O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

shelukessonarry 19/07/2021

um dos melhores clássicos que já li
Fiz essa leitura com as duas versões em paralelo, primeiro li a não censurada, depois li a ?censurada?, que eu apelidaria de ?revisada?: E RECOMENDO QUE TODOS FAÇAM ISSO

Este é um dos melhores clássicos que eu já li, um dos clássicos mais atemporais, a discussão ainda é extremamente atual sem ser moralista, o que é impecável. Oscar Wilde também é um dos melhores ?escritores com os quais me deparei, com frases lindas (sério, marquei muita coisa), paradoxos que fazem todo sentido e muitas verdades doloridas que você aceita porque são verdades. Para aqueles que tem medo de ler clássicos: este livro é um ótimo ponto de partida, a escrita é simples, apesar do livro ser do século XIX.

SOBRE A LEITURA
(não há spoilers, mas há comentários detalhados, se você quer ler 100% sem saber o que rola, a resenha acaba aqui)

~

Sobre a versão não-censurada: esta foi a minha versão favorita, mas não porque há conteúdos que foram apagados e sim justamente porque há conteúdos escondidos, que fazem essa versão ser melhor por não entregar tudo de bandeja. O direcionamento de pensamento não existe aqui, fazendo com que o protagonista seja uma vítima de sua época, que eu acho que é justamente o que acontece quando a gente trata do assunto da beleza.? Ainda, o personagem parece se arrepender muito mais rápido, e a estrutura faz mais sentido, porque a gente acompanha Dorian o tempo todo. Minha única reclamação, que pode ser relevada, ou seja não afeta a qualidade do livro, é que eu me perdi muito na passagem do tempo, mas de certa forma isso pode ter sido intencional já que o personagem não envelhece. O ritmo meio estranho, acumulando os melhores acontecimentos no final, é aceitável pois parece reforçar a superficialidade de Dorian numa estrutura textual teatral.

Sobre a versão censurada: eu chamaria essa versão de revisada, pois ela só adiciona textos e reescreve três frases ao longo do livro. Essa versão tem uma mudança de ponto de vista, a qual parece desencaixada (literalmente o único capítulo da versão censurada que podia ser apagado). Há a presença mais frequente do personagem Harry, fazendo com que Dorian seja mesmo mais influenciado, como o autor queria. Porém, Dorian também aparenta ser mais mau nessa versão, porque é há mais acontecimentos que fazem com que ele demonstre sua verdadeira índole. A sensação de vítima da época some completamente, e algumas coisas parecem acontecer por motivos muito mais superficiais. Gostei, mas acho que não tanto quanto a primeira.

Um dos melhores do ano, uau!
Erica 24/07/2021minha estante
essa versão é a não censurada ou a censurada?

shelukessonarry 24/07/2021minha estante
Essa é a censurada, mas ela é maior, então é só extrair alguns capítulos e você obtém a não censurada (eu fiz isso, li os da não-censurada primeiro e depois li os adicionais/da censurada)

laauragama 02/01/2023

o retrato de dorian gray foi o primeiro clássico em que consegui finalizar, não sou acostumada com a escrita dos livros clássicos mas deste livro eu me esforcei e acabei levando a leitura como positiva. gostei que a leitura me causou sentimentos de surpresa por existirem sequências de plot twists ao longo da história que eu não esperava nenhum deles. a quantidade de estrelas foi pela descrição desnecessária em alguns capítulos que confesso que passei o olho rápido nelas por preguiça ?. portanto, retrata algumas situações que podem ser colocadas no dia a dia atualmente. gostei, principalmente da forma que ele acaba, o dorian precisava fugir do próprio egocentrismo.
Sofia.Corpe 02/01/2023minha estante
ta sendo uma leitura arrastadissima pra mim kkkk por conta das descrições imensas

laauragama 02/01/2023minha estante
amg eu simplesmente passava o olho e passava pra próxima juro um saco

Isabela.Araujo 09/12/2020

Precisei de um tempo
Eu lembro de quando tentei ler esse livro pela primeira vez. Eu parei no capítulo 10, achei muito chato e difícil. Não entendi o porquê de esse livro ser tão fantástico.

Como eu era bobinha.

Nesse livro, temos a discussão da vaidade, da futilidade, da hipocrisia, engrandecimento de ego, a vaidade em decadência da virtude, com personagens odiosos, fúteis e dissimulado.

Eu não tenho nem palavras para descrever a minha paixão recém formada por esse livro. Só digo que: se você não conseguiu ler pela primeira vez, guarde o livro e depois tente de novo. Ele vale a pena.
Tiago.Boaventura 09/12/2020minha estante
Deu até vontade de ler esse livro agora.

Isabela.Araujo 11/12/2020minha estante
Que bom!! Leia, ele é fantástico

baby targaryen 11/01/2022

O maior de todos os tempos
Oscar Wilde é realmente tudo isso e muito mais. Ele merece o título de escrita mais bela de todos os tempos.
Esse livro é uma deliciosa crítica a elite inglesa do século XIX, com personagens odiosos que são insuportáveis, como o Henry que é o pior de todos, manipulador que se acha o dono da razão quando na real não sabe de nada, típico e nada diferente dos dias de hoje.
Confesso que no meio do livro achei um pouco tedioso a parte em que descreve as coisas que o Dorian coleciona, instrumentos, tapeçarias, jóias etc. Mas foi a única parte do livro tbm, de resto foi impecável. Wilde fazendo a gente ter raiva de burguês safado desde o século XIX
mipavaneli 11/01/2022minha estante
Concordo 100%

baby targaryen 11/01/2022minha estante
Wilde reizinho

isabela 02/11/2021

gostei até
gostei do livro, para um clássico da literatura, ele n é tão monótono. prefiro esse mil vezes mais que O Morro do Ventos Uivantes.
a história é legal, mas teve um capítulo tão confuso que tive que pular pq n tava entendendo nada.
se eu fosse recomendar um clássico, provavelmente seria esse.
pelo menos posso dizer que li um clássico da literatura universal kkkkkk
Duda Mapi 02/11/2021minha estante
Quero muitoo ler

Júlia 08/11/2021minha estante
Até imagino qual capítulo é KKKKKKK Quase dormi

Rafa 17/04/2015

O Retrato de Dorian Gray
Um dos maiores livros da literatura mundial, escrito pelo Oscar Wilde. O livro leva o leitor para uma Londres da alta sociedade em meio aos nobres, aristocratas e pessoas ligadas a Rainha. Oscar Wilde procurou mostrar a cultura, sociedade e o modo de vida dos Londrinos do século 19.

O autor mantem uma escrita fina e bem dinâmica com personagens primários e secundários, detalhista nos cenários de Londres e tudo em volta. O livro foi publicado inicialmente em uma revista chamada Lippincott's Monthly Magazine em 1890, inicialmente os editores acharam muitos trechos do livro ofensivos para época e sem Oscar Wilde saber eles retiraram esses trechos e publicaram normalmente.

Os personagens principais da história são eles:

Dorian Gray: jovem atraente, narcisista e vaidoso.
Basil Hallward: pintor e responsável por fazer o retrato de Dorian Gray, sendo sua obra prima.
Lorde Henry Harry Wotton: um aristocrata arrogante e de ideias fortes, ele fica encantado pela extrema beleza de Dorian.

A leitura desse livro levanta muitas questões éticas e morais dos seres humanos como por exemplo o narcisismo, padrões de beleza e fatores culturais.

site: http://www.livreando.com.br/2015/04/resenha-o-retrato-de-dorian-gray.html
Tícia 17/04/2015minha estante
Não é de hoje que tô tentando ler esse livro e sempre enrolo.

Rafa 17/04/2015minha estante
Super recomendo esse livro Tícia, você vai curtir e muito a leitura.

fierrosbitch 18/01/2022

Leitura necessária !!
?Os livros que o mundo chama de imorais são livros que mostram ao mundo sua própria vergonha.?

O Retrato de Dorian Gray, quando publicado em 1890, não demorou para ser censurado pela imprensa; foi considerado um livro imoral e condenado pelos valores da época. É certo que Oscar Wilde estava a frente de seu tempo.

O livro retrata a vida de Dorian que, após um desejo imaculado, tem a juventude preservada enquanto um quadro absorve seu mal e sua corrupção. No início, sendo apresentado como um garoto ingênuo, não demora para ser corrompido pela vaidade, beleza e prazeres temporários, obcecado pelo ?pecado? e tudo que ele poderia oferecer.

Com o Clássico, somos levados a analisar e compreender a vida de Dorian e seus dois companheiros, Henry Wotton e Basil Hallward, com seus pensamentos críticos, peculiares e ?imorais?, mas que retratam o que há de real na sociedade.

Pode não ser uma leitura fácil, mas é extremamente necessária, com ótimas reflexões que podem ainda serem aplicadas nos dias atuais.
thiagocarrera 26/01/2022minha estante
Essa sim é a melhor resenha

fierrosbitch 26/01/2022minha estante
hahaha obgd!!

Bruno Bulnes 06/04/2016

Perfeito
Dorian Gray revela um lado que todos nós temos e que muitos praticam diariamente. Egoísmo, narcisismo, infantilidade, futilidade, entre outros sentimentos norteiam a vida do Sr. Gray.

Porém, ele nem sempre foi assim. Graças a um amigo, ele teve sua personalidade alterada; embora que no fundo eu acredito que ele sempre foi o monstro que se tornou, apenas desconhecia isso.

site: http://brunobulnes.tumblr.com
Rafael Bonfim 22/09/2016minha estante
Me instigou.

Bruno Bulnes 22/09/2016minha estante
Pode ler Rafa, você vai adorar. Me surpreendi muito com este livro.

Rafa P. 14/01/2018

Muito amor por Oscar Wilde !!!
Primeiro livro que li de Oscar Wilde e que maravilha de livro. Eu recomendo muito a leitura, a história tem uma áurea de mistério e suspense sobrenatural, que cativa e envolve o leitor. A narrativa do autor é incrível, muito refinada e estilosa.
Uma única decepção é com relação ao próprio livro. Depois que o adquiri, tomei conhecimento que essa é uma edição editada, e que faltam vários capítulos da obra original, que foram censurados para que o livro pudesse ser publicado na época em que foi escrito. O autor foi um figura polêmica e enfrentou vários problemas por ter escrito esse livro.
Com certeza eu irei buscar a versão completa e sem censura para conhecer essa história no formato que o autor idealizou para que fosse publicado. Super indico.
Jéssica 25/11/2021minha estante
Na verdade, a obra original tinha apenas 13 capítulos, porém os editores ingleses insistiram que Wilde suavizasse a narrativa, principalmente a influência de Lord Harry sobre Dorian. Então o autor acabou alongando o texto, fez modificações, inseriu alguns capítulos e dividiu o último, que oera o treze, em dois. A obra com 20 capítulos, é a censurada.

Jéssica 25/11/2021minha estante
*Lord Henry

helena.simAo 12/02/2022

"vendo no prelúdio dessa grande obra de arte uma introdução da tragédia de sua própria alma."
que livro bom!! essa obra conta basicamente a ruína de uma pessoa que tem tudo e sua influência na vida das pessoas próximas. progressivamente dorian é consumido por ideais que o fazem tomar decisões erradas ou acabam por levar outra pessoa para o buraco e nem seus amigos mais próximos o fazem mudar de ideia.
Amanda 08/03/2022minha estante
Sabe me dizer se essa versão é censurada?

helena.simAo 08/03/2022minha estante
não sei amg, mas a da Darkside eu sei que nao é certeza

Josi do Beco 03/04/2020

O único meio de livrar-se de uma tentação é ceder a ela.
Todos nós convertermos em horrorosos fantoches, alucinados pelas lembranças das paixões a que não tivemos coragem de ceder.
Publicado pela primeira vez em 1980, a obra de Wilde foi recebida com muitas críticas, principalmente por conter indícios de revelações homossexuais entre os personagens. Diante disso, em 1891, o autor adaptou a obra, suavizando as passagens "imorais" e adicionando mais 7 capítulos.
Wilker.Dantas 03/04/2020minha estante
É absolutamente tudo pra mim esse livro

Josi do Beco 03/04/2020minha estante
É com certeza um dos meus preferidos.

Eduardo1927 02/03/2022

intrigante, envolvente e verdadeira
O Retrato de Dorian Gray me permitiu enxergar múltiplas versões sobres os personagens, sobre a história e, no geral, sobre tudo.
Eu não achei a leitura do livro cansativa, muito pelo contrário, todos os detalhes são importantes e nos permitem enxergar tudo de uma forma poética, simbólica e com mais de um caminho.
A história é intrigante, verdadeira e envolvente, do tipo que você começa e não quer parar. Sem dúvidas, para quem deseja começar a consumir clássicos, esse é um excelente inicio.
A partir desse livro, criei uma nova lista de leitura e comprei livros que nunca imaginei consumir antes. Sinto que, de alguma forma, me encontrei bastante na leitura e amei acompanhar a história.
De 5 estrelas, eu daria 10. Super indico!
Mah 12/03/2022minha estante
Acha que valeu a pena msm sendo uma versão censurada ? Eu gosto das edições da penguin mas esse tô pendendo em comprar por outra editora e queria saber

Eduardo1927 12/03/2022minha estante
sim! eu pretendo ler a versão não censurada, mas mesmo censurado, você consegue reconhecer perfeitamente os códigos e os símbolos.
eu acredito que a censura aborda apenas as relações em si? confesso que tô bem tentado a comprar ela o quanto antes!

Jessi 31/01/2022

Faz tempo que eu não lia algo tão bom
O livros é incrível cheio de acontecimentos, apesar de ser considerada um livro pequeno de 200 e tantas páginas tem muito conteúdo, reviravoltas. Apaixonei-me pelo livro quero agora ver o filme
Mai 31/01/2022minha estante
nossa é MUITO bom mesmo!

Jessi 31/01/2022minha estante
Verdade

Leila de Carvalho e Gonçalves 17/07/2018

Último Romance De Eilde
Oscar Wilde (1854-1900), um dos mais aclamados escritores da língua inglesa, escreveu poucas obras e entre elas está um clássico da literatura gótica: "O Retrato de Dorian Gray".

Trata-se de um romance de cunho filosófico que pode ser encontrado em três versões:
- O manuscrito original, só recuperado e lançado há poucos anos.
- A publicação em folhetins veiculada pela revista literária Lippincott's em 1890. Nesse caso, o texto passou pela censura dos editores.
- O livro, lançado um ano depois pela Ward, Lock & Company. Influenciado por severas críticas, Wilde realizou várias mudanças, amenizando o tom polêmico e alongando a narrativa que passou de treze para vinte capítulos.

Ambientado na Londres vitoriana, "O Retrato de Dorian Gray" é considerado um símbolo da decadência moral da época, inclusive, chocou uma parte da sociedade que, aristocrática e hedonista, reconheceu os próprios defeitos em suas páginas. Seu conteúdo homoerótico também despertou um grande alvoroço, inclusive, o escritor foi condenado a dois anos de prisão por "praticar atos imorais com rapazes" e trechos da narrativa foram usados pela acusação durante o julgamento.

Remetendo ao mito de Narciso e a lenda de Fausto, seu protagonista é Dorian Gray, a personificação da vaidade. Amante de si mesmo e capaz de cometer todos os pecados em nome da beleza e juventude, ao se arrepender, descobre que para sua maneira leviana de encarar a vida, não há redenção.

Enfim, o romance além de abordar degradação, envelhecimento e o fascínio pela imortalidade, também apresenta apresenta uma boa abordagem sobre a produção artística na virada do século XIX.

Nota:
- Editados pela Penguim, livro e e-Book Kindle apresentam a terceira versão, lançada em 1891.
Douglas 04/10/2020minha estante
Excelente resenha. Grande obra