O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Everton ðªð¤ 21/04/2020

SUPERESTIMADO AO EXTREMO
Que livro chato! Eu juro que tentei gostar, mas achei horrível do começo ao fim, tedioso, esquisito e um final patético...
Sinto muito, mas não vou passar pano e dizer que gostei da obra só pelo fato de ser um clássico da literatura.
Marta 22/04/2020minha estante
Tô achando bem chato.

Everton ðªð¤ 22/04/2020minha estante
abandona pq a decepção só vai aumentar

Marta 25/04/2020minha estante
Fui até o final, você estava certo.

Fernanda Sales 07/06/2020minha estante
Qual o motivo de você ter achado o final patético?

Felipe Augusto 13/10/2021

Sensacional
Já havia lido esse ano a edição censurada de O Retrato de Dorian Gray na edição da literatura clássica e não havia gostado da tradução mas é história é sensacional, agora lendo a edição sem censura da Biblioteca Azul fiquei mais admirado com a obra ainda porque tiverem um trabalho de tradução maravilhosa e textos de apoios simplesmente essenciais para entender o contexto da obra principalmente na época em que foi escrita. Recomendo demais essa edição para um melhor proveito dessa leitura.
Maria 13/10/2021minha estante
essa edição da Biblioteca Azul é maravilhosa! meu sonho ter ela aqui na minha estante! ?

Felipe Augusto 13/10/2021minha estante
Sim, esta edição é maravilhosa mesmo!!! ?

Ari Phanie 13/10/2021minha estante
Ótimo livro, né!? Vou reler algum dia, e essa edição é incrível. Morria de vontade de ter ela e consegui mês passado em uma troca aqui.

Felipe Augusto 13/10/2021minha estante
Que bom Ari!!!

João 02/11/2022

Superou minhas expectativas.
Um clássico da literatura mundial. Bom, o Retrato de Gray, desde do início da leitura já conseguiu me prender de uma maneira formidável ?. O livro tem passagens incríveis e que nos levam a pensar bastante.

No decorrer da leitura me causou efeitos mistos, bons e ruins; um livro além de interessante e que também da de você conseguir tirar várias lições, apesar de esse não ser o foco principal, mas da de enxergar de forma bem nítida esses pontos intrigantes do ser humano perverso. Este livro é arte.

A que ponto podemos chegar para alcançar a perfeição?
Karol Alencar 02/11/2022minha estante
Arrasou na resenha !!
Mto feliz que você tenha gostado da leitura, esse é um dos meus clássicos favoritos ??

Michela Wakami 02/11/2022minha estante
Que maravilha! Você amou! Fico muito feliz!

João 02/11/2022minha estante
Obrigado, Karolzita! ??

João 02/11/2022minha estante
Sim! Michela, foi uma leitura muito prazerosa ?

Ripperlu 09/10/2022

Um gay chato sendo chato
Eu nem cheguei a terminar esse livro de tão entediante que ele era! Eu não acredito que gastei dinheiro nessa porcaria
hagsir 09/10/2022minha estante
vc foi filtrado

Melissa 11/10/2022minha estante
Eu tô tentando ler, mas nao ta me preendendo tbm! :(

hagsir 11/10/2022minha estante
Vocês foram filtrados. Leiam o capitulo 11 antes de abandonar o livro e depois voces podem abandonar se não gostarem desse capítulo

Melissa 11/10/2022minha estante
Vou lutar pra chegar lá!

Renata.Oliveira 03/07/2021

Livros clássicos não me encantam. Infelizmente. Esse foi mais um livro do qual eu arranhei a superfície, mas não extraí a essência.

Gostei do ensinamento e gostei da metáfora, mas nada além disso. Não me despertou uma maior reflexão.
Jude 03/07/2021minha estante
Vc leu a versão original ou a censurada?

Renata.Oliveira 03/07/2021minha estante
Acredito que censurada pois só tinha 149 páginas. Foi essa exata versão que tá aí

Jude 03/07/2021minha estante
Então, a original que é mais curta haha. Que pena que a experiência não foi boa, li esse livro recentemente e tinha adorado. Mas desiste dos clássicos não! Talvez só não seja esse o estilo q tu curta

Renata.Oliveira 03/07/2021minha estante
Aah, imaginei ao contrário hahah! Vou dar mais uma chance quando aparecer outro, valeu!

Duda816 12/01/2022

Que história fascinante!
Esse livro é repleto de diálogos que me fizeram refletir tanto, amei isso. E essa edição é simplesmente perfeita, todos os extras sobre a época em que a obra foi lançada e não foi bem recebida e sobre o julgamento do Oscar Wilde são tão interessantes. Recomendo demais esse livro, garanto que você não estará desperdiçando tempo lendo-o.
Lylyzinha 12/01/2022minha estante
Amg ele tem gatilhos ?

Duda816 12/01/2022minha estante
Não tem nada muito pesado, mas tem uma cena de assassinato e tem 2 personagens que cometem suicídio, porém nada é descrito, só é comentado

Lylyzinha 12/01/2022minha estante
Aah beleza então
Vc ja assistiu o filme ? Eu tentei, mas nao foi pra frente nao kkkk parei na metade e to pensando em ler o livro pra ver se é melhor e ver as diferenças (e tentar assistir o filme de novo kkkk)

Duda816 12/01/2022minha estante
já assisti simm, eu gosto do filme, mas o livro é bem melhor, tem muitas diferenças

malucpinheiro 12/06/2022

O Oscar Wilde é um gênio. E O retrato de Dorian Gray um dos grandes clássicos da literatura. Um clássico, e como tal, rico e profundo, múltiplo, essencial e atual. Não é somente um romance, é um livro filosófico, político, psicológico, jurídico, sociológico e discute, inclusive, a própria arte. Nada nele é escrito à toa, e há nele uma estrutra como um prédio, uma leitura que flui em diferentes andares.

A vida em sociedade nos leva a moralidade e a ética, o Desejo emerge como questão. Os desejos: Eles são bons ou maus? Devemos ou não reprimi-los? A noção de que reprimir o desejo seja uma hipocrisia, parte da crença de que o desejo revela uma verdade única, parte da compressão de que ele sou eu, o todo, a pureza do ser, e que nele não há contradição, mas o desejo diz algo sobre nós, somente uma verdade sobre nós, não diz tudo, e sequer o alcançamos em sua completude. Desejamos coisas contraditórias. P. Ex, liberdade e ordem. E não desejamos só coisas boas, moralmente valorizadas. Os desejos são construídos socialmente, são históricos, não desejamos em abstrato. Não há Eu isolado do mundo. Portanto, o desejo, além de não ser a expressão pura e única dessa alma profunda, ele não é necessariamente positivo ou negativo, e a norma não é necessariamente um impeditivo estúpido e nem necessariamente um atestado de avanço civilizatório. O retrato de Dorian Gray discute poeticamente essa complexidade.

Ao meu ver, Dorian Gray somos nós! Perdidos na ambivalência dos nossos desejos. Fascinados em nossa própria imagem, presos no nosso narcisismo essencial. Vejo Dorian, Basil e Henry como um todo. Tenho a impressão que são um só, me remete às estruturas freudianas de Eu-Super-eu-Id.

Desejos, normas. Razão, emoção. Luz e sombra. Bem e mal. Lobo do homem? Ou o bom selvagem? O que você faria se ninguém pudesse te ver? Narciso. Fausto. É esse jogo, a composição dessas peças que promoverá a nossa integridade. Há uma fricção, um atrito entre elas, inaugura-se o insolúvel ?mal-estar da civilização?. Emerge a questão da culpa, partindo/cindindo o humano e colocando fora de si o impeditivo à felicidade. O mundo não existe para me satisfazer, e, mais do que isso, eu não consigo me satisfazer tendo uma relação instrumental com o mundo, quando o outro é objeto. A solidão é consequência.

Dorian traz o questionamento sobre quem impõe esse limite, fala da censura e da impunidade, ?o inferno são os outros?, o outro como impeditivo. Dorian Gray revela o narcisismo, o encantamento com sua própria beleza, não vê o outro. ?O Narciso é constitutivamente um insatisfeito, porque a irrelevância do outro faz com que ele nunca possa me satisfazer, porque não há ninguém suficientemente bom para mim no mundo. A maldição do Vampiro.? (Ghirardi) E por ser inexoravelmente insatisfeito, está sempre compulsivamente em busca de prazer. O Narciso vive a quebra do limite, que coincide com o Outro. Na inexistência do Outro, não há censura, é autorreferenciado.

O ponto de virada do texto é um momento de ambiguidade do desejo, de impactante autopercepção e autoconhecimento, de vergonha, arrependimento e culpa, um instante que muda tudo! O trágico e a irreversibilidade do tempo e das nossas escolhas. Não há como voltar ao passado. Uma concessão que inicia a corrupção.

E assim, percebemos a dimensão, a profundidade, a historicidade e a atualidade do texto: A civilização, e especialmente a Modernidade, e seus ditames de beleza, pureza e ordem constroem uma sociedade organizada em hierarquia e verticalização das relações, o mundo edipiano. Ordem e progresso. E ao longo da história a dialética traz movimentos de Liberalismo e liberdade se interpondo aos reacionarismos, Fundamentalismos e conservadorismos. Vivemos hoje a Pós-modernidade (Bauman) e horizontalização das relações. Democracia. Normas customizadas. Governança. Regulação substituindo lei. Exemplo: infidelidade no casamento deixa de ser descumprimento da lei, e torna-se pacto entre os cônjuges.

(Spoiler) Há quem veja moralismo no final, que o entenda superficialmente. Mas o suicídio é a grande questão filosófica, já observou Durkheim. Era o final inevitável para o livro! Ele, nesse ato, questiona tudo. É um grande final! Em primeiro lugar, é realmente um suicídio? Ele destrói o quadro e morre em consequência disso. Daí questiona se podemos matar uma parte de nós e permanecermos vivos; questiona o sentido da vida; questiona o controle que temos sobre a nossa vida, o destino, o trágico. Ver a cena como a morte do vilão e um final moralista é cair no disfarce magistralmente colocado intencionalmente pelo Oscar Wilde, o que ele faz em todo o texto, através de sua sensibilidade poética e de ironia construir uma narrativa em vários andares. Inegavelmente uma obra de arte, uma obra prima, um clássico!
almeidalewis 12/06/2022minha estante
Muito boa a resenha malucpinheiro, ????. Gostei ???

lariolivveira 12/06/2022minha estante
Hahaha, captei Jorge Forbes e outros na sua resenha.
Eu vou adicionar esse livro aqui. Amei a resenha. ??????

Jamile.Almeida 15/06/2022minha estante
Eu ainda sinto que Dorian era uma linda taça vazia! Que se permitiu ser enchida por outros, sem realmente decidir o q ele queria ser, quem ele realmente era? e se perde por tanto culto a sua beleza. Vemos tanto isso hj? artistas, rede social, que enchem nossos copos de glamour e nos perdemos? e diferente do quadro em q ele se dissocia, deixando ali seus pecados, hj fazemos o contrario? postamos nossas virtudes, mesmo q nao a tenhamos!
Mas, como dorian mesmo disse: harry era quem as pessoas achavam q eu era, basil quem eu era e dorian quem eu queria ser?

malucpinheiro 15/06/2022minha estante
E não é isso que nós somos? Um Eu perdido nesse mundo, sem saber direito quem somos, em busca de algo, e já passamos a existir sob
influência dos desejos do outro, nomeados pelo outro. Não há Eu que não seja preenchido por muito do Outro. Somos o Dasein de Heidegger, o Ser-no-mundo. No caso do Dorian, e de tão encantado pela própria imagem, tal qual Narciso, se torna autorreferenciado, perde os limites, o Outro se torna mero instrumento e ele cai na solidão. Por isso vejo os três personagens, Harry, Basil e Dorian como um todo, me remetem a estrutura freudiana do inconsciente, da sociedade e do Eu. Id, Super-eu e Eu, respectivamente.

David 07/06/2019

A beleza e o dinheiro não compram a felicidade.
Quando terminei a leitura, estive refletindo, como a arte representa a vida real e vice versa. Pessoas que se acham acima de tudo e todos, soberba as vezes, não respeitam os sentimentos dos outros por pura vaidade e individualismo, se afastam das pessoas que lhe amam, etc.
O Retrado de Dorian Gray, tem muito disso. Vale a pena ler e refletir, afinal, somos todos simples mortais.
Fabiana 11/06/2019minha estante
Está na minha lista de proximas leituras.

David 11/06/2019minha estante
Espero que goste, achei muito atual...

Fabiana 23/06/2019minha estante
Tenho certeza que vou gostar. Oscar Wilde, é um excelente autor.

Fabiana 23/06/2019minha estante
Tenho certeza que vou gostar. Oscar Wilde, é um excelente autor.

Sofia 17/04/2023

Pretty privilege em todas as suas formas
Estava esperando apenas um plot gay e me deparei com uma obra surpreendentemente mística, sobre a alma humana, sobre a Arte e sobre o pecado, com direito a assassinatos. Foi uma grande surpresa. Lorde Henry é um endiabradozinho!

Em termos de linguagem e de relevância história e literária, esse livro é 5 estrelas sem dúvidas. Mas, trazendo o aspecto pessoal, acho que ele não falou tanto comigo. Isso não quer dizer que o livro não seja extremamente bem escrito e MUITO bom!!
Mas tem gay!

*?

Sofia 29/04/2023minha estante
olha eu considero que SIM?? no geral é um livro bem gay.

Obrigada, Sofia!

deivison 11/10/2022

Oscar Wilde LENDA
Passei dias digerindo essa leitura, não tenho muito para dizer, simplesmente MEU DEUS que livro incrível, se você quer iniciar com clássicos eu recomendo que leia esse!
Uma das minhas melhores leituras do ano, O Retrato de Dorian Gray me envolveu do início ao fim com toda essa questão da degradação humana mascarada por uma bela aparência, esse livro e suas citações servem até para questões da atualidade.
então o que eu digo é: se você tem interesse nessa história, leia, mas leia refletindo do início ao fim.
Larissa 11/10/2022minha estante
Putz, fiquei curiosa, agr quero ler kkk

Erik 11/10/2022minha estante
esse é o sem censura?

naiara 11/10/2022minha estante
essa versão é sem censura?

deivison 12/10/2022minha estante
essa versão é a revisada pelo Oscar Wilde quando censuraram a obra, então em partes ela foi amenizada (nos quesitos de homossexualidade etc), mas ao meu ver o livro continua com esse teor mesmo com a "censura", nada que afete a leitura. Aliás, se for comparar com outras edições que são literalmente censuradas, essa aqui é uma boa escolha, principalmente pelo precinho acessível kkekkdksksj :)

Marcelo Caniato 28/09/2020

Eu já tinha visto o filme de 2009, com o Colin Firth, então já conhecia a história (apesar de não lembrar de alguns detalhes). Lembro de ter adorado o filme. O livro é muito bom também, mas preciso ler de novo, porque eu fui inventar de ler essa infinidade de notas da edição da Biblioteca Azul junto com o enredo e acho que isso tirou um pouco da vibe da leitura, que é muito fluida e com diálogos muito bons. Apesar da quantidade de notas ser excessiva, elas em geral acrescentam bastante. Quanto ao ritmo da história, só perde fluidez no capítulo que o Oscar Wilde resolve mostrar seus conhecimentos sobre todo tipo de coleção imaginável: tapetes, músicas, pedras preciosas, perfumes e sei lá mais o quê. De resto, vale muito a pena.
Douglas 04/10/2020minha estante
As notas dessa editora são o que torna essa edição diferenciada. Na minha opinião, é a melhor edição já publicada no Brasil.

Marcelo Caniato 04/10/2020minha estante
Com certeza, é uma edição muito boa. Meu comentário sobre as notas foi mais da minha experiência mesmo, não foi uma crítica à edição.

Douglas 05/10/2020minha estante
Eu entendi, sim. Só complementei. ;)

Luisa 11/01/2022

Fenomenal
Se você tem algum receio de começar a ler clássicos, esse é uma boa opção, uma leitura extremamente fluida devo agradecer bastante a essa edição extremamente detalhada, sem censura que só agregou ainda mais na leitura.
O que dizer desse artista chamando Oscar Wilde?
Somente leiammmm
Virou um dos meus favoritos
Diana 15/01/2022minha estante
tô querendo ler, essa edição é censurada?

Luisa 15/01/2022minha estante
Naooo, essa edição é sem censura

Diana 15/01/2022minha estante
Ok, obrigadaa! Vou ler ent.

adrianlendo 09/01/2022

'O Retrato de Dorian Gray', em sua edição mais conhecida, foi publicado em 1891. A sua publicação em livro veio após uma primeira edição nas páginas da revista Lippincott's, que, mesmo já sendo censurada durante sua publicação em 1890 acabou repercutindo nos Estados Unidos e na Inglaterra e serviu como peça fundamental na acusação do autor em um processo de "flagrante indecência" a respeito do caso do autor com o lorde Alfred Douglas.

Oscar Wilde foi condenado em 1895, depois de já haver publicado uma edição revisada e expandida do seu romance, retirando a maioria das insinuações de um romance entre dois homens. A primeira edição foi reencontrada e republicada por Nicholas Frankel em 2011, mais de 120 anos depois. Eu li as duas edições e vim aqui falar minha opinião sobre elas.

Acredito que é muito importante que as duas edições tenham sido mantidas. De alguma forma, Wilde escolheu publicar ambas e é importante entender como o que acontecia em sua vida pessoal acabava por afetar a forma como o autor escolheu demonstrar os sentimentos de Basil por Dorian, por mais triste que seja.

Dito isso, não entendo como a versão expandida sobreviveu tanto tempo. Enquanto os 13 capítulos da primeira edição parecem ser perfeitos para fechar a história como um todo, os 7 capítulos extras da segunda edição são intragáveis. Eles inserem uma nova trama que não altera em nada a principal, só a deixam mais enrolada e transformam o final impactante em algo comum, além de serem extremamente misóginos e ainda mais eurocentrados que os que já estavam no livro anteriormente.

Não entendo porque escrever capítulos focados em uma pessoa que vai morrer no capítulo seguinte e mkuito menos o motivo de focar na família dela. Também não sei porque inserir capítulos inteiros sobre jantares beirando a xenofobia que só servem apara afirmar a heterossexualidade do Dorian.

Entendo porque o autor optou por mudar a forma como ele denomina os sentimentos de Basil por Dorian, mesmo que nas entrelinhas ainda desse para perceber que um era apaixonado pelo outro. A narrativa mais poética só serviu para enganar velhos conservadores e eu amei!!! Assim como passei a amar a história a partir de quando o foco passou a ser o retrato e o insuportável do Harry passou a aparecer menos.

Eu recomendo a leitura das duas edições para fins de estudo, mas, se for unicamente por prazer, recomendo a leitura apenas da versão resgatada em 2011. A edição de 1891 não faz jus algum à genialidade de Wilde em seu único romance.
Damien 11/01/2022minha estante
Comprei essa edição do Folha hj, a versão com 13 capítulos é a sem censura??

adrianlendo 11/01/2022minha estante
isso. a censurada publicada depois tem 20 capítulos

Damien 11/01/2022minha estante
Ai q alívio! Ksksksk obrigado ?

breno 09/10/2020

Talented, brilliant, incredible, amazing, show stopping, spectacular, never the same, totally unique, completely not ever been done before, unafraid to reference or not reference, put it in a blender, shit on it, vomit on it, eat it, give birth to it
Eu amei esse livro em vários sentidos; Mas o que eu mais amei, além da historia em si, foram os personagens (principalmente o Henry) e todas as ideias e reflexões mostradas no livro.

Eu tenho certeza que num futuro nao tão distante vou querer reler, mas com certeza vou atrás da versão sem censura (pq descobri que a edição que eu li da Penguin eh a versão "polida").

Leiam Dorian Gray e sejam "envenenados" por Oscar Wilde como Dorian foi envenenado pelo livro do Henry.

Dedê 09/10/2020minha estante
MEU DEUS EU AMEI

Dedê 09/10/2020minha estante
o talento, cheio de emoção, coeso e perspicaz

MSJU10 11/10/2020minha estante
Ai quero leeer