Um Estudo em Charlotte

Um Estudo em Charlotte Brittany Cavallaro

Resenhas - Um Estudo em Charlotte

Amanda 04/04/2021

A história é boa, os personagens são bem construídos, mas não consegui me envolver com o enredo. Acho que faltou dinamismo, os capítulos eram muito longos. Se fossem mais curtos, a história se moveria mais rápido e seria mais fácil de me envolver.

giovanna | @theuniverse_bookshelf 21/12/2020

Holmes e Watson por uma nova perspectiva
IG: @theuniverse_bookshelf

Charlotte Holmes, tataraneta do famoso detetive Sherlock H., tem muitas características em comum com seu ancestral: sabe tocar violino, é boa em disfarces, conduz seus próprios experimentos e, claro, consegue resolver os crimes mais difíceis que a polícia encontra. É no ensino médio que a jovem se depara com um problema intrigante: um estudante de sua escola é encontrado morto, e ela e Jamie Watson, tataraneto do grande amigo de Sherlock, John Watson, são os principais suspeitos do caso. Juntos, apesar de mal se conhecerem, terão que provar sua inocência e agir como verdadeiros detetives.

"Um Estudo em Charlotte", primeiro livro de uma série (o segundo volume já foi publicado pela Rocco com o título "O Desgosto de August"!), é uma referência à obra de estreia de Sherlock Holmes, "Um Estudo em Vermelho", de Sir Arthur Conan Doyle, e traz várias outras menções ao famoso detetive e seus trabalhos durante a narrativa; afinal de contas, nesse universo criado por Brittany Cavallaro, Sherlock e Watson não são figuras literárias, e sim, personalidades reais.

Sendo uma grande fã de Sherlock, gosto muito de conhecer adaptações e novas histórias do personagem contadas por outros autores, e amei essa versão, em que acompanhamos não os icônicos moradores da Baker Street, 221B, mas seus descendentes adolescentes, e acho uma forma muito bacana de trazer leitores mais jovens para esse mundo do detetive.

A leitura, apesar de o livro ter quase 400 páginas, é até que bastante fluida, embora eu tenha demorado um pouquinho para engatar o ritmo, e a Charlotte e o Jamie - principalmente a Charlotte - são muito bem construídos: eu conseguia claramente visualizar o Sherlock na personalidade e jeito de ser de sua tataraneta. O mistério do assassinato também não deixa nada a desejar, e é bastante divertido ir acompanhando os rumos da investigação.

"Um Estudo em Charlotte" se tornou um dos meus livros favoritos, super recomendo!

4.5⭐/❤️

Vida de Serieatriz 06/11/2020

Leve, intenso e divertido.
Eu amo essa história. Amo a complexidade dos personagens, adoro que a mocinha não é inocente e o mocinho tb tem defeitos. Amo que a amizade vem antes do romance. Amo a leitura fácil e interessante. Amo as referências. Apenas AMO!. E SUPER RECOMENDO.

Fernanda.Lopes 17/04/2020

Começa bem, mas decepciona
O livro aposta numa história para atrair os fãs de Sherlock Holmes: como seriam os descendentes do grande detetive e seu amigo fiel dr. Watson? Por isso, comecei bastante animada e, no início, o livro não decepciona.

Mas, conforme a história evolui, ela cai em clichês das tramas adolescentes e perde o encanto inicial, caindo em cenas bem melodramáticas, às vezes.

Se o livro tivesse uma outra proposta qualquer, isso passaria. Mas, como um tributo a Sherlock, acabou se perdendo no caminho.

A leitura é fluida e o mistério é até interessante. Prende o leitor ao longo do texto. Falha, porém, no desenvolvimento dos personagens e seus conflitos, por vezes meio descabidos.

Mayara Belém 13/04/2020

Não tinha lido nenhum livro dessa autora, mas sempre gostei das histórias de Sherlock e Watson e essa me surpreendeu. Excelente!!

Pipoca Nerd 10/06/2020

Resenha do livro Um estudo em Charlotte de Brittany Cavallaro
Olá pipoqueiros, turubooom?

Estão prontos pra uma resenha daquelas em que eu me jogo aos pés da editora por mais um livro MARAVILHOSO demais para colocar em palavras?

A Editora Rocco enviou pra gente um pacote com dois livros da série da Charlotte Holmes, esse é “Um estudo em Charlotte“, e eu, como amante insana do grande detetive, enrolei um pouco para ler e absorver essa obra com toda calma e silêncio que ela merece.

Preciso dizer que a Rocco tem meu coração inteiro e se quiser me contratar para divulgar esse livro pelo mundo afora, estou pronta! E Brittany Cavallaro, você tem meu coração também.

Charlotte Holmes é tataraneta do grande Sherlock, detetive eternizado nas obras de Sir Arthur Conan Doyle. A menina é uma típica Holmes, com sua personalidade arredia e inteligente, treinada pela família para desvendar grandes mistérios. A família Holmes preparou a caçula com tudo que tem direito, tanto que aos 11 já tinha resolvido casos junto à Scotland Yard.

A Charlotte cometeu alguns erros em casa, na Inglaterra, e foi mandada para um internato nos EUA. Lá, entre um pouco de pó e jogos de poker para se distrair, a garota faz experimentos e segue a vida. Claro que isso não seria tão simples assim, né?

Quem vai parar nesse internato, não por acaso, é James Watson, tataraneto do fiel escudeiro de Sherlock. Com tudo que ele já leu e aprendeu sobre a descendência, o que ele mais quer é conhecer a menina e conviver com alguém da sua idade que entenda essa ligação das famílias.

James é um garoto bonito, que não se dá bem com o pai, acha que está no internato com uma bolsa de estudos por causa do seu talento com rugby e tem tido dificuldade de se relacionar com as pessoas desse colégio, já que a maioria parece estar mais interessada na grana que cada um tem. E ele não, obviamente.

Numa tentativa desesperada de conhecer a menina e fazer o destino se cumprir, ele acaba se envolvendo numa briga por causa dela. Um cara bem babaca fala umas coisas da Holmes que o Watson não gosta nada e parte pra cima dele. Não ajuda em NADA que o cara babaca apareça morto uma semana depois, né?

Embora o momento seja péssimo, esse acontecimento serve para unir os dois e, finalmente, temos um pouco da cumplicidade Holmes e Watson. E tenho que dizer, AMEI demais.

Os dois são acusados de matar o cara, já que Watson bateu nele e a Holmes foi abusada por ele. Motivos não faltam. Provar que não fizeram isso e, acima de tudo, descobrir quem está por trás do assassinato é o que eles precisam fazer agora.

O Watson acaba se aproximando do pai, o melhor amigo dele talvez não seja tão legal e a Holmes o exclui na maior parte do tempo. A vida do menino não tá fácil.

Aos 17, Holmes é uma personagem e tanto. A menina fuma um cigarro atrás do outro, toca violino e sabe escapar de um lugar sem deixar pegadas, mesmo que seja no meio da lama. Um treinamento desses, né?

Há quem diga que a Charlotte ignora e maltrata demais o James, mas eu consegui ver a personagem da forma como ela é. Como grande amante de Sherlock, consigo ver todos os traços de personalidade nela, entendendo como é a mente analítica e perspicaz da menina e, compreendi que a sensibilidade de sentimentos dela é totalmente diferente do que a sociedade entende como “normal”. Ela quer o James por perto, mas o senso de proteção dela é diferente do que a gente tá acostumado. Se você tá procurando um romance cheio de abraços e amorzinho, sai fora. Não tem aqui.

Um estudo em Charlotte é sobre mente inteligente, investigação e sentimentos camuflados em proteção. A Charlotte é uma personagem incrível demais e tenho certeza de que no fundo, ela ama mais do que a gente imagina.

O James entende isso também, embora na maioria das vezes ele pareça ranzinzo. Enquanto quer um pouco de atenção, ele se dói, mas quando é pra bancar o leal, não tem pra ninguém. Inclusive, uma coisa bacana é que o livro é praticamente todo narrado pela visão dele. Isso nos mostra o crescimento do personagem e da sagacidade dele, porque no começo, embora ele seja extremamente inteligente, dá pra perceber que ainda não acompanhava o ritmo da Holmes. No final, enquanto ele tá meio “indisponível”, a Charlotte que narra o que aconteceu naquele período.

Como um bom livro investigativo, não posso contar o que eles vão descobrindo porque seria um spoiler atrás do outro, né? Então vou partir para as minhas considerações sobre o desenvolvimento da obra e dos personagens.

Eu confesso que desconfiei de uma pessoa que não tinha NADA a ver com a parada. O rolê tava acontecendo de um lado e eu estava viajando do outro, completamente alheia ao verdadeiro vilão. Eu ADORO quando isso acontece, porque amo me surpreender com um livro.

Os personagens são maravilhosos, você consegue ver cada um deles na sua cabeça e visualizar exatamente o que a autora quis mostrar. É um livro inteligente pra caramba, porque se você piscar e ler algo mais rápido, fica difícil acompanhar aquele pensamento linear de uma investigação desse nível. Dá pra perceber o estudo dos casos de Sherlock e a forma como ele era desenvolvido.

Aliás, isso é um fato interessante, os casos que vão acontecendo no livro, o assassinato, um ataque à uma estudante, tudo acontece baseado em contos originais do Sherlock. Então você se vê dentro desse roteiro, tentando encontrar semelhanças e possibilidades.

A Lena é, sem dúvidas, uma personagem incrível. A menina é a colega de quarto da Holmes e, gente, ela topa tudo. É uma menina super rica e bem humorada, que deixa a Holmes fazer uns experimentos bem loucos e nem faz perguntas. Pensa numa mina DIVA. E o legal é que ela é o OPOSTO da Holmes e isso faz um balanço hilário na amizade.

De resto, esse é um excelente livro, eu terminei às duas da manhã já querendo pegar o segundo. Um estudo em Charlotte não deixa nada a desejar, desde grandes enigmas até uma capa bonita. A qualidade gráfica é sem palavras!

Sem grandes delongas, indico que o universo leia esse livro. Amei mesmo. Em breve venho contar pra vocês sobre o segundo livro da série e também como estou ansiosa para ter mais. E Rocco, já vou fazer camiseta, boné e bolsa com a Charlotte estampada para sair por ai. Por favor, me ajude. Manda mais.

Nos vemos em breve.

site: https://pipocanerd.com/resenha-do-livro-um-estudo-em-charlotte-de-brittany-cavallaro/

Carous 16/02/2019

Gatilho: estupro, abuso de drogas

Eu bem queria ter dado uma nota melhor ao livro porque adorei a ideia de Brittany de escrever aventuras dos descendentes de Sherlock Holmes e John Watson e o texto ela é maravilhoso. Também amei James Watson e seu humor. Mas não dá para engolir a Charlotte. Chata, arrogante, egoísta. Ela é exatamente como seu tataravô e isso não é elogio.

Com o fim da leitura, percebi que Elementary se mantém como a única obra baseada nos personagens de sir Arthur Conan Doyle em que o criador do seriado tenta equilibrar a relação entre Holmes e Watson. Ambos personagens possuem as mesmas características (e defeitos) das histórias originais; Sherlock é arrogante e Watson é mais sensata. A diferença é que o detetive pode ser grosseiro com a puta que o pariu, mas não com sua parceira ou seus colegas e trabalho porque senão eles vão dar uma resposta atravessada. O motivo? A perspicácia de Sherlock simplesmente não é desculpa para ele tratar as outras pessoas mal.
Por que eu estou gastando linhas defendendo uma série que o fandom raiz de Sherlock Holmes odeia tanto numa resenha de livro? Porque com a conscientização de relações abusivas, fico surpresa de ver quanta gente ainda usa esse modelo de ~amizade~ nas suas histórias ou quando precisa citar uma relação platônica saudável, duradoura e verdadeira. A amizade entre o detetive e o médico só é duradoura e isso deve ser porque John Watson ainda não se deu conta de que não tem amor próprio.

Agora ela poderia ter criado uma Charlotte Holmes e James Watson mais originais ao invés de simplesmente copiar os traços de seus tataravós. Ainda assim... quanto ao James, lamentei a falta de qualidades próprias, mas ele é um personagem cativante e tem um humor maravilhoso. Me identifiquei com algumas coisas que ele compartilhava para o leitor. O livro é narrado por ele, uma espécie de diário tal qual seu antepassado fazia, principalmente depois que passou a trabalhar em parceria com o detetive. Assim, James tem uma vantagem sobre Charlotte: mais de 300 páginas para ele nos mostrar como é de verdade.

Para Charlotte, a oportunidade de conhecê-la melhor aparece somente no epílogo que é narrado por ela. Para mim pareceu uma tática da escritora para desfazer qualquer má impressão que o leitor possa ter tido da personagem: sua frieza, os erros que ela cometeu que prejudicaram outras pessoas, sua prepotência. Claramente Brittany queria despertar a empatia do leitor por Charlotte (inclusive quando usou a carta "estupro"). Mas too little, too late. Não adiantou nada. A personagem apresentada no epílogo é a mesma burguesa metida do resto da história.

Como dito antes, a dinâmica entre Charlotte e James é a mesma de Sherlock e John - e nada a ver com a sinopse do livro. Ela se acha superior a todo mundo porque consegue detectar quando as pessoas mentem, encontrar pistas nos lugares mais improváveis, ligar pontos e ajudar a polícia a encerrar um caso. Tudo isso seria admirável não fosse a informação de que ela foi TREINADA para ser assim por sua família. Na verdade, todos os Holmes desde Sherlock são submetidos a testes para serem os fodões na arte da investigação. E por quê? Tudo por causa do sobrenome que eles carregam. Pouco a ver com nascerem com aptidão para serem detetives. Deve ser um fardo grande ser obrigado a ser tão bom quanto seu tataravô para não decepcionar as pessoas quando elas tomam conhecimento de que você e Sherlock Holmes são parentes.

Já a família Watson é mais normal que a família Holmes. Fantástico que somos parentes de John Watson, mas cada ser humano é de um jeito e lógico que não vamos submeter ninguém a ser como ele. Que doideira...! Talvez por isso as duas famílias tenham se afastados. Porque os Holmes são frios e esnobes, e os Watsons são simpáticos.
James apenas fantasiava que era BFF de Charlotte, mas nunca viu as fuças da garota até ser transferido de escola (casa e país). James apenas fantasiava que era o fodão, mas na realidade ele não passa de um adolescente de 17 anos como os outros.

Sério, temos um problema muito grande quando simpatizamos mais com o criminoso do que com quem está investigando o crime. Eu lamentei a violência que Charlotte sofreu, mas não consegui suportar essa garota. E não achei nada bonito o quanto ela maltratava James. Tudo para manter a dinâmica Holmes-Watson como era no passado. Charlotte para mim é uma personagem egoísta, fria e drogada cujo comportamento foi normalizado só porque era idêntico ao de Sherlock Holmes como se isso fosse algo a ser admirado. Errou feio, errou rude. O irmão não fica atrás, os pais também não. Uma família de gente detestável.

E para completar o ciclo de erros de Brittany, ainda teve ensaio de um romance entre Charlotte e James. Estou aguardando a onda de protesto e fúria do fandom de Sherlock Holmes, tal qual teve quando John Watson virou Joan Watson em Elementary. Não teve nada com romance (até porque nem precisaria: gays existem, galera), mas como a série ganhou hate das pessoas. Então não espero menos que isso para este livro.

Apesar de tanta indignação quanto à Charlotte, eu continuo com vontade de ler o segundo volume da história torcendo para que Brittany tenha amenizado esses traços da personagem.
Jessica Hellen 22/03/2019minha estante
A resenha mais sensata que já li!

KellyJ 21/05/2019minha estante
Concordo e discordo ao mesmo tempo. Charlotte é uma pessoa ruim e desajustada? Sim. James é um bobão que corre atras de Charlotte por causa de uma paixão platonica de infância e por causa da historia de seus tataravôs? Sim. Isso detrai da qualidade da historia? Não! Pelo contrário! É exatamente isso que faz a história interessante de ler. Eu não gostode Charlotte, mas gostei muito de ler sobre ela.

Anna Mendes 09/07/2020

Uma leitura bem decepcionante. A história não me convenceu :(
“Um Estudo Em Charlotte” é o primeiro livro da série protagonizada pela jovem Charlotte Holmes. Com apenas 10 anos, a mais nova descendente do detetive Sherlock Holmes ajudou a polícia a recuperar diamantes que valiam três milhões de libras. Agora, no ensino médio, a capacidade analítica da jovem é posta mais uma vez à prova quando um estudante da escola que ela frequenta nos Estados Unidos aparece morto sob circunstâncias intrigantes, aparentemente inspiradas em uma das histórias mais aterrorizantes de Sherlock Holmes, Um Estudo Em Vermelho. Os principais suspeitos do crime são Charlotte e Jamie Watson, o tataraneto do fiel amigo do detetive inglês.

Como Sherlock, Charlotte toca violino, é ótima em assumir diferentes disfarces, conduz experimentos forenses e tem uma fraqueza por opiáceos. Apesar de também ter herdado a audácia e petulância do tataravô, Charlotte tem seus próprios mistérios. Já Jamie sempre foi intrigado pela moça, mas, apesar do histórico familiar, os dois só se conhecem poucos dias antes do crime. Juntos, eles terão que provar que não são os culpados e, para isso, precisam agir como detetives.

Eu acho que estava com expectativas um pouco altas para esse livro e, por conta disso, acabei me decepcionando. Foi uma história que não funcionou para mim.

Não foi uma leitura de todo ruim, porque a história teve alguns pontos positivos. Eu gostei do toque de humor presente na trama, trazido principalmente pelos comentários do Jamie e, principalmente, pelos comentários irônicos e sarcásticos da Charlotte.

Além disso, o livro traz referências as histórias do Sherlock Holmes e eu gostei do Jamie, que é quem narra a história em primeira pessoa, fazer uma explicação resumida do enredo da história original. Eu ainda não li nenhuma história do detetive e meu contato vem apenas com as adaptações para o cinema, por conta disso eu estava receosa de me sentir perdida ao longo da leitura, mas com essas explicações, isso não aconteceu.

Também gostei do clima de suspense e mistério da história que, apesar de não ser muito forte, desperta a curiosidade. E quanto ao final, eu me surpreendi um pouco com a revelação principal, apesar de que, da metade do livro para o final, a história já começa a caminhar para esse desfecho.

Por outro lado, acho que essa história não me marcou porque não consegui achá-la convincente. Eu demorei no começo para me envolver na leitura, porque os acontecimentos iniciais são muito rápidos e, por conta disso, não consegui realmente sentir o impacto que os acontecimentos deveriam passar. Com o avançar da leitura, eu consegui me envolver mais com a história, mas não completamente.

Um outro ponto negativo foi que eu não consegui sentir empatia pelos personagens. As atitudes deles também não me convenceram e eu achei que algumas coisas aconteceram com muita facilidade, o que tornou difícil para mim acreditar na história. E, mesmo sendo um livro jovem adulto, eu achei algumas passagens e falas dos personagens bem infantis.

Ademais, há menções à drogas e à estupro no livro, principalmente com relação à personagem da Charlotte, e eu acabei não gostando da forma como a autora fez isso. Porque são temas um pouco complicados, principalmente em uma história direcionada ao público jovem, e eu achei que a autora não abordou esses temas com a seriedade que eles merecem, pelo menos pelo meu ponto de vista. E isso acabou me incomodando um pouco em alguns momentos.

Em suma, “Um Estudo Em Charlotte” foi um livro que ficou bem abaixo das minhas expectativas e, por isso, acabei me decepcionando. Foi uma história que não me envolveu e não me convenceu completamente. Esse livro é o primeiro de uma série, mas não pretendo ler os outros livros.

Gih 13/05/2021

?Meu lugar é aqui com ela, pensei, se é possível alguém ter um lugar. Este é o meu.?

Esse livro foi o primeiro de mistério que eu li, e eu me surpreendi muito (positivamente). Os personagens são muito bem construídos, mas de uma maneira diferente do convencional, e no final eu estava completamente comovida com eles e com o enredo. O livro é narrado pela perspectiva do garoto e é muito interessante ver como as opiniões dele vão mudando e amadurecendo ao longo da narrativa. O mistério principal é bem legal, mas achei um pouco fraco e um tanto previsível, mesmo assim é muito interessante. Mas o que fez eu gostar tando do livro foi o desenvolvimento da relação dos personagens principais (Jamie e Charlotte). A amizade dos dois vai sendo acompanhada passo a passo pelo leitor, o que deixa a história muito mais leve e cativante, sem falar na relação direta com os contos de Sherlock Holmes que deixam o enredo muito mais envolvente. Eu estou simplesmente apaixonada pelos novos Holmes e Watson!! Recomendo demais, é um ótimo livro :)

-minhas páginas favoritas são 342 e o epílogo

-ps: tive 23 ?surtos? ao longo do livro

nix 20/04/2020

Amei e recomendo
Sinceramente, esse livro foi uma grande lição pra mim. Se eu tivesse ido pela opinião dos outros sobre ele (e deixado de ler por sua classificação baixa) eu nunca teria conhecido essa (incrível e) inédita versão de Holmes e Watson criada por Brittany.

A questão não é que opinião alheia é inválida, e sim que cada um enxerga de uma forma. Muitos podem ter formado sua opinião apenas com base no fim do caso (sim, eu admito que não foi tão surpreendente, até um pouco previsível), mas eu amei demais os personagens (tanto os principais quanto os secundários) e não consigo ignorar o quão bem construídos eles foram.

É interessante com eu sempre caio de amores por qualquer relação Holmes-Watson. Mas em Um Estudo em Charlotte, fiquei mil vezes mais encantada. A forma como a relação deles se desenvolve, como a confiança cresce, como eles cuidam um do outro e você percebe um sentimento que a Holmes sempre evita florescendo pouco a pouco.

Eu recomendo porque a relação deles realmente me impressionou de certa forma, e mesmo que o caso não tenha sido fantástico, eu daria uma nova chance para a autora e leria "o desgosto de August" (livro 2 da série).

Gabs.Taylors 25/07/2020

Realmente Holmes e Watson como nunca vimos antes
O livro traz com uma narrativa atual e jovem uma inspiração magnífica no universo de Shelock Holmes.
A história é narrada pelos descendentes dessas duas famílias tão famosas e conhecidas na literatura. Holmes e Watsons.

Trazendo dessa vez os incríveis dons de investigação, a inteligência e todo o lado sombrio do que é ser uma Holmes, Charlotte consegue prender os espectadores desta história, com toda sua força, dedução incrível e uma pitada de romance com seu fiel (e indesejado) escudeiro, Watson.

Uma história incrível e surpreendente sobre amizade, mistério, romance, vingança e tudo que o universo de Shelock Holmes já nos apresentava antes.

07/06/2021

Favoritos do ano
O livro me deixou totalmente apaixonada, nunca tinha tido contato com um suspense e não gosto muito das histórias de Sherloc Homes. Mas vai muito além disso, quando vc pensa que tá quase tudo resolvido as coisas dão errado e é mais surto kkkkkk.

Lobo 27/06/2021

Uma releitura de clássico de Sherlock Holmes
Achei interessante a relação dos protagonistas, mas acho que a intenção de ser uma releitura de Sherlock Holmes um pouco fraco, mas a história em si é bem legal, mas não gostei da forma que toca temas sensíveis.

Naty Barros 21/04/2020

Um bom livro, mas como tem como referência as histórias de Sherlock Holmes fica um pouco complicado não compará-lo ao original. A história é interessante, porém senti falta de mais detalhes de alguns personagens.

Michelle 02/06/2021

Comecei a ler esse livro sem grandes expectativas e adorei. É um livro muito divertido, e que me leva para um lugar de conforto, de um tipo de história que eu já gosto tanto. Eu acredito que esse livro é 100% melhor para quem conhece e é fã de Sherlock Holmes e Watson, já que ele é uma grande releitura dos personagens, além de citar histórias e casos originais do Arthur, enfim, adorei, me diverti muito. A única crítica ao livro é a banalização do uso de drogas, mas que ao mesmo tempo é algo totalmente comum do personagem e das histórias do próprio Arthur, então me sinto na obrigação de citar isso, apesar de entender que isso faz parte da construção do personagem desde o início!