Um Estudo em Charlotte

Um Estudo em Charlotte Brittany Cavallaro

Resenhas - Um Estudo em Charlotte

Maisa @porqueleio 23/07/2020

Para fãs de Sherlock e Watson
Imagine se Sherlock e Watson fossem reais. Mais ainda, tivessem descendentes. Essa é a premissa da série Charlotte Holmes, que já tem o segundo volume publicado no Brasil. Charlotte, como toda Holmes, cresce em uma família em que o raciocínio rápido é cultivado todo o tempo. Tanto que, apenas com 10 anos, ela já ajudou a Scotland Yard a desvendar um mistério. Da mesma forma que seu tatataravó, sua mente inquieta cobra um preço, e ela se envolve em uma confusão, sendo mandada por sua família para estudar em Sherringford, nos EUA.

Já James Watson é estadunidense, se muda para Londres, mas ganha uma bolsa para estudar – vejam só, em Sherringford. Eles não se conheciam, mas James sempre foi encantado pelas estórias do parente famoso. E sempre sonhou em, ao lado de Holmes, ser um destemido detetive – ele tem uma imaginação deliciosa... e é sob o ponto de vista dele que tudo se desenvolve.

Eles se conhecem, e um crime acontece. O rapaz assassinado – Dobson, era inimigo de Holmes, e Watson tomou as dores, brigando com ele. Além disso Dobson é encontrado com um volume de As aventuras de Sherlock Holmes, e toda a cena se parece com uma das estórias, e os dois percebem que podem estar armando para eles.

Um estudo em Charlotte faz uma bela homenagem a obra de Conan Doyle, e os fãs certamente encontrarão muitos pontos para se deliciar – por exemplo, Charlotte tem um laboratório como centro de operações, com o número 442...

James Watson é um jovem delicioso de acompanhar, e se mostra fiel, mesmo quando duvida de Charlotte. Ainda, temos um ar da família Moriarty... E um epílogo incrível, com a voz de Holmes. Só incrível!

site: https://www.instagram.com/p/CCZI8nRDaSP/

Booksedu 02/08/2021

"?Volta pra casa logo. Não será Londres sem você. ? Você nunca me conheceu em Londres ? respondi, sorrindo. ? Eu sei. ? Holmes me encarou com olhos brilhantes. ? Pretendo corrigir isso."

giovanna | @theuniverse_bookshelf 21/12/2020

Holmes e Watson por uma nova perspectiva
IG: @theuniverse_bookshelf

Charlotte Holmes, tataraneta do famoso detetive Sherlock H., tem muitas características em comum com seu ancestral: sabe tocar violino, é boa em disfarces, conduz seus próprios experimentos e, claro, consegue resolver os crimes mais difíceis que a polícia encontra. É no ensino médio que a jovem se depara com um problema intrigante: um estudante de sua escola é encontrado morto, e ela e Jamie Watson, tataraneto do grande amigo de Sherlock, John Watson, são os principais suspeitos do caso. Juntos, apesar de mal se conhecerem, terão que provar sua inocência e agir como verdadeiros detetives.

"Um Estudo em Charlotte", primeiro livro de uma série (o segundo volume já foi publicado pela Rocco com o título "O Desgosto de August"!), é uma referência à obra de estreia de Sherlock Holmes, "Um Estudo em Vermelho", de Sir Arthur Conan Doyle, e traz várias outras menções ao famoso detetive e seus trabalhos durante a narrativa; afinal de contas, nesse universo criado por Brittany Cavallaro, Sherlock e Watson não são figuras literárias, e sim, personalidades reais.

Sendo uma grande fã de Sherlock, gosto muito de conhecer adaptações e novas histórias do personagem contadas por outros autores, e amei essa versão, em que acompanhamos não os icônicos moradores da Baker Street, 221B, mas seus descendentes adolescentes, e acho uma forma muito bacana de trazer leitores mais jovens para esse mundo do detetive.

A leitura, apesar de o livro ter quase 400 páginas, é até que bastante fluida, embora eu tenha demorado um pouquinho para engatar o ritmo, e a Charlotte e o Jamie - principalmente a Charlotte - são muito bem construídos: eu conseguia claramente visualizar o Sherlock na personalidade e jeito de ser de sua tataraneta. O mistério do assassinato também não deixa nada a desejar, e é bastante divertido ir acompanhando os rumos da investigação.

"Um Estudo em Charlotte" se tornou um dos meus livros favoritos, super recomendo!

4.5⭐/❤️

Maria20567 01/03/2022

Homenagem
A própria autora afirma isso então não é surpresa, mas o livro todo serve como uma homenagem às histórias de Arthur Conan Doyle, não só com conexões explícitas, mas também com referências para aqueles que lembram e prestam atenção em detalhes menores (como por exemplo a questão da Terra girar em torno do Sol quando eles se conhecem)

Até a forma de escrever me remeteu a narração original de Watson, com muitas descrições e alimentando o suspense sobre a família Holmes, no caso focado no Charlotte

Gostei como aqui Watson tem participação mais ativa no enredo e como Charlotte, apesar de tudo, demostra mais sentimentos que seu ancestral. Marca uma individualidade e as diferenças entre eles e aqueles que de conheceram a mais de 100 anos do outro lado do Atlântico

Imagino que seja pelo fato de ser uma série, mas muitas coisas terminam em aberto, incluindo como o relacionamento de Watson e Charlotte funciona. É bem confuso; às vezes você acha legal, às vezes diferente, e outras você pode considerar bem tóxico

De forma geral, a história entrega o que se propõe a fazer: uma história de suspense criminal adolescente. É uma leitura gostosinha, principalmente pra quem já leu os contos de Sherlock Holmes
Estefany.Souza 01/03/2022minha estante
Nunca tinha ouvido falar nesse livro.... Mas adoro os livros do Sherlock então vou ler e experimentar. Vlw a dica S2

Brendinha 22/06/2020

Achei divertido.
Este é um romance baseado nas aventuras de Sherlock Holmes, mas com uma pegada mais jovem.

hanna 05/07/2020

"Quando a peguei levando vinte minutos para comer uma única amêndoa, comecei a me perguntar se existia algum tipo de guia watsoniano para cuidados dos Holmes."

Gabi 03/08/2021

Um Estudo Em Charlotte
História gostosinha de ler, sem muitos aprofundamentos, porém um bom desenrolar, adorei conhecer a Charlotte e o Jamie e saber suas origens.

Miguel.Martins 06/03/2023

Sempre gostei muito das histórias de Sherlock Holmes, mas sempre achei ele um chato arrogante com complexo de Deus, então só consigo enxergá-lo como um personagem mesmo, alguém que existe somente dentro daquelas histórias.

Nessa releitura, a autora traz uma Holmes também chata e arrogante, porém bem mais humana, com quem conseguimos nos identificar. A relação entre ela e o Watson também é bem mais saudável (apesar de ainda apresentar seus problemas).

A única coisa que me incomodou é que às vezes parece que a Holmes literalmente lê mentes, porque ela deduz umas coisas do nada, e a autora nem sempre apresenta os indícios que levaram ela àquela conclusão. Então isso faz parecer que é uma ideia meio preguiçosa, do tipo ?ela é um gênio, mas não quero ter que explicar o porquê?.

Mas no geral, o livro é muito bem escrito, a leitura é fluida e divertida. Com certeza leria os outros livros da série.

Twoany 15/06/2020

Me decepcionei
A ideia de uma releitura de Sherlock Holmes me pareceu muito interessante. Amo investigações e romances clichês adolescentes e por isso criei muita expectativa ao ler esse livro. E, infelizmente, me decepcionei.
No início da leitura já achei a narrativa fraca, mas esperava pelo menos uma boa investigação, e, na verdade, foi fraquíssima também.
Não me conquistou em nada, não tive surpresas e não tive vontade de descobrir o final, terminei de ler apenas por odiar abandonar livros.
Não é um livro ruim, só não me prendeu, o que acho essencial para livros investigativos.
Enfim...
A capa é linda!

Fernanda.Lopes 17/04/2020

Começa bem, mas decepciona
O livro aposta numa história para atrair os fãs de Sherlock Holmes: como seriam os descendentes do grande detetive e seu amigo fiel dr. Watson? Por isso, comecei bastante animada e, no início, o livro não decepciona.

Mas, conforme a história evolui, ela cai em clichês das tramas adolescentes e perde o encanto inicial, caindo em cenas bem melodramáticas, às vezes.

Se o livro tivesse uma outra proposta qualquer, isso passaria. Mas, como um tributo a Sherlock, acabou se perdendo no caminho.

A leitura é fluida e o mistério é até interessante. Prende o leitor ao longo do texto. Falha, porém, no desenvolvimento dos personagens e seus conflitos, por vezes meio descabidos.

Vida de Serieatriz 06/11/2020

Leve, intenso e divertido.
Eu amo essa história. Amo a complexidade dos personagens, adoro que a mocinha não é inocente e o mocinho tb tem defeitos. Amo que a amizade vem antes do romance. Amo a leitura fácil e interessante. Amo as referências. Apenas AMO!. E SUPER RECOMENDO.

Mayara Belém 13/04/2020

Não tinha lido nenhum livro dessa autora, mas sempre gostei das histórias de Sherlock e Watson e essa me surpreendeu. Excelente!!

Amanda 04/04/2021

A história é boa, os personagens são bem construídos, mas não consegui me envolver com o enredo. Acho que faltou dinamismo, os capítulos eram muito longos. Se fossem mais curtos, a história se moveria mais rápido e seria mais fácil de me envolver.

Esther.Horn 16/09/2020

Eu adorei. Amo sherlock holmes, achei uma forma gostosinha de escrever sobre ele.