O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Sabrina758 28/12/2022

O Retrato de Dorian Gray narra a ruína de um homem influenciado e obcecado pelo hedonismo. Com personagens, diálogos e contexto histórico interessantes e intrigantes, ficamos diante desse triângulo de amigos, Dorian, Basil e Henry que, cada um à sua maneira, interligam os acontecimentos.

Basil, um pintor que teve Dorian como muso de sua arte, fica extremamente atraído pela beleza, pureza e inocência do mesmo, fez os melhores quadros da carreira, especialmente o retrato, enquanto era influenciado irracionalmente pela aura de Gray. Basil, ainda que não intencionalmente, teve grande participação na sentença destrutiva na vida de Dorian, e pagou seu preço por isso. Ele foi o único que tentou preservar o amigo, mas acabou sendo alvo de sua maldade.

Dorian Gray que, em boa parte da narrativa, é um adolescente inteligente e sensível, porém naturalmente influenciável, não tem noção do poder que a sua beleza causa nas pessoas, fazendo com que elas se comportem de forma diferente, até conviver com Henry, amigo de Basil que lhe é apresentado posteriormente. Dorian, ate então, é apenas um adolescente com um passado complicado tentando se descobrir e conhecer o mundo, até que a ideia de viver pelo prazer e os sentidos é plantada em sua cabeça, graças a influência de Henry em sua vida.

Henry é um dos personagens mais intrigantes que já li até então. Um homem inteligente, de fato, mas extremamente manipulador e perverso. Enquanto Dorian Gray seduz as pessoas com a sua beleza, Henry as seduz com palavras, ainda que ele não acredite em nada do que ele mesmo fala, consegue influenciá-las pela confiança que tem ao proferir cada pequena coisa que sai de sua boca, ainda que seja uma baboseira. E esse poder de convencimento é direcionado a Dorian, que fica maravilhado, ao mesmo tempo que se choca com as ideias do amigo.

Daí em diante, Dorian Gray, ao proferir uma súplica enquanto posava para Basil concluir o seu retrato, sela seu trágico destino. Ao longo do tempo vamos vendo a degradação e corrupção de sua alma, destruindo a reputação e vida das pessoas ao seu bel-prazer, tornando-se um homem extremamente egoísta e cego para qualquer coisa que não seja os seus próprios interesses. Enquanto isso, reflexões e debates filosóficos-existenciais são muito presentes na narrativa.

A moralidade, vaidade, beleza e juventude são alguns dos temas discutidos no livro, com uma linguagem metafórica e recheada de analogias. É sagaz e traz discussões que permanecem atuais, entretanto em alguns momentos se torna bastante cansativo e repetitivo. Mesmo assim, vale a leitura demais.
mylla! 04/06/2024minha estante
miga a escrita desse é difícil?

Sabrina758 04/06/2024minha estante
não é super densa, mas também não é tão leve, sabe? tá no meio termo, mas vale super a leitura

Bruno Bulnes 06/04/2016

Perfeito
Dorian Gray revela um lado que todos nós temos e que muitos praticam diariamente. Egoísmo, narcisismo, infantilidade, futilidade, entre outros sentimentos norteiam a vida do Sr. Gray.

Porém, ele nem sempre foi assim. Graças a um amigo, ele teve sua personalidade alterada; embora que no fundo eu acredito que ele sempre foi o monstro que se tornou, apenas desconhecia isso.

site: http://brunobulnes.tumblr.com
Rafael Bonfim 22/09/2016minha estante
Me instigou.

Bruno Bulnes 22/09/2016minha estante
Pode ler Rafa, você vai adorar. Me surpreendi muito com este livro.

Jessi 31/01/2022

Faz tempo que eu não lia algo tão bom
O livros é incrível cheio de acontecimentos, apesar de ser considerada um livro pequeno de 200 e tantas páginas tem muito conteúdo, reviravoltas. Apaixonei-me pelo livro quero agora ver o filme
Mai 31/01/2022minha estante
nossa é MUITO bom mesmo!

Jessi 31/01/2022minha estante
Verdade

fierrosbitch 18/01/2022

Leitura necessária !!
?Os livros que o mundo chama de imorais são livros que mostram ao mundo sua própria vergonha.?

O Retrato de Dorian Gray, quando publicado em 1890, não demorou para ser censurado pela imprensa; foi considerado um livro imoral e condenado pelos valores da época. É certo que Oscar Wilde estava a frente de seu tempo.

O livro retrata a vida de Dorian que, após um desejo imaculado, tem a juventude preservada enquanto um quadro absorve seu mal e sua corrupção. No início, sendo apresentado como um garoto ingênuo, não demora para ser corrompido pela vaidade, beleza e prazeres temporários, obcecado pelo ?pecado? e tudo que ele poderia oferecer.

Com o Clássico, somos levados a analisar e compreender a vida de Dorian e seus dois companheiros, Henry Wotton e Basil Hallward, com seus pensamentos críticos, peculiares e ?imorais?, mas que retratam o que há de real na sociedade.

Pode não ser uma leitura fácil, mas é extremamente necessária, com ótimas reflexões que podem ainda serem aplicadas nos dias atuais.
thiagocarrera 26/01/2022minha estante
Essa sim é a melhor resenha

fierrosbitch 26/01/2022minha estante
hahaha obgd!!

thiagocarrera 16/01/2022

Livro muito necessário.
Se você descobrisse que todos os efeitos de suas atrocidades fossem impressos em um retrato seu ao invés de manchar sua alma e beleza o que você faria?

Se esforçaria para manter o retrato/alma imaculado ou tocaria o terror aproveitando a oportunidade?

Além de outras coisas, o livro serve para fazermos um exercício de reflexão interior nesse sentido, e também para notarmos a hipocrisia que permeia o homem. Curioso que deixa claro que a tendência das pessoas é culpar os outros pelos seus problemas, e a não a si próprio, o que sempre é mais cômodo por não conflitar com nossos estúpidos egos.

A leitura é ágil, não cansa em nenhum momento. Impossível não querer trocar uma ideia num café um dia com Lorde Henry, de longe o melhor personagem do livro, uma espécie de mestre Yoda do lado negro da força e da desesperança.

Leitura necessária.
fierrosbitch 18/01/2022minha estante
melhor resenha.

thiagocarrera 20/01/2022minha estante
Obrigado!!!

Diego Lima 27/02/2022

A trama tem como foco três personagens: Dorian Gray um jovem cuja aparência despertava grande apreço das pessoas; O pinto Basil Hallward o qual tinha um sentimento romântico pela sua arte; e Lord Henry Wolton com uma visão de mundo capaz de despertar as piores reações e sentimentos a seu respeito.

O encontro dessas três personas distintas ocorre após Basil encontrar inspiração no jovem Dorian e começar a trabalhar em uma pintura na qual Gray seria o modelo. O artista dedica toda sua alma nessa arte, a qual desperta o interesse em Lord Henry em conhecer o modelo. Desse episódio surgi uma grande amizade entre eles.

Ao admirar o resultado da pintura de Basil, Dorain deseja não envelhecer e ficar com a aparência a qual encontrava-se no quadro, onde daria tudo para o ocorrido, inclusive a alma. Após esse evento, Dorian Gray o qual todos o descreviam como um rapaz virtuoso, gentil, bondoso, pomposo, mimoso etc., passa a carregar uma má fama por causa de suas ações desonrosas por toda a Inglaterra, sem mencionar o fato de manter sua aparência jovem imaculada. Até descobrir a fonte de toda sua queda moral e ...

O escritor do "Retrato de Dorian Gray" Oscar Wilde seguia a linha esteticismo (arte pela arte), não visava através da literatura deixar lições de moral ou ensinamentos (certo ou errado), apenas buscar o belo e encantar a alma. O livro é bastante filosófico, necessitando uma leitura cuidadosa de alguns pontos para entendermos onde o autor queria tocar.

EXTRA: Oscar Wilde sofreu perseguição e foi preso por sua orientação sexual, e seu livro foi usado pela acusação na época.
mpettrus 02/03/2022minha estante
Essa resenha ficou perfeita ?

Diego Lima 05/03/2022minha estante
Obrigado! xD

celle 23/03/2022

O quão influente alguém poder ser ao nosso caráter?
Começo meus apontamentos com tal questionamento, que, ao meu ver, é respondido ao longo da leitura. Conhecemos, inicialmente, a figura angelical de Dorian Gray, perfeita - inicialmente - interna e externamente, sob todos os quesitos românticos que prezam a inocência e a delicadeza da beleza; junto a ele, Basil Hallward e Henry Wotton. Os três, muito diferentes entre si, mas cujos destinos se entrelaçaram cruelmente, eu diria, formam o palco dos conflitos morais, psicológicos e humanos com os quais, principalmente, Dorian Gray tem de lidar - e falha.

Como um bom clássico, "O retrato de Dorian Gray" nos apresenta puramente a alma e a lógica do comportamento humano egoísta, narcisista e mesquinho, para o qual o hedonismo e os desvios de caráter constituem os maiores sentidos da vida - justamente o que Harry vai transmitindo, aos poucos, ao influenciável e juvenil adolescente. Vejo-o como uma grande metáfora atemporal para uma vida rodeada de pessoas que, mascarando seus pecados com muito temor, os cometem ainda mais, prejudicam aqueles que se aproximam e escondem tudo através de belas personagens; por fora, belos e virtuosos; por dentro, podres e medrosos sob suas consciências. Já os conheci aos montes.

Mas Oscar Wilde é muito mais do que a minha singela interpretação. Recomendo fortemente a leitura para os que apreciam os bons livros e as boas lições de vida (apesar de essa não ser a intenção de Wilde ao escrevê-lo). Conheça a biografia do autor e aproveite a catarse! Essa obra merece minhas fáceis 5 estrelas no meu pódio singelo.

(Esse livro me lembrou fortemente do motivo pelo qual prezo muito a leitura e, sobretudo, a leitura de clássicos)

Excertos:

Aprendi a amar o segredo. Parece-me a única coisa capaza de fazer-nos a vida moderna misteriosa ou maravilhosa - 16

E quanto a crer nas coisas, eu creio em todas elas, desde que sejam incríveis. - 17

Cada impulso que tentamos sufocar persevera em nosso íntimo e nos intoxica - 30

Hoje, muita gente morre desse bom senso esparramado, e só muito tarde percebe que as únicas coisas saudosas são os seus próprios erros - 53

Abandonaríamos muitas coisas se não tivéssemos o receio de que outros as revolhessem. -62

As paixões sobre cuja origem nos enganamos tiranizam-nos mais violentamente que todas as outras. - 71

Ser bom é estar em harmonia consigo mesmo. - 92

A moralidade moderna consiste em cada um acomodar-se sob o estandarte do seu tempo. - 93

Há sempre qualquer coisa de ridículo na emoção das pessoas que já deixamos de amar. - 104

O único encanto do passado está em ser passado - 118

Tornar-se-ia necessário ensinar o homem a concentrar sua vontade sobre os instantes de uma vida que não passa de um instante - 151

Somos o que somos e seremos o que pudermos ser - 245
Luan 05/04/2022minha estante
Espero um dia fazer resenhas tão boas assim como as suas viu kkkkkk

celle 06/04/2022minha estante
as suas são tão boas quanto! obrigada pelo feedback ?

Mari 19/05/2022

sou burra ou apenas n sou a maior fã de clássicos?
Confesso que esperava que outras coisas acontecessem mas o resultado geral foi ok. Dorian é um desgraçado e o Henry é pior, passei o livro xingando eles kkkkkkkkk
rayssa b 19/05/2022minha estante
no meu caso sei q sou burra, mas finjo que é porque não sou fã

kimberlly 22/05/2022minha estante
PSE, detestei esses dois

Ray 11/04/2022

Revolucionário e inovador sim!
QUE LIVRO, meus caros.
Como pode um livro lançado em 1890, se encaixar perfeitamente aos tempos atuais? O autor é um gênio, com certeza!

Mas vamos lá o que interessa. Gostei muito do plot, é muito intrigante, mesmo a escrita sendo um tanto quanto rebuscada, ainda sim foi muito fácil de ler, pude entender perfeitamente a crítica que o autor quis passar. É um livro repleto de filosofias (algumas um tanto quanto duvidosas, devo admitir), metáforas, reflexões quanto a corrupção do ser humano, o quanto uma pessoa pode se degradar para alcançar seus caprichos, entre outras.... Ah, e é claro, críticas. Críticas quanto as futilidades da vida, a vaidade, o egoísmo, etc.

Recomendo muito esse livro, mas lembre- se que ele foi escrito no século XIX. Além disso, ele é bem complexo, então conselho que você esteja com mente aberta quando for lê- lo.

Off: o final foi excelente, realmente muito digno.
Jennie Tori 15/04/2022minha estante
Quero taaanto ler esse livro!!

Ray 15/04/2022minha estante
Pois leia, amg! Acredito que vc não irá se arrepender;)

Amanda 30/07/2020

Brilhante
O que dizer? Clássico é clássico. Um livro genial, de escrita marcante, filosófica, caso se perca em pensamentos durante a leitura pode perder a linha de raciocínio do autor. O que notei é que o autor não precisa inventar muitos personagens para conduzir a história, é simples e direto com diálogos marcantes conduzidos por lorde Henry. Brilhante, inesperado e satisfatório!
Klaus 30/07/2020minha estante
Um dos primeiros livros que me impactou, uma obra pra Eternidade s2

Amanda 30/07/2020minha estante
Ma-ra-vi-lho-sa

Piromal 13/04/2022

No começo do livro é dito que seria um romance venenoso, e realmente é.
Do início ao fim o autor me fez questionar toda a minha formação, meus ideais e minha moral. Somos apresentados a personagens complexos, como é o caso do Lord Henry, que a cada aparição nos mostra ideias e pensamentos complexos e bem elaborados, que parecem ser feitos para incomodar e nos fazer sair da nossa zona de conforto, tanto para pensarmos de outra perspectiva quanto para nos levar a argumentar contra ou a favor.
O livro também é considerado um clássico do terror, creio que isso se dá com uma das coisas mais aterrorizantes que a humanidade tem que lidar, a incerteza, em muitas partes o que de fato aconteceu fica totalmente em aberto, o que realmente foi responsável por tal acontecimento? Não sabemos. Mais vale lembrar que a narrativa e a trama também contribui muito com esse título.
E sobre a questão mais polêmica do livro, o homoerótismo, realmente é bem nítido em algumas partes e muito bem trabalhado, embora venha acompanhado com o discurso misógino muito visto na Grécia Antiga de que o amor entre homens é mais puro que o amor de uma mulher, cujo amor seria necessário apenas para procriação, mas não posso negar que é bem revolucionário para um livro daquela época.
Em geral foi uma leitura que me acompanhará por muito tempo e que me fez pensar e repensar em muitas coisas.
Gabriel 08/06/2022minha estante
É o próximo da lista ?

Dhewyd 13/07/2022minha estante
Ótima resenha... também fiz uma desse grande livro.

hippiemusic 24/12/2021

MUITO BOM !!!
eu achei muito muito legal, principalmente o final mano mds muito foda! se eu realmente entendi oq aconteceu entao foi pika demais ta doido fi
só nao do 5 estrelas pq tinha umas parte q era meio dificinha de entender e principalmente pelo capitulo 11 q eu n entendi NADA mas ta tudo bem ??
Nanda 24/12/2021minha estante
Livro flopadinho

hippiemusic 24/12/2021minha estante
é muito bom @nanda

Vitoria 03/07/2022

Terrivelmente bom
Esse livro é muito bom, acredito que todos os clássico são consagrados por um motivo e este com certeza tem suas razões. Em primeiro lugar, somos apresentados a Dorian Gray, um jovem muito belo e ingênuo, que é admirado por todos ao seu redor. Seus gestos são tão encantadores e sua face é comparada aos antigos gregos, tendo isso em vista Dorian é pintado em um retrato. Mal sabia ele que este retrato acabaria com sua vida?
Desde de o começo o livro apresenta críticas a sociedade e aqueles que vivem para representar papéis. Na busca pelo perfeito, belo e imaculado, Dorian se perdeu em quem era e em quem nunca mais será, já que sua inocência e meninice fora roubada e o lindo rosto permaneceu. A obra nos leva à diversas reflexões, e o seu final nos deixa com dúvidas e questionamentos. Vale muito a pena, apesar de ser terrível e mórbido em alguns momentos.

?Ele se tornou cada vez mais enamorado de sua própria beleza, cada vez mais interessado na corrupção da própria alma?

?-Você me disse que o tinha destruído
-Eu estava errado. Ele me destruiu?

?A beleza fora para ele apenas uma máscara, a juventude apenas escárnio?
Aruanito 04/07/2022minha estante
Troca mais de livro ou de esmalte?

Vitoria 04/07/2022minha estante
Livro com ctz

maririb 07/09/2020

Ainda tô pensando
Meus caros, que livro. A história do Dorian me deixou interessada desde o começo, e o estilo da escrita, a ambientação, tudo me conquistou completamente.
Eu me vi questionando minha moralidade toda hora, o que fez com que eu ficasse uns bons minutos olhando pra parede e tendo crises existenciais. O que aconteceria se tivéssemos um espelho das nossas almas e não sofressemos consequência de nenhuma das nossas ações?
Apesar de ter alguns momentos um pouco cansativos (sinceramente Dorian, qual foi a daquela conversa toda sobre pedras e tecidos?), e o Harry me deixar com uma vontade imensa de quebrar ele na porrada, o livro é incrível. Além disso, temos que considerar também a época em que foi escrito, século XIX não era lá muito desconstruído.
Sara 25/12/2020minha estante
Entrou pra minha listinha de livros que quero ler! ?

maririb 25/12/2020minha estante
nossa esse livro é muito bom amg