O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Ancerisa 26/03/2024

Cuidado com o que te influencia
Dorian é um garoto jovem e muito inteligente, mas a juventude o faz exposto a diversas influências, sendo elas representadas por dois homens: Basil, um pintor habilidoso que trás a arte e a sentimentalidade e Henry, um aristocrata sábio que trás a racionalidade e o humanismo. Desse embate de ideias, o que mais o moveu foi a fissura pela beleza e vaidade que tinha.
Enquanto a arte de Basil buscou a Dorian como modelo, Gray buscou a lógica de Henry, e isso trouxe consequências para a vida do garoto. Ter sua beleza eternizada e os reflexos de suas ações retratadas em um quadro na parede trouxe diversas reflexões ao longo da história e nos tornamos apenas telespectadores da hipocrisia dos personagens.
A leitura traz inúmeras referências e, principalmente, informações distintas de uma só vez, e isso foi o que tirou 1 estrela da minha avaliação. Apesar disso, a história te encanta, pois com tantos acontecimentos, você fica pensando o que tais coisas poderiam levar ao final do livro.
Nunca pensei que aparentar ser jovem para sempre pudesse provocar tantas confusões na vida de alguém.

Henriqueovisky 26/03/2024

And they were roomates
O retrato de Dorian Gray é uma história que eu ja tinha uma pequena noção sobre o que se tratava. Li animado pois achei que gostaria bastante da história e foi isso que aconteceu.
Por mais arrastado e um tanto cansativo a leitura, ela conseguiu me embalar nos personagens profundos e na história que exige um pouco mais de interpretação pessoal para entender certas nuances na história.
A história é repleta de duplos sentidos, mas nem tanto, envolvendo os personagens principais, que inclusive é um dos motivos de a história ter sido censurada. O fato de o livro ter sido censurado no século XIX deixe ele mais interessante.
A história cutuca uma ferida em nós profunda que por mais que nós lemos e achamos a ideia de Dorian e o que acontece com ele absurda, é uma coisa que podemos não confessar, fariamos iguais a ele. É uma bela, poética e clara representação do egoísmo e narcisismo de nós seres humanos imperfeitos que em momentos de nossa vida nos achamos inabaláveis.
Essa edição da Darkside traz também alguns complementos que acabam enriquecendo essa história profunda e que fazem toda a diferença na leitura e interpretação da história.

LC.Tedesco 26/03/2024

O RETRATO DA HIPOCRISIA HUMANA
"O Retrato de Dorian Gray", escrito por Oscar Wilde, mescla elementos de romance gótico, filosofia e crítica social. Publicado em 1890, o romance narra a história de Dorian Gray, um jovem belo e ingênuo que possui um retrato pintado por seu amigo próximo, Basil Hallward.

A trama se desenvolve em torno da relação entre Dorian, Basil e Lord Henry Wotton, um homem que influencia Dorian a buscar prazeres carnais e a viver uma vida de excessos. O ponto central da história é a descoberta de Dorian de que seu retrato envelhece e mostra os sinais de sua depravação moral, enquanto ele permanece jovem e belo.

A obra aborda temas como a dualidade entre o bem e o mal, a natureza humana, a busca pelo prazer e a corrupção da alma. Através da transformação de Dorian Gray, Wilde questiona os valores da sociedade vitoriana, destacando a superficialidade e a hipocrisia da classe alta.

A escrita de Wilde é marcada por diálogos perspicazes e uma prosa elegante, embora um pouco cansativa, os momentos de filosofia mais profundos de Lord Henry podem ser cansativos e entediantes até para os leitores mais adeptos do tema. Além disso, o final abrupto da história, pode não agradar a todos, embora de minha parte, achei satisfatório.

Em suma, "O Retrato de Dorian Gray" continua a ser uma obra relevante e instigante que convida o leitor a refletir sobre a natureza humana, tanto para a época ao qual foi feito, quanto para os tempos atuais, onde parecemos reviver a hipocrisia e o moralismo de séculos atrás.

buttercup 25/03/2024

Dorian gray
O livro foi muito interessante, ver o desenvolvimento do personagem e o final do livro foi uma experiência.

Sabrina 25/03/2024

A selfie de outrora...
Um livro um tanto quanto atual. Com partes que poderiam ter sido muito bem escritas hoje.
Há umas partes que achei bem maçantes, difíceis de evoluir. Mas foram conquistadas.

É, ainda, um retrato da atualidade narcisista, vaidosa e que preza pela "beleza da mocidade".

Já diria Caetano Veloso:

"Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes"

E o final não poderia ter sido outro.

Obs para mim: livro lido em esperas de consultas e realizações de longos exames. Chá de cadeira com um livro.

Ani 25/03/2024

?Quem me dera sabê-lo! - disse, por fim.
- O saber seria fatal. O que nos encanta é a incerteza.?

Lucia.Aoto 25/03/2024

?Por trás de toda coisa bela, há sempre um quê de trágico.?
Este clássico eu li na época da faculdade de Propaganda e Marketing. Lembro da história e do quanto eu havia gostado. Uma das frases que me marcou foi ?Por trás de toda coisa bela, há sempre um quê de trágico.?
Lembro do professor escolhendo para cada aluno um livro para fazermos uma propaganda usando imagens para divulgar o livro que cada um leu.
Quando o professor escolheu este clássico para mim, eu lembro que ele falou ?você vai ficar com O retrato de Dorian Gray, eu senti muito medo quando li este livro.?
Na hora eu pensei ?ótimo? kkkkkkkk
Amei ter tido essa leitura e conhecer a obra do autor que é dono da frase de minha vida ?Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem.?

Oscar Wilde, te amo! ?

ltccvlcnt 24/03/2024

O Retrato de Dorian Gray
Tive um pouco de dificuldade com vocabulário no início, mas nada que após alguns capítulos já não nos acostumamos.
Ao ler tive a sensação de sentir a emoção de cada personagem, o drama, a frieza, o medo, entre tantas outras emoções, que me prenderam a leitura, e simplesmente não queria mais parar, principalmente ao final, que tantas coisas vão acontecendo.
Não estava esperando pelo modo como terminou, sem dúvidas um grande plot twist, mas senti falta de entender um pouco mais sobre a história de Dorian em si.
A história me fez refletir sobre vários pontos, inclusive sobre uma busca incessante pela beleza e pela juventude, que nos dias atuais, não só é estimulado sócio-culturalmente, mas com as redes sociais isso tem se ampliando ainda mais.
Enfim, foi uma ótima leitura e merece a fama que tem!

m.dalri 24/03/2024

Por mais que para mim foi uma leitura mais lenta o livro é repleto de reflexões, acho que nunca marquei tanto um livro.
David665 24/03/2024minha estante
Que interessante vc ter marcado. Estou lendo ele agora e achando fascinante

m.dalri 28/03/2024minha estante
Q legal é um livro q vale a pena

lunaelivros 24/03/2024

Foi uma experiência e tanto de leitura. Não sabia muita coisa da história, nem adaptações eu assisti, então me surpreendi. Confesso que eu achava que teria um beijo ou algo mais íntimo, já que foi censurado. Mas, não teve nada disso, e entendo a época em que foi escrito e o porquê desse escândalo todo, mas, ao mesmo tempo, analisando agora, vejo que é um livro normal.
Dorian começou a se achar melhor que os outros, se deixou levar pelas palavras dos outros e aquilo subiu para a cabeça.
David665 24/03/2024minha estante
Estou lendo agora e achando fascinante

Mandy.Guiraldi 24/03/2024

Pesado, potente, sedutor
Talvez me faltem palavras para escrever sobre esse livro. Ter lido essa edição da Darkside talvez tenha um peso maior ainda; logo de cara temos um breve resumo da história de Oscar Wilde e entendemos muitas coisas na história de Dorian Gray. Vejo muito de Oscar nele. Dorian encontrou, enfim, a paz que precisava. Me incomoda Henry ter saído impune, sendo um ser tão rude e cruel. Recomendarei, com toda certeza, este livro para todos.
David665 24/03/2024minha estante
Ainda estou lendo o começo e estou apaixonado pela personalidade do Henry kkk

Dalila 23/03/2024

Mr Gray e Seu Retrato Escondido
Ter re-lido o livro após ler o médico e o monstro fez muito mais sentido. Quanto a dualidade de Dorian, que diferente de Jekyll que tem um alterego, Dorian faz ele mesmo sem enfrentar consequências pois tudo oq ele faz reflete no seu quadro o deixando intacto.

A vaidade o corrompe com sua obsessão pela beleza, ele ama o que é belo, sua paixão por Sibyl dura enquanto ela pode representar a arte, quando não pode mais, não a ama mais. Apesar disso ele sente culpa e certo remorso, porém por uma questão racional mais do que verdadeiro remorso.

Lorde Henry é insuportável e se ele ficasse quieto metade dos problemas do Dorian não teriam acontecido, ninguém perguntou nada e o Henry aparece para despejar pessimismo e sua filosofia de vida cínica.

Basil como um reflexo talvez de Oscar, que colocou sua musa em um pedestal e depende inteiramente dele para seu amor e arte, cria um mosntro e as consequências acabam o destruíndo.

Por fim Dorian com serto receio moral decide se arrepender e fazer o bem, assim tentando destruir seu retrato, destrói a si mesmo, afinal o retrato era ele.

Ps: Reler o livro junto do pedaço do livro que foi censurado na época (A confissão de Basil) por mais reveladora que tenha sido, é interessante que Dorian pouco se importa.

Mickael 23/03/2024

O Retrato de Doriano Cinza
Mais um clássico pra lista. Leitura agradável. Lá pelo meio do livro ele fica meio enfadonho, pra mim soando como infodumb. Mas depois volta a acelerar e fica bom. É um bom clássico