O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Jhully P 07/06/2024

A obra tem como pano de fundo o decadentismo e gira em torno da figura do Dorian Gray que ao se ver pintado em uma grande obra de arte, deseja que a obra envelheça e carregue todo o peso de seus pecados enquanto ele mesmo continua jovem e, ninguém sabe o porque ou como, é isso que acontece. Durante a obra vamos acompanhando o definhar da alma do personagem, representado no quadro, enquanto ele segue esplendorosamente belo. Mas a que custo? Leia a obra e você vai ver, porque o final é de tirar o fôlego.

Vanessa.Cristina 07/06/2024

Senti falta de maior desenvolvimento do personagem principal
Dorian Gray se deixa influenciar pelas palavras persuasivas de Lorde Henry. Ao ser confrontado com a ideia de decrepitude que o futuro lhe reserva, Gray , sem perceber, realiza um pacto faustico perante seu quadro que acabara de ser pintado. Ele deseja que todas as mazelas da vida mortal sejam transferidas para seu retrato, para que ele passe pela vida ileso delas.

Ao perceber o que havia acontecido, Dorian começa a viver uma vida sem arrependimentos, revelando o lado mais sombrio de sua personalidade. As consequências no final do livro são trágicas.

Esta edição da @editorabibliotecaazul se trata da primeira versão da obra de Oscar Wilde (obra considerada sem censura). A edição conta com apêndice que mostra os cortes e substituições feitos pelo editor e pelo próprio Wilde, além de ser ricamente comentada e anotada. No entanto, fiquei curiosa para ler os capítulos adicionais escritos pelo autor. Senti falta , nesta primeira versão, de uma maior desenvolvimento da história e do personagem principal e acredito que a última versão escrita por Wilde com mais capítulos isso tenha acontecido.

Sarah 07/06/2024

Dúbio e real
Um dos meus livros preferidos com certeza, pode ter muitas interpretações dos personagens e suas situações, uma leitura ressonante sobre inocência, sociedade, simulação e até mesmo homossexualidade.

manu.g 07/06/2024

É uma leitura que, mesmo sendo fluida e que em muitos momentos você quer devorar inteiro, ainda é sombria e pesada, te fazendo ficar olhando para o teto só pensando nele.

É tudo muito interessante e intrigante, e te conecta a parte mais obscura de Dorian, alguém que foi corrompido por sigo mesmo e por outras pessoas. Alguém que pouco a pouco vai destruindo ele mesmo e todos ao seu redor. Eu sempre adoro quando o livro te apresenta personagens que estão longe da perfeição, e foi isso o que aconteceu.

O livro te puxa para a história, que tem críticas atuais, mesmo ele sendo tão antigo. Um clássico que está fora daquele bolinha de clássicos chato e tediosos, um que te faz realmente querer ler, mesmo que tenha um capítulo em específico que seja meio maçante.

É algo sobre não se entregar a todos os prazeres e a vaidade que você é exposto, monstrando que tudo, em excesso, pode ser ruim e até mesmo sua ruína.
novais4 07/06/2024minha estante
tenho esse favoritado

bela 06/06/2024

Acho que esperava um livro transcendental que falasse do mais filosófico e impactante e mudasse a trajetória lgbt. é ok. são discursos o tempo inteiro muito completos de conteúdo com frases bonitas, mas nada demais, o que torna meio cansativo de ler. mas é bom. é ok.

camilycs 05/06/2024

Bom!
Não é um estilo de livro que tenho facilidade de ler, por conta de ser um livro de época. Ganhei de presente e resolvi dar uma chance, e por incrível que pareça, gostei bastante. Você passa raiva lendo, sufoco, fica feliz (as vezes), as vezes dá vontade de entrar no livro e esganar alguns personagens, e tem um final que você não imagina. Recomendo sim, por mais que achei uma leitura pesada!

Maria 05/06/2024

Perturbador
Eu vi outras capas desse livro só depois de ter começado a lê-lo, só então entendi a vibe dele. é realmente perturbador, fala da vida e das emoções com uma visão bonita, na maioria das vezes, mas a essência é assustadora.
cada acontecimento foi uma surpresa porque nunca vi spoiler sobre o livro nem sabia sobre o que era. recomendo, mas, como eu disse, é perturbador.

thvsour 05/06/2024

"imagino que a tragédia real do pobre é que a única coisa que ele é capaz de sustentar é a autonegação. Os pecados bonitos, assim como as coisas bonitas, são privilégios dos ricos."

que livro fascinante caraca

s2yfran 04/06/2024

Eu estou. . .
AAAAAAAAAAA, esse final MEOFEUS, como eu convivo em sociedade agora? Como eu vou viver minha vida? ME DIGA OSCAR WILDE AAA??

clarinha 04/06/2024

Um dos melhores livros que já li em minha vida. foi o primeiro clássico que li, tem uma leitura magnífica e bem fácil de compreender por se tratar de um livro de época. a história é incrível, te prende e você não consegue parar de ler. tudo perfeito!

souza263 04/06/2024

Chocante
Agora eu finalmente entendo porque esse livro foi uma polêmica na época de seu lançamento. Um clássico eterno, com passagens lindas.

Pamy.Silva 03/06/2024

Bizarro, bisonho, mas interessante
Bom, o que posso falar desse livro que com certeza alugou um triplex na minha cabeça? Se eu pudesse simplificar o plot de Dorian Gray em uma frase, seria “jovem faz uma promessa bocó, abre a mente pra todos os meios de corrupção do mundo, enlouquece e no final se vai de F”. Basicamente é esse o plot.

Sei que parece esdrúxulo, mas Dorian Gray é sim um livro bom, apesar do plot absurdo. Acho que é justamente essa absurdez que faz com que o livro seja um clássico.

Nós acompanhamos a ascensão e queda do Dorian, à medida que ele se entrega ao hedonismo do Século XIX, influenciado por Lord Henry (que é um chato, nunca gostei dele) e tudo que ele faz para “manter sua juventude”. Ele realmente vai se corrompendo ao passar da obra, e cada vez que ele fazia algo eu ficava chocada. Oscar Wilde, nessa obra, não teve dó de mostrar realmente o pior da humanidade, todos os “pecados”.

Ao ler esse livro, senti uma aura gay da parte de vários personagens, o que é explicado pelo próprio autor ser da comunidade LGBT+, e isso fica evidente aqui. Tanto Basil, como Henry se apaixonam por Dorian e sua beleza, e são peças fundamentais na corrupção do jovem londrino.

Embora o livro seja levemente viajado e complexo, é uma leitura boa e que vale a pena, até porque “Um livro não é moral ou imoral. É bem escrito ou mal escrito. Eis tudo.”, e essa obra com certeza é bem escrita.

Esther 03/06/2024

E o amor? Uma ilusão
Antes de começar gostaria de dizer que to mtt chateada pq quando terminei de ler o livro eu descobri que essa é uma das versões censuradas(dizem que não muda muita coisa, mas quero ler a sem censura tbm)

Vou ser bem realista, o começo desse livro é super denso e difícil de ler, muito detalhista, o que é uma característica da época q ele foi escrito, um clássico inglês de 1890, ou seja, ele é bem capaz de trazer uma ressaca literária no começo, mas a dica é para continuar a leitura pq ele fica muito bom.
Vale lembrar q é um livro muuuito atual ainda e revolucionário, tendo em vista toda a revolta que o livro causou a sua época.

Eu acredito que Dorian teve o final que mereceu e que talvez ele nunca tenha sido bom, ao ponto de ser tão corrompido e ter feito tantas atrocidades. O lorde Henry com certeza alugou vários triplex na minha cabeça durante essa leitura, com suas fortes opiniões e críticas, para ele a única coisa que importava era o prazer imediato, apenas pensar em si mesmo e levou esse pensamento para a vida de Dorian.
**** Uma teoria que eu li e que na vdd faz muito sentido é que Lorde Henry seria ?o diabo? e influenciava Dorian, e por isso o desejo dele foi atendido em relação ao quadro****

Mas uma parte que me marcou muito, antes de Dorian ser corrompido, é como ele descreve o amor por Sibyl Vane(a se ela soubesse?)

?Quero deixar Romeu com ciúmes. Quero que os amantes mortos do mundo ouçam nossas risadas e se entristeçam. Que o sopro da nossa paixão inspire consciência no pó, desperte as cinzas desses amantes e as converta em dor. Meu Deus, Harry, como eu a idolatro!?

nanda_googie 03/06/2024

Incrível!
Quando eu li pela primeira vez, eu queria fugir um pouco da minha zona de conforto e li sem nem pesquisar muito sobre a história ou o autor, e foi algo surpreendente e repleto de críticas sociais da época.
Esse livro possui a melhor declaração de amor que eu poderia ler, ao ponto que fiquei bem supresa quando li no primeiro momento. A forma como é dito, deixa claro desde o começo todo o sentimento envolvido de um personagem para outro