O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

lee_ 14/06/2023

Título alternativo pro livro: todas as vezes que o lorde henry foi um 🤬 #$%!& de primeira categoria

acho q é o melhor livro que eu já li e nunca senti tanta raiva de um personagem igual o harry, espero q vc esteja apodrecendo no inferno seu cachorro, e NUNCA vou superar a morte do Basil, ele merecia mto mais meu deus dorian PQ PQ PQ ???
Tai 18/06/2023minha estante
poxa vc deveria ter avisado que continha spoiler

lee_ 18/06/2023minha estante
DESCULPAA ? eu smp esqueço de por o aviso de spoiler em quase tudo, q ódio ?

Ivy (De repente, no último livro) 24/08/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
É até complicado para mim definir se afinal gostei ou não desse livro. Foi uma experiência inusitada, única, mas até agora não tenho uma opinião concreta sobre se ler esse livro valeu ou não a pena.

O começo foi extremamente maçante. Eu não conseguia conectar com a escrita do Oscar Wilde, houve um capítulo que inclusive eu cheguei a pular algumas páginas porque achei que ele divagava demais e a trama só foi ganhando forma e se tornando interessante lá pela metade, quando o Dorian começa a enveredar por um caminho mais obscuro ao mesmo tempo em que se tortura o tempo inteiro enquanto encara seu próprio retrato e as mutações que este vai sofrendo com cada ato ruim do Dorian.

O que eu gostei bastante foi a sociedade apresentada por Wilde, bem descrita pelo autor, mostra uma Londres bem mais cinza, descarada e cheia de segredos do que nos romances de época comuns que geralmente encontramos. A maneira como Wilde descreve seus personagens, os diálogos mantidos são carregados de um tom bem crítico. Aliás, o livro inteiro é uma tremenda crítica à certos valores e aí está seu grande charme. Wilde nos mostra abertamente os efeitos nefastos do culto à imagem, é uma crítica à vaidade e aos padrões de beleza tão idealizados que tornam seus portadores pessoas quase acima do bem ou do mal, elevados à um status de superioridade diante dos demais mortais. Esse status permite que essas pessoas saíssem impunes, como Dorian Gray demonstra quando nem mesmo através de seus atos mais vis ele jamais chegava a ser rejeitado por completo, e sempre encontrava mais onde se deleitar, desfrutando da impunidade ganhada por sua aparência impecável.

Infelizmente li a versão comum do livro, sei que alguns trechos dele foram censurados e creio que se tivesse lido todas as partes sem censura talvez a experiência tivesse sido mais completa, porque embora saibamos da metamorfose de Dorian, tudo acontece rápido, pouco é explicado e acaba tudo ficando mais para a imaginação do leitor. Uma pena porque se o leitor realmente soubesse de todos os caminhos do Dorian, creio que pelo menos eu teria sentido mais o personagem, teria "conhecido" Dorian bem melhor, e não de maneira superficial.

Os personagens são interessantes e eu gostei porque embora tenham se apresentado de início bem inofensivos, todos vão passando por mudanças, se tornando mais ácidos. Dorian Gray por exemplo é um misto de mau caratismo e dor, mas no início ele era só um jovem tímido que se consumiu por sua enorme beleza, ele é um personagem atormentado, que quer descobrir tudo mas ao mesmo se angustia e se deleita com o que faz. Temos seu grande amigo Basil que é um personagem bem morno, que apresenta bem o estilo mais pacato e mais centrado de um artista, focado em seus ideais mais nobres e obediente das normas. Por essa figura mais pacata, Basil é julgado erroneamente tanto por Dorian quanto por Henry, este último aliás se tornou um personagem que passei a considerar como o grande vilão da estória. Henry que estimula Dorian a desafiar os limites e as convenções sociais. Henry é aquela figura que muito fala, e no seu falar exerce influência, mas ele mesmo não faz tudo o que fala, embora se divirta vendo os outros cederem e se deixarem guiar por suas idéias. Henry é irônico e em certo ponto um pouco sádico também, e eu achei ele um personagem bem intrigante, ainda que de caráter bem repugnante.

Temos outros vários secundários que aparecem pouco, apenas para dar 'testemunho' da decadência moral de Dorian Gray.

Honestamente, embora os personagems mais importantes fossem diferentes do que costumo ler, não consegui sentir apego ou conexão com ninguém. Ler O Retrato de Dorian Gray acabou por ser uma experiência inédita pra mim, mas ao mesmo tempo não tão envolvente quanto gostaria.

site: www.derepentenoultimolivro.com
Leila 20/09/2020minha estante
Traduz bastante o que eu senti nessa leitura. No meu caso peguei o livro com expectativas muito altas, então, foi bem menos do que eu achei que seria.

Ivy (De repente, no último livro) 20/09/2020minha estante
Né? Eu acho que talvez por ser a versão censurada faltou algo. Mas outro ponto é que achei que o autor às vezes divaga demais, quase capitulo inteiro

Daniel 08/07/2013

Indicado pelo Morrissey
Li O Retrato de Dorian Gray pela primeira vez quando tinha 17 anos, influenciado por uma entrevista do Morrissey (The Smiths é até hoje meu grupo de rock favorito), na qual ele dizia que adorava tudo o que Oscar Wilde tinha escrito.

Lembro que fiquei muito impressionado com a sagacidade dos diálogos, com a descrição dos ambientes, com o clima de suspense do enredo. Os personagens também eram marcantes: o dandy Dorian Gray, o atormentado pintor Basil e o cínico Lorde Henry, com suas incríveis frases de efeito (Há sempre um quê de ridículo nas emoções das pessoas que deixamos de amar, entre tantas outras).

Reli esta obra há pouco tempo, e me pareceu um livro bastante diferente do que eu lembrava, mas igualmente brilhante. Faz toda a diferença ler Dorian Gray na juventude e ler depois, na maturidade. Muito do cinismo do Lord Henry faz todo o sentido do mundo quando se começa a sentir o passar dos anos, a perda da jovialidade...

O melhor biógrafo de Oscar Wilde, Richard Ellmann, escreveu que Wilde via seus três personagens como refrações da sua própria imagem: Basil Hallward é o que penso que sou; Lorde Henry o que o mundo pensa que sou; Dorian o que eu gostaria de ser em outras épocas, talvez. (...) No entanto, ele é maior do que as três personagens juntas: elas reproduzem distorções ou reduções de sua personalidade, nenhuma chegando a produzir seu espírito magnânimo, sua espirituosidade ou a plenitude de sua criatividade.

Um livro brilhante, uma obra prima indiscutível da literatura universal.
John Gray 10/07/2013minha estante
Vc tem toda razão, comigo aconteceu a mesma coisa

David 31/07/2013minha estante
Lorde Henry é um gênio!

Gigi.Fontes 13/11/2023

Twinks eternos
Achei o livro muito muito bom, mas fiquei com um estranho questionamento.
De fato, muito legal toda essa reflexão sobre beleza, juventude, além dos questionamentos sobre a sociedade da época e tal. Muito bacana também a escrita, de fato tem um ritmo particular muito gostoso e me deixou muito inspirada.
Porém, estava aqui refletindo e, não sei se minha mente não está sendo capaz de captar algo além do óbvio, mas são 260 páginas sobre um twink que só faz merda e nunca assume seus bo. Amei a leitura, mas dou meu parabéns ao meu querido Oscar por ter escrito um dos personagens mais insuportáveis que já li sobre, pq que mancebo chato.
Enfim, difícil aí essa vida de twink no século XIX
Sofia136 13/11/2023minha estante
foda

maduu 18/11/2023minha estante
pior que esse é meu top 1 ansiosa pra ler próx ano

Jane 19/06/2021

PRECISO DA OPÇÃO 10 ESTRELAS...!
Beleza extrema, vaidade e idolatria: três elementos que levam a um fim surpreendentemente impactante! Grande Oscar Wilde! Livro sem defeitos...!
Mel 19/06/2021minha estante
Sou doida pra ler esse livro

Jane 19/06/2021minha estante
Quase caí da cadeira com o final, kkkkkkkkkkkk! Obra prima!

liv 17/06/2021

Além das minhas expectativas
Comecei o livro totalmente desanimada, além de ser uma leitura obrigatória da minha escola, meu irmão já tinha lido porém abandonou. Demorei pra conseguir me sentir dentro da história, e a escrita maçante e difícil foi um dos motivos pelos quais eu não dei 5 estrelas. A história é muito boa, personagens complexos e eu fiquei completamente apaixonada. Li em praticamente 1 dia.

"Há coisas que são preciosas por não durarem."
Malu 17/06/2021minha estante
estou cm medo de comprar por ser uma leitura difícil

Irisssmithh 17/06/2021minha estante
É uma leitura difícil mesmo, pois a escrita é muito robusta por causa da década que foi escrita. Porém mas a história é incrível!

Iasmin 20/08/2023

Estou extasiada!
Que livro maravilhoso, e filosófico, a escrita do Oscar Wilde, é de uma nobreza, e de um requinte excepcional. O livro é extremamente melancólico, traz a luz várias questões humanas, conflitos de corpo e alma.

Eu admito que domorei bastante nessa leitura, eu estava saturada de ler em ebook, mas encontrei esse, e já queria ler esse livro há tanto tempo, que acabei não resistindo. Apesar de ser uma leitura lenta até 50% do livro, hoje consegui ler o outro 50% restante, e finalmente consegui imergir completamente, e foi incrível!
WalterGoncalves 20/08/2023minha estante
Oscar Wilde fez uma obra de arte!

Iasmin 20/08/2023minha estante
Sem sombra de dúvidas!

pedro 07/01/2022

o primeiro livro do ano já é favoritado
eu não sabia de quase nada da história e fui ler mesmo assim, me surpreendi MUITO. a leitura foi extremamente fluída, me deixou reflexivo em algumas partes e impactado com os acontecimentos do livro, perfeito!!!!!!
@suzans.bookverse 07/01/2022minha estante
Meu xodó! ??

Lulu 14/01/2022

Jovem podre por dentro
Não estava acostumada com leituras assim, mas até me diverti lendo (principalmente em todas as explicações do que a arte significa mega viajadas e loucas). Dorian você está em grande dívida com seus amigos e digo mais. O livro trás boas reflexões sobre a enganação por trás de uma carinha bonita ou o julgamento que fazem ao relacionar o exterior de alguém com seu interior sem ao menos conhecê-lo.
dianahatway 16/01/2022minha estante
não li mas disse tudo!

Judy 10/01/2022

li a versão censurada ?
quando ler a versão completa faço uma resenha direitinho mas PQP PERFEITO SEM DEFEITOS FIQUEI TRAUMATIZADA
Ceci.lia 10/01/2022minha estante
também estou lendo versão censurada, mas quero muito ler a original

mah_clara 09/01/2022

Incrivelmente incrível
Eu não esperava que fosse gostar tanto desse livro, mas ele me surpreendeu muito!!!! Um livro sobre a imoralidade questionada pelos personagens e como as pessoas são influenciadas facilmente por outras.
Confesso que tomei um ranço eterno pelo Henry e por todas as suas opiniões fúteis, porém o que mais me surpreendeu foi a forma como terminou ( eu realmente não esperava ). Todos deveriam ler esse livro uma vez na vida e fazer uma reflexão pessoal
Surrender_Nih 09/01/2022minha estante
Esse livro é sensacional!

SanderleyAlves 14/01/2022

Um clássico da eternidade
A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Ou ambas são um misto da realidade?

O Retrato de Dorian Grey é um clássico atemporal, tão atual como nunca e profundamente marcante. É um verdadeiro veneno para os que temem a mudança. Oscar Wilde ousou viver e dizer o nome do amor, pagou um alto preço, mas seu sacrifício nos apresentou uma história que ficará perpetuamente em nossas lembranças.

"Palavras! Meras palavras! Quão terríveis! Quão claras, vívidas e cruéis! Não havia como escapar-lhe. E, ainda sim, que magia sutil carregavam. Pareciam capazes de dar forma plástica ao que não tem forma, e tinha música própria, tão doce quanto as notas do violino ou do alaúde. Meras palavras! Havia algo tão real quanto as palavras?"
- Oscar Wilde
Maria 14/01/2022minha estante
um dos meus favoritos

Francisco240 04/01/2022minha estante
Fico mui feliz que tu tenhas gostado da leitura do mesmo.

Aleff Coelho 27/12/2021

Que livro! Se eu pudesse eu faria todo mundo ler pelo menos uma vez na vida! Os diálogos são bem escritos. A gente percebe a cada capítulo uma verdadeira crítica à sociedade, na verdade o romance como um todo é uma crítica. Em resumo, se tornou um dos meus livros favoritos, um livro que merece ser lido por todas as questões que ele aborda e por todos os sentimentos que ele nos faz sentir e refletir! Leiam e se permitam sentir tudo isso!
Tarsila 28/12/2021minha estante
Que bom que gostou, best!