O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


5179 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jediel.Santos 10/04/2024

Shik shak shok
Me trouxe muitas nuances, a maior parte da leitura me foi bem arrastada mas chega um ponto que o livro decola e o final é simplesmente genial
comentários(0)comente



Jessica Alves 10/04/2024

Um clássico!
O artista Basil Hallward conhece o jovem, bonito e rico Dorian Gray, se encanta e decide pintar um retrato do seu novo amigo. Um dia, ao aparecer para posar pra pintura, Dorian conhece um outro amigo de Basil, Henry e aí um novo mundo se abre para ele. Henry é filosófico, questiona tudo e ao fazer isso faz com que Dorian veja as coisas de maneira diferente, desejando, inclusive, continuar jovem e belo para sempre. Um dia ele descobre que o quadro envelhece e mostra o fundo da sua alma, coisa que o surpreende, mas faz com que resolva aproveitar a vida de maneira inconsequente, já que o quadro que vai carregar o peso do tempo e de seus atos.

Alguns capítulos são fluídos, mas outros são mais enroscados, mas ainda assim é uma história que prende. O personagem Henry traz vários questionamentos sobre a hipocrisia da sociedade e as vezes alguns comentários machistas, mas "coerentes" com os pensamentos da época.

Saber da história do Oscar Wilde antes/ durante a leitura faz toda a diferente para a melhor compreensão do livro, enriquece demais a experiência principalmente por saber o escândalo que o livro causou na sociedade levando o autor à prisão.

Um clássico que só foi reconhecido após a sua morte, infelizmente! Mas de muitas maneiras geniais principalmente pelas inúmeros possibilidades de interpretação dos personagens e da história!
comentários(0)comente



Nathany 09/04/2024

Esse livro me surpreendeu muito, passei dias pensando nele, nada nesse livro é previsível e foi muito interessante acompanhar como a alma ingenua do dorian se definhou. recomendo mto
comentários(0)comente



Lianlian 09/04/2024

Magnífico
"A juventude é a única coisa que vale a pena. Quando descobrir que estou envelhecendo, vou me matar.?

Personagens interessantes onde cada um de carrega sua própria história e percepções da vida, tem boas críticas sobre pressão social e a busca continua pela perfeição. A história é envolvente e nos faz refletir.

O Basil se tornou meu personagem favorito, tive empatia por ele ao longo de toda história. Um bom homem, um artista que ama. Não sou muito fã do protagonista e odeio o Harry, mas isso de maneira alguma estragou minha experiência lendo.

"Nessas horas eu sinto, Harry, que entreguei toda a minha alma a alguém que a trata como se fosse uma flor a ser colocada em seu casaco, uma pequena decoração para agradar à sua vaidade, um ornamento para um dia de verão.?
- Basil
comentários(0)comente



Carol.Schober 08/04/2024

Um clássico é um clássico.
O Retrato de Dorian Gray fala de um rapaz da alta sociedade de beleza exuberante que encanta o pintor Basil, que faz um retrato do rapaz e considera aquela a sua melhor obra. Ele presenteia Dorian com o retrato e após uma conversa com o amigo em comum do pintor e de Dorian, lorde Henry, onde o lorde diz que Dorian deve aproveitar sua juventude antes que envelheça e fique feio, Dorian deseja que o quadro pudesse envelhecer no seu lugar ao invés dele.
A partir daí não direi muito mais coisas para não dar possíveis spoilers.

Sobre essa edição em específico que vem com vários comentários, notas e toda a questão de como a obra foi usada para condenar Oscar Wilde, eu achei muito interessante diversas informações que ela trouxe sobre a obra e as possíveis relações que ela tem com a vida do autor. (Fiquei chocada com a questão do Jack.... nunca imaginei esse rolê... e isso é tudo que direi a fim de não dar spoilers)
Também achei bem surpreendente como essa obra ( O retrato de Dorian Gray) pode ter sido usada para condenar o Oscar judicialmente... é ai, que vemos como era o comportamento e a visão da sociedade naquela época.

O título em si, achei bom. Confesso que achei que era uma obra mais obscura e um pouco mais explícita, digamos assim, uma vez que foi usada, como mencionei antes, no julgamento de Oscar Wilde como prova contra ele e seus atos. Dorian é um garoto bem caprichoso e mimado (também com a posição social que tem...) o que torna ele meio irritante e dramático, em certos momentos, mas a história é interessante. A relação da mudança das atitudes, em como uma pessoa pode ter uma imagem X e em outro momento passa ter uma imagem Y e como certos acontecimentos podem mudar uma pessoa, ou simplesmente, trazer à tona um caráter que estava oculto só a espera de uma oportunidade para ser revelado, de fato. A relação do quadro também gostei. Tornou a história um pouco mais obscura, deu uma atmosfera  mais interessante.
comentários(0)comente



KellFontoura 08/04/2024

Não foi um livro fácil de acabar por ser muito detalhado, denso! Porém a história é excelente! Super indicaria
comentários(0)comente



Mayra 07/04/2024

Foi o meu primeiro clássico e gostei bastante, senti que a leitura fluiu bem. Teve vezes em que quis largar mas tudo era culpa do Dorian e do Harry, que personagens difíceis de aguentar. Mas o livro traz reflexões muito boas e necessárias. Dorain é o reflexo puro da humanidade.
Achei o final bem condizente com o todo o contexto do livro.
Sem dúvidas um leitura muito boa.
comentários(0)comente



Mylena.Esteves 07/04/2024

Eu acabei lendo as duas versões do livro e achei isso maravilhoso, porque a versão censurada explica algumas coisas que acrescentaram muito para mim. Tem um trecho da versão com censura que eu adorei, pois achei que foi um tapa na cara dos moralistas.

?E, quanto ao fato de ter sido envenenado por um livro, isto não existe. A arte não tem qualquer influência sobre a ação. É estéril, em sua soberba. Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a própria vergonha. Eis tudo.?

Durante a leitura me peguei pensando várias vezes no culto à beleza que vemos hoje em dia e pensando em todas as consequências que isso pode trazer. Também foi bizarro pensar que o Dorian sabia sobre tudo o que fazia de errado porque sua alma aparecia naquele retrato, mas e a gente? A gente consegue saber realmente como está a nossa alma? Sim, viajei muito nesse livro. O consolo foi que conversando com outras pessoas, vi que não fui a única. Ahahahahaha...

Fui surpreendida com algumas coisas que aconteceram porque eu não tinha lido nada sobre a história, inclusive o final! Eu não esperava exatamente esse final, mas gostei bastante!!!! Engraçado que o esteticismo da época pregava a arte pela arte, mas achei que o final acabou entregando algo de ética e moral. ?
comentários(0)comente



simchpi 07/04/2024

Meu primeiro livro clássico
Esse foi o primeiro clássico que eu li e eu gostei bastante.
No começo pensei que não fosse gostar muito, porém a leitura fluiu muito, até me surpreendi.
Esse livro tem umas reflexões muito boas, a história é interessante e envolvente.
(Primeira vez que faço resenha e eu nem sei fazer resenha kskaksks)
comentários(0)comente



Maha 06/04/2024

?Não há dúvidas de que o gênio dura mais que a beleza.?
Há muito tempo desejava ler este livro e finalmente chegou o momento, pois o livro foi sorteado no meu clube de leitura! Primeiramente, queria dizer que fui surpreendida pela profundidade das questões abordadas, que foram muito além das discussões sobre homossexualidade e censura que tanto ouvia falar (inclusive, eu achava que a história girava em torno de um romance proibido para a época.)

A escrita brilhante de Oscar Wilde cativa desde as primeiras páginas, demonstrando sua profunda inteligência e maestria com as palavras.

Para mim, é mais do que uma boa história, os personagens foram muito bem construídos e despertam análises muito interessantes sobre suas personalidades.

Basil, o talentoso pintor, parece se apaixonar não pela alma, mas pela beleza física de Dorian, evidenciando como a superficialidade pode distorcer os sentimentos mais nobres. Eu acho que, de alguma forma, o fato de ele ser pintor e apaixonado pela beleza da pintura pode ter contribuído para esse sentimento nascer. Enfim, a reflexão sobre a fragilidade das aparências e a corrupção do caráter é uma constante na obra.

A relação entre Dorian e Henry é complexa, marcada pela manipulação e pela influência do ego. Dorian, um indivíduo vazio e facilmente influenciável, é cativado pela eloquência de Harry, ainda que este último represente uma moral duvidosa.

A personalidade narcisista de Dorian se revela ao longo da narrativa, sua incapacidade de sentir remorso ou empatia evidencia traços psicopatas, enquanto sua habilidade em se adaptar e manipular as relações mostra um caráter volúvel e interesseiro.

A mudança de Dorian, da juventude inocente à depravação moral, é um retrato vívido da corrupção humana e do preço da vaidade desenfreada. Sua incapacidade de encarar a própria imagem refletida no retrato é emblemática da fuga da realidade e da negação da responsabilidade pelos próprios atos.

Este livro transcende as expectativas ao explorar a natureza humana e a fragilidade das aparências. Uma obra atemporal que continua a provocar reflexões sobre a essência do ser humano e os limites da moralidade.

Minha única crítica é que em determinada parte do livro, ficou um pouco difícil manter uma leitura fluida, pois começou uma enxurrada de informações que achei que não tinham tanta necessidade, acabando por exigir de mim uma certa força de vontade para concluir. Mas, de forma geral, gostei muito da leitura e das reflexões que ele me proporcionou.
comentários(0)comente



Izadora 05/04/2024

Um dos meus livros favoritos da vida, acho simplesmente perfeito
Um fato aleatório é q o Dorian gray nasceu junto comigo(:
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Amanda.Contiero 05/04/2024

Espelho, espelho meu... Quem é mais encantador/assustador do que : Dorian Gray?
Que livro genial! Edição impecável que permite ao leitor não apenas encontrar a primeira publicação do autor nua e crua, como também contextualiza com uma boa introdução e notas importantes informações complementares para análise do todo. Principalmente, do não dito. Maior potência de seus reflexos potentes.
O autor não trabalha com espelhos, mas aqui, temos um quadro (pintura) que desnuda de algum modo as vulnerabilidades, sombras mais profundas de seu modelo inspirador. Para além da história o romance gótico traça instigantes reflexões sobre a sociedade vitoriana em 1890; conduzindo a críticas certeiras em torno a falsa moralidade e duplas identidades sociais dispostas. Eu amei e recomendo super!
comentários(0)comente



Iza 05/04/2024

Terminei? e assim?
Sinto que, por ser um clássico, a história sempre pairou dentro da comunidade literária e por isso o final não me deixou tão em choque como eu ficaria se já não soubesse o sentido do livro. a escrita do livro é cheia de detalhe, algumas vezes achava que tinha até demais, e por isso não foi uma leitura tão fluida pra mim.
comentários(0)comente



5179 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR