O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Paula1735 28/04/2024

"-Quando a pobreza entra pela porta,o amor entra pela janela. Nossos provérbios precisam ser reescritos. Eles foram feitos no inverno e agora é verão. Acho que a primavera é pra mim uma verdadeira dança de flores no céu azul"

rhuanzao 28/04/2024

O Único e Espetacular Dorian Gray.
"O mundo chama de pecado. Domina a natureza de tal modo que todas as fibras do corpo e todas as células do cérebro parecem ser instintos com impulsos assustadores. Nesses momentos, homens e mulheres perdem a liberdade do próprio desejo. Eles seguem para o fim terrível como autómatos. A escolha lhes é tolhida e a consciência é morta, ou, se chega a viver, confere à rebeldia o fascínio e à desobediência o encanto."

Quantas idéias, quantas imaginações inexplicáveis, quantas sensações tive ao ler essa obra.
A realidade foi tratada de um jeito tão artístico e tão pensado, que me senti como dorian, vendo a vida de uma forma totalmente diferente de como via.

Joao366 28/04/2024

O retrato de Dorian Gray
Não acredito que estou dando essa nota, pois a leitura foi difícil viu? Adorei o final. Era tudo que eu queria ver. Achei que a edição que eu li prolonga muito as coisas desnecessariamente. Bastante reflexivo. Não leria de novo.
Sialamandra 28/04/2024minha estante
Sim. Muito cansativo e descritivo demais. O final até que é bom, mas o livro já tinha estragado a experiência pra mim kkkk

Joao366 28/04/2024minha estante
Exatamente. Se eu soubesse que seria assim, nem teria lido. Maldita promoção que me fez comprar ele viu ksksks.

Leo Farias 28/04/2024

Narcisismo venenoso. É a versão de Narciso do Wilde, que acaba se afogando em seu próprio reflexo. É o amor a estética e que despreza o conteúdo, despreza o que é o humano na pessoa, por julgar isso transitório.

Em muitos momentos a personalidade do Dorian acaba contaminando as páginas e é difícil ler, tudo fica meio enfadonho, arrastado e a personalidade pedante dele e nociva contamina as páginas, mas é um clássico sem dúvida. Wilde era um dos maiores escritores da época e foi muito prejudicado pelos crimes dos quais, até onde eu sei, foi injustamente acusado.

Gab 27/04/2024

Não sei o que colocar no título, mas aqui vai o que achei: o livro é bom, os personagens são bem complexos, e a questão da estética é muito bem trabalhada e desenvolvida. Minha maior crítica é o capítulo IX(motivo pelo qual não dou cinco estrelas) que foi bem maçante, pois só numa página inteira o Dorian fica descrevendo os diferentes tipos de tecidos que gosta. É assustador e surpreendente o quanto ele vai ficando desumano e insensível, algo como umas das consequências de seu pedido, além da influência do Lord Henry também, e o mais intrigante é que não é só a velhice que reflete no retrato, mas também os seus pecados, o final é um pouco aberto e terminou de um jeito trágico, algo que foi coerente com o enredo todo. É um clássico muito digno e essa edição da Darkside é um dos livros mais bonitos que tenho, essa aquisição compensou bastante.

BloodyMaster 27/04/2024

Amei de coração
Adoro as descrições de cenário e filosofias por traz da babaquice dos personagens. Me diverti pacas lendo.
Boa leitura :)

Thalita.Almeida 27/04/2024

Assim como Basil, Wilde colocou muito de si em sua obra.
Idolatrado pela própria beleza, Dorian Gray teve sua alma corrompida por ela e seus pecados marcaram seu rosto, mas não o físico que continuava jovem e belo, mas o rosto em seu retrato, cujo a cada dia ficava mais velho e demoníaco.

Sobre a narrativa, achei rasa. Dorian poderia ter sido melhor explorado, já que onde ia seduzia quem quer que seja pela sua beleza angelical e quase Divina, tímido e sem grandes ambições, mas viu sua alma se tornar transgressora a ponto de cometer os piores crimes.
Senti aqui a falta de um desenvolvimento gradativo e profundo, onde poderíamos acompanhar as minuciosas transformações de Dorian, até o clímax da narrativa. Não me senti muito envolvida pela trama, muito menos pelos personagens e havia certos capítulos que foram tediosos. Talvez eu não tenha entendido as questões levantadas, mas não vi aqui nada que realmente ficasse martelando na minha cabeça, como outras grandes obras me trouxeram.

Mas não é de todo ruim, acredito que esse livro seja uma grande obra avante ao seu tempo. Onde foi usada para apedrejar seu autor, um tanto ousado para seu século.
As transgressões de Dorian não foram nada menos que a tradução da aristocracia conservadora, mas hipócrita da época de Wilde. Por mostrar o que muitos consideravam lascivo e anti-moralista, Wilde foi condenado por homossexualismo, onde as acusações foram descabidas e sem nexo. Mas ele foi um bom mártir, defendeu sua ideia e não recuou diante de acusações tão injustas, usando sua obra para julgar sua vida pessoal.

Apesar de não ter me apaixonado por Dorian Gray e não me sentir muito atraída pela narrativa, as críticas (e as réplicas de Wilde) colocadas nessa edição trouxe um novo olhar para a obra e me trouxe até um sentimento de revolta diante delas. O que me fez gostar um pouco mais e admirar o trabalho de seu autor

Thais645 27/04/2024

Um livro incrível
Começa um pouco lento, acredito por ser uma característica da época, mas depois fica simplesmente frenético,vira a página, perfeito. Nele somos apresentados aos jovem Dorian Gray, rico de família abastarda ?e simplesmente belíssimo, uma beleza dentro do padrão, digna de ser apreciada. A partir de um retrato pintado por seu amigo e das conversas com um até então desconhecido que se tornaria seu grande amigo, tem sua vida, preceitos, natureza alterados. O livro tem várias camadas, fala sobre o apodrecimento da alma, como pessoas bonitas e com dinheiro muitas vezes são associadas as pessoas maravilhosas, puras e incapazes de cometer qualquer coisa ruim( ter este recorrente em várias obras). Simplesmente amei demais fazer essa leitura. Recomendo ?

cherrygirl 27/04/2024

"O retrato de Dorian Gray" - Oscar Wilde
Há muito tempo que li este livro, fazem anos e pretendendo revê-lo de qualquer forma. A temática dele é incrível, adoro livros assim que tem uma pegada mais "reflexiva". A narrativa em si é bom, mas não como costumava ler na época, então foi um pouco lenta para mim.
Basicamente um homem que preza pela beleza, como é apresentado e visto pela sociedade. Ele fica tão obcecado nisso que vende sua alma a um retrato seu, o qual permite que não envelheça. Isso pode relacionar com as questões atuais da sociedade, criando um paralelo incrível.
Por não ser o tipo de livro que normalmente leio, realmente não me pegou tanto, mas é muito bom, recomendo para todos!

Heitor172 27/04/2024

Um reflexo sobre a ética e a modalidade
"O Retrato de Dorian Gray", escrito por Oscar Wilde em 1890, é uma obra fantástica sobre a valorização da beleza e da juventude nas sociedades. Para fazer isso, Dorian Gray, um puro e belo jovem é manipulado por Lorde Henry, um senhor considerado por muitos como promíscuo, a mergulhar nas profanidades da humanidade com o objetivo de encontrar uma realização. Entretanto, isso tem um efeito em sua essência, sua alma, que acaba não afetando sua beleza e juventude, e sim o retrato feito de seu corpo pelo pintor Basil Hallward, que tem Dorian como principal inspiração. Quanto mais grotesca a alma do jovem fica, mais feio o retrato se torna.
Um livro completamente reflexivo, cada página oferece novos detalhes para serem refletidos. A escrita é muito fluída, e consegue ser um tanto diferente para a época, especialmente com os indícios da sexualidade dos personagens, algo que na época fez, infelizmente, com que o livro fosse mal visto.
Apesar disso, devido a ser um livro antigo, algumas partes da história são machistas. Por mais que seja uma diferença de mentalidade de acordo com as datas de lançamento, é muito importante não ignorar esse tipo de assunto, pois pode gerar discussões muito relevantes.
Este livro me prendeu, me encantei pela escrita de Wilde e me surpreendi com o quão cruel Dorian se tornou. Recomendo muito, todos precisam refletir sobre como a beleza e a juventude não dizem respeito ao caráter, e creio que uma obra como essa possa ser a base de debates como esse.

Júlio 27/04/2024

Que experiência fascinante
O Retrato de Dorian Gray, um livro que possui um significado especial para mim. Foi onde meu gosto literário se intensificou.

Há um tempinho, havia iniciado-o, mas acabei não o completando por odiar a experiência de ler livros virtualmente, e hoje tenho a oportunidade de lê-lo por completo e admirar a genialidade de Oscar Wilde.

Com passagens ácidas acerca da vida e da sociedade, o livro mostra a ascensão e ao mesmo tempo, a decadência moral de um homem, que trocou o seu ser pela vaidade e juventude eterna.

O livro acompanha inicialmente um jovem ingênuo e com uma beleza notória, até a descoberta do seu lado ?pecador?.

O retrato, o qual o livro personifica, nada mais que é a sua própria consciência, onde desta ninguém pode escapar.

Um baita livro que recomendo com certeza.

utasaan 26/04/2024

"O homem mata aquilo que ama"
Como pode O Retrato de Dorian Gray ser tão contemporâneo mesmo sendo vitoriano?

Dorian Gray é um jovem rapaz que, aos poucos, vai se corrompendo com a ideia de beleza eterna por causa de um estranho fenômeno que faz seu retrato carregar as mudanças da passagem do tempo e de seus pecados, não enxergando os malefícios de viver somente se importando com a aparência interna. Nosso protagonista sempre culpou o pintor de seu retrato por sua ruína mas, até o fim, não enxergou que ele mesmo a trouxe para si.

Ao longo da história senti inúmeras vezes a vontade de entrar nela e esmurrar a cara de Dorian por conta de sua arrogância e prepotência, o que não é algo ruim. Pelo contrário, Oscar Wilde foi genial ao mostrar um personagem tão problemático como esse que destruiu a vida de inúmeros personagens como Basil e Sybil.

Li a versão da Darkside que acompanha coisas "extras" como a biografia do autor e críticas da época, me deixando muito triste saber que Oscar Wilde morreu sem imaginar que O Retrato de Dorian Gray seria tão amado pelo público atual.

Marcela414 26/04/2024

Tenho uma certa dificuldade com clássicos e não consegui me conectar muito bem com a história e os personagens,e a leitura foi um pouco arrastada. Mas gostei da ideia central.

liaassza 26/04/2024

FASCINANTE
A história parece um pouco arrastada, mas tem frases reflexivas e sábias, há muitas lições no decorrer da história. a leitura é meio fluída mas é emocionante! considero um dos meus favoritos por causa de toda a abordagem e trama da história! leia!!!