O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

rezendegio 25/04/2024

Interessantíssimo, mas extremamente chato, acho que só não fez muito meu estilo, parecia que não acabava mais. Valeu a pena por toda a crítica social e pelo final.

Yasmin827 25/04/2024

Perfeito
Um livro que sempre estará no meu coração, uma de minhas primeiras leituras, o retrato de Dorian gray é sim um livro que recomendo desde sua hóstia que me faz refletir sobre como a beleza interna é tão importante quanto a externa. Já li umas 3 ou 4 vezes este livro pequeno e pretendo adquirir a versão sem censura para maior detalhes, ao começar a ler ela em pdf me deparei com cada detalhe da vida de Oscar wild e de como era difícil ser homosexual na época dele e muito mais. Uma leitura para refletir e até usar no enem para quem irá fazer a prova.

biancaperes 25/04/2024

"só há uma coisa no mundo pior do que ser falado: é não ser falado."
Já conhecia a história de filmes e séries onde dorian gray é retratado. a escrita é mais fluida do que eu esperava, mas o oscar wilde se empolga um pouco nas descrições em alguns momentos. a edição tem MUITAS notas de rodapé, algumas que achei desnecessárias, além de um prefácio enorme sobre a vida do autor, que faz sentido pra dar contexto ao universo em torno da obra, mas que é bem cansativo de ler. dito isso, tudo faz muito mais sentido quando o leitor já está familiarizado com o mito de Fausto. é uma boa obra, foi minha escolha para a leitura clássica de uma maratona do mês de abril e não me arrependi.

Lorena 25/04/2024

Dorian Gray
Esse foi o último livro que ganhei de uma pessoa que amei muito e que por acaso foi se encontrar com Deus, foi o melhor livro que eu já li, não canso de ler e reler, eu consigo entender o que você quis dizer quando me disse que esse livro nos faz questionar qual é o verdadeiro significado do belo, Dorian Gray mudou a minha vida e toda a concepção narcisista que eu tinha sobre a beleza e as virtudes, eu gostaria muito que todos que lessem esse livro sentissem um pouco disso também, gostaria de poder ter te contado sobre o que eu achei da leitura e ter te ouvido falar por horas sobre as suas impressões, espero que quando nos encontramos no além possamos fazer isso ? Essa resenha é especialmente pra você meu amado incentivador, professor, padrinho e tio.

Caetano.Fernandes 24/04/2024

Gostei bastante no começo e durante o livro tem muitas coisas interessantes, reflexões, frases, citações.

mas eu fui pegando asco do personagem mesmo. quanta superficialidade, quanta mesquinhez, quanta imaturidade.

Anderson916 24/04/2024

Quanta loucura
Facilmente manipulável, um ser abjeto. Como que os outros se encantavam tanto por esse ser alucinado?

duda 23/04/2024

Dorian gray quem você seria se fosse gente
E realmente, será que existe personagem mais humano e real que esse? apesar de tudo ele foi fiel aos seus ideais até o final mesmo que pra isso ele tenha cometido atrocidades.

o pobre do basílio sendo apenas um artista apaixonado. no final a arte dele matou ele.

harry falando coisa que não sabe e pagando de intelectual pensante vsfdd (apesar de ter falado umas coisas bem notáveis).

e vsfdd o dorian também egoísta com um ego do tamanho do mundo. não entregou nadaa, só vitimizaçao e crimes.

esse livro tem material pra muita análise viu, só não faço isso pq tenho preguiça

lexi pereira 22/04/2024

Uma verdade difícil de escapar
É óbvio que todo mundo envelhece mas parece que só lendo esse livro que eu percebi como isso é inevitável e cruel, geralmente não pensamos nas coisas que consistamos e no que queremos de uma maneira tão crítica e minuciosa mas essa história carrega essa observação, me fez refletir no meu tempo e na forma que eu estou amadurecendo e caminhando na minha vida e isso mesmo sendo assustador traz um tipo de conforto no final?

paula1735 22/04/2024

Belíssimo
Encantador, arrebatador, belíssimo, incrível, persuasivo e impecável

Oscar wilde foi capaz de proporcionar tudo em seu único e primeiro livro.

Maryana99 21/04/2024

Uma obra repulsivamente interessante
A obra de Wilde incomoda. O fato dos personagens serem detestáveis não é apenas um retrato da época que foi ambientado, mas um reflexo da própria humanidade.
Não sei dizer se gostei do livro, mas ele certamente me provocou emoções. Mesmo que ruins. Um final que eu esperava, mas que ainda me foi surpreendente.
Minha reflexão é que o mal por si só, presente nas pessoas,mas do que um conceito religioso ocidental, é castigado pelo próprio fato de coexistir em nós mesmos. Uma espécie de angústia existencial pelo fato de nós sermos fadados a cometer erros e a ter que conviver com isso. Entretanto, é o que nos faz humanos a tentativa de reconhecer que somos falhos e buscarmos melhorias diariamente.

Atitude que esteve ausente em cada um dos personagens de Dorian Gray.

Enfim ainda acho que esse Dorian não era bonito coisa nenhuma. Devia ser um Tonhão qualquer com o ego de um homem branco, europeu, britânico, rico e que se fazia de hétero pq reconhecemos uma bicha enjaulada no armário quando lemos sobre.

Isso é tudo pessoal.

Rebecca.Lucena 21/04/2024

Esse livro me fez odiar praticamente todos os personagens. Mas é justamente essa capacidade de despertar em mim tantas emoções, que faz com que O Retrato de Dorian Gray seja uma leitura tão impactante.

charles67 20/04/2024

Uau galera quem diria q o pintor era apaixonado
Nossa o final foi bem previsível mas ainda assim me deixou meio surpreso .. não sei pq foi censurado? eles eram tão dramáticos naquela época n tinha nada dms e ainda se tivesse vms respeitar o artista? amei o livro .. um clássico que não cansa !