Que bom seria a todos se tivéssemos a oportunidade de ter, como Dorian, o tal retrato. Talvez,contudo, houvesse o esvaziamento das clínicas de análises (ou não - soou Caetano agora..rs), eis que cada um teria sob sua tutela uma ferramenta poderosíssima para o autoconhecimento.
Excelente resenha!

Lenicio 05/03/2020minha estante
Livro é fascinante. Estou lendo ainda. Penso que o retrato é a consciência. Dorian goza da juventude, da extrema beleza, da riqueza, da educação requintada e de boas amizades. Tudo, no exterior, é belíssimo. Mas a consciência acusa, é implacável, aponta as falhas, desmistifica, põe os pingos nos ?is?. Enfim, o retrato representa a face verdadeiramente humana, errante, imperfeita, de uma vida baseada em aparência de perfeição.

Leila.Carneiro 26/10/2020minha estante
Resenha muito boa..parabéns

Marcia 15/12/2020minha estante
Todo o livro é ótimo, mas lord Henry é um personagem inesquecível.

Bucker 24/12/2020minha estante
Bateu até uma vontade de reler

Lauro.Luis 11/12/2021minha estante
É um excelente livro. Essencialmente, ele traz uma discussão sobre vida e morte, não necessariamente o começo e o fim, mas o caminho. Amizades, traições e o horror da solidão tomam conta do personagem que de distancia cada vez mais de sua humanidade. #literaturadomedo Instagram.

manu 19/01/2022minha estante
adorei a análise!

book eater 30/01/2022minha estante
Moça, amei a resenha por sinal, mas eu realmente queria saber se essa edição é censurada, você pode me dizer?

Girassol 10/06/2022minha estante
Que resenha maravilhosa mdss

Gisele 19/07/2022minha estante
Um dos melhores livros que eu já li na minha vida inteira, é complexo em todas as suas questões, a forma como as atitudes levam as consequências nesse livro foram geniais. Perfeito!

Patricia.Granado 24/07/2022minha estante
Juro que parece que não li o mesmo livro que você.... Detestei o livro, achei uma história super fraca e com uma narrativa totalmente enroladora... Lord Henry é o personagem mais chato do livro, consegue até ser pior que o próprio Dorian Gray, que é um psicopata babaca... Pésimo livro, sinto que perdi meu tempo lendo.

Maria 14/08/2022minha estante
gente alguém poderia me ensinar a abrir esses livros? sou nova no app e não sei como ele funciona

@freitas.fff 14/08/2022minha estante
Maria, o Skoob é uma rede social que funciona como uma estante virtual, pra você registrar/cadastrar, avaliar e comentar todos os livros que leu ou gostaria de ler. :) Mas não é possível ler os livros no aplicativo, somente organizar sua estante e sua leitura. Segue o @skoobnews no Instagram que lá eles explicam tudo do app. Boa noite!

@adrih_iwf 12/10/2022minha estante
Alguém sabe algum livro parecido com essa obra? Eu amei, e não sei aonde posso encontrar mais como esse, dessa estética, desse modo de escrita,
Tudo tão lindo

Se alguém souber, ficarei grata, e irei correndo procurarkkkk

@freitas.fff 12/10/2022minha estante
Adriele, infelizmente é isso que torna esse livro tão único, a escrita de Oscar Wilde. Você pode até encontrar livro com temáticas semelhantes, como por exemplo "Orlando" de Virgínia Woolf, que também narra um ser humano belo e "imortal". Mas como Dorian não tem igual não, foi mal kkk

@adrih_iwf 12/10/2022minha estante
Poxa, realmente pensando bem, não seria tão bom e único se tivesse vários iguais

Mais muito obrigado, irei ver esses
É que eu tenho um certo apego a tais tipos de livros, e tenho a mania de achar que existe vários iguais a um certo livro que amei kkkkk

Mais obrigado

souza 16/10/2022minha estante
Meu deus que texto mágico, li há um tempo e acabei de por aqui na estante, meu deus e esse texto reacendeu tudo que penso sobre esse livro, foi magico, obrigada pela resenhaa

thexanny 23/11/2022minha estante
sabe se essa versão n é censurada?

Laynroses 10/01/2023minha estante
Abandonei, ganhei de presente mas larguei na pg 100, muito chato de se ler.

Laynroses 10/01/2023minha estante
Abandonei, ganhei de presente mas larguei na pg 100, muito chato de se ler.

India (2023) 15/07/2023minha estante
Se esse livro não te pega desde o início, guarde-o para ler no futuro.

pablo39 04/12/2023minha estante
Um livro maravilhoso, talvez o melhor que ja li! Excelente resenha!!

Anna2847 08/01/2024minha estante
Concordo em genero numero e grau. Os dialogos entre o dorian e o Henry me rendem momentos de reflexao, como um homem pode ter tantas ideias distorcidas e falar sobre elas com tanta convicção, e ainda parecer um grande genio da modernidade quando fala sobre elas.
O mundo na cabeça do Henry è bizarro, e o dorian è um retrato fiel desse mundo. Um personagem realmente incrivel.
Ainda estou na metade da leitura mas è um livro que me facinou e nao foi pouco. Realmente fenomenal

Bruna3810 18/02/2024minha estante
? ?não posso expô-lo, pois coloquei nele muito de mim mesmo.?

?O modelo é um mero acidente, uma ocasião. Não é ele quem o pintor revela; é muito mais o pintor que, na tela colorida, revela-se a si mesmo.?

letAcia550 24/09/2022

esse aqui é basicamente sobre um cara que começou a se achar pra caramba pq outro cara ficou obcecado por ele e o convenceu de não ter cuidado com o sentimento de ngm pq qualquer coisa poderia ser resolvida se ele fizesse essa carinha ?
só reforçou meu ódio por gente bonita. se vc eh bonito não chegue perto de mim.
Rafael 25/09/2022minha estante
pelo visto, você conseguiu a proeza de entender absolutamente NADA do livro. Meus parabéns ???

letAcia550 25/09/2022minha estante
po rafa então me explica aí acho que não vou conseguir entender com meu cérebro pequenininho ?

Rafael 25/09/2022minha estante
Ok. O livro é um critíca a alta sociedade da época, tendo o lord henry como a personificação estereotipada disso. Trazendo
essa obsessão pela beleza e juventude que gira entorno da obra inteira. Henry mostra isso para Dorian, desconstruindo diversas vezes o ideal de moralidade e respeito, o qual tudo seria o justificado pelo prazer momentâneo. Henry passa a ser uma referência máxima para Dorian ("Eu represento para você todos os pecados que nunca teve coragem de cometer"), inclusive
mesmo diante do fato do suicídio de Sibyl, ele consegue justificar e romantizar isso para Dorian, colocando ele em um pedestal. ("eu lhe asseguro, Dorian,nenhuma mulher teria feito por mim o que Sibyl Vane fez por você) (A garota jamais viveu de fato, e portanto nunca morreu de fato). A sua beleza foi o motivo de seu ápice e de sua queda. Por isso, acho extremamente ignorante de sua parte afirmar que é "basicamente sobre um cara que começou a se achar pra caramba pq outro cara
ficou obcecado por ele", sendo que o começo do livro INTEIRO, é literalmente o contrário kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Sua resenha seria cômica se não fosse patética. Foi uma das piores resenhas( se posso chamar isso de resenha) que tive o degosto de perder meu tempo lendo. Só me fez
ter a certeza que você nao conseguiu entender esse livro e leu como se fosse mais um desses livros genericos que você adora ler.

sbllmrn 25/09/2022minha estante
tanto livro pra ler você acha que ela vai ler seu texto Rafael? ah pelo amor de deus se toca garoto kkkkkkkkkkkkk

sbllmrn 25/09/2022minha estante
inclusive leitura vai te ajudar a entender a ironia no comentário dela

letAcia550 25/09/2022minha estante
rafa arrasa demais na explicação deve estar se sentindo muito bem agora que escreveu um textao explicando o livro pra uma pobre burrinha como eu! pena que parei de ler na metade.

Rafael 25/09/2022minha estante
do que adiantar ficar lendo sem entender ??????

letAcia550 25/09/2022minha estante
vdd né? vc agora foi certeiro. a partir de agora não leio mais nada, vou esperar vc ler os livros pra me explicar depois. já que vc entende absolutamente tudo e não se importa de ajudar pessoas patéticas como eu

Rafael 25/09/2022minha estante
ue eu achei que você so tinha lido metade do meu texto KKKKKKKK ue lê, está se contradizendo?

Rafael 25/09/2022minha estante
mas calma!! ??? eu posso sim, explicar os livros para você! Se isso for evitar essas resenhas medíocres, faço com todo o prazer desse mundo ??

letAcia550 25/09/2022minha estante
puts eh mesmo vc me pegou agora fui desmascarada!!!!
rafa além de ser um grande explicador tbm eh um ótimo observador ele não perde um detalhe. que cara incrível.

Rafael 25/09/2022minha estante
é uma pena que você escondendo sua ignorância através da ironia, infelizmente não vai fazer você entender melhor os livros que você lê. ??

sbllmrn 25/09/2022minha estante
nossa cara tá sem livro pra ler em casa? insuportável pra caralho

Rafael 25/09/2022minha estante
se insuportável significar corrigir afirmações imprudentes de alguém que não conseguiu entender o livro, o qual você tanto amou, então sim eu recebo esse rótulo com todo o prazer.

sbllmrn 25/09/2022minha estante
sim, insuportável é exatamente isso. Pq cada pessoa vive uma experiência com o livro e o problema não é seu.

Rafael 25/09/2022minha estante
mas oq ela relatou n foi um experiência, foi a suposta história do livro. Tem uma grande diferença, mas n sei se vc é capaz de entender isso

meu deus q cara chato

Giutsudasombras 15/10/2022minha estante
Gente, com licença, encontrei essa treta aleatória enquanto lia sobre o livro, achei maravilhosa.

Giutsudasombras 15/10/2022minha estante
E concordo contigo Letícia, embora o moço tenha falado sua própria visão do livro, chatão implicar por isso, Zé ruela de verdade, e fiquei impressionada com o seu resumo da ópera na resenha, porque é basicamente isso que a obra mostra.

letAcia550 15/10/2022minha estante
KKKKK é mole, giu? o cara fez questão de encher o saco só pq escrevi o que ele não queria ler

keyla 17/02/2022

nunca imaginei que essa história seria tão intensa. Wilde sofreu por conseguir se expressar de maneira tão pura em um livro tão artisticamente escrito. (também: recomendo muito a edição da Biblioteca, que contempla a versão original da obra com várias notas exemplificando o contexto histórico).
Geo 17/02/2022minha estante
To doida pra ler

keyla 17/02/2022minha estante
geo, espero que você goste :)

pizarrel 18/02/2022minha estante
Tenho muita vontade de ler, só que medo de achar ruim kkkkkkkk

keyla 18/02/2022minha estante
tem umas partes bem paradas que são só os pensamentos dos personagens e usa MUITA metáfora, se vc gosta de filosofia, arte e psicologia vai gostar do livro

pizarrel 18/02/2022minha estante
só de psicologia e arte, não suporto filosofia kkkk

keyla 18/02/2022minha estante
Israel, isso é filosofia pura kkkkk o Lorde Henry só abre a boca pra falar de filosofia kkkkk

pizarrel 18/02/2022minha estante
ai Deus, queria gostar de filosofia, mas é tão chato

keyla 18/02/2022minha estante
literatura cristã não tem filosofia?

Michela Wakami 19/02/2022minha estante
Fiquei muito feliz por você ter gostado. ??????????
É um livro marcante.

pizarrel 19/02/2022minha estante
não, é mais bíblia mesmo kkkkkk, ao menos as que eu consumo

ah!! não sabia..

keyla 19/02/2022minha estante
verdade, Michela. imagino como foi pra época

Michela Wakami 19/02/2022minha estante
Sim.

pizarrel 19/02/2022minha estante
mas tem os mais complexos, que usam filosofia mesmo, mas ainda não cheguei nesse nível kkkkk

keyla 19/02/2022minha estante
eu não sei exatamente o que se encaixa em literatura cristã

pizarrel 19/02/2022minha estante
eu entendo por todo o globo de livros que abordam a temática cristã mesmo

faz sentido

Flávia Menezes 08/12/2022

DORIAN GRAY FAZ ATÉ O CHRISTIAN GREY PARECER UM PRÍNCIPE!
?O Retrato de Dorian Gray?, do autor e dramaturgo Oscar Wilde, foi publicado pela primeira vez em 1890, como uma história periódica, pela revista mensal ?Lippincott´s Monthly Magazine?, tendo sido suprimidas, sem o conhecimento do autor, cinco centenas de palavras contidas na sua versão original. O motivo pelo qual tal corte foi feito, foi porque os editores temiam que a história fosse indecente. Porém, mesmo assim, a obra foi tida pelos críticos literários britânicos como uma ofensa à moral, e alguns até queriam que Oscar Wilde fosse acusado de violar as leis que protegiam a moralidade pública.

De fato, tanto a obra quanto o seu autor causaram grande polêmica na época, tendo, inclusive, o livro sido tirado de circulação pela própria revista que primeiramente o publicou, e Oscar Wilde ainda precisou enfrentar um julgamento em 1895, por sua obra ter sido considerada um ?romance pervertido?.

Mas basta ler o romance para entender os motivos pelos quais, para a época, ele causou tanto escândalo. Sua narrativa e diálogos não poupam em nada da denúncia à futilidade da nobreza, bem como um tom ácido de menosprezo às mulheres, numa exaltação ao masculino, à juventude e à beleza.

Entendo que esse se trate de um romance clássico muito à frente do seu tempo, e que ainda renda muitas análises literárias riquíssimas, e por isso mesmo é que me sinto no dever de dizer que quero apenas me ater às minhas impressões e sensações durante essa leitura. Como sempre digo, não sou ninguém na fila do pão para analisar um grande escritor como Oscar Wilde, nem muito menos quero com isso influenciar ninguém com o que escrevo abaixo. Mas quero poder expor minhas sensações, registrando aqui, cada uma delas da forma como foram sentidas.

Não tenho nenhuma dúvida quanto a genialidade do autor por trás desse grande clássico, mas eu confesso que seus diálogos intelectualizados que concederam à obra o título de romance filosófico, por muitas vezes, para mim, não passava de uma forma muito culta de distorção dos valores e crenças sociais, impondo um pensamento que parte de um ponto de vista (o do autor, é claro!).

Quando me refiro aqui à valores e crenças, quero, na verdade, falar sobre a forma debochada, agressiva e arrogante com que um dos personagens principais fala tanto do casamento, quanto da religião. Acredito que todos nós tenhamos o nosso direito de expor nossas ideias e convicções sobre esses ou quaisquer outros temas, porém, uma coisa é divagar sobre algo, e outra (bem diferente!) é mostrar uma versão deturpada da sua visão de mundo, como se as demais pessoas fossem ignorantes o suficiente para nunca terem percebido.

Uma coisa que me incomoda muito é essa ideia de que as normas sociais são meramente limitadoras, evidenciando o individualismo como se fosse uma forma mais elevada de pensar, por permitir ao outro fazer o que bem lhe convêm. Mas aqui eu pergunto: imagina se cada um quisesse viver ao seu modo, e fazer tudo o que lhe desse na telha? E se o seu vizinho quisesse jogar o lixo na sua casa, por exemplo? Ou se todo mundo quisesse ouvir som alto, cada um de um gênero musical, ao mesmo tempo? A vida seria um verdadeiro caos! Por isso temos as nossas normas sociais. Não para censurar, mas para que possamos respeitar os espaços um do outro, ou seja, onde eu termino e o outro começa.

Quanto ao seu personagem principal, Dorian Gray, ele realmente faz o Christian Grey (de "Cinquenta Tons de Cinza") parecer um verdadeiro Príncipe Encantado, porque muito embora ele seja descrito como um homem muito belo, ele é tão somente o retrato do egocentrismo mesclado com uma total falta de personalidade, onde o personagem se submete cegamente aos comandos (bem diferente de receber conselhos, ou orientações) de um homem arrogante e frustrado, que vê na sua maturidade uma vida de tédio e total falta de prazeres. Aliás, o livro gira o tempo todo em torno unicamente do conceito freudiano do princípio do prazer.

Até entendo que essa visão da nobreza como fútil descreve bem o contexto sócio-histórico da época, mas a forma como as mulheres são inferiorizadas de forma generalizada, é bastante degradante e exagerada. E mesmo quando Dorian se apaixona por uma bela jovem atriz, Sybil Vane, ele a reduz à imagem idealizada que ele faz dela, não dando espaço algum para conhecer a verdadeira pessoa por trás dessa fantasia que ele mesmo cria.

Mas a verdade é que, quando idealizamos alguém por quem estamos apaixonados, automaticamente já condenamos essa relação ao fracasso. Dentro da religião, adoramos e idolatramos a Deus, e ao colocarmos a pessoa que amamos (ou por quem estamos apaixonados) em um altar, não deixamos espaço para que ela seja humana, e possa cometer erros.

Mas ser humano é cometer erros! E quando a idealização nos cega, assim como acontece com Dorian Gray, e nos deparamos com uma mera pequena falha do ser adorado, ele automaticamente passa a se tornar um reles mortal, e totalmente indigno de tamanha admiração e adoração.

Meu desgosto com a parte sobre o romance de Dorian com Sybil, é que, para mim, mais parecia uma cópia de "Hamlet" de Shakespeare, com a Sybil refletindo com exatidão o destino de Ophelia.

Além disso, o que mais me incomodou mesmo, e quase me fez desistir da leitura, foi essa idolatria excessiva à beleza do Dorian Gray. Além do motivo já exposto anteriormente de uma beleza sem qualquer conteúdo interno (personalidade, inteligência, e até de atitudes), essa é uma visão tão distorcida sobre o ser jovem e ser belo, que chegou a ser entediante.

Muito embora o autor traga a questão do narcisismo, concedendo ao Dorian o perfil arrogante e egocêntrico que são características próprias do quadro, eu confesso que vi o conceito, porém de forma muito superficial.

Mesmo a questão da valorização da juventude como parte da nossa crise existencial ligada ao envelhecimento, eu vi muito mais sobre uma juventude do masculino, e uma grande valorização da virilidade do solteiro, como se, ao se casar, o homem perdesse todo o seu vigor para a sexualidade, do que o propriamente medo do envelhecer, que traduz o nosso medo de sermos mortais.

Confesso que não vi nesse livro nada muito fora do que já foi trabalhado por Shakespeare anteriormente, até porque o próprio autor se inspira nele para compor sua história. Não apenas nele, é claro! Mas essa parte, para mim, ficou bastante evidente.

Clássicos são clássicos e merecem seu lugar de respeito, e de fato esse livro pode render uma boa discussão bem acalorada. Porém, ainda assim, acredito que ele não seja interessante para todos. Bom... confesso que para mim, realmente ele não foi. E mais uma vez enfatizo, sua genialidade é incontestável, mas não me deixou nada ao final.

Mas esse é só o meu ponto de vista. E como todo bom ponto de vista, ele é apenas a vista de um ponto. O que faz com que outros pontos de vista, muito diferentes do meu, possam ser retirados dessa leitura, por muitas pessoas diferentes. Mas não é essa magia dos livros?
debs 08/12/2022minha estante
Eu amo suas resenhas!!!! Sempre tão completas

Maygeek7 08/12/2022minha estante
Como sempre, arrasando na resenha. ????????
Agora não vou comprar o livro nem tão cedo.

Flávia Menezes 08/12/2022minha estante
Deborah, muito obrigada! Puxa, que gostoso de ler isso.

Flávia Menezes 08/12/2022minha estante
Mayra, obrigada! E olha?.não aconselho comprar não. A menos que você queira passar raiva! Kkkkkk

Francisco 09/12/2022minha estante
Ótima resenha, Flávia. Parabéns! . Isso é o que torna o ato de ler grandioso: subjetividade, diferença de opinião.

Gleidson 09/12/2022minha estante
Genial, Flávia! Muito boa! Esse livro também não funcionou pra mim.

Flávia Menezes 09/12/2022minha estante
Obrigada, Francisco. E bem isso?acho que um livro, clássico ou não, vai tocar a cada um de formas diferentes. Mas o importante é termos clareza do que nos desagrada, tanto quanto o que nos agrada! ;)

Flávia Menezes 09/12/2022minha estante
Obrigada, Gleidson! Pois é? Clássico ou não?esse não funcionou mesmo.

Francisco 09/12/2022minha estante
Você está absolutamente certa, Flávia. Os livros, clássicos ou não, nos tocam de maneira diferente.

Fabio 09/12/2022minha estante
O livro sendo bom ou não, a resenha ficou incrível!
Parabéns minha querida!
Acho que vc conseguiu mostrar o que eu precisava para realmente não ler este "Clássico".

Flávia Menezes 09/12/2022minha estante
Ah meu querido? sabendo o seu gosto, falo sem dúvida: não leia mesmo não. Obrigada viu, Fábio? Pelas palavras carinhosas de sempre. Esse clássico realmente podemos deixar de ladinho e sem culpa! ???

Goldensunflower 09/12/2022minha estante
Esse livro está na minha lista há algum tempo e acabei lendo sua resenha. Ficou muito boa e bem detalhada. Dei risada com o título dela KKKKKK

Flávia Menezes 09/12/2022minha estante
Carolzinha, obrigada! Esse livro rende muita discussão?e algumas piadinhas mesmo. rsrs Bou aguardar sua leitura pra ver o que você vai achar.

Ana Sá 19/12/2022minha estante
Flávia, eu pretendo ler este em breve e, mais uma vez, tomei nota: "reler a resenha da Flávia para refletir melhor sobre a leitura" ??

Flávia Menezes 19/12/2022minha estante
Ana, vou esperar ansiosa pelas suas impressões e sua resenha. Vai ser ótimo conversar com você sobre esse! Vamos ver o que você vai achar! ???

Aline Casellato 19/04/2023minha estante
Flavinha amei a resenha. Estou lendo o livro e já concordo com muitas coisas que você pontuou. Uma coisa que acho interessante é que você disse que não sentiu que o livro te deixou nada no final. Vi alguém falar que o autor era adepto do esteticismo e que ele só queria que as coisas fossem belas. Porém meio destoante querer isso quando faz uma obra tão cheia de críticas à aristocracias época.

Flávia Menezes 19/04/2023minha estante
Aline, amiga, obrigada! Que bom que gostou! E já estou curiosa para ver quais serão as suas impressões dessa história!
Gostei dessa sua colocação, sobre o esteticismo do autor, mas sinto que não foi bem essa a intenção dele, porque de fato essa é uma obra que veio para chocar por expor ao mundo algo que ele (autor) vivenciava. Foi até por isso que eu disse que pra mim não deixou muita coisa. Achei uma guerra de pensamentos, onde ele também tenta impor o dele como certo. Mas vou acompanhar suas impressões para falarmos mais sobre isso, e ver o que você vai achar!
Obrigada por vir aqui e deixar suas palavras carinhosas. Boa leitura, amiga.

annacsfraccaro 05/06/2022

Talvez eu tente ler em outro momento
Achei o livro bem maçante, tive vontade de abandonar umas 1000 vezes, achei bem chato mesmo.
Porém, acho que vou dar uma outra chance para ele em um outro momento e talvez ler ele na versão física, não sei, vamos ver.
Emypeiixoto 23/07/2022minha estante
achei a mesma coisa

annacsfraccaro 23/07/2022minha estante
Não é? Sempre ouvi falar tantas coisas boas sobre esse livro, ai fui ler e foi meio decepção

Emypeiixoto 24/07/2022minha estante
Simmm, me falaram muito bem, só que sempre que eu sentava pra ler eu travava, e não fluía nada

annacsfraccaro 24/07/2022minha estante
Exatamente, eu lia e lia e a porcentagem não mudava, não sei se foi a edição do livro ou por ser e-book, mas foi insuportável ler esse livro

Emypeiixoto 25/07/2022minha estante
eu tentei ler ele, o livro físico mesmo, e mesmo assim não ia

annacsfraccaro 25/07/2022minha estante
Então vou deixar quieto, não quero passar raiva

KKKKKKKKKK recomendo ficar longe

Emypeiixoto 26/07/2022minha estante
Só que me falaram q o meio pro final é bom, q ele se transforma, um dia eu leio, pra poder falar q é ruim msm KKKKKKKK

annacsfraccaro 26/07/2022minha estante
Olha, eu achei tão maçante que chegou no final e eu só queria acabar logo mesmo, então não achei bom não kkkkkkk

Emypeiixoto 26/07/2022minha estante
KKKKKKKk ent nem vou perder meu tempo viu

annacsfraccaro 26/07/2022minha estante
As vezes você gosta, mas sei lá, não recomendo

palola1 04/02/2024

Conscientize-se de sua juventude enquanto a possui
Eu fiquei obcecada por esse livro antes de ler
Fiquei obcecada enquanto lia
E fiquei obcecada depois que acabei tb kkkkkk
Amei o livro, marquei muitas muitas páginas e as frases emblemáticas do Lord Henry que prenderam na minha mente por mt tempo
Um fato que eu acho muito interessante é a vida do autor Oscar Wilde, que nessa edição temos acesso.
O homem foi praticamente o Dorian em vida, e foi condenado, nada tira da minha cabeça que ele literalmente deu a vida por esse livro
Karine.Izabel 04/02/2024minha estante
É sobre o que esse livro?

cachorro chupetão 04/02/2024minha estante
fico arrasada quando lembro que esse livro foi super censurado??

a gente podia ter tido uma cena do basil e do dorian(esperei o livro inteiro por uma migalha do basil parando de ser um tapado

Leléu Ltd. 04/02/2024minha estante
Estou começando exatamente agora!

Mei35 04/02/2024minha estante
Eu sempre tive esse sentimento de obsessão com esse livro e o autor, antes e depois de ler

Livreira 04/02/2024minha estante
Preciso continuar essa leitura! Comecei há alguns anos e nunca a concluí. ?

Livros da Mendes 04/02/2024minha estante
Esse livro nos trás tantas reflexões, tanto a história quanto a época em que foi escrito

leh fiuza :) 04/02/2024minha estante
é um livro com linguagem difícil de se ler??

palola1 04/02/2024minha estante
Karineee
É basicamente a história de um jovem muito bonito, que "vende" sua alma pela juventude e beleza eterna. Enquanto ele permanece, um quadro toma os anos em seu lugar. Mas isso é o básico básico, tem outros personagens intrigantes, que levam até mais cena que o Dorian, e acho que posso dizer que a trama central é acompanhar até onde uma vida de luxurias pode corromper uma pessoa até então inocente

palola1 04/02/2024minha estante
leh amg acho que pode variar de acordo com a edição q vc for ler, mas tem sim muitas coisas filosóficas e um capítulo que é bem chatinho, mas não é nenhum bicho de sete cabeças não!

Gustavo | @guh_santtoos 10/05/2021

A Estética refletida através de um Retrato
Dorian Gray é um jovem ?humilde?, que acaba de ingressar na alta sociedade inglesa. Por sua beleza fora do normal e uma personalidade doce, gentil e amável, ele torna-se a inspiração do pintor Basil Hallward, que resolve retratar um quadro do belo rapaz.

Apesar da obra ter sido escrita no séc XIX, ela ainda consegue ser mais atual do que nunca, mostrando a obsessão do indivíduo pela beleza e juventude eterna.

Estava com grandes expectativas com a obra, até porque consideram como um dos livros mais importantes da literatura, chegando ao status de Clássico. Mas com o passar das págs estava ficando menos preso na narrativa, talvez por conta da escrita de Wilde, que tem um tom poético e descritivo.

Aliás, tem que ter muita paciência, pelo mesmo fato de ser descritivo o torna muito denso... além de ter muitos significados filosóficos.

E engraçado que o personagem de Dorian não é tão explorado assim, sendo o personagem ?chave? da trama, ele poderia ter sido bem mais aprofundado.

O livro em si tem algumas questões bem interessantes, como a vaidade, o prazer, e uma clara obsessão pela estética, talvez por isso o livro valha a pena, mas pela estória deixa a desejar.
@ka_and_books 10/05/2021minha estante
Se eu ler esse livro e gostar... você vai ter que aumentar sua nota hein ???.
Eu estava acreditando que ia ser ao menos 3,5.
Tô com medo de ler agora??

Nani 10/05/2021minha estante
oi Gustavo, me tira uma duvida, essa edição é a "censurada" ou a original? Eu quero comprar a original, mas até onde sei é só a da Biblioteca azul. SAbe me responder?

Gustavo | @guh_santtoos 10/05/2021minha estante
@karolinne Eu só posso aumentar meia estrela, e as chances de vc gostar são grandes...

Gustavo | @guh_santtoos 10/05/2021minha estante
@Nani Então, essa edição é uma tradução revisada da não censurada, então não é totalmente sem censura.

Nani 10/05/2021minha estante
Obrigada Gustavo =D

Carlos Bennoda 12/05/2021minha estante
Na verdade tem coisas que não tem nessa edição comparando com a edição sem censura da biblioteca azul. Frases que não consta e outras palavras amenizadas.

Carlos Bennoda 12/05/2021minha estante
Tu aumente essa nota aí, gostava de teu gosto agora fico com um pé atrás, quero saber os motivos para essa nota.

Carlos Bennoda 12/05/2021minha estante
Aí meu pai. Me segura, me segura. To relendo ele e amando novamente e ampasso pano total pro Wilde.

mari 25/11/2021

História maravilhosa personagem principal mais ou menos
A história do retrato de Dorian é maravilhosa, é realmente encantadora e criativa... imagine ter a sua alma aprisionada em um quadro! O que estragou um pouco da leitura para mim, foi a forma que os personagens principais parecem ir "estragando" ao logo do livro ( principalmente o Dorian ). Depois que o Dorian vende sua alma para o retrato em troca de juventude, ele parece ter vendido seu cérebro também. A mente desse garoto não evolui! O tempo passa e conforme vai envelhecendo se torna um pessoa fútil e quase vazia... um personagem sem graça. Demorei 3 meses para terminar esse livro, o que pra mim é muito! Isso porque não aguentava mais tantos pensamentos fúteis de um único personagem...a única coisa que me fez não desistir do livro foi a curiosidade de saber o que iria acontecer com o Dorian no final , se conseguiria recuperar sua alma... até gostei do final, achei bem surpreendente , mas o livro não foi bem o que eu esperava.
Isabella_FN 25/11/2021minha estante
nossa essa resenha me definiu muito! todas as partes do Harry e do Dorian eu ficava urgh!
queria que o Basil tivesse aparecido mais!, ele realmente era o único dos 3 que tinha noção

mari 25/11/2021minha estante
@Isabella_FN Siiim! Acho que seria muito mais interessante se o Basil fosse o personagem principal. Nunca vi um personagem ser tão influenciado pelo mal ( Henry ) como o Dorian foi, e nem ligar pra quem estava tentando ensinar o bem a ele. Quase abandonei o livro umas 3 vezes por causa disso.

Jéssica 25/11/2021minha estante
Eu comecei hoje e tô gostando. A questão que acho é que o Henry e o Dorian são justamente tudo aquilo de pavoroso e odioso que a sociedade rica da época, que valorizava mais beleza e a estética que qualquer outra coisa, representava. O Wild criou personagens que mostrava a sujeira dentro da beleza cultuada pela hipócrita sociedade de sua época.

mari 27/11/2021minha estante
@Chá com livros Realmente, eles representam exatamente isso... e não é querendo dar razão a sociedade rica e hipócrita da época, mas chega certa parte do livro em que as atitudes e as falas desses personagens parecem não chegar a finalidade alguma. Suas atitudes não são pra lutar contra a sociedade hipócrita, são apenas duas pessoas infelizes fazendo e falando besteiras, e até mesmo acabando com a felicidade de pessoas que são realmente boas. Se o que Wild queria era representar a sujeira dentro dessa "beleza cultuada", ele conseguiu ; o que seria ótimo se tivesse uma lição de moral, ou alguma finalidade... Mas o livro, a pesar de muito bem escrito, ao final, me deixou com a impressão de "está faltando algo".

Jéssica 27/11/2021minha estante
Então só enfatizando algo, os personagens não estão lutando contra algo, eles estão representando algo no texto (eles são uma metáfora pra algo que o autor está denunciado). Eles são a representação dos problemas da época que Wild escancara em seu texto. Na época de Wild estava em voga o movimento Esteticista, que considerava o 'belo' como modelo de vida. Esse movimento considerava o 'belo' a única solução contra tudo o que considerava corromper a sociedade da época e essas manifestações se davam em todos os aspectos da vida e principalmente num elitismo exacerbado em relação a arte. O Lorde Henry representa a visão da burguesia elitista e esnobe Inglesa sobre as classes baixas, você vê muito isso na fala dele, principalmente no início do livro ao se referir aos mais pobres e a Sibyl Vane. O Dorian influenciado pelos 'burguesia' (Lord Henry), fica cego em si mesmo e se torna um criminoso hipócrita. O cara deixa de amar a Sibyl, por ela simplesmente não ter feito uma boa atuação uma única vez, e diz coisas terríveis a ela, que declara seu amor por ele. O Dorian só "amou" enquanto ela o agradava de alguma forma, ele só estava preocupado com a arte dela ser perfeita, quando ela deslizou ela a julgou e suas ações a mataram. Na versão que estou lendo, tem uma introdução muito boa, que discute essa questão do Esteticismo e características marcantes dos personagens. Ajuda muito a entender o contexto retratado por Wild. E a lição de moral é justamente fazer o leitor enxergar a hipocrisia e elitismo e sua consequências. Esse livro deu o que falar na época que foi publicado.

Jéssica 27/11/2021minha estante
Quando Dorian vende sua alma para o quadro, ele se torna superficial, hipócrita, cego e fútil. Vê a lição de moral? Nos dias hoje, nós também temos padrões de beleza que são tóxicos e adoecem as pessoas, ou as torna como Dorian: cegas, fúteis, superficiais e hipócritas.

mari 28/11/2021minha estante
@Chá com livros Eu já sabia um pouco do contexto da época em que o livro foi escrito, mas não sabia que essa era realmente a intenção do autor... obrigada por explicar! Acredito que na época o livro foi uma verdadeira bomba, e que representou muita coisa. Mas na minha opinião, conforme o mundo e as pessoas foram evoluindo, o livro talvez tenha perdido um pouco desse impacto... agora entendo que na época a finalidade do autor era dar uma lição nessa sociedade, mas hoje a sociedade já não é mas a mesma e acho que a mensagem que ele tenta passar tenha ficado um pouco "fútil". Mas enfim, apesar disso gostei de conhecer a escrita do autor, e queria muito que ele tivesse tido a chance de escrever mais livros relacionados a outros temas, porque mesmo que eu não tenha amado a obra, o talento do autor continua sendo indiscutível.

Lu 10/02/2011

Tenho a impressão de que "O Retrato de Dorian Gray" é um desses livros que devem ser relidos no intervalo de alguns anos. A cada leitura, o livro revela uma nova camada, uma nova história.

Nesta primeira leitura, eu me diverti bastante com a ousadia que o Oscar Wilde teve ao escrever um romance como este em plena Era Vitoriana. Na figura de Lorde Henry, ele expôs suas opiniões sobre casamento, a sociedade do século dezenove, ética, arte...são um escândalo. Imagino que tenham xingado Wilde de tudo, mas nunca puderam dizer uma coisa: que ele não sabia escrever.

Do prólogo ao capítulo final, passando pelos diálogos, o texto do autor é... arte. Primoroso. E, embora Dorian seja o personagem central, acho que o grande destaque é Lorde Henry. Ele rouba a cena com suas tiradas afiadas. O diálogo entre ele e a prima, no final do livro, é sensacional!

Outro detalhe que me surpreendeu foi a maneira como, de uma crônica de costumes, a história sutilmente muda para o gênero da fantasia, chegando ao terror. isso é feito com muita habilidade pelo escritor. No todo, a história parece um passeio pela beirada abismo.

Enfim, é um livro que merece ser lido não apenas por ser um clássico, mas por ser um livro muito interessante, sob vários aspectos. E eu resolvi que não vou dar cinco estrelas, apesar de ter gostado muito, porque eu acho que ele peca um pouco pelo ritmo. Em alguns momentos, a leitura ficou um pouco arrastada. Mas é um livro extremamente atual e que merece ser lido ontem, hoje e sempre.

Recomendo.

Robélia 10/02/2011minha estante
Lu, muito boa a sua resenha!
Eu li esse livro quando era adolescente, imagina quanto tempo atrás... e ainda lembro de como fiquei impressionada com a estória. É um dos meus livros favoritos e pretendo rele-lo algum dia.
Bjs

Thai Mafra 22/02/2011minha estante
Gostei muito da sua resenha. Foi bem fiel às sensações que tive ao ler o livro.

Léia Viana 14/04/2011minha estante
Estou com muita vontade de ler este Livro, agora que saíu o filme a cho que assistirei primeiro para depois ler.

Heidi Gisele Borges 04/05/2011minha estante
Eu amo esse livro, é perfeito. Pra ter uma ideia, o nome do meu gato é Dorian Gray rs.
Tenho um caso de amor e ódio com o Lord Henry, ele fala demais, às vezes coisas que interessem, outras parece que ele se perde no assunto que está falando - e como fala! rs

Concordo que algumas vezes a leitura fica arrastada, exatamente nas partes em que o Lord Harry fala demais rs

Denise 06/12/2011minha estante
Um dos meus livros preferidos. Sua resenha me fez ter vontade de ler novamente!

Marcos 13/09/2012minha estante
De tanto recomendarem-no, decidi lê-lo.

Lis 23/11/2014minha estante
Concordo. O livro se arrasta em descrições de obras e poemas e sonetos e acaba perdendo em ritmo mesmo. Mas a mensagem foi ótima

Brunno 15/07/2020

Sei de mais nada. Só sei que o elegi como o melhor livro já lido por mim até hj. Não me admira, né! Um clássico que o autor levou seis anos para concluir só poderia ser esplêndido.
RaiBm 15/07/2020minha estante
Quero muito ler esse livro!!

Brunno 15/07/2020minha estante
Rai, leia. Porém leia com calma e apreciando pq o Oscar dá uma aula de como devemos ver e viver a vida.

Marcos Hübner 16/07/2020minha estante
Li ele no início do mês, também virou o melhor que já li!!!

RaiBm 16/07/2020minha estante
Ja quero!!

Marcos Hübner 16/07/2020minha estante
Você gosta de poesia? Se gostar esse livro vai ser ótimo pra ti, porque ele é totalmente em prosa poética. Recomendei para algumas pessoas e não sentiram a mesma paixão que eu, acho que porque são pessoas que se preocupam unicamente com o enredo, esse livro vira perfeito se você olhar ele como um todo. Leia, na pior das hipóteses será um 4 estrelas.

Brunno 16/07/2020minha estante
É top! Para um clássico, ele é bem atual, com uma boa escrita e narrativa. Fora as mensagens ... Ah, vá ler Rai kkkk

RaiBm 16/07/2020minha estante
Kakakakakak Só lendo pra saber se gosto, não é mesmo? Vai ser uma das minhas próximas leituras.

Rosa 25/02/2015

Basílio, que amava Gray, que amava Henry, que amava o retrato, que não amava ninguém.
Só se pode escolher uma coisa nessa história, a quem odiar, desprezar ou deplorar.
Você pode escolher odiar Dorian Gray, pelas dissimulações trepidas de seu ego e por sua beleza. Pode desprezar Lorde Henry, pela falsa modéstia em suas palavras e na forma como nos encantam com petulância. Pode lastimar o artista de Basílio, incapaz de libertar seus sentimentos de sua arte.Ou simplesmente apreciar a grossa camada de hipocrisia que cobre cada membro do círculo social das personagens, assim como, a mais ilustre sociedade aristocrata que serve bem como pano de fundo para essa história tão intensa.
O que não pode ser odiado, neste caso, é o retrato, que de seu pedestal, observa como sua arte, a Arte de Basílio, intensifica a vida de Gray, que pelas palavras de Henry influenciam uma nova personalidade à sua vida.
"Existem venenos tão sutis que para conhecer suas propriedades era necessário experimentar seus efeitos em si mesmo. E enfermidades tão estranhas que era preciso tê-las sofrido para compreender-lhes a natureza."
Permita-se experimentar o veneno dessas páginas e compreenderá seus efeitos.
Juliana 25/02/2015minha estante
Que resenha impressionante!
Soube de fato tirar a característica marcante de cada personagem.
Parabéns!

Rosa 25/02/2015minha estante
Vindo de você é uma honra minha linda. Obrigada por essa experiência incrível.

Erik 26/02/2015minha estante
Nossa! Que resenha fantástica. Para corroborar essa admiração, nada como uma bela citação de Júlio Dantas: "O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco".
Parabéns!

Rosa 27/02/2015minha estante
Erik, que citação adorável, e de fato ele (Dantas) consegue. Resenhas me enchem de preguiça, por isso quase nunca faço, mas fico contente se esta convencer alguém de que vale a leitura.Só me arrependo de não ter lido antes.

Gloria Ferreira 20/09/2017minha estante
Parabéns pela resenha! Uma das melhores daqui!

Regislayne 24/07/2019minha estante
Que resenha!

Peterrsm 02/07/2021

Muito bom!
Tem alguns momentos bem pesados e até aterrorizantes. Já fica o alerta. Também pode dar um certo desgosto.

Contudo, a história é muito bem contada e o final é bom. Se começar tenha força e chegue ao final ?
nina.gennee 02/07/2021minha estante
essa é a edição sem censura?

Peterrsm 02/07/2021minha estante
Essa é censurada, 20 capítulos. Anda assim me deixou desconfortável em alguns momentos.

nina.gennee 02/07/2021minha estante
vixe, vou ler depois

Peterrsm 02/07/2021minha estante
Essa é sem censura e a que me recomendaram como a melhor edição (pena que eu já havia comprado antes a censurada): https://www.skoob.com.br/share/book/848/364334

Gabriela 05/07/2021minha estante
oi Peter, qual é a edição sem censura? não consegui abrir o link...

Peterrsm 05/07/2021minha estante
É a edição da Biblioteca Azul

Mari 23/12/2021

meu livro favorito
Sou suspeitíssima pra falar porque sou completamente apaixonada por aforismos e frases que maconheiros intelectuais falariam tranquilamente e esse livro me proporcionou exatamente isso. Lê-lo pela história em si é um erro, a escrita do Oscar Wilde é única e até hoje pego meu livro, que tá lotado de marcação, pra ler tudo de novo. Me marcou muito.
vou ler!!!!

Mari 29/12/2021minha estante
é muito pro seu cérebro de camarão

?????
???

?????

Vitória 28/04/2020

O Retrato de Dorian Gray
O livro conta a história de Dorian Gray, um rapaz jovem que se vê apaixonado pela beleza. Ao decorrer da história percebe que seu fascínio pelo belo pode trazer alguns problemas.
O livro é bem fluído e durante a leitura ficamos intrigados com a percepção de Dorian, já que a maneira que ele vê a vida é demasiado exagerado, às vezes. Ao mesmo tempo que ele ama tudo, já não o ama mais, pois está sempre enjoando-se das coisas e em busca de algo novo. Não achei que ele tenha sido um livro excelente, mas foi muito bom a leitura.
Codinome 30/05/2020minha estante
Li faz tempo, agora (depois que li "Como e por que ler", de Harold Bloom) estou pensando em pegar uma peça desse autor que Bloom elogia bastante: "A importância de ser prudente".

Vitória 28/06/2020minha estante
Nunca li, mas vou dar uma olhada nesse livro. Fiquei curiosa.

Codinome 28/06/2020minha estante
Em qual dos dois? "Como e por que ler" ou "A importância de ser prudente"?

Vitória 28/06/2020minha estante
Não li nenhum dos dois citados, mas gostaria de ler o "A importância de ser prudente". "O retrato de Dorian Gray" não foi um dos melhores livros que li, mas gostaria de ler mais do autor.

Codinome 28/06/2020minha estante
Experimente ler o Harold Bloom (autor desse "Como e por que ler"), não sei qual sua experiência com críticos literários, mas para mim, foi um importante primeiro contato com um livro de crítica literária. Primeiro, conheci outros livros para ler, inclusive esse que citei; segundo, descobri a existência de outros autores, por exemplo, a Flannery O'Connor; terceiro (e último), porque gosto de literatura e de como ela funciona, e ler um bom crítico literário (e, para mim, um bom crítico literário é aquele que já leu muitos clássicos e coisas boas de seu tempo e que, geralmente, já escreveu bastante sobre eles, é caso do Bloom) é ver um pouco melhor do funcionamento desse "mecanismo" da literatura.

Vitória 28/06/2020minha estante
Obrigada pela dica. Vou procurar mais sobre esse livro.

Emily422 13/08/2020

Não adianta negar, recalcar....
"Nada há de mais cruel e dilacerante do que a agonia eterna de meu ser. Nenhuma punição do mundo material dói mais em minha carne, do que a tortura da minha mente frente aos meus pensamentos, frente a minha alma. Louco não sou, porque sinto, sinto a dor do que é o ser. Aguçara-me subitamente os sentidos para o que de mais penoso tem na existência, que é, se não, por fim, o grito de minha alma observada; observada pelo olho inquietante da intensa (in)existência. O grande 'eu' que acusa a si próprio..."

Curiosamente antes de ler esse livro, há muitos meses atrás, escrevi esse trecho aleatório acima (sobre o que estava sentindo em certo momento sobre umas coisas aí), e acho que ele acaba casando bem com a narrativa da obra.
Mas, no exato momento não tenho muito o que dizer; é um livro denso no que tange as interpretações; vejo as pessoas empreendendo sábias análises sobre cada trecho e entrelinha e me sinto muito rasa sobre tudo. Os comentários bem ponderados farão melhor análise da obra do que eu, na minha vergonhosa preguiça rs.
Assim, acho que vou simplesmente aproveitar o êxtase que esse tipo de narrativa/tema me da (Não é atoa que William Wilson é um dos meus contos favoritos do Poe).
Objeto de estudo mais prazeroso do que o ser humano, na minha opinião, não existe. E a recorrência do ?duplo? é fascinante. O que é a consciência se não o próprio ser contrastante, a miríade de seres em um só? O 'diabo' se não "o homem humano", como diria o querido Riobaldo no Grande Sertão? Ah, e o que dizer da culpa, e as dúvidas?? Não adianta negar, recalcar....

"O que dizer dela? Que dizer da austera consciência, esse espectro em meu caminho?"
William Chamberlayne
Biancabcp_ 13/08/2020minha estante
Amei seu comentário! Esse primeiro parágrafo é citação do livro?

Emily422 14/08/2020minha estante
Não, é de minha autoria msm, escrevi faz uns 10 meses :)

Biancabcp_ 14/08/2020minha estante
Uau, salvei essa sua reflexão então. Achei bem profunda.

Emily422 14/08/2020minha estante
Das confusões mentais, às vezes, saem bons frutos. Que bom que gostou kkk ?

Alê | @alexandrejjr 13/09/2020minha estante
Excelentes os teus destaques! Sempre prefiro que me instiguem a ler um livro do que me contem sobre ele.

Emily422 13/09/2020minha estante
Tbm! Sou do tipo que raramente lê sinopses, preferindo no máximo comentários subjetivos sobre hahah