Um Estudo em Charlotte

Um Estudo em Charlotte Brittany Cavallaro

Resenhas - Um Estudo em Charlotte

Caroline 15/06/2020

Legalzinho
Como a própria autora disse, ela queria trazer os "vícios" do Sherlock para uma menina, a diferença dela para o tataravô é que ela se apaixona! Já o Watson é como uma isca para descobrir as coisas, vendo que as coisas sempre acontecem depois dele ter feito algo.

O livro trás como se fosse várias regravações dos antigos casos do Sherlock Holmes e eles tentam descobrir quem está planejando "acabar" com eles.

Amanda 22/02/2020

Um Estudo Em Charlotte
Gênero infanto juvenil. Leitura gostosa e fluida.
James Watson tem uma imaginação e tanto. E sempre se imaginou se aventurando por aí com Charlotte Holmes. Desejando secretamente conhecê-la e fazer parte do seu mundo.
Seus sonhos ou pesadelos se tornam reais quando os dois finalmente se conhecem e acabam no meio de um intrigante assassinato. No qual se tornam os principais suspeitos, sendo assim eles se juntam para tentar encontrar o real assassino.
Trabalhando juntos assim como seus tataravós fizeram um dia!

Regina.Fernandez 15/03/2020

De escrita envolvente a autora nos prende por grande parte do enredo, como sou fã e já li toda a obra de Sherlock Holmes este livro teve um gostinho especial

Anna Mendes 09/07/2020

Uma leitura bem decepcionante. A história não me convenceu :(
“Um Estudo Em Charlotte” é o primeiro livro da série protagonizada pela jovem Charlotte Holmes. Com apenas 10 anos, a mais nova descendente do detetive Sherlock Holmes ajudou a polícia a recuperar diamantes que valiam três milhões de libras. Agora, no ensino médio, a capacidade analítica da jovem é posta mais uma vez à prova quando um estudante da escola que ela frequenta nos Estados Unidos aparece morto sob circunstâncias intrigantes, aparentemente inspiradas em uma das histórias mais aterrorizantes de Sherlock Holmes, Um Estudo Em Vermelho. Os principais suspeitos do crime são Charlotte e Jamie Watson, o tataraneto do fiel amigo do detetive inglês.

Como Sherlock, Charlotte toca violino, é ótima em assumir diferentes disfarces, conduz experimentos forenses e tem uma fraqueza por opiáceos. Apesar de também ter herdado a audácia e petulância do tataravô, Charlotte tem seus próprios mistérios. Já Jamie sempre foi intrigado pela moça, mas, apesar do histórico familiar, os dois só se conhecem poucos dias antes do crime. Juntos, eles terão que provar que não são os culpados e, para isso, precisam agir como detetives.

Eu acho que estava com expectativas um pouco altas para esse livro e, por conta disso, acabei me decepcionando. Foi uma história que não funcionou para mim.

Não foi uma leitura de todo ruim, porque a história teve alguns pontos positivos. Eu gostei do toque de humor presente na trama, trazido principalmente pelos comentários do Jamie e, principalmente, pelos comentários irônicos e sarcásticos da Charlotte.

Além disso, o livro traz referências as histórias do Sherlock Holmes e eu gostei do Jamie, que é quem narra a história em primeira pessoa, fazer uma explicação resumida do enredo da história original. Eu ainda não li nenhuma história do detetive e meu contato vem apenas com as adaptações para o cinema, por conta disso eu estava receosa de me sentir perdida ao longo da leitura, mas com essas explicações, isso não aconteceu.

Também gostei do clima de suspense e mistério da história que, apesar de não ser muito forte, desperta a curiosidade. E quanto ao final, eu me surpreendi um pouco com a revelação principal, apesar de que, da metade do livro para o final, a história já começa a caminhar para esse desfecho.

Por outro lado, acho que essa história não me marcou porque não consegui achá-la convincente. Eu demorei no começo para me envolver na leitura, porque os acontecimentos iniciais são muito rápidos e, por conta disso, não consegui realmente sentir o impacto que os acontecimentos deveriam passar. Com o avançar da leitura, eu consegui me envolver mais com a história, mas não completamente.

Um outro ponto negativo foi que eu não consegui sentir empatia pelos personagens. As atitudes deles também não me convenceram e eu achei que algumas coisas aconteceram com muita facilidade, o que tornou difícil para mim acreditar na história. E, mesmo sendo um livro jovem adulto, eu achei algumas passagens e falas dos personagens bem infantis.

Ademais, há menções à drogas e à estupro no livro, principalmente com relação à personagem da Charlotte, e eu acabei não gostando da forma como a autora fez isso. Porque são temas um pouco complicados, principalmente em uma história direcionada ao público jovem, e eu achei que a autora não abordou esses temas com a seriedade que eles merecem, pelo menos pelo meu ponto de vista. E isso acabou me incomodando um pouco em alguns momentos.

Em suma, “Um Estudo Em Charlotte” foi um livro que ficou bem abaixo das minhas expectativas e, por isso, acabei me decepcionando. Foi uma história que não me envolveu e não me convenceu completamente. Esse livro é o primeiro de uma série, mas não pretendo ler os outros livros.

Anita Assis 16/10/2020

Me surpreendeu
Deu vontade de ler mais, de participar de mais casos. Apesar de ter um teor mais juvenil não tem aquele condão imaturo ou infantilização. É bem gostoso de ler e o mistério ficou amarrado até o final.

Ha.Ru 11/03/2022

Gostei bastante desse livro, a autora conseguiu desenvolver bem os personagens e me prender na leitura.

Confesso que demorei um pouco mais pra terminar a leitura, pois saí dos meus gêneros de costume.

Gabs.Taylors 25/07/2020

Realmente Holmes e Watson como nunca vimos antes
O livro traz com uma narrativa atual e jovem uma inspiração magnífica no universo de Shelock Holmes.
A história é narrada pelos descendentes dessas duas famílias tão famosas e conhecidas na literatura. Holmes e Watsons.

Trazendo dessa vez os incríveis dons de investigação, a inteligência e todo o lado sombrio do que é ser uma Holmes, Charlotte consegue prender os espectadores desta história, com toda sua força, dedução incrível e uma pitada de romance com seu fiel (e indesejado) escudeiro, Watson.

Uma história incrível e surpreendente sobre amizade, mistério, romance, vingança e tudo que o universo de Shelock Holmes já nos apresentava antes.

seapercy 27/09/2022

Charlotte e Jamie, eu te amo!
Tinha começado a ler na pandemia mas abandonei ? Recomecei em julho só pra passar o tempo e terminei! Amei muito como os personagens foram descritos mas achei meio pobre o desenvolvimento e algumas partes irreais para que um adolescente de 15/16 anos conseguisse fazer, mesmo sendo parente de Holmes e Watson. Mas é um ótimo livro com bons plotwist. Vale a pena ler! ??

Luiza Helena (@balaiodebabados) 06/04/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Desde que apareceu aqui no blog pela primeira vez num intercâmbio literário da vida, eu fiquei super interessada nessa releitura interessante de Sherlock Holmes. Um Estudo em Charlotte traz um novo clima a uma das duplas mais famosas da literatura, porém apresenta alguns problemas nesse relacionamento.

Apesar dos capítulos longos, a história até que flui rápido. Com James (nunca o chame de Jamie) Watson de narrador, vamos acompanhando toda a investigação que ambos fazem para limparem seus nomes da lista de suspeitos. Gostei bastante desse detalhe que Sherlock e Watson realmente existiram e suas famílias são interligadas até hoje. Aqui, a fama do Sherlock foi alcançada pelo fato de ter sido John Watson a escrever todas as suas aventuras.

Logo nos primeiros capítulos, já nos é apresentado a trama onde Charlotte e James são acusados de um homicídio. A partir daí, vamos acompanhando os dois em sua investigação particular para poder descobrir o verdadeiro culpado. Nesse primeiro caso, há bastante referências a duas histórias de casos relacionados a Sherlock Holmes, o que me deixou interessada a conferir. Alguns anos atrás eu tentei ler algo sobre o detetive, mas desisti.

Por um lado pode até ser chato de acompanhar essa investigação pela visão de James. Ele não sabe de muita coisa do que aconteceu, sempre questionando a Charlotte e essa se negando a dar informações a não ser que seja necessário. Por outro lado, eu acho interessante justamente por irmos descobrindo pistas e informações sobre quem está por trás de tudo isso. Particularmente eu nunca iria imaginar que certo personagem era o culpado por tudo isso.

Um detalhe que me surpreendeu bastante foi que esse não é seu típico YA. Há certos gatilhos para uso de drogas, bebidas e até estupro. Fora que algumas cenas são bem descritivas, dando um tom bastante adulto na história, contrastando com a idade e a narrativa. Então, já fica aí o alerta.

James é um personagem que é difícil não gostar. Com um tom bem afiado, ele é irônico e sarcástico, sempre numa constante de baixo autoestima, mas ele também é uma pessoa leal, inteligente (à sua maneira), caridoso e com um baita senso de proteção em relação à Charlotte.

Já a descendente do detetive não é uma personagem de fácil convivência. James criou toda uma personalidade para Charlotte que não condiz com a verdadeira da moça. Desde novo, o jovem Watson a colocou em um pedestal, e se viu vivendo altas aventuras com a moça. Quando a realidade bate no moço, ele se sente bastante decepcionado, mas nem por isso deixa de tentar uma amizade, ainda mais com os dois acusados de homicídio.

A verdade é que, sinceramente, achei a Charlotte muito arrogante, sempre se achando dona da verdade e somente sua opinião que importa. OK que em certos momentos nesse livro, vemos que ela se apega a James e realmente se importa com ele, mas em boa parte do tempo é uma patada atrás da outra do coitado, que eu fiquei com pena.

Não que eu não me solidarize com uma baita acontecimento em seu passado que é capaz de transformar profundamente a pessoa, mas creio que aqui não seja esse caso. Em alguns momentos eu até achei que Charlotte estaria em algum espectro autista, mas logo essa teoria caiu por terra porque ela sabe muito bem como suas ações e palavras afetam as pessoas, especialmente James.

Inclusive, esse foi um ponto que me incomodou bastante nesse livro. A amizade entre os dois é bastante tóxica abusiva de um jeito bem simbiótico. James é sugado para todo esse turbilhão que é Charlotte, causando quase uma dependência de tentar cair nas graças da garota. Há um epílogo narrado por Charlotte que, junto com algumas atitudes bem raras na história (como comentei), vemos que ela passou a apreciar a companhia de James, mas ainda assim não é o suficiente para me fazer aceitar que essa amizade é saudável.

Mesmo com esse pequeno grande detalhe, ainda continuarei na série. A autora acertou bastante nessa releitura, na questão dos casos; aqui a pessoa imitando grandes casos de Sherlock. Espero que esse relacionamento entre Charlotte e James melhore bastante daqui pra frente porque, mesmo com todos esses problemas, eles são uma baita dupla e funcionam bem juntos.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/04/resenha-501-um-estudo-em-charlotte.html

Bea_books @bea__livros 12/04/2020

Estou apaixonada por esse livro ,leiam.
Ele foi muito bom , ele me prendeu do início ao fim.
Talvez seja um livro que divida opiniões sobre determinados personagens ,mas esse é o meu tipo de livro ; e gosto dos personagens como seus relacionamentos evoluem , como os personagens em si evoluem , e principalmente como essa amizade e cumplicidade nasce e cresce; confesso que em certos momentos fiquei com raiva de certos personagens , mas nada que influenciace negativamente a minha opinião sobre esse livro.
Eu amei esse livro ,entrou para minha lista de favoritos.
Se eu pudesse dar 10 estrelas daria .
A escrita dessa autora é incrível e muito cativante.
Talvez algumas pessoas ñ gostem da escrita,fiquem e dúvida em relação ao

personagens e sobre o livro , mas cada pessoa é uma né ;cada um tem seu estilo de escrita,seu estilo de livro preferido , seu estilo de personagem ;mas sei que com certeza esse livro atendeu todas as minhas preferências esse é o estilo que amo e foi tão cativante a ponto de estar pouquíssima para ler as próximas aventuras desses personagens e acompanhar o desenvolvimento deles e da relação deles.

Kim 12/04/2020

Uma fanfic de Sherlock Holmes (muito bem feita)
"Um Estudo em Charlotte" não estava na minha TBR, e eu acabei lendo-o por um acaso do destino. Eu achava que ia acabar gostando, já que mistério é um dos meus gêneros literários favoritos de ler - mas eu acabei me apaixonando pela história.
A idéia de uma geração distante de Holmes e Watson se encontrando para resolver crimes como seus antepassados já é apelativa, mas o romance criado entre eles deu um toque especial especial na história. E, apesar de tudo se passar com 2 adolescentes de 16 anos, a história é profunda e mais pesada do que sua sinopse revela. Além de que ela apresenta personagens reais e humanos de verdade, com sentimentos e falhas - sem perfeição.
Todas as características - tanto dos personagens quanto do enredo - tornaram a história interessantíssima de ser lida. Ela também apresenta um ritmo rápido, e a sua curiosidade quanto ao mistério não deixará que você descanse antes de saber o final.
O mistério, infelizmente, não é algo majestoso ou que choque completamente o leitor no final, mas isso com certeza não atrapalha o prazer de ler. A escritora o deixou mais atrativo ao colocar pedaços das histórias de Sir Arthur Conan Doyle nele.
Foi uma história muito bem feita e que acabou com todas as pontas amarradas, como um bom mistério. Não é uma narrativa leve, mas os personagens são absolutamente apaixonantes e deixam o leitor com um gostinho de "quero mais".

Regina.Alves 17/04/2020

O livro conta a história dos descendentes de Sherlock e John Watson. Charlotte Holmes e James Watson, que acabaram indo estudar no mesmo internato nós EUA, mas algo que acontece faz com que os dois pareçam culpados por um crime que não cometeram. Até o final do livro eles procuram pistas para levar ao real culpado de tudo isso.

meu livro companheiro 31/10/2021

adorei essa leitura, acompanhar Charlotte Holmes e James Watson, da mesma linhagem de Sherlock e Watson é muito legal.

site: https://www.instagram.com/p/CTp767XLUZS/?utm_source=ig_web_copy_link

nix 20/04/2020

Amei e recomendo
Sinceramente, esse livro foi uma grande lição pra mim. Se eu tivesse ido pela opinião dos outros sobre ele (e deixado de ler por sua classificação baixa) eu nunca teria conhecido essa (incrível e) inédita versão de Holmes e Watson criada por Brittany.

A questão não é que opinião alheia é inválida, e sim que cada um enxerga de uma forma. Muitos podem ter formado sua opinião apenas com base no fim do caso (sim, eu admito que não foi tão surpreendente, até um pouco previsível), mas eu amei demais os personagens (tanto os principais quanto os secundários) e não consigo ignorar o quão bem construídos eles foram.

É interessante com eu sempre caio de amores por qualquer relação Holmes-Watson. Mas em Um Estudo em Charlotte, fiquei mil vezes mais encantada. A forma como a relação deles se desenvolve, como a confiança cresce, como eles cuidam um do outro e você percebe um sentimento que a Holmes sempre evita florescendo pouco a pouco.

Eu recomendo porque a relação deles realmente me impressionou de certa forma, e mesmo que o caso não tenha sido fantástico, eu daria uma nova chance para a autora e leria "o desgosto de August" (livro 2 da série).

Naty Barros 21/04/2020

Um bom livro, mas como tem como referência as histórias de Sherlock Holmes fica um pouco complicado não compará-lo ao original. A história é interessante, porém senti falta de mais detalhes de alguns personagens.