O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


5127 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Mayra 07/04/2024

Foi o meu primeiro clássico e gostei bastante, senti que a leitura fluiu bem. Teve vezes em que quis largar mas tudo era culpa do Dorian e do Harry, que personagens difíceis de aguentar. Mas o livro traz reflexões muito boas e necessárias. Dorain é o reflexo puro da humanidade.
Achei o final bem condizente com o todo o contexto do livro.
Sem dúvidas um leitura muito boa.
comentários(0)comente



Mylena.Esteves 07/04/2024

Eu acabei lendo as duas versões do livro e achei isso maravilhoso, porque a versão censurada explica algumas coisas que acrescentaram muito para mim. Tem um trecho da versão com censura que eu adorei, pois achei que foi um tapa na cara dos moralistas.

?E, quanto ao fato de ter sido envenenado por um livro, isto não existe. A arte não tem qualquer influência sobre a ação. É estéril, em sua soberba. Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a própria vergonha. Eis tudo.?

Durante a leitura me peguei pensando várias vezes no culto à beleza que vemos hoje em dia e pensando em todas as consequências que isso pode trazer. Também foi bizarro pensar que o Dorian sabia sobre tudo o que fazia de errado porque sua alma aparecia naquele retrato, mas e a gente? A gente consegue saber realmente como está a nossa alma? Sim, viajei muito nesse livro. O consolo foi que conversando com outras pessoas, vi que não fui a única. Ahahahahaha...

Fui surpreendida com algumas coisas que aconteceram porque eu não tinha lido nada sobre a história, inclusive o final! Eu não esperava exatamente esse final, mas gostei bastante!!!! Engraçado que o esteticismo da época pregava a arte pela arte, mas achei que o final acabou entregando algo de ética e moral. ?
comentários(0)comente



simchpi 07/04/2024

Meu primeiro livro clássico
Esse foi o primeiro clássico que eu li e eu gostei bastante.
No começo pensei que não fosse gostar muito, porém a leitura fluiu muito, até me surpreendi.
Esse livro tem umas reflexões muito boas, a história é interessante e envolvente.
(Primeira vez que faço resenha e eu nem sei fazer resenha kskaksks)
comentários(0)comente



Maha 06/04/2024

?Não há dúvidas de que o gênio dura mais que a beleza.?
Há muito tempo desejava ler este livro e finalmente chegou o momento, pois o livro foi sorteado no meu clube de leitura! Primeiramente, queria dizer que fui surpreendida pela profundidade das questões abordadas, que foram muito além das discussões sobre homossexualidade e censura que tanto ouvia falar (inclusive, eu achava que a história girava em torno de um romance proibido para a época.)

A escrita brilhante de Oscar Wilde cativa desde as primeiras páginas, demonstrando sua profunda inteligência e maestria com as palavras.

Para mim, é mais do que uma boa história, os personagens foram muito bem construídos e despertam análises muito interessantes sobre suas personalidades.

Basil, o talentoso pintor, parece se apaixonar não pela alma, mas pela beleza física de Dorian, evidenciando como a superficialidade pode distorcer os sentimentos mais nobres. Eu acho que, de alguma forma, o fato de ele ser pintor e apaixonado pela beleza da pintura pode ter contribuído para esse sentimento nascer. Enfim, a reflexão sobre a fragilidade das aparências e a corrupção do caráter é uma constante na obra.

A relação entre Dorian e Henry é complexa, marcada pela manipulação e pela influência do ego. Dorian, um indivíduo vazio e facilmente influenciável, é cativado pela eloquência de Harry, ainda que este último represente uma moral duvidosa.

A personalidade narcisista de Dorian se revela ao longo da narrativa, sua incapacidade de sentir remorso ou empatia evidencia traços psicopatas, enquanto sua habilidade em se adaptar e manipular as relações mostra um caráter volúvel e interesseiro.

A mudança de Dorian, da juventude inocente à depravação moral, é um retrato vívido da corrupção humana e do preço da vaidade desenfreada. Sua incapacidade de encarar a própria imagem refletida no retrato é emblemática da fuga da realidade e da negação da responsabilidade pelos próprios atos.

Este livro transcende as expectativas ao explorar a natureza humana e a fragilidade das aparências. Uma obra atemporal que continua a provocar reflexões sobre a essência do ser humano e os limites da moralidade.

Minha única crítica é que em determinada parte do livro, ficou um pouco difícil manter uma leitura fluida, pois começou uma enxurrada de informações que achei que não tinham tanta necessidade, acabando por exigir de mim uma certa força de vontade para concluir. Mas, de forma geral, gostei muito da leitura e das reflexões que ele me proporcionou.
comentários(0)comente



Izadora 05/04/2024

Um dos meus livros favoritos da vida, acho simplesmente perfeito
Um fato aleatório é q o Dorian gray nasceu junto comigo(:
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Amanda.Contiero 05/04/2024

Espelho, espelho meu... Quem é mais encantador/assustador do que : Dorian Gray?
Que livro genial! Edição impecável que permite ao leitor não apenas encontrar a primeira publicação do autor nua e crua, como também contextualiza com uma boa introdução e notas importantes informações complementares para análise do todo. Principalmente, do não dito. Maior potência de seus reflexos potentes.
O autor não trabalha com espelhos, mas aqui, temos um quadro (pintura) que desnuda de algum modo as vulnerabilidades, sombras mais profundas de seu modelo inspirador. Para além da história o romance gótico traça instigantes reflexões sobre a sociedade vitoriana em 1890; conduzindo a críticas certeiras em torno a falsa moralidade e duplas identidades sociais dispostas. Eu amei e recomendo super!
comentários(0)comente



Iza 05/04/2024

Terminei? e assim?
Sinto que, por ser um clássico, a história sempre pairou dentro da comunidade literária e por isso o final não me deixou tão em choque como eu ficaria se já não soubesse o sentido do livro. a escrita do livro é cheia de detalhe, algumas vezes achava que tinha até demais, e por isso não foi uma leitura tão fluida pra mim.
comentários(0)comente



el0oisa_ 04/04/2024

O Príncipe Encantado e o Príncipe Paradoxo
FUI TAPEADA
me prometeram gays e nao recebi nem migalhas ?? parece q essa edição foi censurada ?? francamente que tristeza, mas enfim

A história ainda assim foi fascinante, logo de início a extrema admiração do Basil pelo Dorian é muito curiosa, interessante como ele de imediato já nao queria que conhecesse o Harry, porque o corromperia, mas aí vem o questionamento, Harry é culpado da desgraça de Dorian? Como Harry pôde atormentá-lo tanto em apenas alguns segundos de diálogo?

Até que ponto a influência dos outros tem poder sobre nossas atitudes? e até que ponto nossa influência é culpada pelas atitudes de quem nos rodeia?

Vale lembrar que por muito tempo Dorian gostou e se divertiu nessa vida hedônica, onde a decadência do personagem me incomoda mais é nele nao aceitar o peso das próprias ações e culpar tudo à sua volta menos à si próprio, ao ponto de simplesmente se negar a ouvir o que seu primeiro amigo achava sobre essas escolhas dele, a única pessoa que se importou com ele desde o início, que quis poupá-lo das feiuras do mundo.

E o Harry tbm, como pode ter tantas ideias distorcidas e falar com tanta convicção, mas se questionado ja tira o corpo fora, sla ne homem aristocrata.

Agora, esse final, sem comentários. Não poderia ter sido melhor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



yasmin_chung 03/04/2024

Objetivamente, é um bom livro. Ele é bem escrito e o desenvolvimento é relativamente bom. Eu digo relativamente, pois a versão que li era a censurada, então tinham alguns capítulos que não acrescentavam, de fato, algo a narrativa. Mas eu só descobri qual versão eu tinha durante a leitura.

No início eu fiquei impressionada, estava aproveitando bem a leitura, mas senti que fui perdendo um pouco do interesse ao longo da história.

O livro traz uma reflexão acerca do culto juventude e beleza. É bem interessante isso, mas, talvez por ser escrito pela perspectiva de um homem do século XIX, eu não tenha conseguido aproveitar/me conectar com as questões levantadas.

Acho que vale a pena a leitura, se você for alguém que se interessa por literatura clássica. Se você entender inglês e procurar a versão não censurada, acredito que valha ainda mais a pena. Mas, no momento, eu não tenho interesse em reler ou procurar outra versão do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



valendmello 01/04/2024

Discursos dialogados
Imagina ter uma conversa com o oscar wilde ele devia ser muito interessante, como pode simplesmente usar das palavras com tanta maestria ao ponto de sintetizar assuntos tão complexos em simples frases ou parágrafos, usando uma narrativa metafórica como diário dos próprios pensamentos filosóficos, podem ate achar o livro chato, ou que ele se estende demais nas descrições, mas a escrita excelente é incontestável
comentários(0)comente



5127 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR