O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

KARYO 16/06/2020

Maravilhoso, mas...
História muito envolvente, personagens muito interessantes e final muito satisfatório. Mas, não sei se por conta da edição, a leitura não é das melhores. Parágrafos enormes, com frases que, sem ponto final, parecem nunca terminar, deixam a leitura maçante em alguns momentos. Além das descrições, às vezes falhas e desnecessárias, de alguns cenários ou objetos que não despertam interesse algum. Outro ponto negativo está nos diálogos, pois na grande maioria deles não há informações sobre quem acabou de falar. As falas são jogadas nas páginas e, quando não tem vocativos que nos fazem identificar quem está falando, cabe a nós descobrir. No mais, é uma leitura necessária. Um clássico que merece ser chamado de clássico, trazendo discussões muito interessantes, principalmente sobre sexualidade, papéis de gênero, moral e beleza. Gostei muito!
Eliza.Beth 16/06/2020minha estante
Terminou mesmo hein ?

KARYO 16/06/2020minha estante
Tinha que terminar, né? Mas foi ótimo ?

Regis 18/04/2022

Eu julgava conhecer a história por já ter visto a adaptação para o cinema, mas nada me preparou para o impacto dessa leitura.
A corrupção física e moral retratadas em uma imagem que exibe diante de seus olhos toda a devassidão e o espúrio horror de sua alma, é de causar espanto e medo das consequências de nossos próprios pecados... Que podem estar impregnados em nossos espíritos, mas invisíveis aos nossos olhos.
A narrativa do livro nos mostra que o belo não sobrevive sem o feio.
O Retrato de Dorian Gray é imersivo e poético, sem deixar de ser um assustador relato do que somos capazes, desde que estejamos acobertados pelo véu da Inocência.
Recomendo muitíssimo essa leitura?
Darte 14/05/2022minha estante
Melhor livro ever

Regis 15/05/2022minha estante
Não posso discordar. Rsrsr

William LGZ 02/07/2022

Um estudo de filosofia através duma assombrosa narrativa
Uma fonte de inúmeras reflexões acerca de arte, juventude e beleza, com uma escrita impecável e um pesado clima por trás dum brilhante enredo, é um excelente livro tanto filosófico quanto gótico.

Definitivamente seu posto como uma das obra-primas entre seus gêneros é merecido, e apenas não dei a maior nota por conta de um capítulo tão abstrato que viajei bastante durante a leitura, além da monotonia que senti em outros quando envolviam diálogos com personagens fora do núcleo principal.

É uma ficção que indico para quem busca uma experiência reflexiva mais profunda pois aí poderá extrair tudo que o autor quis passar, mas talvez outras pessoas também possam apreciar a trama por seus elementos fantásticos e o horror humano que há em suas páginas.
Mariana113 03/07/2022minha estante
Dorian se apaixonando por perfumes, tapetes, instrumentos musicais? foi terrível sair desse capítulo. Depois percebi que senti muita falta de Lord Henry, era apenas ele que me causava interesse durante toda a narrativa.

William LGZ 03/07/2022minha estante
Senti falta dele também, mesmo não concordando com as coisas que ele dizia seus diálogos eram os melhores do livro.

Vitoria 03/07/2022

Terrivelmente bom
Esse livro é muito bom, acredito que todos os clássico são consagrados por um motivo e este com certeza tem suas razões. Em primeiro lugar, somos apresentados a Dorian Gray, um jovem muito belo e ingênuo, que é admirado por todos ao seu redor. Seus gestos são tão encantadores e sua face é comparada aos antigos gregos, tendo isso em vista Dorian é pintado em um retrato. Mal sabia ele que este retrato acabaria com sua vida?
Desde de o começo o livro apresenta críticas a sociedade e aqueles que vivem para representar papéis. Na busca pelo perfeito, belo e imaculado, Dorian se perdeu em quem era e em quem nunca mais será, já que sua inocência e meninice fora roubada e o lindo rosto permaneceu. A obra nos leva à diversas reflexões, e o seu final nos deixa com dúvidas e questionamentos. Vale muito a pena, apesar de ser terrível e mórbido em alguns momentos.

?Ele se tornou cada vez mais enamorado de sua própria beleza, cada vez mais interessado na corrupção da própria alma?

?-Você me disse que o tinha destruído
-Eu estava errado. Ele me destruiu?

?A beleza fora para ele apenas uma máscara, a juventude apenas escárnio?
Aruanito 04/07/2022minha estante
Troca mais de livro ou de esmalte?

Vitoria 04/07/2022minha estante
Livro com ctz

mxavier 17/07/2022

Resenha O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
Li em algum canto que este não era um livro para se ler rapidamente, e sim demorar uns dois meses. Agora eu entendo, mas mesmo se você demorar um ou dois meses nessa história, é impossível perceber e absorver a genialidade de cada detalhe dessa narrativa numa única leitura. O Retrato de Dorian, nesse sentido, é como O Pequeno Príncipe, você precisa lê-lo com diferentes idades, em diferentes fases da vida, para ter diversas compreensões.

Nada aqui é por acaso. E é compreensivo que esse livro tenha sofrido críticas avassaladoras para a época em que foi lançado. A Inglaterra conservadora com seus lordes de ternos impecáveis e mentes vazias nunca aceitaria bem algo que fugia de um padrão e ainda se aproximava da França. Lembremos que as melhores histórias são assim.

Mas Oscar Wilde não desistiu de sua obra e tentou rebater as críticas mais severas. Independente do tempo ou de uma época, o benefício de um livro - se memorável - é que ele sobrevive a tudo isso. E que bom que essa história em questão sobreviveu. Assim como o livro supracitado dentro deste livro, este conto é um veneno pois ele desperta sentimentos e pensamentos que dificilmente faríamos por nós mesmos.

As conversas entre os personagens - em especial Lorde Henry - tem a capacidade de nos colocar em debate internos. Não existe respostas erradas obviamente, mas aqui está a prova de que um personagem ficcional consegue nos marcar mais que alguém que existe em carne e osso. Perdemos a filosofia e a poesia, perdemos o apreço pela arte e o que ela significa, mas personagens como os de O Retrato Dorian Gray reavivem esses contextos dentro de nós.

Fato é, Oscar Wilde em seu único romance entrega um clássico da literatura recheado de mistério, hedonismo, estetismo e filosofia. Ao dizer que "[...] todo homem mata aquilo que ama.", ele acerta em cheio em nosso consciente porque talvez o motivo de odiarem - ou amarem - tanto essa história, é porque ela nos faz refletir sobre quem realmente somos e se conseguimos superar as nossas sombras.

"[...] influenciar uma pessoa significa entregar-lhe a alma. Ela não pensa seus pensamentos naturais ou arde com suas paixões naturais. Suas virtudes não lhe são reais. Seus pecados, se existe tal coisa, são emprestados. Ela se torna eco da música de outrem, ator em um papel que não lhe foi escrito. O objetivo da vida é o autodesenvolvimento. Para perceber nossa natureza perfeitamente - é para isso que cada um de nós está aqui. As pessoas temem a si mesmas nos dias de hoje. Esquecem o mais importante dos deveres, aquele que cada um deve a si mesmo".
Nicolly RS 17/07/2022minha estante
Caramba, amei tua resenha! Tava me planejando pra ler ele agr em agosto, to bem animada ?

mxavier 17/07/2022minha estante
Obrigado! Acho que você não vai se arrepender. E essa edição da Darkside ainda vem com uns poemas bem bonitos ao final.

Ray 11/04/2022

Revolucionário e inovador sim!
QUE LIVRO, meus caros.
Como pode um livro lançado em 1890, se encaixar perfeitamente aos tempos atuais? O autor é um gênio, com certeza!

Mas vamos lá o que interessa. Gostei muito do plot, é muito intrigante, mesmo a escrita sendo um tanto quanto rebuscada, ainda sim foi muito fácil de ler, pude entender perfeitamente a crítica que o autor quis passar. É um livro repleto de filosofias (algumas um tanto quanto duvidosas, devo admitir), metáforas, reflexões quanto a corrupção do ser humano, o quanto uma pessoa pode se degradar para alcançar seus caprichos, entre outras.... Ah, e é claro, críticas. Críticas quanto as futilidades da vida, a vaidade, o egoísmo, etc.

Recomendo muito esse livro, mas lembre- se que ele foi escrito no século XIX. Além disso, ele é bem complexo, então conselho que você esteja com mente aberta quando for lê- lo.

Off: o final foi excelente, realmente muito digno.
Jennie Tori 15/04/2022minha estante
Quero taaanto ler esse livro!!

Ray 15/04/2022minha estante
Pois leia, amg! Acredito que vc não irá se arrepender;)

Liliane 16/02/2021

Quem é vc quando ninguém tá olhando?
Essa é a história de um belíssimo rapaz que ?esconde? a própria alma em um quadro. Ele simplesmente experimenta a vida sem medo de qualquer tipo de consequência. Um verdadeiro hedonista!
Iniciei a leitura de forma despretensiosa. Não sabendo muito sobre o enredo, o que ganhei foi uma bela surpresa! Achei o livro incrível. Um verdadeiro clássico, um livro atemporal. Mais que um enredo bem escrito, esse livro tem um conteúdo inesgotável... Vai rolar releitura com certeza. Pretendo reler em outra tradução.
Vanessa 21/02/2021minha estante
Recomendo a edição da Biblioteca Azul - a qual lerei em breve, tbm!- , foi bem avaliada pelos leitores. ? Li a bilíngue da Landmark, com tradução da Doris Goettems, e achei boa, no geral. Falta um toque final na editoração/revisão, como falta de sumário e algumas passagens truncadas... Mas caprichou na capa dura, tradução página a página, notas (não se compara as da Biblioteca Azul) páginas amarelas, tamanho da letra e introdução ao livro e autor - e todas essas observações são de uma leitora amadora ?! ENFIM, empolguei aqui. Boa leitura!

Liliane 21/02/2021minha estante
Muito bom quando um livro nos empolga, né?! Rsrs
Muito obrigada pela indicação. Com certeza levarei em conta na releitura! Obrigada!

Letícia 14/12/2020

Não há nada no mundo que eu não desse.
?Ah, se fosse possível mudar os destinos. Se fosse eu quem devesse conservar-me novo e se essa pintura pudesse envelhecer! Por isto eu daria tudo! Nada há no mundo que eu não desse? Até minha alma!?

Baseada claramente no Mito de Narciso e no Mito Faústico, o único romance escrito por Oscar Wilde gira em torno da vida de 3 personagens: Dorian Gray, Lorde Henry Wotton e Basil Hallward. Apesar de não ser a intenção do autor esteticista, o qual afirmava que a arte não servia para provar absolutamente nada, Oscar Wilde naturaliza e fomenta a vontade do leitor de exteriorizar a literatura à vida. Nesse sentido, em outras afirmações, falara que a única finalidade da arte, seria fazer coisas belas.

Não obstante, a obra retrata a vida de Dorian, um garoto ingênuo, que nem ao menos sabia o poder do belo e da juventude. E como toda pessoa ingênua, está vulnerável à persuasão das mais espertas. Conhece então Lorde Henry, que é a real representação dos vícios, da futilidade e dos prazeres momentâneos. Por outro lado, como se fosse uma mistura das duas personalidades, há Basil, não tão imaturo a ponto de ceder aos pensamentos do pseudo-sábio, mas tão cego ao ponto de enxergar apenas a exteriorização da beleza humana. O quanto esses 3 personagens podem fazer um com o outro? Deixo para os que ainda não leram a curiosidade de poder se des(encantar) com O retrato de Dorian Gray.
Guga_12 14/12/2020minha estante
????????

PC 22/12/2020minha estante
Curti sua resenha

Ivy (De repente, no último livro) 24/08/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
É até complicado para mim definir se afinal gostei ou não desse livro. Foi uma experiência inusitada, única, mas até agora não tenho uma opinião concreta sobre se ler esse livro valeu ou não a pena.

O começo foi extremamente maçante. Eu não conseguia conectar com a escrita do Oscar Wilde, houve um capítulo que inclusive eu cheguei a pular algumas páginas porque achei que ele divagava demais e a trama só foi ganhando forma e se tornando interessante lá pela metade, quando o Dorian começa a enveredar por um caminho mais obscuro ao mesmo tempo em que se tortura o tempo inteiro enquanto encara seu próprio retrato e as mutações que este vai sofrendo com cada ato ruim do Dorian.

O que eu gostei bastante foi a sociedade apresentada por Wilde, bem descrita pelo autor, mostra uma Londres bem mais cinza, descarada e cheia de segredos do que nos romances de época comuns que geralmente encontramos. A maneira como Wilde descreve seus personagens, os diálogos mantidos são carregados de um tom bem crítico. Aliás, o livro inteiro é uma tremenda crítica à certos valores e aí está seu grande charme. Wilde nos mostra abertamente os efeitos nefastos do culto à imagem, é uma crítica à vaidade e aos padrões de beleza tão idealizados que tornam seus portadores pessoas quase acima do bem ou do mal, elevados à um status de superioridade diante dos demais mortais. Esse status permite que essas pessoas saíssem impunes, como Dorian Gray demonstra quando nem mesmo através de seus atos mais vis ele jamais chegava a ser rejeitado por completo, e sempre encontrava mais onde se deleitar, desfrutando da impunidade ganhada por sua aparência impecável.

Infelizmente li a versão comum do livro, sei que alguns trechos dele foram censurados e creio que se tivesse lido todas as partes sem censura talvez a experiência tivesse sido mais completa, porque embora saibamos da metamorfose de Dorian, tudo acontece rápido, pouco é explicado e acaba tudo ficando mais para a imaginação do leitor. Uma pena porque se o leitor realmente soubesse de todos os caminhos do Dorian, creio que pelo menos eu teria sentido mais o personagem, teria "conhecido" Dorian bem melhor, e não de maneira superficial.

Os personagens são interessantes e eu gostei porque embora tenham se apresentado de início bem inofensivos, todos vão passando por mudanças, se tornando mais ácidos. Dorian Gray por exemplo é um misto de mau caratismo e dor, mas no início ele era só um jovem tímido que se consumiu por sua enorme beleza, ele é um personagem atormentado, que quer descobrir tudo mas ao mesmo se angustia e se deleita com o que faz. Temos seu grande amigo Basil que é um personagem bem morno, que apresenta bem o estilo mais pacato e mais centrado de um artista, focado em seus ideais mais nobres e obediente das normas. Por essa figura mais pacata, Basil é julgado erroneamente tanto por Dorian quanto por Henry, este último aliás se tornou um personagem que passei a considerar como o grande vilão da estória. Henry que estimula Dorian a desafiar os limites e as convenções sociais. Henry é aquela figura que muito fala, e no seu falar exerce influência, mas ele mesmo não faz tudo o que fala, embora se divirta vendo os outros cederem e se deixarem guiar por suas idéias. Henry é irônico e em certo ponto um pouco sádico também, e eu achei ele um personagem bem intrigante, ainda que de caráter bem repugnante.

Temos outros vários secundários que aparecem pouco, apenas para dar 'testemunho' da decadência moral de Dorian Gray.

Honestamente, embora os personagems mais importantes fossem diferentes do que costumo ler, não consegui sentir apego ou conexão com ninguém. Ler O Retrato de Dorian Gray acabou por ser uma experiência inédita pra mim, mas ao mesmo tempo não tão envolvente quanto gostaria.

site: www.derepentenoultimolivro.com
Leila 20/09/2020minha estante
Traduz bastante o que eu senti nessa leitura. No meu caso peguei o livro com expectativas muito altas, então, foi bem menos do que eu achei que seria.

Ivy (De repente, no último livro) 20/09/2020minha estante
Né? Eu acho que talvez por ser a versão censurada faltou algo. Mas outro ponto é que achei que o autor às vezes divaga demais, quase capitulo inteiro

Ana 19/04/2021

Gostei, porém não.
Por ser uma adaptação, a leitura não foi tão maçante.
Minhas expectativas foram atendidas, porém não foi tão surpreendente como eu esperava.
Dorian Gray metido e o Harry fala de mais, um beijo
francisco vargas 19/04/2021minha estante
amei a resenha vou ler tmb. me aguarde more

Ana 19/04/2021minha estante
bjo bem

liv 17/06/2021

Além das minhas expectativas
Comecei o livro totalmente desanimada, além de ser uma leitura obrigatória da minha escola, meu irmão já tinha lido porém abandonou. Demorei pra conseguir me sentir dentro da história, e a escrita maçante e difícil foi um dos motivos pelos quais eu não dei 5 estrelas. A história é muito boa, personagens complexos e eu fiquei completamente apaixonada. Li em praticamente 1 dia.

"Há coisas que são preciosas por não durarem."
Malu 17/06/2021minha estante
estou cm medo de comprar por ser uma leitura difícil

Irisssmithh 17/06/2021minha estante
É uma leitura difícil mesmo, pois a escrita é muito robusta por causa da década que foi escrita. Porém mas a história é incrível!

nini 10/05/2021

O retrato de Dorian Gray é superestimado.
É um clássico com escrita belíssima, mas é cansativo de ler, tive que me esforçar MUITO para terminar.

A primeira metade do livro achei muito chata, só comecei a realmente gostar em algum momento perto da metade, tanto que li bastante em apenas um dia.

O livro faz você pensar e refletir, mas não é tudo aquilo que me fizeram acreditar que seria.

"Ah, mas é que você não entendeu", "é que você não tem intelectuo suficiente pra poder gostar" idai, vagabunde? Tô dando MINHA opinião aqui.
lanna 10/05/2021minha estante
eu até gostei, mas só pensava nossa que papo chato gente que falta não faz uma #fofoca

ana 11/05/2021minha estante
KKKKK q odio eu já ia comenta q vc n entendeu mas vc deixo a lacrada pronta no final ??

Sabrina 10/11/2021

Doriano Cinza e suas peripécias
"A vida foi a sua arte. Você se transpôs em música. Seus dias são seus sonetos."

Oscar Wilde escreveu isso aqui em mil oitocentos e lá vai bolinha, e tem gente aí, em pleno 2021, cheia de preconceitos e apoiando o Bolsonaro. ?
Caras... PELO AMOR DE DEUS!!! O que foi esse livro?????
Eu realmente não tenho palavras para descrever o quão f0da esse livro é! Oscar Wilde reizinho demais, serviu em todos os aspectos possíveis.
A degradação do personagem Dorian Gray é uma das coisas mais bizarramente bem feitas que lá li na vida. A maneira como ele vai se corrompendo aos poucos e, na mesma medida, se afogando cada vez mais na própria hipocrisia e na própria arrogância é algo tão pontual e ao mesmo tempo atual que- PUT@ QUE PARIU!!!
O lorde Henry é um dos seres mais fascinantes e deploráveis que já li, eu ficava embasbacada com o quanto ele consegue te fazer refletir e querer dar uma porrada nele na mesma medida.
O pobi do Hallward gente, sei nem o que dizer. Um dos únicos personagens que prestavam, só fez se ferrar.
E o final, galera... O FINAL!!! JESUS, APAGA A LUZ! Esse final foi, sem dúvidas, mais uma vez, um dos melhores que já li!!! Oscar Wilde: você venceu, você sabe que venceu!
Minha única ressalva é que o livro demora um pouco para engatar, e às vezes se prende numas descrições que dão soninho. Mas é um livro incrível, não é a toa que é um clássico!

"Era a morte em vida de sua própria alma que o perturbava."
Sidney 10/11/2021minha estante
Muito massa essa resenha.

Sabrina 10/11/2021minha estante

Darky 19/11/2021

"Como a pintura de uma tristeza Um rosto sem coração."
Sem dúvidas, uma obra fantástica, sendo um dos maiores clássicos da literatura inglesa.
Com forte influencia de personagens como Narciso da literatura grega e Fausto de Goethe, a obra de Oscar Wilde se mostra um romance filosófico cheio de críticas ao moralismo exagerado e hipócrita na era vitoriana, época em que foi publicado (1890). Embora o autor pertencesse ao movimento conhecido como Esteticismo, O Retrato de Dorian Grey possui passagens profundas sobre a natureza humana que, quando contextualizado com a época e vida do autor, torna está obra ainda mais magnífica.
Viollet 19/11/2021minha estante
pls!! quero mt ler a versão sem censura!!

Caio Gouveia 19/11/2021minha estante
Excelente resenha!