O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Ana 25/05/2024

Relendo
Li esse livro há muitos anos e agora o reli para ver se a minha percepção mudara.
O livro fala sobre o culto à beleza, à juventude, o narcisismo e o que isso é capaz de fazer na vida de uma pessoa e na vida das pessoas à sua volta.
Continua uma ótima leitura, pesada porém necessária.

Aline Parreira 24/05/2024

O livro, muito criticado na época de sua publicação.

Não poderia ser diferente, pois Wilde, a cada página crítica à sociedade da época vitoriana.

Um exemplo da literatura decadentista.

Um livro que levou seu autor à prisão, onde ficou por dois anos, perdeu tudo e não se recuperou, morrendo alguns anos depois.

luizafb 24/05/2024

Certamente foi um desafio isso daqui. Se arrastou muito, e eu gosto da leitura de clássicos.. mas o final me deu um soco forte no estômago e me fez refletir.. no geral foi uma experiência que agregou muito pela paciência de acompanhar o desenvolvimento do Dorian e a recompensa (esmagadora) no final.

Dalton17 23/05/2024

Um livro sobre influências, experiências, mudanças e perspectivas, confesso que algumas frases do lorde Harry me fizeram pensar: e não é que ele tem um ponto?

Gustavinho 23/05/2024

?curar a alma pelos sentidos e os sentidos pela alma?

Dorian Gray era apenas um apreciador do prazer, a custo de tudo; no final, uma simples retratação do que nos é (resta).

Lizzaaaa 23/05/2024

Não liguem muito pra minha resenha, é simplesmente a resenha de uma pessoa que não gosta de tipo de escrita, então, para mim está livro é muito bom pra quem gosta. Quem não gosta (tipo eu) não vai gostar msm, é isso...

sammara.h 23/05/2024

O precursor das gays trambiqueiras
Por ser um livro mais antigo e possuir um vocabulário da época, foi um pouco demorado para engatar a leitura.

mas depois que esse viadinho pao com ovo começou a capirotar adoidado, foi só ladeira abaixo do jeito que o brasileiro (eu) gosta!!

mush 23/05/2024

Memórias póstumas de Dorian Gray
No início estava achando uma completa e arrastada história sobre uns caras que se dão ao luxo de viver de dinheiro herdado e não precisam fazer mais nada além de ir a jantares com outros inúteis bem vestidos

pesquisei resenhas pra tentar ver algum lado interessante e fui surpreendido

a história é justamente sobre a inutilidade de quem só vive de dinheiro e dos frutos dele sem nunca ter movido um dedo nessa plantação
mas exatamente criticando esse tipo de existência que vagueia pelo mundo esbanjando rubis, frequentando clubes para desocupados e basicamente sendo um completo inútil noite e dia

sei que a história é mais que isso, principalmente pelo contexto do autor e do fato de seu livro ser um marco na luta por espaço na literatura (e no planeta) de nós pequenos pirilampos coloridos

depois de ler as resenhas e saber mais sobre a vida do autor, não conseguia parar de sentir uma semelhança com Memórias Póstumas de Brás Cubas, livro esse que sempre me impressionou por conseguir mostrar a falta de moral - e valor social - de uma parte da sociedade que justamente se coloca num pedestal de santidade banhado a ouro, quando na realidade não passam de encostados hipócritas

dito isso, concluo que gostei da história

gostaria de ter sido capaz de entender metade das referências históricas feitas, mas vou dobrar e passar pro próximo

pão de mel 23/05/2024

Esse livro me fez amar clássicos
Simplesmente perfeito, uma história que me fez refletir e me entreter, eu adquiri um enorme carinho pelo Oscar Wilde através desse livro e me fez querer buscar mais livros desse tipo, recomendo fortemente

alice1816 22/05/2024

"Ser bom é estar em harmonia consigo mesmo"
"A beleza não fora senão uma máscara e a juventude uma zombaria.Teria sido melhor para ele que cada pecado tivesse acarretado a respectiva pena correta,rápida,concomitante".
O Retrato de Dorian Gray.O que falar sobre este livro?
Eu tinha vontade de lê-lo desde o ano passado,pois muito tinha ouvido falar sobre esse livro,e o desejo de o ler brotou dentro de mim.Confesso que não foi uma leitura fácil.Faz muito tempo que não leio clássicos que não sejam infanto-juvenis,e acredito que minha vida não estava num bom momento para ler este livro.Demorei muito para acaba-lo,e cheguei até fazer leitura dinâmica para ir mais rápido,mas eu finalmente consegui ler.
Dorian é como um anjo caído.Podemos ver o quanto ele muda durante o livro,no começo sendo um tímido jovem belo,retraído em sua própria bolha de pureza e inocência,e que,ao longo do tempo,foi se tornando um homem sórdido,imoral,sujo e pecaminoso.Não podemos julga-lo,afinal de contas,se existisse um retrato que pudesse nos mostrar nossa alma,como ele estaria?
Mesmo que tenha sido uma leitura penosa para mim,eu gostei da experiência de ter finalmente lido O Retrato de Dorian Gray,e agora entendo o motivo de ser um livro tão aclamado até os dias de hoje.
JoAo366 22/05/2024minha estante
Estou lendo também

alice1816 22/05/2024minha estante
espero que goste!é um ótimo livro.