O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

isa 13/02/2022

Criminoso por amar demais
Ainda não tinha avaliado o livro aqui no Skoob, e nem tinha reparado, pois li o livro no fim do ano passado. O Retrato de Dorian Gray é menos dark e mais gay do que eu esperava. Tipo, literalmente.
A edição que eu li é fantástica, tinha informações sobre o próprio Oscar Wilde que assim como o Basil, o único crime foi amar demais
É um clássico que eu recomendo muuuito principalmente pra quem quer começar a ler esses livros, não tem uma leitura muito cansativa e tem várias referências artísticas e filosóficas :)
anaiunes 18/07/2022minha estante
qual foi a versão?

isa 18/07/2022minha estante
essa daí mesmo

fierrosbitch 18/01/2022

Leitura necessária !!
?Os livros que o mundo chama de imorais são livros que mostram ao mundo sua própria vergonha.?

O Retrato de Dorian Gray, quando publicado em 1890, não demorou para ser censurado pela imprensa; foi considerado um livro imoral e condenado pelos valores da época. É certo que Oscar Wilde estava a frente de seu tempo.

O livro retrata a vida de Dorian que, após um desejo imaculado, tem a juventude preservada enquanto um quadro absorve seu mal e sua corrupção. No início, sendo apresentado como um garoto ingênuo, não demora para ser corrompido pela vaidade, beleza e prazeres temporários, obcecado pelo ?pecado? e tudo que ele poderia oferecer.

Com o Clássico, somos levados a analisar e compreender a vida de Dorian e seus dois companheiros, Henry Wotton e Basil Hallward, com seus pensamentos críticos, peculiares e ?imorais?, mas que retratam o que há de real na sociedade.

Pode não ser uma leitura fácil, mas é extremamente necessária, com ótimas reflexões que podem ainda serem aplicadas nos dias atuais.
thiagocarrera 26/01/2022minha estante
Essa sim é a melhor resenha

fierrosbitch 26/01/2022minha estante
hahaha obgd!!

Carolina.Gomes 02/02/2021

Dorian Gray: uncensored
Fazer a releitura desse clássico nessa edição não censurada foi uma experiência enriquecedora. Trata-se de um livro completamente novo. Na edição de 20 capítulos, ampliada pelo autor, para aplacar as críticas, aparecem outros personagens e o homoerotismo é bastante suavizado.

O texto dessa edição é mais cru e mais condizente com a narrativa, havendo ainda um quadro comparativo com as partes suprimidas e alteradas.

Dorian Gray é um jovem idolatrado por sua beleza, que ao ter sua imagem retratada em um quadro, deseja conservar sua juventude e beleza sem que sua imagem seja conspurcada pela velhice, pelos vícios e degradações praticadas.

Seu desejo é atendido e toda fealdade da sua conduta passa a se refletir no quadro enquanto Dorian permanece jovem e belo.

A relação de Dorian Gray com o quadro me lembra muito a de Dr. Jekyll e Mr Hyde, em o médico e o monstro.

As notas acrescidas, a essa edição, são excelentes e trazem importantes aspectos para melhor compreensão e contextualização da obra.

Para quem já leu a versão censurada, vale a pena conhecer o texto fiel trazido pela Editora Azul.

Esse continua sendo um dos livros mais incríveis que já li.
Jessé 02/02/2021minha estante
Eu tenho a da Penguin. Mas acho que é a censurada, porque ela tem 20 capítulos. Vou atrás dessa.

Carolina.Gomes 02/02/2021minha estante
Vale a pena!!!

Letícia 14/12/2020

Não há nada no mundo que eu não desse.
?Ah, se fosse possível mudar os destinos. Se fosse eu quem devesse conservar-me novo e se essa pintura pudesse envelhecer! Por isto eu daria tudo! Nada há no mundo que eu não desse? Até minha alma!?

Baseada claramente no Mito de Narciso e no Mito Faústico, o único romance escrito por Oscar Wilde gira em torno da vida de 3 personagens: Dorian Gray, Lorde Henry Wotton e Basil Hallward. Apesar de não ser a intenção do autor esteticista, o qual afirmava que a arte não servia para provar absolutamente nada, Oscar Wilde naturaliza e fomenta a vontade do leitor de exteriorizar a literatura à vida. Nesse sentido, em outras afirmações, falara que a única finalidade da arte, seria fazer coisas belas.

Não obstante, a obra retrata a vida de Dorian, um garoto ingênuo, que nem ao menos sabia o poder do belo e da juventude. E como toda pessoa ingênua, está vulnerável à persuasão das mais espertas. Conhece então Lorde Henry, que é a real representação dos vícios, da futilidade e dos prazeres momentâneos. Por outro lado, como se fosse uma mistura das duas personalidades, há Basil, não tão imaturo a ponto de ceder aos pensamentos do pseudo-sábio, mas tão cego ao ponto de enxergar apenas a exteriorização da beleza humana. O quanto esses 3 personagens podem fazer um com o outro? Deixo para os que ainda não leram a curiosidade de poder se des(encantar) com O retrato de Dorian Gray.
Guga_12 14/12/2020minha estante
????????

PC 22/12/2020minha estante
Curti sua resenha

Liliane 16/02/2021

Quem é vc quando ninguém tá olhando?
Essa é a história de um belíssimo rapaz que ?esconde? a própria alma em um quadro. Ele simplesmente experimenta a vida sem medo de qualquer tipo de consequência. Um verdadeiro hedonista!
Iniciei a leitura de forma despretensiosa. Não sabendo muito sobre o enredo, o que ganhei foi uma bela surpresa! Achei o livro incrível. Um verdadeiro clássico, um livro atemporal. Mais que um enredo bem escrito, esse livro tem um conteúdo inesgotável... Vai rolar releitura com certeza. Pretendo reler em outra tradução.
Vanessa 21/02/2021minha estante
Recomendo a edição da Biblioteca Azul - a qual lerei em breve, tbm!- , foi bem avaliada pelos leitores. ? Li a bilíngue da Landmark, com tradução da Doris Goettems, e achei boa, no geral. Falta um toque final na editoração/revisão, como falta de sumário e algumas passagens truncadas... Mas caprichou na capa dura, tradução página a página, notas (não se compara as da Biblioteca Azul) páginas amarelas, tamanho da letra e introdução ao livro e autor - e todas essas observações são de uma leitora amadora ?! ENFIM, empolguei aqui. Boa leitura!

Liliane 21/02/2021minha estante
Muito bom quando um livro nos empolga, né?! Rsrs
Muito obrigada pela indicação. Com certeza levarei em conta na releitura! Obrigada!

Isabela.Araujo 09/12/2020

Precisei de um tempo
Eu lembro de quando tentei ler esse livro pela primeira vez. Eu parei no capítulo 10, achei muito chato e difícil. Não entendi o porquê de esse livro ser tão fantástico.

Como eu era bobinha.

Nesse livro, temos a discussão da vaidade, da futilidade, da hipocrisia, engrandecimento de ego, a vaidade em decadência da virtude, com personagens odiosos, fúteis e dissimulado.

Eu não tenho nem palavras para descrever a minha paixão recém formada por esse livro. Só digo que: se você não conseguiu ler pela primeira vez, guarde o livro e depois tente de novo. Ele vale a pena.
Tiago.Boaventura 09/12/2020minha estante
Deu até vontade de ler esse livro agora.

Isabela.Araujo 11/12/2020minha estante
Que bom!! Leia, ele é fantástico

Amanda 30/07/2020

Brilhante
O que dizer? Clássico é clássico. Um livro genial, de escrita marcante, filosófica, caso se perca em pensamentos durante a leitura pode perder a linha de raciocínio do autor. O que notei é que o autor não precisa inventar muitos personagens para conduzir a história, é simples e direto com diálogos marcantes conduzidos por lorde Henry. Brilhante, inesperado e satisfatório!
Klaus 30/07/2020minha estante
Um dos primeiros livros que me impactou, uma obra pra Eternidade s2

Amanda 30/07/2020minha estante
Ma-ra-vi-lho-sa

Sabrina 10/11/2021

Doriano Cinza e suas peripécias
"A vida foi a sua arte. Você se transpôs em música. Seus dias são seus sonetos."

Oscar Wilde escreveu isso aqui em mil oitocentos e lá vai bolinha, e tem gente aí, em pleno 2021, cheia de preconceitos e apoiando o Bolsonaro. ?
Caras... PELO AMOR DE DEUS!!! O que foi esse livro?????
Eu realmente não tenho palavras para descrever o quão f0da esse livro é! Oscar Wilde reizinho demais, serviu em todos os aspectos possíveis.
A degradação do personagem Dorian Gray é uma das coisas mais bizarramente bem feitas que lá li na vida. A maneira como ele vai se corrompendo aos poucos e, na mesma medida, se afogando cada vez mais na própria hipocrisia e na própria arrogância é algo tão pontual e ao mesmo tempo atual que- PUT@ QUE PARIU!!!
O lorde Henry é um dos seres mais fascinantes e deploráveis que já li, eu ficava embasbacada com o quanto ele consegue te fazer refletir e querer dar uma porrada nele na mesma medida.
O pobi do Hallward gente, sei nem o que dizer. Um dos únicos personagens que prestavam, só fez se ferrar.
E o final, galera... O FINAL!!! JESUS, APAGA A LUZ! Esse final foi, sem dúvidas, mais uma vez, um dos melhores que já li!!! Oscar Wilde: você venceu, você sabe que venceu!
Minha única ressalva é que o livro demora um pouco para engatar, e às vezes se prende numas descrições que dão soninho. Mas é um livro incrível, não é a toa que é um clássico!

"Era a morte em vida de sua própria alma que o perturbava."
Sidney 10/11/2021minha estante
Muito massa essa resenha.

Sabrina 10/11/2021minha estante

Darky 19/11/2021

"Como a pintura de uma tristeza Um rosto sem coração."
Sem dúvidas, uma obra fantástica, sendo um dos maiores clássicos da literatura inglesa.
Com forte influencia de personagens como Narciso da literatura grega e Fausto de Goethe, a obra de Oscar Wilde se mostra um romance filosófico cheio de críticas ao moralismo exagerado e hipócrita na era vitoriana, época em que foi publicado (1890). Embora o autor pertencesse ao movimento conhecido como Esteticismo, O Retrato de Dorian Grey possui passagens profundas sobre a natureza humana que, quando contextualizado com a época e vida do autor, torna está obra ainda mais magnífica.
Viollet 19/11/2021minha estante
pls!! quero mt ler a versão sem censura!!

Caio Gouveia 19/11/2021minha estante
Excelente resenha!

Josi do Beco 03/04/2020

O único meio de livrar-se de uma tentação é ceder a ela.
Todos nós convertermos em horrorosos fantoches, alucinados pelas lembranças das paixões a que não tivemos coragem de ceder.
Publicado pela primeira vez em 1980, a obra de Wilde foi recebida com muitas críticas, principalmente por conter indícios de revelações homossexuais entre os personagens. Diante disso, em 1891, o autor adaptou a obra, suavizando as passagens "imorais" e adicionando mais 7 capítulos.
Wilker.Dantas 03/04/2020minha estante
É absolutamente tudo pra mim esse livro

Josi do Beco 03/04/2020minha estante
É com certeza um dos meus preferidos.

Jessi 31/01/2022

Faz tempo que eu não lia algo tão bom
O livros é incrível cheio de acontecimentos, apesar de ser considerada um livro pequeno de 200 e tantas páginas tem muito conteúdo, reviravoltas. Apaixonei-me pelo livro quero agora ver o filme
Mai 31/01/2022minha estante
nossa é MUITO bom mesmo!

Jessi 31/01/2022minha estante
Verdade

maririb 07/09/2020

Ainda tô pensando
Meus caros, que livro. A história do Dorian me deixou interessada desde o começo, e o estilo da escrita, a ambientação, tudo me conquistou completamente.
Eu me vi questionando minha moralidade toda hora, o que fez com que eu ficasse uns bons minutos olhando pra parede e tendo crises existenciais. O que aconteceria se tivéssemos um espelho das nossas almas e não sofressemos consequência de nenhuma das nossas ações?
Apesar de ter alguns momentos um pouco cansativos (sinceramente Dorian, qual foi a daquela conversa toda sobre pedras e tecidos?), e o Harry me deixar com uma vontade imensa de quebrar ele na porrada, o livro é incrível. Além disso, temos que considerar também a época em que foi escrito, século XIX não era lá muito desconstruído.
Sara 25/12/2020minha estante
Entrou pra minha listinha de livros que quero ler! ?

maririb 25/12/2020minha estante
nossa esse livro é muito bom amg

Giuliano.Behring 01/09/2020

Nem todo clássico é bom...
O retrato de Dorian Gray é um livro de Oscar Wilde, que é considerado um clássico da literatura ocidental, mas... Acho que esse livro na verdade não é muito incrível, Wilde não se dá nenhum trabalho de ressaltar a "maldição" de Dorian no momento em que ele a profere e além disso é um livro que tem muitas polémicas dos dias atuais que me deixaram extremamente irritado. O melhor amigo de Dorian, Lorde Henry é um tremendo safado e malandrão, muitíssimo machista e completo depreciador de todas as coisas. Sinto que quando leio o romance estou lendo a vida de dois adolescentes que procuram os prazeres da vida sem olhar para trás, mas o que me assuta é o fato dos personagens terem por volta de 40 ANOS. Além disso, sinto que a "redenção" do personagem principal é muito forçada e deveria ser muito mais bem elaborada. Esse livro de fato não é nada inovador, é na verdade a propagação de ideias que já eram adotadas (por alguns) na época como "homens devem se ater aos prazeres da vida". Eu compreendo o fato de isso escrito ser "desafiador" mas mesmo assim é um livro muito sem nexo e muito fraco para mim. Dou 2,5 estrelas por que mesmo assim o final é até legal.
Paula 07/09/2020minha estante
Suas resenhas são muito boas ??

Giuliano.Behring 08/09/2020minha estante
Muito obrigado ???

Kess 25/12/2021

Certa vez um pintor fez um retrato de Dorian Gray mostrando sua juventude.

Acontece que, inicialmente, o retrato mostrava apenas sua indescritível beleza, mas Dorian era muito vaidoso e o retrato acabou virando seu "pesadelo".

Essa história nos leva a longos pensamentos sobre o envelhecimento do ser humano e como isso se constrói na sociedade.

É um livro com ótimas revelações e dramas que faz o leitor pensar sobre seus próprios valores, porém é muito filosófico, talvez com ironia? Não sei, mas até que ponte vale ser tão vaidoso?

Foi a obra que mais fiz marcações nas páginas. Bem interessante e dignas de uma boa reflexão.

Só que a leitura é bem monótona, demorada, com longas linhas de pensamentos... que me deixou extremamente entediada.

Tá afim de refletir sobre a vida? Vale a pena!
Dhewyd 26/03/2022minha estante
Esse vai ser minha próxima leitura... após terminar o que tô lendo rsrs

Kess 26/03/2022minha estante
É um livro extremamente fora da casinha!

Mustafa 25/06/2020

Vale a pena ler?
Vamos lá.
Para quem não tem contato com leitura mais "antigas", talvez estranhe o ritmo e como a história é contada. De fato é uma boa história, e a escrita de Oscar Wilde tem suas peculiaridades e destaques, mas para o público que tem costume com leituras mais leves, vai achar essa obra um pouco maçante. Mas acredito que vale a leitura.
A obra é envolta de conversas filosóficas, então exige que o leitor esteja bem atento para "pegar a ideia" do que estão falando e o por quê.
Mas tenho que dizer que o momento em que o livro mais me causou um certo "impacto" a mais, foi pouco depois de quando Dorian recebe o "livro amarelo", e começa a relatar seus passos por várias áreas, conhecendo culturas, estudando ocultismo e até mesmo estudo de pedras. Como um curioso, e ter esse amor pela ciência, eu me senti quase que como sendo o personagem buscando conhecer mais sobre o que tem curiosidade.
Mas resumidamente, se você for fã de uma obra mais "filosófica" vai fundo, que provavelmente irá gostar. E caso não goste, pelo menos dê uma chance a obra, afinal é um clássico da literatura, e realmente só irá saber se gosta ou não depois que você mesmo ler.
Arya4 06/07/2020minha estante
Tenho tanta preguiça de ler livros desse ritmo. Eu ouço a minha preguiça ou a minha curiosidade?!

Mustafa 16/10/2020minha estante
Não ouça sua preguiça kk
Siga sua curiosidade, pode valer a pena. Mas não espere nada muito inovador na história, o que era novidade na época que foi escrito, hoje já consideramos clichê kk