O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Amanda.Fernandes 22/02/2020

Bom! Eu sempre leio esses livros com expectativas muito altas, e sempre me decepciono. Não é um livro ruim, mostra bem como muitas vezes nos importamos mais com a aparência externa do que com a beleza interna. Rápido e fácil de ler, não se tornou um dos favoritos, mas gostei.
May 22/02/2020minha estante
Eu já assisti a peça de teatro no Ciesp em 2005 e o filme, já livro o livro em espanhol! Excelente!

May 22/02/2020minha estante
Eu já assisti a peça de teatro no Ciesp em 2005, já assisti o filme, e já li o livro em espanhol. Excelente!

thiagocarrera 16/01/2022

Livro muito necessário.
Se você descobrisse que todos os efeitos de suas atrocidades fossem impressos em um retrato seu ao invés de manchar sua alma e beleza o que você faria?

Se esforçaria para manter o retrato/alma imaculado ou tocaria o terror aproveitando a oportunidade?

Além de outras coisas, o livro serve para fazermos um exercício de reflexão interior nesse sentido, e também para notarmos a hipocrisia que permeia o homem. Curioso que deixa claro que a tendência das pessoas é culpar os outros pelos seus problemas, e a não a si próprio, o que sempre é mais cômodo por não conflitar com nossos estúpidos egos.

A leitura é ágil, não cansa em nenhum momento. Impossível não querer trocar uma ideia num café um dia com Lorde Henry, de longe o melhor personagem do livro, uma espécie de mestre Yoda do lado negro da força e da desesperança.

Leitura necessária.
fierrosbitch 18/01/2022minha estante
melhor resenha.

thiagocarrera 20/01/2022minha estante
Obrigado!!!

Rafa 27/01/2021

A Beleza do Hedonismo
A obra transmite a ideia de uma sociedade superficial e, naturalmente, a degradação dos nossos valores. O Retrato de Dorian Gray ainda nos permite traçar um paralelo com a sociedade moderna, o qual a procura de satisfação por meio de consumo e estética tornou-se o ideal comum.
kaiocesr_ 28/01/2021minha estante
??

Tiago.Boaventura 08/02/2021minha estante
Seria a beleza o mais importante de tudo? Que livro fantástico esse. Terminei de ler recentemente e adorei as reflexões que ele me trouxe.

Letícia 14/12/2020

Não há nada no mundo que eu não desse.
?Ah, se fosse possível mudar os destinos. Se fosse eu quem devesse conservar-me novo e se essa pintura pudesse envelhecer! Por isto eu daria tudo! Nada há no mundo que eu não desse? Até minha alma!?

Baseada claramente no Mito de Narciso e no Mito Faústico, o único romance escrito por Oscar Wilde gira em torno da vida de 3 personagens: Dorian Gray, Lorde Henry Wotton e Basil Hallward. Apesar de não ser a intenção do autor esteticista, o qual afirmava que a arte não servia para provar absolutamente nada, Oscar Wilde naturaliza e fomenta a vontade do leitor de exteriorizar a literatura à vida. Nesse sentido, em outras afirmações, falara que a única finalidade da arte, seria fazer coisas belas.

Não obstante, a obra retrata a vida de Dorian, um garoto ingênuo, que nem ao menos sabia o poder do belo e da juventude. E como toda pessoa ingênua, está vulnerável à persuasão das mais espertas. Conhece então Lorde Henry, que é a real representação dos vícios, da futilidade e dos prazeres momentâneos. Por outro lado, como se fosse uma mistura das duas personalidades, há Basil, não tão imaturo a ponto de ceder aos pensamentos do pseudo-sábio, mas tão cego ao ponto de enxergar apenas a exteriorização da beleza humana. O quanto esses 3 personagens podem fazer um com o outro? Deixo para os que ainda não leram a curiosidade de poder se des(encantar) com O retrato de Dorian Gray.
Guga_12 14/12/2020minha estante
????????

PC 22/12/2020minha estante
Curti sua resenha

Maria 05/01/2023minha estante
agora sinto que mesmo com a devoção do Basil pelo Dorian, no fundo ele sentia a inclinação que o personagem tinha na insensibilidade, só preferia não ver por ter colocado ele em um pedestal. Harry disse em uma passagem que Basil era sem graça e que o mais interessante nele foi quando confessou seu fascínio pelo Dorian, mas acho que ele tinha mais que isso de complexidade. Harry na vdd era prepotente. Várias críticas e hipocrisia.

Maria 05/01/2023minha estante
preciso pontuar a idealização que o Dorian criou pela Sybil, pra mim foi a parte mais insensível, e coincidentemente é o mais corriqueiro no nosso dia a dia, o abandono pela quebra da expectativa.

Liliane 16/02/2021

Quem é vc quando ninguém tá olhando?
Essa é a história de um belíssimo rapaz que ?esconde? a própria alma em um quadro. Ele simplesmente experimenta a vida sem medo de qualquer tipo de consequência. Um verdadeiro hedonista!
Iniciei a leitura de forma despretensiosa. Não sabendo muito sobre o enredo, o que ganhei foi uma bela surpresa! Achei o livro incrível. Um verdadeiro clássico, um livro atemporal. Mais que um enredo bem escrito, esse livro tem um conteúdo inesgotável... Vai rolar releitura com certeza. Pretendo reler em outra tradução.
Vanessa 21/02/2021minha estante
Recomendo a edição da Biblioteca Azul - a qual lerei em breve, tbm!- , foi bem avaliada pelos leitores. ? Li a bilíngue da Landmark, com tradução da Doris Goettems, e achei boa, no geral. Falta um toque final na editoração/revisão, como falta de sumário e algumas passagens truncadas... Mas caprichou na capa dura, tradução página a página, notas (não se compara as da Biblioteca Azul) páginas amarelas, tamanho da letra e introdução ao livro e autor - e todas essas observações são de uma leitora amadora ?! ENFIM, empolguei aqui. Boa leitura!

Liliane 21/02/2021minha estante
Muito bom quando um livro nos empolga, né?! Rsrs
Muito obrigada pela indicação. Com certeza levarei em conta na releitura! Obrigada!

Isabela.Araujo 09/12/2020

Precisei de um tempo
Eu lembro de quando tentei ler esse livro pela primeira vez. Eu parei no capítulo 10, achei muito chato e difícil. Não entendi o porquê de esse livro ser tão fantástico.

Como eu era bobinha.

Nesse livro, temos a discussão da vaidade, da futilidade, da hipocrisia, engrandecimento de ego, a vaidade em decadência da virtude, com personagens odiosos, fúteis e dissimulado.

Eu não tenho nem palavras para descrever a minha paixão recém formada por esse livro. Só digo que: se você não conseguiu ler pela primeira vez, guarde o livro e depois tente de novo. Ele vale a pena.
Tiago.Boaventura 09/12/2020minha estante
Deu até vontade de ler esse livro agora.

Isabela.Araujo 11/12/2020minha estante
Que bom!! Leia, ele é fantástico

Elisa Cristina 24/01/2023

Sensacional!
Eu amei tanto esse livro, não esperava que fosse se tornar uma leitura tão proveitosa.
Amei todas as metáforas e o modo como o autor trouxe elas a tona. Excelente, recomendo pra todos.
Marina 24/01/2023minha estante
Estou achando otimoo

Elisa Cristina 24/01/2023minha estante
Eu ameiii, tu vai adorar o final?

Taina.tas 13/01/2023minha estante
I Felt that

Paula.Mazzuchi 16/01/2023minha estante
amo quando um querido tem excelência em sua capacidade escrita; oscar wilde was definitely something else!

Ivy (De repente, no último livro) 24/08/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
É até complicado para mim definir se afinal gostei ou não desse livro. Foi uma experiência inusitada, única, mas até agora não tenho uma opinião concreta sobre se ler esse livro valeu ou não a pena.

O começo foi extremamente maçante. Eu não conseguia conectar com a escrita do Oscar Wilde, houve um capítulo que inclusive eu cheguei a pular algumas páginas porque achei que ele divagava demais e a trama só foi ganhando forma e se tornando interessante lá pela metade, quando o Dorian começa a enveredar por um caminho mais obscuro ao mesmo tempo em que se tortura o tempo inteiro enquanto encara seu próprio retrato e as mutações que este vai sofrendo com cada ato ruim do Dorian.

O que eu gostei bastante foi a sociedade apresentada por Wilde, bem descrita pelo autor, mostra uma Londres bem mais cinza, descarada e cheia de segredos do que nos romances de época comuns que geralmente encontramos. A maneira como Wilde descreve seus personagens, os diálogos mantidos são carregados de um tom bem crítico. Aliás, o livro inteiro é uma tremenda crítica à certos valores e aí está seu grande charme. Wilde nos mostra abertamente os efeitos nefastos do culto à imagem, é uma crítica à vaidade e aos padrões de beleza tão idealizados que tornam seus portadores pessoas quase acima do bem ou do mal, elevados à um status de superioridade diante dos demais mortais. Esse status permite que essas pessoas saíssem impunes, como Dorian Gray demonstra quando nem mesmo através de seus atos mais vis ele jamais chegava a ser rejeitado por completo, e sempre encontrava mais onde se deleitar, desfrutando da impunidade ganhada por sua aparência impecável.

Infelizmente li a versão comum do livro, sei que alguns trechos dele foram censurados e creio que se tivesse lido todas as partes sem censura talvez a experiência tivesse sido mais completa, porque embora saibamos da metamorfose de Dorian, tudo acontece rápido, pouco é explicado e acaba tudo ficando mais para a imaginação do leitor. Uma pena porque se o leitor realmente soubesse de todos os caminhos do Dorian, creio que pelo menos eu teria sentido mais o personagem, teria "conhecido" Dorian bem melhor, e não de maneira superficial.

Os personagens são interessantes e eu gostei porque embora tenham se apresentado de início bem inofensivos, todos vão passando por mudanças, se tornando mais ácidos. Dorian Gray por exemplo é um misto de mau caratismo e dor, mas no início ele era só um jovem tímido que se consumiu por sua enorme beleza, ele é um personagem atormentado, que quer descobrir tudo mas ao mesmo se angustia e se deleita com o que faz. Temos seu grande amigo Basil que é um personagem bem morno, que apresenta bem o estilo mais pacato e mais centrado de um artista, focado em seus ideais mais nobres e obediente das normas. Por essa figura mais pacata, Basil é julgado erroneamente tanto por Dorian quanto por Henry, este último aliás se tornou um personagem que passei a considerar como o grande vilão da estória. Henry que estimula Dorian a desafiar os limites e as convenções sociais. Henry é aquela figura que muito fala, e no seu falar exerce influência, mas ele mesmo não faz tudo o que fala, embora se divirta vendo os outros cederem e se deixarem guiar por suas idéias. Henry é irônico e em certo ponto um pouco sádico também, e eu achei ele um personagem bem intrigante, ainda que de caráter bem repugnante.

Temos outros vários secundários que aparecem pouco, apenas para dar 'testemunho' da decadência moral de Dorian Gray.

Honestamente, embora os personagems mais importantes fossem diferentes do que costumo ler, não consegui sentir apego ou conexão com ninguém. Ler O Retrato de Dorian Gray acabou por ser uma experiência inédita pra mim, mas ao mesmo tempo não tão envolvente quanto gostaria.

site: www.derepentenoultimolivro.com
Leila 20/09/2020minha estante
Traduz bastante o que eu senti nessa leitura. No meu caso peguei o livro com expectativas muito altas, então, foi bem menos do que eu achei que seria.

Ivy (De repente, no último livro) 20/09/2020minha estante
Né? Eu acho que talvez por ser a versão censurada faltou algo. Mas outro ponto é que achei que o autor às vezes divaga demais, quase capitulo inteiro

Daniel 08/07/2013

Indicado pelo Morrissey
Li O Retrato de Dorian Gray pela primeira vez quando tinha 17 anos, influenciado por uma entrevista do Morrissey (The Smiths é até hoje meu grupo de rock favorito), na qual ele dizia que adorava tudo o que Oscar Wilde tinha escrito.

Lembro que fiquei muito impressionado com a sagacidade dos diálogos, com a descrição dos ambientes, com o clima de suspense do enredo. Os personagens também eram marcantes: o dandy Dorian Gray, o atormentado pintor Basil e o cínico Lorde Henry, com suas incríveis frases de efeito (Há sempre um quê de ridículo nas emoções das pessoas que deixamos de amar, entre tantas outras).

Reli esta obra há pouco tempo, e me pareceu um livro bastante diferente do que eu lembrava, mas igualmente brilhante. Faz toda a diferença ler Dorian Gray na juventude e ler depois, na maturidade. Muito do cinismo do Lord Henry faz todo o sentido do mundo quando se começa a sentir o passar dos anos, a perda da jovialidade...

O melhor biógrafo de Oscar Wilde, Richard Ellmann, escreveu que Wilde via seus três personagens como refrações da sua própria imagem: Basil Hallward é o que penso que sou; Lorde Henry o que o mundo pensa que sou; Dorian o que eu gostaria de ser em outras épocas, talvez. (...) No entanto, ele é maior do que as três personagens juntas: elas reproduzem distorções ou reduções de sua personalidade, nenhuma chegando a produzir seu espírito magnânimo, sua espirituosidade ou a plenitude de sua criatividade.

Um livro brilhante, uma obra prima indiscutível da literatura universal.
John Gray 10/07/2013minha estante
Vc tem toda razão, comigo aconteceu a mesma coisa

David 31/07/2013minha estante
Lorde Henry é um gênio!

gabbie 26/01/2023

Uma leitura que me agarrou do começo ao fim.
?O Retrato de Dorian Gray? vai ser uma leitura que vou levar pra sempre comigo. O livro tem um plot muito bem formulado, cheio de reviravoltas e surpresas e abriga também uma seleção de palavras rica e belíssima que me fez ficar apaixonada.
Eu fiquei completamente entretida durante a história, toda a sua atmosfera sombria da Londres antiga, as conversas filosóficas entre os personagens, as temáticas abordadas sobre a superficialidade e a juventude, não deixam a desejar. Fiquei com medo de a escrita rebuscada atrapalhar o desenrolar do enredo, mas não podia estar mais equivocada.
Acho que vou ficar sem ler um livro tão bom e tão apaixonante como esse por muito tempo.
Acho que o que define um clássico é a sua capacidade de se permanecer atual independente do século em que for lido e agora entendo o porque desse livro ser considerado como tal.
Eu até escreveria mais, mas não vou falar muito sobre a história em si porque eu entrei nela sem conhecimento nenhum sobre e acho que enriqueceu a experiência.
Eu quase escrevi que ?daria a minha alma? para ler esse livro de novo pela primeira vez sem saber de nada, mas não vou cometer esse erro, como bem aprendi com o livro KKKKKK.
bella 26/01/2023minha estante
aaah qro mt ler agr!!!

bella 26/01/2023minha estante
principalmente pq eu não sei absolutamente NADA sobre ele

Daycir 19/04/2012

Como é legal ler Wilde....nunca havia provado de suas palavras e me deliciei...muito melhor que o próprio Gray, personagem principal, é Henry, o grande causador de todos os problemas!!
Que cinismo, que palavreado doce pra tratar da alma humana com tanto descaso!! Maravilhoso...
Nadz 30/04/2012minha estante
Sou super curiosa para ler este livro, mas nunca tive oportunidade.

Daycir 04/05/2012minha estante
voce vai amar!!!